Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

130 records were found.

Inventariado: António Domingues, casado com a inventariante, morador que foi em Talhô, freguesia de Abedim, Monção, falecido em 19 de outubro de 1877, com testamento; Inventariante: Rosa da Costa, a viúva, moradora em Talhô, freguesia de Abedim, Monção. Requerente: Rosa Domingues, casada com António Francisco de Carvalho, do mesmo lugar e freguesia. Não tiveram filhos do matrimónio. Deixou como herdeira dos bens de raíz, a irmã, Rosa Domingues.
Inventariado: Manuel Bento Rodrigues, morador que foi no lugar do Marco, Bela, Monção Inventariante e cabeça de casal: António Luís da Rocha, casado, do mesmo lugar e freguesia. Requerente: Ministério Público Não teve seguimento, por não haver motivo para inventário. Tipologia e suporte: Papel
Inventariado: João Manuel Gonçalves Presa, casado com Emília da Conceição, morador que foi no lugar de Pereiras, Longos Vales, Monção, falecido em 14 de junho de 1886; Cabeça de casal: Luís Manuel Gonçalves Presa ou Luís José Gonçalves Presa, morador no lugar de Pereiras, Longos Vales, Monção. Herdeira: Emília da Conceição, a viúva.
Inventariada: Maria Martins, viúva, moradora que foi no lugar de Corgo, Longos Vales, Monção; Cabeça de casal: António Martins, solteiro, morador no lugar de Pinheiro, Sago, Monção. Filhos: Maria Rosa Martins e marido, António Machado; António Martins, solteiro.
Inventariados: Francisco António Felgueiras e mulher, Maria Joaquina de Sá Vilarinho, moradores que foram no lugar da Aldeia, Lara, Monção, ela falecida em 9 de Março de 1897 e ele falecido em 22 de Janeiro de 1896; Inventariante e requerente: Maria da Glória Felgueiras, solteira, moradora no lugar de Aldeia, Lara, Monção. Filhos: Maria da Glória Felgueiras, solteira, de 36 anos; José Joaquim Felgueiras, solteiro, de 29 anos.
Inventariado: Manuel Rodrigues Trute, casado, morador que foi no lugar dos Milagres, Cambeses, Monção, falecido em Março de 1896. Inventariante e cabeça de casal: Maria Joaquina de Brito, a viúva, do mesmo lugar e freguesia. Herdeira: a viúva. Tipologia e suporte: Papel
Inventariado: Luís António de Brito Cabral, viúvo, morador que foi no lugar da Valinha, Ceivães, Monção, falecido a 6 de Fevereiro de 1868; Inventariante: Domingos Afonso Gonçalves, morador no lugar da Chã, Messegães, Monção. Herdeiro, o declarante.
Inventariado: João Manuel Rodrigues, casado com inventariante, morador que foi no lugar dos Milagres, Cambeses, Monção, falecido em 15 de janeiro de 1850. Inventariante e cabeça de casal: Ana Maria Alves, a viúva, do mesmo lugar e freguesia. Filhos: João Rodrigues, solteiro; António Rodrigues, casado com Isabel Rodrigues da Silva; Maria Rodrigues, casada com João Rodrigues Ventuzelo; Mariana Rodrigues, casada com José Rodrigues; Manuel Rodrigues, falecido.
Inventariada: Luísa Joaquina Alves, casada, moradora que foi no lugar do Reguengo, Longos Vales, Monção, falecida há cerca de 22 anos; Requerido: Sebastião José Afonso, o viúvo, morador no lugar do Reguengo, Longos Vales, Monção. Suplicante: António José Afonso e mulher, Ana Pereira. Filhos: Maria José Afonso, casada com José Domingues Basto; Manuel José Afonso, falecido, solteiro; Francisco José Afonso, falecido, solteiro; António José Afonso, casado com Ana Pereira.
Inventariados: Manuel Alexandre Mendes, casado, morador que foi no lugar da Badim de Cima, Badim, Monção, falecido em 7 ou 8 de Janeiro de 1885, com testamento; Inventariante: Ana da Conceição Correia, a viúva, lavradeira, moradora no lugar da Badim de Cima, Badim, Monção. Filhos: Manuel José Mendes, com mais de 30 anos, viúvo de Ricardina Rosa Alves, casado em segundas núpcias com Rosalina Maria Rodrigues, com filhos do 1º matrimónio (Maria, de 13 anos; Ludovina de 10 anos; Eduarda de 7 anos; José, de 5 anos); Rosalina da Glória, de 24 anos, casada com Manuel Francisco Rodrigues.
Inventariados: António de Brito Sousa de Castro Lira, viúvo, morador que foi no lugar da Valinha, Ceivães, Monção, falecido em 31 de Agosto de 1897; Inventariante: Miquelina Maria da Assunção Castro Lira, viúva, proprietária, moradora nna vila e comarca de Arcos de Valdevez, terceia mulher do inventariado. Herdeira, a viúva: Miquelina Maria da Assunção Castro Lira.
Inventariados: Manuel José Rodrigues, casado, morador que foi no lugar da Gandra, Barbeita, Monção, falecido em 5 de Fevereiro de 1898, com testamento; Inventariante: Ana Joaquina Gil, a viúva, lavradeira, moradora no lugar da Gandra, Barbeita, Monção. Herdeiro: Manuel Tavares, casado com Rosa da Purificação Gil. Legatários: Joaquim Barbosa e mulher, Maria Domingues Torres; Luísa Rodrigues, casada com Joaquim Bernardo Gonçalves Queirós.
Inventariados: Manuel José Martins e mulher, Isabel Gomes, moradores que foram em Lapela, Monção, ela falecida em 14 de Outubro de 1856 e ele falecido em 14 de Dezembro de 1873; Inventariante: José Martins, casado, proprietário, morador em Lapela, Monção. Filhos: José Martins (o declarante), de 52 anos, casado com Maria Alves dos Santos; Maria Martins, de 45 anos, viúva de José António de Abreu, com 1 filho (João, de 19 anos).
Inventariada: Rosa Maria de Carvalho, casada com Vicente Afonso, também já falecido, moradora que foi no lugar da Costa, Longos Vales, Monção; Cabeça de casal: Teresa Afonso e marido, José Esteves, moradores no lugar da Costa, Longos Vales, Monção. Suplicante: Maria Teresa Afonso Marinho ou Teresa Afonso Marinho e seu marido, Manuel José Vaz de Carvalho, do mesmo lugar e freguesia. Filhos: Francisco Afonso Marinho, solteiro; Teresa Afonso e marido, José Esteves; Teresa Afonso Marinho e marido, Manuel Vaz de Carvalho.
Inventariada: Rosária Vaz Sago, solteira, moradora que foi no lugar dos Milagres, Cambeses, Monção, falecida em 6 de outubro de 1873; Inventariante e cabeça de casal: João Vaz Sago, solteiro, com procuração de sua irmã, Francisca Vaz Sago, do mesmo lugar e freguesia. Herdeira: Francisca Vaz Sago; Usufrutuário: João Vaz Sago; Legatária: Teresa Vaz, filha de João Manuel Vaz, viúvo.
