Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

72 records were found.

Aforamento, em três vidas, de oito astins de terra, no Campo da Golegã, chamado de Arebis, pelo foro anual de sete moios de pão meado, três quarteiros de pão, por Santa Maria de agosto, um porco ou quinhentos reais por ele e dois capões, pelo Natal. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Sebastião Sardinha, tabelião de el rei em Santarém Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datado de 4 de maio de 1781, lavrado por José Freire de Carvalho, tabelião de Santarém.
Aforamento, em três vidas, de três astins de terra em vinha com suas árvores de fruto, situada em Pombal, junto a Azinhaga, termo de Santarém, pelo foro anual de duzentos reais e uma galinha, pelo Natal com a condição de Fernão Nunes ser a primeira vida, sua mulher, Isabel Jorge, a segunda e o último a falecer nomear a terceira. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Jorge Gonçalves, tabelião de el rei em Santarém e seu termo Em anexo, a respetiva transcrição e capa com sumário, não datado.
Escambo de uma quinta chamada Colmeiro, em Casével, termo de Santarém, com sua adega, tulha de pão e outras casas que possuíam e que o Convento de Santa Clara de Santarém ficaria com metade dos bens da dita quinta e Beatriz Eanes com outra metade [...]. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Vasco Martins, tabelião em Santarém. Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado. Data em dúvida, dada a deterioração do pergaminho impedindo a leitura segura do ano em que o documento foi emitido.
Sentença sobre uma lezíria chamada de Toureira, termo da Azambuja, que o Convento de Odivelas aforara a Gil Vicente na totalidade, sem o consentimento do Convento de Santa Clara de Santarém sendo da pertença dos Conventos de Odivelas e de Santarém em dois e em um terços respetivamente. Localidade: Lisboa Sinal de tabelião: Fernando Afonso, tabelião do judicial em Lisboa
Aforamento, em três vidas, de umas casas sobradadas na rua da Salvagem, em Lisboa, pelo foro anual de quatro mil reais brancos. Localidade: Lisboa Sinal de tabelião: Sebastião [...], tabelião de Lisboa Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Aforamento, em três vidas, de uma vinha em Valada, chamada Baleia, termo de Santarém, pelo foro anual e pensão de um quarto de vinho e dois frangos, pela vindima. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Pero Fernandes, tabelião de el rei em Santarém e seu termo Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datado de 8 de maio de 1755, lavrado por José Carvalho da Silva, tabelião de Santarém.
Aforamento, em três vidas, de um olival abaixo de São Domingos dos Frades, em Santarém pelo foro anual de dez alqueires de azeite e duas galinhas. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: João Rodrigues, tabelião de el rei em Santarém e seu termo Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Aforamento, em três vidas, de quatro astins e meio de terra, no Campo de Toes, onde chamam a Pereira, pela renda e foro anual de cento e doze alqueires de pão meado. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Mem Rodrigues, escudeiro e tabelião de el rei em Santarém e seu termo Contém, no verso, um instrumento que acrescenta três galinhas à renda e foro anual, datado de 17 de julho de 1514. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Mem Rodrigues, escudeiro e tabelião de el rei em Santarém e seu termo Em anexo, os respetivos translados e capa com sumários, ambos datados de 6 de maio de 1781, lavrados por José Freire de Carvalho, tabelião de Santarém.
Aforamento, em três vidas, de três astins e meio de terra, no Campo de Toes, termo de Santarém pelo foro anual de setenta alqueires de pão meado e duas galinhas. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Mem Rodrigues, escudeiro e tabelião de el rei em Santarém e seu termo Em anexo, a respetiva transcrição e capa com sumário, não datado.
Aforamento, em três vidas, de quatro astins e meio de terra, no Campo da Golegã, onde chamam Campo de Toes, na Pereira, pelo foro anual de cento e doze alqueires de pão meado e três galinhas. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Sebastião Sardinha, escudeiro e tabelião de el rei em Santarém e seu termo Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datado de 6 de maio de 1781, lavrado por José Freire de Carvalho, tabelião de Santarém.
Aforamento, [em três vidas], de uma casa, na rua da Ferraria, na cidade de Lisboa, pelo foro anual de mil e duzentos reais com suas condições. Localidade: Lisboa Sinal de tabelião: Duarte Gomes, tabelião geral de el rei em Lisboa Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Venda de uma herdade em Sacarabotão, na Caneira, no Campo de Salvaterra de Magos, termo de Santarém, pelo preço de vinte maravedis. Localidade: Salvaterra de Magos, Santarém Sinal de tabelião: Pedro Julião, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva transcrição e capa com sumário, não datado.
