Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
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Composto essencialmente por estatutos, contas, documentos relativos a legados, correspondência e documentos relativos ao movimento das recolhidas.
Faculta elementos de informação sobre as despesas feitas com os enfermos, entradas e saídas de doentes, dietas e medicamentos aplicados aos doentes, receituários e óbitos de enfermos.
Formada por 7 Subsecções, todas respeitantes a contas e orçamentos; acções, dinheiro a juros, esmolas e donativos; foros e pensões; contas relativas a bens legados; contas relativas a devoções e contas relativas à botica, faculta em termos gerais informação sobre a receita arrecadada e a despesa feita pela instituição no âmbito da administração dos recursos humanos pertencentes aos vários organismos e serviços, que compõem a instituição, bem como dos meios materiais de que ela se serve para realizar a sua missão
Engloba os tombos e inventários dos bens móveis e imóveis pertencentes à Irmandade, incluindo os livros de registo das covas ou sepulturas; os concursos e contratos de fornecimento, documentos que comprovem vendas, hipotecas e arrendamentos de prédios, relatórios - apenas no que se reportar a orçamentos -, relações de caseiros e foreiros, de devedores, escrituras, doações, testamentos, e outros títulos de propriedades
Formada por 2 subsecções, sendo uma respeitante ao quadro legal, que engloba documentos normativos (estabelecem ou sugerem preceitos, regulamentação, interna, comum a outros organismos dependentes e à de outras entidades da tutela e procedimentos a seguir), constitutivos (necessários à prova de direitos e de obrigações à alteração e extinção destes direitos; respeitam também à vida da instituição - constituição, fins e alterações) e justificativos (servem de fundamento aos documentos constitutivos) e a segunda à estrutura orgânica da instituição. A primeira compreende os estatutos e compromissos, provisões, regulamentos, portarias, enquanto que na segunda se encontram classificadas séries documentais como: actas das sessões dos Órgãos dirigentes - Mesa , Assembleia Geral e Junta Consultiva -, o registo dos Irmãos da Misericórdia (inscrição; recenseamento; termos de eleições)