Inventariados: José Francisco de Passos e mulher, Maria Gonçalves; António de Passos e Manuel Francisco de Passos; Suplicantes: Joaquina de Passos e marido João de Araújo, filha e genro dos primeiros inventariados e sobrinhos dos segundos, moradores no lugar de Abção, Barbeita, Monção. Suplicado: António Joaquim de Passos, solteiro, irmão da requerente, morador no lugar do Outeiro, Bela, Monção. Filhos e herdeiros: Joaquina de Passos e marido João de Araújo; António Joaquim de Passos, solteiro; Manuel Luís de Passos, padre, já falecido; Ana Maria de Brito e suas filhas (Maria, Rosália e Francisca; Maria Luísa de Passos, já falecida, com filhos (Maria e José Luís); José Luís de Passos; Francisco José de Passos, já falecido; Francisca Teresa de Passos.
Inventariado: José Vicente Alves, solteiro, morador que foi no lugar de Leiradelo, Luzio, Monção, falecido em 15 de agosto de 1847; Requerente: Ana Maria Alves, com autoridade de seu marido, Luís Manuel Afonso, moradores em Luzio, Monção. Requeridos: João Manuel Alves e mulher, do lugar de Leiradelo, da mesma freguesia.
Inventariada: Jacinta Pereira, casada, moradora que foi no lugar de Cortes, Mazedo, Monção, falecida há cerca de 11 anos na Galiza; Inventariantes: António Pereira, o viúvo, morador no lugar de Cortes, Mazedo, Monção. Filhos: Isabel Pereira, casada com Manuel Soares; Ramona Pereira, casada com José Gonçalves da Silva.
Inventariada: Joaquina Rodrigues da Cruz, casada, moradora que foi no lugar de Requião, Mazedo, Monção, falecida em 2 de julho de 1882; Inventariantes: António Lourenço, o viúvo, morador no lugar de Requião, Mazedo, Monção. Filhos: Maria Lourenço, casada com António Almeida; José Lourenço, casado com Rosa Lourenço; Ana Lourenço, casada com António Alves do Rego; Rosa Lourenço, casada com António de Morais; João Lourenço, casado com Matilde da Ponte; Teresa Lourenço, casada com João Rodrigues de Sousa.
Inventariada: Ermelinda da Ponte, solteira, moradora que foi no lugar de Antoínha, Mazedo, Monção, falecida em 14 de julho de 1922; Inventariante: José da Ponte, casado, proprietário, morador no lugar de Antoínha, Mazedo, Monção. Herdeiros, os irmãos legítimos: Rosa da Ponte, viúva; José da Ponte (o declarante), casado com Aurora Gonçalves.
Inventariada: Rosa Fernandes Pego, casada, moradora que foi no lugar de Catelinha, Moreira, Monção, falecida em 4 de março de 1924; Inventariante: Joaquim Jardim da Cunha, o viúvo, morador no lugar de Catelinha, Moreira, Monção. Herdeiros: Joaquim Jardim da Cunha, o viúvo; Ana Fernandes, mãe da inventariada (herdeira legitimária).
Inventariada: Gertrudes Maria da Conceição, viúva de Belchior Luís de Magalhães e casada em segundas núpcias com o inventariante, moradora que foi em Braga, falecida em 6 de outubro de 1841; Inventariante: Alexandre António de Sousa, o viúvo, morador em Lisboa, representado pelo seu procurador, Miguel José da Silva Guimarães. Herdeiros: Alexandre António de Sousa, o viúvo cabeça de casal; Maria de Jesus Magalhães, casada, maior.
Inventariado: João Dias, casado, morador que foi no lugar de Pousa, da vila de Monção, falecido em novembro de 1900; Inventariante: Maria da Costa Lira, a viúva, morador no lugar de Pousa, da vila de Monção. Herdeiros: a viúva.
Inventariada: Francisca Luísa Domingues, viúva, moradora que foi no lugar de Outeiro, Longos Vales, Monção, falecida em 28 de outubro de 1891; Cabeça de casal: Luís Francisco, viúvo, morador no lugar de Outeiro, Sago, Monção. Filhos: Manuel António Francisco, casado com Maria Botelho; Maria Francisco, casada com José Luís Felgueiras; António Francisco, casado com Ana da Silva; Luís Francisco, casado com Maria da Silva.
Inventariada: Maria Rodrigues ou Maria Benta Rodrigues, casada, moradora que foi no lugar o Corgo, Longos Vales, Monção, falecida em 29 de julho de 1892; Cabeça de casal: Manuel António Martins, o viúvo, morador no lugar do Corgo, Longos Vales, Monção. Filha: Albina Martins, casada com Manuel Domingues Basto.
Inventariada: Maria Pedreira, casada, moradora que foi no lugar do Corgo, Longos Vales, Monção, falecida em 1883 ou 1884; Cabeça de casal: Francisco Felgueiras, o viúvo, lavrador, morador no lugar do Outeiro, Longos Vales, Monção. Herdeiros, os irmãos: João Manuel Pedreira, casado com Claudina Augusta Gomes; Rosa Pedreira, viúva; António Pedreira, casado com Rosa Francisco.
Inventariada: Maria Rodrigues ou Maria Rodrigues Samarão, viúva de José Garcia, moradora que foi no lugar de Regueiro, Mazedo, Monção, falecida em 22 de junho de 1844; Inventariantes: Manuel de Morais, casado, morador no lugar de Regueiro, Mazedo, Monção. Filhos: Simão Garcia da Silva, solteiro, de 52 anos; Maria Garcia, casada com Manuel de Morais (o declarante).
Inventariada: Isabel Afonso, casada, moradora que foi no lugar de Leiradelo, Luzio, Monção, falecida em 22 de fevereiro de 1884; Inventariante: Francisco Meirim, o viúvo, morador no lugar de Leiradelo, Luzio, Monção. Herdeiros, os filhos do 1º matrimónio do inventariante: Antónia Meirim, casado com Luís Alves, já falecidos, com filhos (Silvestre Meirim, solteiro, de 21 anos, ausente em parte incerta no Brasil; Joaquim Meirim, solteiro, de 19 anos, ausente em parte incerta no Brasil; João Meirim, de 11 anos; Maria Meirim, de 17 anos); Joaquina Meirim, casada com António Dias; Manuel Meirim, solteiro, de 30 anos, ausente em parte incerta no Brasil; João Meirim, casado com Rosa Marinho, ele ausente em parte incerta no Brasil; Rosa Meirim, casada com Bento Gonçalves.
Inventariada: Joaquina Meirim, viúva de António Dias, moradora que foi no lugar de Leiradelo, Luzio, Monção, falecida em 22 de janeiro de 1909; Inventariante: Angelina Dias, solteira, maior, lavradeira, filha da inventariada, moradora no lugar de Leiradelo, Luzio, Monção. Filhos: Angelina Dias, solteira; Manuel Dias, casado com Maria Esteves; António Dias, casado com Maria Lourenço.
Inventariados: Maria Teresa Francisca Esteves e marido, Jerónimo Francisco, moradores que foram no lugar de Terças, Lordelo, Monção, ela falecida em 11 de abril de 1837 e ele falecido 28 de maio de 1843; Cabeça de casal: João Francisco, solteiro, filho dos inventariados, morador no lugar de Terças, Lordelo, Monção. Filhos: José Francisco, viúvo; Maria Francisca, casada com João Luís Gonçalves; João Francisco, solteiro (o declarante).
