Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
8 records were found.
Termos destinados ao estabelecimento da filiação, em regra datados e numerados dentro do ano a que respeitam, que facultam elementos sobre a identidade do pai e mãe, das testemunhas e filhos legitimados, designadamente nome, estado civil, residência e profissão. Transcrevem, em alguns casos, os assentos de baptismo dos reconhecidos ou as escrituras de perfilhação feitas em cartório.
Contém, quase sempre, dados sobre cada um dos nubentes (a sua idade, naturalidade, filiação, estado civil, profissão, ascendência até aos avós e eventualmente grau de parentesco). Podem conter averbamentos de dissolução por óbito de um dos cônjuges, divórcio, nulidade do casamento católico, separação de pessoas e bens ou só de bens, de convenção antenupcial, etc. Faltam os anos de 1575 a 1577, 1808 a 1809
Contém dados de identificação relativos ao baptizado, nascimento, filiação e naturalidade. Podem conter outras informações em averbamentos de casamentos, óbito, dissolução de casamento, perfilhação, divórcio, etc. Não existem neste Arquivo Distrital registos dos anos de 1612 a 1613 e 1659.
Podem conter dados sobre o estado civil e naturalidade do testador, o tipo de mortalha e local de sepultura escolhidos, o número de ofícios, lições e missas, bem como o número de padres que as deviam celebrar, esmolas deixadas, nomes dos legatários, familiares e testamenteiro(s). Podem conter referências a Confrarias existentes na época. Faltam os anos de 1755 e 1756.
Podem conter dados sobre o dia, a hora e causa da morte, filiação (se for menor ou solteiro), local e data do enterramento. Contêm indicações sobre a existência ou não de testamento e o nome do testamenteiro, além da informação em averbamentos sobre a trasladação, ou na documentação mais recente, da cremação ou incineração do cadáver.
Registo das capelas e missas celebradas por alma dos testadores, bem como dos bens deixados para a concretização dessas obrigações espirituais.
Contêm a lista dos nomes das pessoas que receberam o sacramento do Crisma, por vezes com referência à filiação, à data da cerimónia e ao dignitário da Igreja - bispo ou arcebispo - que o ministrou e ainda aos padrinhos.
Registo das cartas pastorais e outras ordens recebidas do Arcebispo Primaz e mais autoridades eclesiásticas, sobre assuntos diversos, tais como a escrita dos livros, a obrigatoriedade do hábito talar, as preces a fazer para suspensão de epidemias, os jejuns, os exorcismos e outros assuntos.