Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
6 records were found.
Podem conter dados sobre o estado civil e naturalidade do testador, o tipo de mortalha e local de sepultura escolhidos, o número de ofícios, lições e missas, bem como o número de padres que as deviam celebrar, esmolas deixadas, nomes dos legatários, familiares e testamenteiro(s), muitas delas bastante completas, sobre os bens legados. Podem conter referências a Confrarias existentes na época.
Podem conter dados sobre o dia, a hora e causa da morte, filiação (se for menor ou solteiro), local e data do enterramento. Contêm indicações sobre a existência ou não de testamento e o nome do testamenteiro, além da informação em averbamentos sobre a trasladação, ou na documentação mais recente, da cremação ou incineração do cadáver.
Contém, quase sempre, dados sobre cada um dos nubentes (a sua idade, naturalidade, filiação, estado civil, profissão, ascendência até aos avós e eventualmente grau de parentesco). Podem conter averbamentos de dissolução por óbito de um dos cônjuges, divórcio, nulidade do casamento católico, separação de pessoas e bens ou só de bens, de convenção antenupcial, etc. Faltam os anos de 1769 a 1770.
Contêm dados de identificação relativos ao baptizado, nascimento, filiação e naturalidade. Podem conter outras informações em averbamentos de casamentos, óbito, dissolução de casamento, perfilhação, divórcio, etc. Não existem neste Arquivo Distrital registos dos anos 1721 a 1723.
Contêm a lista dos nomes das pessoas que receberam o sacramento do Crisma, por vezes com referência à filiação, à data da cerimónia e ao dignitário da Igreja - bispo ou arcebispo - que o ministrou e ainda aos padrinhos.
Registo das visitas efectuadas a esta paróquia, no âmbito cronológico indicado. Nelas, o visitador exorta o pároco a celebrar as missas dominicais, bem como as das festividades e dias de guarda, adverte os fregueses e pároco do dever do respeito pelos bons usos e costumes, sob pena de lhes serem aplicadas sanções. Podem conter outras recomendações sobre a administração dos sacramentos, o cumprimento dos bens de alma, o uso do hábito e tosura, a observância do jejum da Quaresma, o dever de acompanhar os paroquianos defuntos.