Inventariado: José Pereira Dias, casado com Constança Casas Gomes Dias, morador que foi no lugar e freguesia de Sago, Monção, falecido em 27 de abril de 1901, sem filhos; Inventariante: Luísa do Porto, viúva de Manuel Dias (falecido em 19 de junho de 1899), lavradeira, cunhada do inventariado, moradora no lugar e freguesia de Sago, Monção. Legatários de José Pereira Dias: Junta de Paróquia da freguesia de Sago; Hospital da Misericórdia da vila de Monção; António Monteiro de Sousa e mulher, Ana Teresa Esteves Monteiro, proprietários do Hotel Central da vila; Maria José Guedes, solteira, de 28 anos; Maria das Dores Alves, viúva; Luísa Alves, viúva; Luís Pereira da Cunha, solteiro, maior; João Manuel do Porto e mulher; Manuel Henriques, viúvo; Manuel Rodrigues, solteiro, de 17 anos; Manuel Afonso da Costa, solteiro, de 25 anos, criados do testador; os pobres mais necessitados da freguesia de Sago; Luísa do Porto, viúva (a declarante); Felix Rodrigues de Carvalho, da cidade do Porto; João António de Almeida, da cidade do Porto; Vitorino de Almeida, negociante da cidade do Porto; Oficina de São José da cidade do Porto; Asilo Profissional do Terço, da cidade do Porto; a Ordem do Carmo, da cidade do Porto; a Irmandade de Nossa Senhora das Dores dos Congregados, da cidade do Porto; os entrevados e entrvadas, lázaros e lázaras, da cidade do Porto; os meninos órfãos da Graça, da cidade do Porto; o reverendo Manuel Rodrigues Português, reitor da freguesia de Sago; José Vaz Guimarães, da cidade do Porto; José António de Azevedo Rodrigues, de Longos Vales. Herdeiros: reverendo Manuel Rodrigues Português, reitor da freguesia de Sago; José Vaz Guimarães, da cidade do Porto; José António de Azevedo Rodrigues, de Longos Vales; Bernardino Ferreira da Costa, negociante, da cidade do Porto.
Inventariado: José Rodrigues Cousso, morador que foi em Pinheiros, Monção, ausente; Inventariante ou requerente: Manuel Filgueiras Cousso, casado, morador na freguesia de Pinheiros, Monção. Requeridos, os co-herdeiros: Rosa Rodrigues Cousso e marido, Bento Gonçalves; Luísa Rodrigues Cousso e marido, António Bento Filgueiras; Manuel Rodrigues Cousso, reverendo.
Inventariado: João de Azevedo, viúvo de Antónia Gonçalves (falecida havia mais de 8 anos), morador que foi no lugar de Valterra, freguesia de Moreira, Monção, falecido em janeiro de 1870; Requerentes e cabeça de casal: António José de Azevedo e mulher, Maria Rosa Fernandes, filho e nora do inventariado, moradores no mesmo lugar e freguesia. Filhos: Manuel Gonçalves de Azevedo, solteiro, morador em Coimbra; António José de Azevedo e mulher, Maria Rosa Fernandes; Ana de Azevedo e marido, António Fernandes; Maria de Azevedo e marido, António Bento Ribeiro.
Inventariado: José da Cunha, solteiro, morador que foi no lugar da Costa, Pinheiros, Monção, falecido em 24 de dezembro de 1922; Inventariante: José Resende Cravo, morador no lugar da Costa, Pinheiros, Monção.
Inventariado: Manuel Alves, casado, morador que foi no lugar do Ribeiro, Merufe, Monção, falecido em 9 de outubro de 1826; Inventariante: Joaquina de Castro, a viúva, moradora no lugar do Ribeiro, Merufe, Monção. Filhos: Maria Luísa Alves, casada com José Luís Alves; Manuel António Alves de Castro, de 25 anos (na altura em que o pai morreu), casado com Maria Rodrigues; Francisca Alves, casada em primeiras núpcias com Francisco Afonso (com 1 filho que depois morreu) e casada em segundas núpcias com Manuel Pires.
Inventariado: José Afonso, casado, morador que foi no lugar de Veiga, Mazedo, Monção, falecido em 3 de junho de 1875; Inventariante: Maria Filgueiras da Rocha, a viúva, moradora no lugar de Veiga, Mazedo, Monção. Filhos: Francisco Afonso e mulher Claudina Alves; Maria Afonso e marido João Afonso.
Inventariada: Maria Filgueiras da Rocha, viúva de José Afonso, moradora que foi no lugar de Veiga, Mazedo, Monção, falecida em 30 de abril de 1891; Inventariante: Francisco Afonso, casado, filho da inventariada, morador no lugar de Veiga, Mazedo, Monção. Filhos: Francisco Afonso e mulher Claudina Maria Alves; Maria Afonso e marido João Afonso.
Inventariado: João Dias ou João Felix Dias, abade de S. Cosme, solteiro, morador que foi em Valadares, Monção, falecido em 24 de dezembro de 1822; Inventariante: Maria Dias, irmã do inventariado, moradora no lugar da Martinalha, Merufe, Monção. Herdeiros, os irmãos: Maria Dias, viúva; Manuel Ventura Dias, viúvo; Domingas Dias, viúva.
Inventariado: José Caetano de Barros, viúvo, morador que foi lugar de Outeiro, da freguesia de Segude, Monção; Inventariante: Joaquina Luísa de Barros, filha do inventariado, moradora no lugar de Outeiro, Segude, Monção. Filhos: Joaquina Luísa de Barros, maior (a declarante); Rosa Joaquina de Barros, solteira, maior; João de Barros, solteiro, maior.
Inventariada: Maria Eufrásia de Sá Barbosa, viúva de Joaquim José Pereira de Castro Figueiroa, moradora que foi lugar de Quinta de Gandra, da freguesia de Mazedo, Monção, falecida em 27 de fevereiro de 1876; Cabeça de casal: Esménia Pereira de Castro Figueiroa, filha da inventariada, solteira, moradora no lugar de Quinta da Gandra, Mazedo, Monção. Filhos: Esménia Pereira de Castro Figueiroa, solteira, de 30 anos; Francisca Inácia Pereira de Castro Figueiroa, viúva, moradora no Porto; Rodrigo Pereira de Castro Figueiroa, solteiro, farmaceutico, morador na Quinta do Pilar, Rio Frio, Arcos de Valdevez.
Inventariado: José Domingues Torres, casado em primeiras núpcias com Ana Afonso e em segundas núpcias com Feliciana da Rocha, morador que foi em Abeção, freguesia de Barbeita, Monção, falecido em 5 de julho de 1908; Inventariante: Agostinho Domingues Torres, filho do inventariado, morador em Abeção, freguesia de Barbeita, Monção. Filhos do 1º matrimónio: Maria Domingues Torres, casada com Joaquim Barbosa. Filhos do 2º matrimónio: Ludovina Domingues Torres, casada com Luís de Brito; Agostinho Domingues Torres, casado com Maria Torres; Carolina Domingues Torres, casada com Manuel Esteves Pinto; Delfina Domingues Torres, casada com José Clemente da Rocha.
