Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
72 records were found.
Doação de todos os seus bens móveis e imóveis, feita por Jerónima Francisca Gonçalves, solteira, filha de António Gonçalves, moradora na freguesia de S. Julião de Freixo, do termo do concelho de Barcelos a sua irmã Micaela Francisca, solteira, da mesma freguesia.
Outorga de procuração passada por João Coelho de Araújo, morador na freguesia de Anais, do concelho de Portela, aos licenciados Fernando de Sousa Pereira e Bartolomeu Pereira, advogados da Casa da Relação do Porto e ao solicitador Manuel Rodrigues, também da Relação do Porto.
Empréstimo de 13 000 reis, à razão de 6% de juro ao ano, de que ficaram devedores a Manuel de Sousa Costa, solteiro, da freguesia de Gaifar, do concelho de Penela de Albergaria, Josefa Alves, solteira, moradora na mesma freguesia.
Empréstimo de 300 000 reis, à razão de 3,5% de juro ao ano, de que ficaram devedores ao Abade de Rio Mau, Domingos Carvalho de Araújo, do concelho de Salvador de Portela, Manuel de Sousa Pereira Lobato e Amorim, morador na freguesia de Duas Igrejas e sua mulher D. Joana Luísa de Sousa Pereira Caldas e João de Sousa Pereira Caldas e Amorim, morador na freguesia da Gemieira.
Empréstimo de 44 000 reis, à razão de 5% de juro ao ano, de que ficaram devedores a Aires da Costa Maciel, morador no couto de Cabaços, Gabriel Ribeiro de Melo e sua mulher Teresa Correia, do mesmo couto de Cabaços.
Empréstimo de 4 000 reis, à razão de 6% de juro ao ano, de que ficaram devedores à Confraria das Almas, da freguesia de Anais, do concelho de Penela de Albergaria, Francisco Domingues e sua mulher Rosa da Rocha, da mesma freguesia e concelho.
Pagamento e quitação dada por Maria Lopes de Passos a seu marido, Aires da Costa Maciel, do Couto de cabaços, proprietário do ofício de tabelião de Cabaços e Feitosa.
Empréstimo de 11 000 reis, à razão de 6% de juro ao ano, de que ficaram devedores a Aires da Costa Maciel, morador no Couto de Cabaços, António de Araújo e Domingos de Araújo da Fonseca, ambos do Couto de Cabaços.
Empréstimo de 60 000 reis, à razão de 6% de juro ao ano, de que ficaram devedores a João de Alpuim da Silva e Abreu, morador na Quinta da Pousada sita na freguesia de Calvelo, do concelho de Penela de Albergaria, Pedro de Barros e sua mulher Benta Nogueira, da mesma freguesia e concelho.
Empréstimo de 6 500 reis, à razão de 6% de juro ao ano, de que ficaram devedores à Confraria de Santo António, da freguesia do lugar de Albergaria Foral, termo de Portela, António Francisco e sua mulher Inês Domingues, do mesmo lugar.
Vendedores: Adriano Alves e sua mulher Francisca da Cunha, da freguesia de S. Salvador de Vilar, do concelho de Penela de Albergaria
Comprador: Manuel Alves Barbosa, (Padre) morador na freguesia de Calvelo, do mesmo concelho.
Pagamento e quitação dada por João Francisco Martins, do Couto da Queijada a Martinho Vieira, de Souto de Rebordões, Pedro Gonçalves Gorrido de Anais e outros
Pagamento e quitação dada por António Fernandes, do Couto da Queijada a Ana Francisca, viúva do mesmo Couto, que era devedora de 15 000 reis.
Empréstimo de 20 000 reis a juro, de que ficaram devedores a Aires da Costa Maciel, morador no couto de Cabaços, João Correia e sua mulher Rosa Maria Barbosa, do mesmo couto.
Empréstimo de 10 000 reis, à razão de 5% de juro ao ano, de que ficaram devedores à Confraria das Almas, de Calvelo, João Gonçalves e sua mulher Teresa de Abreu, da freguesia de Calvelo, do concelho de Penela de Albergaria.
Outorga de procuração passada por Francisca de Barros, solteira, moradora na freguesia de Calvelo, do concelho de Penela de Albergaria, a seu irmão Cosme de Barros.
Empréstimo de 16 000 reis, à razão de 5% de juro ao ano, de que ficaram devedores a João Gonçalves, da freguesia de Calvelo do concelho de Penela de Albergaria, João Alves e sua mulher Francisca da Costa, da mesma freguesia e concelho.