Inventariados: Joana Isidora Gonçalves, viúva de António Rodrigues, e filho, José Henrique Rodrigues, casado, moradores que foi em Paço, freguesia de Pinheiros, Monção, ela falecida em 3 de setembro de 1891 e ele falecido em 13 de outubro de 1900; Inventariante: Clara da Silva, a viúva de José Henrique Rodrigues, moradora em Paus, freguesia de Pinheiros, Monção. Filhos: Maria Rodrigues, solteira, maior; Luís António Rodrigues, padre, morador na Galiza; Rosa Rodrigues, solteira, maior; José Henrique Rodrigues, casado com Clara da Silva, já falecido, sem filhos, tendo como herdeiros os irmãos. Filho perfilhado de Joana Isisdora Gonçalves: João Francisco Gonçalves, solteiro, maior, ausente em parte incerta na Galiza.
Inventariada: Maria Luísa Rodrigues ou Maria Rodrigues, viúva de António José Vaz, moradora que foi em Souto Fiscal, freguesia de Longos Vales, Monção, falecida em 9 de novembro de 1906; Inventariante: João Manuel Vaz, casado, lavrador, filho da inventariada, morador em Souto Fiscal, freguesia de Longos Vales, Monção. Filhos: Maria José Vaz, casada com António José Coelho, ele já falecido; Rosa Vaz, casada com José Luís Domingues ou José Domingues; João Manuel Vaz, casado com Francisca da Conceição Rodrigues. Neto: António Vaz (o requerente do inventário), casado com Maria Pedreira, filho de Luís António Vaz e de Benta Esteves, ele já falecido.
Inventariada: Maria Alves, solteira, moradora que foi lugar de Leiradelo, da freguesia de Luzio, Monção; Inventariante: João Lourenço, casado, lavrador, moradores no lugar de Leiradelo, Luzio, Monção. Herdeiros, os filhos naturais: Luís, ausente; Justiniano José, ausente (entratanto, faleceu). Promotor: Ministério Público Motivo: para os fins das leis de contribuição de registo.
Inventariada: Luísa Gonçalves, casada, morador que foi lugar de Sernades, da freguesia de Merufe, Monção, falecida em 18 de janeiro de 1866; Cabeça de casal: José Luís Enes, o viúvo, morador no lugar de Sernades, Merufe, Monção. Filho: João Luís Enes, casado com Ana Fernandes, lavradores.
Inventariados: António José Dias e mulher, Maria Clara Vieira de Araújo, moradores que foram lugar de Ribeiro, da freguesia de Merufe, Monção; Inventariantes e requeridos: Manuel António Dias e mulher, Maria Joaquina Gonçalves, moradores no lugar de Vila Martins, Segude, Monção. Requerentes: Florência Dias e marido, Manuel José Esteves, moradores no lugar de Ribeiro, Merufe, Monção. Herdeiros: Manuel António Dias, casado com Maria Joaquina Gonçalves; Florência Dias, casada com Manuel José Esteves.
Inventariado: Francisco José Rodrigues de Carvalho, solteiro, falecido em áfrica e sepultado em 21 de fevereiro de 1889; Cabeça de casal: Simão Manuel da Costa Lira, solteiro, irmão ilegítimo do inventariado, morador no lugar de Salgueiro, Merufe, Monção. Herdeiros: o cabeça de casal.
Inventariado: José Pereira, viúvo, morador que foi lugar de Figueiral, da freguesia de Parada, Monção, falecido em 20 de setembro de 1881; Cabeça de casal: António Moreira, morador no lugar de Rio, Parada, Monção. Não tinha ascendentes nem descendentes.
Inventariada: Maria Luísa Alves, solteira, moradora que foi lugar de Quinteiro, da freguesia de Merufe, Monção, falecida em 13 de junho de 1890, afogada no Rio Mouro, no sítio da Ponte do Outeiro, Podame; Cabeça de casal: Domingos Domingues, casado, morador no lugar de Quinteiro, Merufe, Monção. Herdeiros, os filhos perfilhados: Ana Margarida de Jesus, casada, residente em Baião; Manuel Alves, casado, residente em Baião.
Inventariado: João Eugénio Canas, solteiro, morador que foi lugar de Pedra, da freguesia de Troviscoso, Monção, falecido em 6 de abril de 1884; Cabeça de casal/requeridos: Joaquim José de Barros, casado com Rita Clara de Sousa Canas, moradores no lugar de Pedra, Troviscoso, Monção. Requerentes: João de Sousa Canas e mulher, Emília Rosa de Carvalho, moradores no lugar de Milagres, Cambeses, Monção Herdeiros, os filhos perfilhados: Rita Clara de Sousa Canas, de 43 anos, casada com o declarante; João de Sousa Canas, de 41 anos, casado com Emília Rosa de Carvalho. Legatários instituídos no testamento: Florinda Rosa Canas, solteira; Carlota Canas, solteira; Genoveva.
Inventariado: Rodrigo Correia Marinho, padre, morador que foi em Pias, Monção; Inventariante: João Manuel Correa, morador no Porto, representado pelo seu procurador o Dr. Ladislau Xavier Veríssimo de Morais. Herdeiros, os irmãos: João Manuel Correia, presbítero, professor no Porto; Maria José Correia, solteira, moradora no Porto; Manuel José Correia, casado com Ana da Conceilção Gonçalves Franco, moradores em Carreço, Viana do Castelo; Maria Rosa Correia, viúva; José Joaquim Correia, padre.
Inventariados: Antónia Pereira Dias e marido, Francisco Dias, moradores que foram em Sago, Monção, ela falecida em 17 de agosto de 1882 e ele falecido em 3 de fevereiro de 1887; Inventariante: Luísa do Porto, viúva, moradora no lugar e freguesia de Sago, Monção. Filhos ao óbito de Antónia Pereira Dias: Maria Luísa Dias, solteira, de 30 anos (faleceu em 23 de dezembro de 1886); Manuel Dias, solteiro, de 28 anos; José Pereira Dias, solteiro, de 26 anos, morador no Porto. Filhos ao óbito de Francisco Dias: Manuel Dias, solteiro (casado depois do falecimento do pai com Luísa do Porto e falecido 19 de junho de 1889, sem descentes, nem testamento); José Pereira Dias, casado com Constança Casas Gomes, moradores no Porto (ele faleceu, em 27 de abril de 1901, com testamento). Herdeiros de José Pereira Dias: Manuel Rodrigues Português; José Vaz Guimarães, da cidade do Porto; José António de Azevedo Rodrigues; Bernardino Ferreira da Costa, da cidade do Porto. Instituiu ainda 25 legatários, entre os quais várias instituições do Porto.
Inventariado: José Luís Sendim de Ribas Lira, viúvo de Maria Rosa Alves, casada, morador que foi em Gandarela, freguesia de Troviscoso, Monção, falecido em 15 de março de 1915; Inventariante: Deolinda Sendim de Ribas Lira, casada, filha do inventariado, moradora em Gandarela, freguesia de Troviscoso, Monção. Filhos: Luísa Sendim de Ribas Lira, casada com António Martins; Cândida Sendim de Ribas Lira, maior, solteira; Adelaide Sendim de Ribas Lira, casada com Germano Teixeira; António Sendim de Ribas Lira, casado com Joaquina de Brito; Deolinda Sendim de Riba; Alfredo Sendim de Ribas Lira, casado com Rosalina da Rocha; Francisco Sendim de Ribas Lira, casado com Teresa Torres; Rosa Sendim de Ribas Lira, casada com José Ferreira Dias.