Empréstimo de 14 400 reis, à razão de 6% de juro ao ano, de que ficou devedor ao Padre José Martins, da freguesia de Poiares,a António Ribeiro Alves, da mesma freguesia.
Pagamento e quitação dada por Bento da Costa, da freguesia de Salvador, do concelho de Souto de Rebordões, a Manuel da Costa, da mesma freguesia e concelho, da quantia de 30 000 reis, que este lhe devia e lhe fora emprestada à razão de 6% ao ano.
Empréstimo de 6 000 reis, à razão de 5% de juro ao ano, de que ficaram devedores à Confraria das Almas, de Calvelo, José Pereira e sua mulher Maria Barbosa, da mesma freguesia e concelho de Penela de Albergaria.
Testamento feito por Francisco Dias e sua mulher Catarina Rodrigues, moradores na freguesia de Fornelos.
Empréstimo de 6 000 reis, à razão de 5% de juro ao ano, de que ficaram devedores à Confraria das Almas, da freguesia de Calvelo, José Gonçalves e sua mulher, Esperança Correia, moradores na freguesia de Calvelo, do concelho de Penela de Albergaria.
Empréstimo de 41 000 reis, à razão de 6% de juro ao ano, de que ficaram devedores a Aires da Costa Maciel, do Couto de Cabaços, Lourenço Ribeiro Pacheco e sua mulher Rosa Vieira de Passos, moradores na freguesia de Friastelas, do concelho de Penela de Albergaria.
Pagamento e quitação dada pelo Dr. Pedro da Costa Jácome, de Ponte de Lima, a João de Alpuim da Silva e Abreu , da quantia que este lhe devia de 150 000 reis, emprestada à razão de 6% ao ano.
Doação que fazem Manuel de Sousa Lobato e Amorim e sua mulher D. Joana Luísa Pereira de Sousa Caldas, moradores na sua Quinta em Queijada, a Cipriano Marques do Vale e sua mulher Maria de Barros e filho Gabriel do Vale, moradores na freguesia de Rio Mau.
Venda que fazem João Gonçalves e sua mulher Perpétua Correia, da freguesia de Arcozelo, concelho de Penela de Albergaria, a Francisco Correia e mulher Maria Ferreira, moradores na freguesia e concelho.
Empréstimo de 28 000 reis, à razão de 6% de juro ao ano, de que ficaram devedores a Aires da Costa Maciel, do Couto de Cabaços, Manuel Alves e sua mulher Isabel Alves, Feliciano Cardoso e Paulo da Costa, todos do Couto de Cabaços.
Empréstimo de 26 000 reis, à razão de 6% de juro ao ano, de que ficaram devedores a Aires da Costa Maciel, do Couto de Cabaços, José Pereira e sua mulher Maria Barbosa de Faria e seus pais José Pereira e Luísa Correia, todos do Couto de Cabaços.
Venda que faz Domingos Rodrigues, viúvo, morador na freguesia de Queijada, couto de Queijada, a Verísimo de Caldas, morador na mesma freguesia.
Outra doação que fazem Manuel de Sousa Lobato e Amorim e sua mulher D. Joana Luísa Pereira de Sousa Caldas, moradores na sua Quinta em Queijada, a Cipriano Marques do Vale e sua mulher Maria de Barros e filho Gabriel do Vale, moradores na freguesia de Rio Mau.
Empréstimo de 17 000 reis, à razão de 5% de juro ao ano, de que ficaram devedores a Aires da Costa Maciel, do Couto de Cabaços, do concelho de Albergaria de Penela, Maria Vieira, viúva do Capitão João Correia, do mesmo Couto.
Empréstimo de 50 000 reis, à razão de 6% de juro ao ano, de que ficaram devedores a João de Alpuim da Silva e Abreu, da freguesia de Calvelo, do concelho de Albergaria de Penela, Pedro de Barros e sua mulher Benta Nogueira, da mesma freguesia e concelho.
Doação de bens feita por Vitória Fernandes, viúva de Pedro Duarte, da freguesia de Duas Igrejas, do concelho de Penela de Albergaria, ao Padre António Fernandes, da mesma freguesia e concelho.
Empréstimo de 10 400 reis, à razão de 5% de juro ao ano, de que ficaram devedores aos órfãos de Feliciano Alves, da freguesia de Calvelo, do concelho de Albergaria de Penela, Francisco Correia, do lugar de Carvalhal e Domingos Correia, do lugar do Ribeiro, da mesma freguesia e concelho.
Identificação da doação e doação entre vivos de todos os bens móveis e de raiz em que foram parte Francisco Ferreira de Andrade e de sua mulher Josefa Francisca, moradores na freguesia de Freixo, do concelho de Penela de Albergaria.
Venda que fazem Francisco de Abreu e sua mulher Joana Lopes, da freguesia de Anais, concelho de Penela de Albergaria, a Luís Alves, morador na freguesia de S. Martinho do Rio Mau, termo de Portela.
Doação de diversas escrituras de empréstimo de dinheiro a juro, ainda por cobrar, feita por José Pereira Carmo, da freguesia de Freiris, termo do Prado, a seu filho, o Padre Domingos Pereira.
Empréstimo de 9 000 reis, à razão de 6% de juro ao ano, de que ficaram devedores à Confraria das Almas, da freguesia de Anais, do concelho de Albergaria de Penela, Ana Alves, viúva de António Fernandes, do Couto de Cabaços.
Testamento feito por Domingas Fernandes,viúva, do Couto de Cabaços, do concelho de Albergaria de Penela.
Quitação dada por Cecília Gomes, solteira, moradora na freguesia de Navió, termo de Barcelos, a Manuel Barbosa e sua mulher, ambos da mesma freguesia, da quantia de 18 000 reis de que estes lhe eram devedores.
Pagamento e quitação da quantia de 15 000 reis que lhe fora emprestada à razão de 5% de juro ao ano, dada por António Fagundes Loureiro da Costa, do Couto de Capareiros, a Paulo Costa, do Couto de Cabaços.
Permuta que fazem entre si André Fernandes e sua mulher Mariana de Abreu e Constantino Alves e mulher Isabel de Abreu, todos da freguesia de Calvelo, concelho de Penela de Albergaria.
Outorga de procuração passada por Maria Nunes, viúva de Luís Alves e seus filhos e noras, do concelho de Penela de Albergaria a Sebastião Alves, do termo de Barcelos.
Empréstimo de 21 000 reis, à razão de 6 e 4 por cento de juro ao ano, de que ficaram devedores a Francisca de Barros, da freguesia de Calvelo, do concelho de Penela de Albergaria, Cristóvão Alves e sua mulher Maria Alves, moradora na mesma freguesia.
Outorga de procuração passada por Inácio da Costa e sua mulher Paula de Abreu, da freguesia de Gaifar, do concelho de Penela de Albergaria a seus filhos Manuel da Costa e Pedro da Costa, solteiros,moradores em Lisboa.
Empréstimo de 50 000 reis, à razão de 5% de juro ao ano, de que ficaram devedores ao Dr. Francisco da Silva Castro, morador em Barcelos, Bento Vieira e mulher Caetana de Abreu, moradores na freguesia de Anais, do concelho de Penela de Albergaria.
Outorga de procuração passada por Teresa Fernandes, solteira, moradora na freguesia de Calvelo, do concelho de Penela de Albergaria, a Manuel Fernandes e sua mulher, da mesma freguesia e concelho.
Empréstimo de 10 000 reis, à razão de 5% de juro ao ano, de que ficaram devedores ao Padre Manuel Pereira, morador na freguesia de Gaifar, Luís Rodrigues e mulher Justa Gonçalves, moradores na freguesia de Calvelo, do concelho de Penela de Albergaria.
Empréstimo de 64 360 reis, à razão de 5% de juro ao ano, de que ficaram devedores a Aires da Costa Maciel, morador no Couto de Cabaços, Paulo da Costa e mulher Josefa de Barros e Lourenço Ribeiro Pacheco, moradores no mesmo Couto.
Dote de António Afonso e de sua mulher Ana Fernandes, que fez a sua filha Joana Alves e a Francisco Fernandes de Carvalho, viúvo, todos moradores na freguesia de Fiastelas, termo de Barcelos, para o casamento de ambos.
Outorga de procuração passada por João da Silva, solteiro, morador na freguesia de Calvelo, do concelho de Penela de Albergaria, a sua mãe Maria Fernandes e a Domingos Gonçalves, da mesma freguesia.
Outorga de procuração passada por Prudência da Silva, solteira, filha de Ana Gonçalves, solteira e de Francisco da Costa Amorim, moradora na freguesia de Friastelas, do concelho de Penela de Albergaria, aos licenciados João Loureiro, da mesma freguesia, José Pereira, da cidade do Porto e outros.
Empréstimo de 5 000 reis, à razão de 5% de juro ao ano, de que ficaram devedores à Confraria de São Sebastião, da freguesia de Calvelo, Bartolomeu Alves e sua mulher Caetana Correia, moradores na mesma freguesia.