Inventariado: Luís da Costa ou Luís da Costa Aguiar, viúvo de Maria Fernandes, morador que foi em Vilar, freguesia de Anhões, Monção, falecido em 25 de maio de 1938; Inventariante: Rosa da Costa, casada, filha do inventariado, moradora em Vilar, freguesia de Anhões, Monção. Filhos: Manuel da Costa, casado com Rosa Lourenço, ela já falecida, com 1 filho (Luís Lourenço da Costa, casado com Lucinda Moreira); Rosa da Costa (a declarante), casada com Manuel Fernandes Novo.
Inventariado: José Joaquim Esteves, solteiro, filho de João Luís Esteves e de Maria José Rodrigues, morador que foi na vila de Monção; Inventariante e única herdeira: Santa Casa da Misericórdia da vila de Monção.
Inventariada: Maria Luísa Fernandes, viúva de João Martins Peixoto, moradora que foi no lugar de Paço Velho, freguesia de Valadares, Monção; Inventariante: Manuel Joaquim Martins Peixoto, filho da inventariada, morador no lugar de Valadares, freguesia de Messegães, Monção. Filhos: Manuel Joaquim Martins Peixoto, de maior idade; Maria Rosa Martins Peixoto, casada com Joaquim Pereira; Carlota Rosa Martins Peixoto, casada com José Albano Palhares; Balbina Rosa Martins Peixoto, de maior idade; Libana Rosa Martins Peixoto, de maior idade; Francisca Rosa Martins Peixoto, de maior idade; Joaquina Luísa Martins Peixoto, de maior idade; Marcelina da Graça Martins Peixoto, de maior idade; António José Martins Peixoto, de maior idade. Este inventário abriu a requerimnto de José Albano Palhares e mulher, Carlota Rosa Martins Peixoto, que acabaram por assinar um termo de desistência. Não teve, por isso, seguimento.
Inventariados: Manuel António Mendes e mulher, Benta Teresa da Costa Galvão, moradores que foram no lugar de Tolas, freguesia de Pias, Monção, ele falecido a 13 de março de 1841 e ela a 20 de novembro de 1846; Inventariante: Carlota Mendes, casada com António José Fernandes, filha dos inventariados, moradora no lugar da Vilar, freguesia de Trute, Monção. Filhos: Manuel José Mendes, casado com Luísa da Cunha; Manuel Joaquim Mendes, casado com Maria Esteves; Carlota Mendes, casada com António José Fernandes; Joana Mendes, solteira, de maior idade; Maria Luísa Mendes, solteira, já falecida, com 1 filha (Maria José Mendes, casada com Joaquim José de Amorim Mendonça).
Inventariada: Maria Luísa de Brito, viúva de João Manuel Fernandes (havia-se ausentado para parte incerta e estaria presumivelmente morto), moradora que foi no lugar de Fontão, freguesia de Moreira, Monção, falecida em 31 de maio de 1856; Inventariante: Manuel da Costa, solteiro, sobrinho da inventariada, morador no lugar da Fontão, freguesia de Moreira, Monção. Herdeiros, os sobrinhos: Manuel da Costa (o declarante), solteiro, de 40 anos; Manuel Inácio da Costa, casado, de 38 anos; Zacarias da Costa, casado, de 35 anos.
Inventariados: João Luís de Brito e Rosa da Costa e mulher, Rosa da Costa, moradores que foram no lugar de Cristelo, freguesia de Pias, Monção; , ele falecido por volta de 1824 e ela falecida em 1855; Inventariante: Simão António Rodrigues de Brito, morador no lugar da Cristelo de Cima, freguesia de Pias, Monção. Filhos: Manuel José de Brito, casado com Maria Quitéria Viana, ela falecida há 4 anos, com filhos (João Manuel de Brito, solteiro de 50 anos; Maria de Brito, casada com José Rodrigues Samarão; José Maria de Brito, casado com Maria Luísa; Ana de Brito, casada com António Rodrigues); Josefa Maria de Brito, casada com João Luís Rodrigues, ambos já falecidos, representados pelos filhos (Simão António Rodrigues de Brito, casado com Francisca Rosa Rodrigues; Ana Rodrigues de Brito, casada com Manuel Inácio, ele falecido há 10 anos, com filhos - Manuel Inácio, de 23 anos, ausente em parte incerta no Brasil; Maria Inácia, de 21 anos, solteira; José Inácio, de 18 anos, solteiro; Simão Inácio, de 17 anos, solteiro, ausente em parte incerta no Brasil; João Avelino Inácio, postumo, de 11 meses); João Manuel de Brito, padre, de 70 anos, falecido há 3 anos.
Inventariada: Angélia Filgueira, viúva de Luís Rodrigues, moradora que foi no lugar de Granja, freguesia de Moreira, Monção; AA: Maria Rodrigues, filha da inventariada, autorizada por seu marido, João Afonso Chio, moradores no lugar de de Granja, freguesia de Moreira, Monção; RR: António Rodrigues e mulher, Maria Cerqueira, moradores no lugar de de Valinha, freguesia de Moreira, Monção, ele filho da inventariada.
Inventariado: João Manuel de Brito, padre, morador que foi no lugar de Cristelo de Cima, freguesia de Pias, Monção; Inventariante: Simão António Rodrigues de Brito, morador no lugar da Cristelo de Cima, freguesia de Pias, Monção, representado pelo seu procurador, José Rodrigues Samarão. Foi requerente neste inventário Ana Rodrigues de Brito, viúva.
Inventariados: Manuel Boaventura Rodrigues e mulher, Maria Esteves (fora casada em primeiras núpcias com Manuel Joaquim Fernandes) e filha, Clara Fernandes, moradores que foram no lugar de Boavista, freguesia de Merufe, Monção, ele falecido a 23 de fevereiro de 1901, ela a 5 de outubro de 1913 e a filha a 10 de novembro de 1899; Inventariante: Jesuína Rodrigues, solteira, filha, moradora no lugar da Boavista, freguesia de Merufe, Monção. Filha do 1º matrimónio de Maria Esteves: Maria Fernandes, casada com José Gonçalves Lages, já falecidos, com 1 filho (Manuel Gonçalves Lages, casado com Delfina Alves) Filhas do 2º matrimónio de Maria Esteves: Jesuína Rodrigues, solteira, de 50 anos (a declarante, também legatária); Maria do Carmo Rodrigues, casada com Manuel Rodrigues Eirado. Foram requerentes neste inventário Manuel Gonçalves e mulher, Delfina Alves.
Inventariada: Maria Ventura Fernandes, solteira, moradora que foi no lugar de Outeiro, freguesia de Longos Vales, Monção; Inventariante: Francisca Alves, solteira, sobrinha neta da inventariada, moradora no lugar da Souto Fiscal, freguesia de Longos Vales, Monção.
Inventariado: António de Sousa Araújo e Castro, casado com a inventariante, morador que foi no lugar de Granja, freguesia de Moreira, Monção, falecido em 1861; Inventariante: Teresa de Jesus Barros Pereira, a viúva, moradora no lugar da Granja, freguesia de Moreira, Monção. Filhos: José de Sousa Araújo, casado com Maria de Sousa Castro; Clara de Sousa e Castro, solteira; Maria de Sousa e Castro, solteira; Emília Rosa de Sousa e Castro, casada com Manuel António de Caldas.
Inventariada: Maria Rosa Gonçalves, casada com o inventariante, moradora que foi em Lagueiros, freguesia de Tangil, Monção, falecida em 30 de abril de 1896; Inventariante: António Luís Gonçalves Bonita, o viúvo (casado em segundas núpcias com Joaquina Rosa Rodrigues), morador em Lagueiros, freguesia de Tangil, Monção.
Inventariados: António Luís Correia e mulher, Maria José Gonçalves, moradores que foram no lugar de Barreiro, freguesia de Pias, Monção, ele falecido em 18 de novembro de 1885 e ela falecida em 10 de junho de 1886; Inventariante: Rodrigo Correia Marinho, padre, filho dos inventariados, morador no lugar de Barreiro, freguesia de Pias, Monção. Filhos: João Manuel Correia, eclesiástico, de 38 anos, lente do Instituto Industrial do Porto, morador no Porto; Maria José Correia, solteira, de 36 anos; Manuel José Correia, casado, de 34 anos, morador em Valença; Maria Rosa Correia, viúva, de 32 anos; Rodrigo Correia Marinho, padre, de 30 anos; José Joaquim Correia, padre, de 28 anos.
Inventariada: Mariana Cerqueira, casada com o inventariante, moradora que foi no lugar de Regoufe, freguesia de Portela, Monção, falecida em 5 de outubro de 1872; Inventariante: Manuel Rodrigues Palhão, morador no lugar de Regoufe, freguesia de Portela, Monção. Filhos: Angelina, solteira, de 34 anos; Joaquina, solteira, de 32 anos, moradora em Gandra, Valença; António, solteiro, de 24 anos, morador em Lisboa; Maria, solteira de 22 anos. Não teve seguimento.
Inventariado: António Rodrigues, morador que foi no lugar de Rio, freguesia de Parada, Monção; AA: António Moreira e mulher, Antónia de Brito, moradores no lugar de Rio, freguesia de Parada, Monção. Ré: Teresa Maria Moreira, a viúva do inventariado, moradora no lugar de Rio, freguesia de Parada, Monção.
Inventariada: Maria Rosa de Prados, casada com o inventariante, moradora que foi no lugar de Cruzeiro, freguesia de Pinheiros, Monção; Inventariante: José Fernandes Covas, o viúvo, morador no lugar de Cruzeiro, freguesia de Pinheiros, Monção. Herdeiros: Sebastião de Prados, viúvo; Francisco Fernandes e mulher; António Fernandes e mulher; José Fernandes e mulher; Manuel Fernandes, solteiro; Florinda Fernandes e marido João Esteves; Maria Fernandes e marido José Afonso.
Inventariado: Clemente Rodrigues, morador que foi no lugar de Souto, freguesia de Pinheiros, Monção; Inventariante: Clara Rodrigues, moradora no lugar de Souto, freguesia de Pinheiros, Monção. Não teve seguimento por não haver bens a partilhar.
Inventariado: Manuel António Pereira e mulher, Maria José Alves, morador que foi no lugar e freguesia de Sá, Monção, ela falecida em 16 de abril de 1869 e ele falecido em 18 de setembro de 1873; Inventariante: João Manuel Pereira, filhos do inventariados, moradora no lugar e freguesia de Sá, Monção. Requerentes: Francisco Manuel Pereira e mulher, Florinda Rosa Gomes, do lugar de Vila Franca, da mesma freguesia. Filhos: João Manuel Pereira, solteiro; Maria Angélica Pereira, solteira, maior de idade; Manuel António Pereira, casado com Ana Maria Esteves, moradores em Melgaço; Maria Teresa Pereira, viúva; Rosa Maria Pereira, solteira, maior; Francisco Manuel Pereira e mulher, Florinda Rosa Gomes.
Inventariado: José Gonçalves, casado com a inventariante, morador que foi na freguesia de Segude, Monção, falecido em 17 de setembro de 1882, no Hospital de S. Marcos, em Braga, com testamento; Inventariante: Quitéria Maria Trancoso, a viúva, moradora na freguesia de Segude, Monção. Herdeiro: o Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Monção. Usufrutuária: Quitéria Maria Trancoso, a viúva
Inventariado: Manuel José Esteves Lages, casado com a inventariante, morador que foi em Bouçó, freguesia de Riba de Mouro, Monção, falecido em 1 de abril de 1879; Inventariante: Rosa Maria Alves, a viúva, moradora em Bouçó, freguesia de Riba de Mouro, Monção. Filhos: Manuel Joaquim, solteiro, nascido em 24 de novembro de 1847, ausente em Niteroi, Brasil; José Caetano, solteiro, nascido em 22 de dezembro de 1853, ausente em Niteroi, Brasil; Florinda Rosa, solteira, nascida em 18 de novembro de 1849; Maria Albina, solteira, nascida em 3 de abril de 1857.
Inventariada: Maria Teresa Rodrigues, viúva de Manuel Esteves, moradora que foi em Crastelo, freguesia de Tangil, Monção, falecida em 7 de maio de 1883; Inventariante: Maria José Esteves, casada, filha da inventariada, moradora em Crastelo, freguesia de Tangil, Monção. Filhos: Rosa Maria Esteves, casada com João Luís Esteves; Manuel António Esteves, casado com Genoveva Rodrigues; Maria José Esteves (a declarante), casada com Manuel Luís Gonçalves.
Inventariado: Francisco José Gomes, casado com a inventariante, morador que foi em Vilar, freguesia de Tangil, Monção, falecido em 10 de outubro de 1894; Inventariante: Genoveva Maria de Lima Monteiro, a viúva, moradora em Vilar, freguesia de Tangil, Monção. Requerente: Manuel António Gomes, casado, do esmo lugar e freguesia. Filhos: Manuel António Gomes, casado com Maria Rosa Esteves; Rita Rosa Gomes, casada com Francisco José Domingues; Carolina Rosa Gomes, solteira, de 43 anos; Joaquim Manuel Gomes, casado que foi com Maria Balbina Barbeita, já falecido, com filhos.
Inventariado: Francisco Alexandre Alves Pereira, casado com a inventariante, morador que foi na freguesia de Sá, Monção, falecido em 20 de junho de 1849, com testamento; Inventariante: Rosa Maria Soares de Brito, a viúva, moradora na freguesia de Sá, Monção. Requerentes: Manuel Pereira Soares de Lima Bacelar e mulher, Maria Teresa de Lima Bacelar. Filhos: Ana Maria de Jesus Alves Pereira Soares, casada com Manuel Luís Alves de Sousa; João Alves Pereira Soares, solteiro; Rosa Joaquina Pereira Alves Pereira Soares, solteira; Maria Teresa Alves Pereira Soares, casada com Domingos Gonçalves da Costa; Francisca Rosa Alves Sores, casada com Marcelino José Fernandes; Manuel Pereira Soares de Lima Bacelar, casado com Maria Teresa de Lima Bacelar; Marcelina Teresa Alves Pereira Soares, casada com José Caetano do Souto Monteiro.