Empréstimo de 50 000 reis, à razão de 6% de juro ao ano, de que ficaram devedores a Luís António da Costa, do Couto de Cabaços, João Correia da Costa e sua mulher Rosa Maria Barbosa, moradores na freguesia de Friastelas.
Outorga de procuração passada por Rosa de Goios, moradora na freguesia de Anais, do concelho de Penela de Albergaria, a seu marido Bento Martins,morador na mesma freguesia e concelho.
Pagamento e quitação do empréstimo de dinheiro, de que era devedor a Bento da Costa, Domingos Pereira, todos moradores no concelho de Souto de Rebordões.
Empréstimo de 4 300 reis, à razão de 5% de juro ao ano, de que ficaram devedores à Confraria de São Sebastião, da freguesia de Calvelo, Cristóvão Alves e sua mulher Maria Gonçalves, moradores na mesma freguesia.
Pagamento e quitação feitos por Sebastião Alves e mulher, ambos de Poiares,dos bens e legitima, que lhes pertenciam por falecimento de António Gonçalves e sua mulher Maria Francisca, a Micaela Francisca, solteira e a suas irmãs, moradoras na mesma freguesia.
Arrendamento do ofício de tabelião do público e judicial e notas, feito por Joaquim de Faria, morador na freguesia de Mato, do concelho dePenela de Albergaria, a Geraldo Coelho Leite, da cidade do Porto.
Outorga de procuração passada por Natária da Silva, viúva, moradora no couto de Cabaços, a Domingos da Silva, mercador e morador na rua do Souto, da cidade de Braga.
Venda que fazem Francisco Marques Fernandes e mulher Helena Fernandes, moradores na freguesia de Duas Igrejas, do concelho de Penela de Albergaria, a António Domingues, solteiro, da mesma freguesia e concelho.
Outorga de procuração passada pelo Padre António Barreto Barbosa, como tutor de seus sobrinhos D. Antónia Barbosa de Aguilar e D. Maria Barbosa de Aguilar, Serafim Lemos e mulher D. Inácia Barbosa de Aguilar e outros a seu irmão e tio Bernardo Barbosa Barreto, morador na cidade de Lisboa.
Dote de Maria Alves, viúva, que fez a sua filha Rosa Alves e genro, João Gonçalves, todos moradores na vila de Salvador, do concelho e Penela de Albergaria, para o casamento de ambos.
Outorga de procuração passada pelo licenciado António Barbosa Lomba, morador na freguesia de Anais a Francisco Rodrigues Lima, Manuel Alves, Manuel Martins e ao sargento-mór João de Barros Pereira, todos moradores na cidade de Lisboa.
Outorga de procuração passada por Belchior Pinto de Abreu e sua irmã Domingas Barbosa, solteira, moradores da freguesia de Fornelos e seu irmão Miguel de Abreu, morador na freguesia de Beiral, do termo de Ponte de Lima a Manuel Fernandes Mendes, da freguesia de Fornelos.
Empréstimo de 26 000 reis, à razão de 6% de juro ao ano, de que ficaram devedores ao Padre Manuel Pereira, morador na freguesia de Gaifar, Luís Rodrigues e mulher Justa Gonçalves, moradores na freguesia de Arcozelo.
Outorga de procuração passada por João Francisco Martins, do Couto de Queijada aos licenciados José Pinto Leão e Padre Dr. Manuel Marques de Vaz, advogados em Amarante.
Outorga de procuração passada por João Pereira Mendes a Inocêncio de Sousa Brito, solicitador e a José Pereira Mendes, morador na freguesia de Calvelo e outros.
Outorga de procuração passada por João Francisco Martins, preso na cadeia do Juízo de Penela de Albergaria aos licenciados José Pinto Leão e Padre Dr. Manuel Marques de Vaz, advogadosem Amarante.
Testamento feito por Maria Gonçalves,viúva, da freguesia de Calvelo, do concelho de Albergaria de Penela
Empréstimo de 11 000 reis, à razão de 6% de juro ano ano, de que ficaram devedores a Aires da Costa Maciel, morador no Couto de Cabaços, Paulo da Costa e mulher Josefa de Barros, do mesmo Couto.
Arrendamento da Comenda de S.Pedro de Calvelo e anexa de S. Martinho de Friastelas, feito por Feliciano Fagundes da Silva, solteiro, e sua mãe Natária da Silva, moradores no couto de Cabaços, do qual foi fiador Sebastião Carvalho, morador na freguesia de S.Pedro de Calvelo, do concelho de Penela de Albergaria.