Inventariado: José Gonçalves Pinto, solteiro, morador que foi em Santo André, freguesia das Taias, Monção, falecido em 15 de setembro de 1877; Inventariante: Francisca Rosa Gonçalves, viúva, sobrinha do inventariado, moradora em Santo André, freguesia das Taias, Monção. Requerente: o Ministério Público. Herdeiros, os sobrinhos: Francisca Rosa Gonçalves, casada que foi com Manuel José de Carvalho, ele falecido há 5 anos, com 3 filhos (Maria de Carvalho, de 18 anos, casada com José Esteves; José de Carvalho, de 11 anos; Jacinto de Carvalho, de 5 anos).
Inventariado: Manuel António Gonçalves, casado com a inventariante, morador que foi no lugar de Ruivos, freguesia de Troviscoso, Monção, falecido em 16 de outubro de 1860; Inventariante: Francisca de Castro, a viúva, moradora no lugar de Ruivos, freguesia de Troviscoso, Monção. Filhos: Teresa Gonçalves, viúva, de 48 anos; Ana Gonçalves, casada com José Pereira Pinto; Joaquina Gonçalves, casada com Francisco José de Barros; Rita Gonçalves, casada com Manuel Pereira; Manuel Gonçalves, solteiro, de 34 anos; José António Gonçalves, solteiro, de 33 anos; António Gonçalves, casado com Ana Lourenço; Joaquim Gonçalves, solteiro, de 30 anos; Maria Gonçalves, casada com Pedro Rodrigues Pereira.
Inventariado: Avelino Esteves, casado com a inventariante, morador que foi em Quinta, freguesia das Taias, Monção, falecido em dezembro de 1893; Inventariante: Maria Marinho, a viúva, moradora em Quinta, freguesia das Taias, Monção. Requerente: Josefa Esteves, solteira, mãe do inventariado, moradora no mesmo lugar e freguesia.
Inventariados: Manuel José Domingues e mulher, Maria Fernandes, moradores que foram no lugar de Gandarela, freguesia de Troviscoso, Monção, ele falecido em 7 de maio de 1888 e ela em 23 de abril de 1881; Inventariante: Manuel José Domingues, filho dos inventariados, morador no lugar de Ruivos, freguesia de Troviscoso, Monção. Filhos: António José Domingues, solteiro, falecido no Brasil em 1887; Maria Domingues, casada com Manuel da Silva; Rosa Domingues, casada com Francisco Campos de Amoeda; Manuel José Domingues (o declarante), solteiro, de 46 anos.
Inventariado: Agostinho Rodrigues Pereira, capelão das freiras de São Francisco de Tui, morador que foi na Casa das Loureiras, freguesia de Fiolledo, Espanha, falecido em 24 de agosto de 1875; Inventariante: Agostinho Rodrigues Pereira de Castro, solteiro, sobrinho do inventariado, morador no lugar de Ruivos, freguesia de Troviscoso, Monção. Usufrutuário: Pedro Rodrigues Pereira, casado com Maria Gonçalves de Castro, ele falecido em 9 de março de 1888. Herdeiros: Agostinho Rodrigues Pereira (o decalrante), solteiro, de 31 anos; Josefa Rodrigues Pereira, solteira, de 29 anos; Generosa Rodrigues Pereira, casada com José Pereira Lara; Rosa Rodrigues Pereira, solteira, de 22 anos.
Inventariados: João Gonçalves, casado com Rosa Fernandes, separados judicialmente, moradores no lugar de Tariz, freguesia de Trute, Monção; Inventariante: João Gonçalves, casado, morador no lugar de Tariz, freguesia de Trute, Monção.
Inventariado: Francisco Fernandes, morador que foi no lugar de Tariz, freguesia de Trute, Monção; Inventariante: João Fernandes, filho do inventariado, morador no lugar de Tariz, freguesia de Trute, Monção. Requerente: João Gonçalves, casado com Rosa Fernandes, separada judicialmente, moradores no lugar de Tariz, freguesia de Trute, Monção. Filhos: João Fernandes, padre; Manuel Fernandes, solteiro; José Fernandes, solteiro; Ana Maria Fernandes, solteira; Rosa Fernandes, casada com João Gonçalves; Maria Fernandes, viúva.
Inventariado: João José Alves, casado com a inventariante, morador que foi no lugar de Gandarela, freguesia de Troviscoso, Monção; Inventariante: Francisca Luísa Rodrigues, a viúva, moradora no lugar de Gandarela, freguesia de Troviscoso, Monção. Filhos: Bento José Alves, casado com Ana Pereira; Antónia Alves, casada com Joaquim da Costa; José Alves, solteiro; Josefa Alves, casada com José Pereira.
Inventariado: José Pedreira, solteiro, morador que foi no lugar de Paraísal, freguesia de Abedim, Monção, falecido em 14 de dezembro de 1907; Inventariante: Manuel Pedreira, sobrinho do inventariado, morador no lugar de Paraísal, freguesia de Abedim, Monção, representado pelo seu advogado Manuel Joaquim Lopes. Herdeiros, os sobrinhos: Maria Pedreira, casada com Albino da Ponte; Manuel Pedreira ( declarante), casado com Carolina Fernandes do Carvalho; António Pedreira, casado com Alzira Pedreira, moradores no Rio de Janeiro, Brasil; Carolina Pedreira, casada com Francisco da Ponte; José Pedreira, solteiro, morador no Rio de Janeiro, Brasil.
Inventariado: José Francisco Soares, viúvo de Rosa Rodrigues, casada com o inventariante, morador que foi no lugar de Igreja, freguesia de Troporiz, Monção, falecido em 1 de maio de 1884; Inventariante: Rosa Soares, solteira, filha do inventariado, moradora na freguesia de Troporiz, Monção. Filhos: Maria Soares, casada com Manuel Rodrigues Órfão; Joaquina Soares, casada com José Rodrigues da Ponte; João Soares, casado com Francisca; Rosa Soares (a declarante), solteira, maior.
Inventariados: Francisca Pinto e marido, Narciso José da Costa Pinto, moradores que foram na freguesia de Santa Maria dos Anjos, da vila de Monção, ele falecido em 19 de dezembro de 1857 e ela falecida há anos; Inventariante: Catarina Rosa Pinto, solteira, filha da inventariada, moradora na freguesia de Santa Maria dos Anjos, da vila de Monção. Filhos: Catarina Rosa Pinto, solteira, de maior idade; Rosa Narcisa Pinto, solteira, maior; Boaventura José da Costa Pinto, casado com Francisca da Silva Magalhães.
Inventariado: Diogo Manuel Pereira Pinto, casado com a inventariante, morador que na vila de Monção, falecido em 13 de setembro de 1842, sem testamento; Inventariante: Maria Luísa de Magalhães Pita, a viúva, moradora no lugar de Ruivos, freguesia de Troviscoso, Monção. Filhos: António Joaquim Pereira, de 29 anos; José Maria Pereira Pinto, de 25 anos; Carlota Joaquina Pereira Pinto, de 21 anos. Este processo teve início como inventário de menores, passando a maiores, em 1843, visto ter falecido a única menor.
Inventariantes e antigos do vínculo: José de Melo Pereira e Nápoles e mulher, Maria Feliciana Rebelo de Faria, moradores na cidade de Viseu, representados pelo seu procurador, José Manuel Barbeitos, casado, proprietário, morador no lugar da Ponte de Mouro, freguesia de Barbeita, Monção. Interessado e imediato sucessor do vínculo: seu irmão e cunhado, Luís Pereira de Melo e Nápoles, morador na cidade de Viseu, representado pelo seu procurador, Domingos Manuel Barbeitos, morador na freguesia de Barbeita, Monção. Objeto: bens do extinto vínculo da Casa do Paço de Barbeita ou Casa Branca do Paço de Barbeita, Monção.
Inventariada: Ana Joaquina da Espinheira, casada com o inventariante, moradora que foi na vila de Monção, falecida em 15 de fevereiro de 1847, com testamento; Inventariante: Caetano José Pereira de Castro, o viúvo, morador na vila de Monção. Filhos: António Luís Pereira de Castro, solteiro, maior de 25 anos; Luís do Pilar Pereira de Castro, egresso, morador no Porto como cónego da Sé do Porto, maior de 25 anos; Ana Joaquina Máxima Pereira de Castro, casada com José António Rodrigues, moradora na Quinta de Lagomorto, extramuros da Prça de Valença; Rosa Emília Pereira de Castro, solteira, maior de 25 anos.
Inventariado: Jerónimo Pereira Leite Barreto, negociante, casado com a inventariante, morador que foi na vila de Monção, falecido em 7 de dezembro de 1851, sem testamento; Inventariante: Inácia Pereira Leite, a viúva, moradora na vila de Monção. Filhos: Maria Teresa de Jesus Leite, casada com José Maria Pinto Veloso, boticário; Joaquina do Carmo Pereira Leite, casada com Bernardo José Manuel Guimarães, negociante; Inácia Pereira Leite, casada com José Vicente Vieira, negociante; Bernardina Joaquina Pereira, casada com André José Barbosa Freire, proprietários, moradores em Vila Nova de Cerveira.
Inventariado: Jerónimo Pereira Leite Barreto, negociante, casado com a inventariante, morador que foi na vila de Monção, falecido em 7 de dezembro de 1851, sem testamento; Inventariante: Inácia Pereira Leite, a viúva, moradora na vila de Monção. Filhos: Maria Teresa de Jesus Leite, casada com José Maria Pinto Veloso, boticário; Joaquina do Carmo Pereira Leite, casada com Bernardo José Manuel Guimarães, negociante; Inácia Pereira Leite, casada com José Vicente Vieira, negociante; Bernardina Joaquina Pereira, casada com André José Barbosa Freire, proprietários, moradores em Vila Nova de Cerveira.
Inventariados: Maria Rodrigues (viúva de Miguel António de Amil) e marido Manuel António Afonso (viúvo de Rosa Gomes), moradores que foram extramuros da vila de Monção, falecido em 6 de outubro de 1857, sem testamento cerrado. Inventariante: Maria Rodrigues, a viúva, casada em segundas núpcias com Manuel Afonso, moradora extramuros das Portas do Sol, da vila de Monção. Não houve filhos deste casamento. Filhos de Maria Rodrigues: Maria de Amil, casada com Manuel Gonçalves; Manuel de Amil (o declarante), casado com Maria do Carmo. Filhos de Manuel António Afonso: Mariana Afonso, solteira, costureira, de 40 anos; Generosa Afonso, casada, eke ausente em parte incerta no Brasil; Ana Afonso, solteira, falecida há cerca de 18 anos.
Inventariada: Maria Luísa do Carmo Ribeiro, viúva do Dr. Jacinto José da Silva Macedo, moradora que foi na vila de Monção, falecida em 5 de julho de 1872, com testamento cerrado. Inventariantes: Angélica Maria do Carmo Ribeiro da Silva Macedo e marido, João Maria de Castro Ribeiro, filha e genro do inventariado, moradores na vila de Monção. Filhas: Angélica Maria, casada com João Maria de Castro Ribeiro (os declarante); Maria Angelina de Macedo Magalhães, viúva de Francisco José Pereira de Magalhães.
Inventariado: Francisco Joaquim Dias, negociante, casado com a inventariante, morador que foi na vila de Monção, falecido com testamento; Inventariante: Antónia Joaquina de Sousa Dias, a viúva, moradora na vila de Monção.
Inventariada: Joana Boão Pereira Gamalho, viúva do Dr. Jacinto José da Silva Macedo, moradora que foi na Casa e Quinta do Real, subúrbios da vila de Monção, falecida com testamento. Inventariantes: Felicitas Pereira Álvares da Guerra e marido, José António Barbosa e Brito, filha e genro do inventariado, moradores na Casa e Quinta do Real, subúrbios da vila de Monção. Filhos: Felicitas Pereira Álvares da Guerra, casada com José António Barbosa e Brito, Chefe da Delegação da Alfândega; Ludovina Pereira Álvares da Guerra, casada com Manuel Luís Rodrigues e Sousa, escrivão na comarca de Monção; Pulquéria Pereira Álvares da Guerra, solteira; João Norberto Pereira Álvares da Guerra, viúvo, escrivão do Juízo Ordinário do Concelho de Coura.
Inventariada: Maria Luísa de Magalhães Abreu e Pita, viúva, moradora que foi na vila de Monção, falecida em 10 de maio de 1867, com testamento; Inventariante: Laura Ludovina Mermet, viúva, moradora na vila de Monção. Filha do 1º matrimónio, com Damião Joaquim Mermet: Laura Ludovina Mermet de Aragão, viúva. Filho do 2º matrimónio, com Diogo Manuel Pereira Pinto: José Maria Pereira Pinto, casado com Delfina Cândida de Andrade Pinto
Inventariado: Francisco Pereira, viúvo de Maria Afonso Marinho e casado em segundas núpcias com a inventariante, morador que foi no lugar de Pedregal, freguesia de Sago, Monção, falecido em 5 de maio de 1889, com testamento cerrado; Inventariante: Maria Luísa Rodrigues, a viúva, moradora no lugar de Pedregal, freguesia de Sago, Monção. Herdeiros, os sobrinhos: Maria Luísa, solteira, já falecida; Manuel Dias, casado coom Luísa do Porto; José Dias, casado, morador no Porto.
Inventariada: Inácia Rosa Rodrigues, casada com o inventariante, moradora que foi no lugar da Igreja, freguesia de Badim, Monção, falecida em 2 de abril de 1878, no convento de Paderne (Melgaço), sem testamento; Inventariante: António José Rodrigues da Silva, o viúvo, morador no lugar da Igreja, freguesia de Badim, Monção. Filhos: António José Rodrigues, padre; Maria Rodrigues, de 40 anos, casada com Francisco Joaquim Durães, moradores em Alvaredo, Melgaço; Francisco António Rodrigues, de 32 anos, solteiro, morador no convento de Paderne, Melgaço; Ana Rodrigues, de 34 anos, casada com Francisco Pires, moradores em Paderne, Melgaço; Manuel Francisco Rodrigues, de 30 anos, casado com Basilisa da Glória Mendes.
Inventariado: Luís Alves, solteiro, morador que foi no lugar de Vila Nova, freguesia de Moreira, Monção, falecido em 30 de outubro de 1891, sem testamento; Inventariante: Manuel Alves, viúvo, irmão do inventariado, morador no lugar de Vila Nova, freguesia de Moreira, Monção. Herdeiros, os irmãos: Manuel Alves (o declarante), viúvo; Luísa Alves, já falecida, com filhos (António de Passos, casado com Genoveva Gonçalves; Maria de Passos, solteira, Quitéria de Passos, casada com Alexandre Fernandes; Luísa de Passos, casada com Luís Quingostas)