Venda da metade dos bens de raiz que Domingas Martins tinha em Sacarabotão, termo de Santarém, pelo preço de cento e quarenta e nove maravedis. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Salvador Dias, tabelião de Santarém
Procuração para representar Diogo Gonçalves e sua mulher numa demanda com o Convento de Santa Clara de Santarém sobre um casal em Ponte Pedrinha, termo de Lisboa e pertença do dito Convento. Localidade: Lisboa Sinal de tabelião: Fernão Rodrigues, tabelião de el rei em Lisboa Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Aforamento em três vidas, de um casal, junto a Lagoalva, além do rio, pela renda anual de três moios e meio de pão meado e duas galinhas. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Fernão de Parga, escudeiro de el rei e tabelião em Santarém No verso: "casal da amendoeira [...]que hora se chama dos ledos".
Aforamento, em três vidas, de uma quinta em Sete Rios, na freguesia de Benfica, termo de Lisboa, pelo foro anual de dois mil e quinhentos reais brancos e quatro galinhas pretas. Localidade: Lisboa Sinal de tabelião: Domingos Reixe, escudeiro e escrivão de Lisboa Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Venda de uma cortinha, na Fonte do Laboureiro, em Santarém, pelo preço de cem maravedis. Localidade: Mogadouro Sinal de tabelião: Gomes Miguel, tabelião de el rei em Mogadouro Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Doação de todos os bens que Urraca Pelágio viesse a herdar por óbito de seus pais, situados em Santarém e seus termos, com a condição de sua mãe lhe dar, enquanto fosse viva, a quantia de cinquenta libras em moeda velha portuguesa, todos os anos pela Páscoa. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: João Domingos, tabelião de Santarém Carta partida em "ABC" Em anexo, respetiva capa com sumário, não datado. No documento o apelido Pelágio consta: Pelagii; No inventário publicado em 1993 consta: Pais
Quitação da quantia de sessenta libras em moeda antiga portuguesa. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Fernando João, tabelião de Santarém Carta partida em "ABC" Em anexo, respetiva capa com sumário, não datado.
Doação de um astim e meio de herdade, no Campo de Toes. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Lourenço Vasques, tabelião de el rei em Santarém Contém, no verso, a posse pelo Convento da dita herdade, datada de 28 de maio de 1414. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Lourenço Vasques, tabelião de el rei em Santarém Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datado de 8 de maio de 1755, lavrado por José Carvalho da Silva, tabelião de Santarém. No documento a datsa consta como "Era de" 1452.
Sentença que determinou que Afonso Anes pagasse ao Convento de Santa Clara de Santarém o quarto dos frutos de uma herdade em São Martinho, no termo de Santarém, que devia de sete anos. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: João Domingues, tabelião de el rei em Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado. No documento a data consta como "Era de" 1442.
Doação de treze astins de herdade no Campo de Toxi, termo de Santarém e sete astins a par do paço da Golegã. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Lopo Esteves, tabelião em Santarém Em anexo, o respetivo translado com sumário, datado de 4 de maio de 1781, lavrado por José Freire de Carvalho, tabelião de Santarém. No documento a data consta como "Era de" 1439.
Partilha dos bens que ficaram por óbito de Constança Peres do Casal em que Gomes Anes de Elvas era testamenteiro, com a descrição dos bens deixados pela dita Constança Peres ao dito Convento e à Abadia de Almoster. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Gil Domingues, tabelião de el rei em Santarém Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datado de 8 de maio de 1755, lavrado por José Carvalho da Silva, tabelião de Santarém. No documento a data consta como "Era de" 1436.
Escambo de umas casas na freguesia de Santa Maria de Marvila, acima do pelourinho, na vila de Santarém, por dois olivais em Valbom, termo da mesma vila. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Vasco Anes, tabelião de Santarém Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datado de 8 de maio de 1755, lavrado por José Carvalho da Silva, tabelião de Santarém. No documento a data consta como "Era de" 1429.
Venda de umas casas em Santarém, pelo preço de oitenta e cinco libras. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Rodrigo Sequeira, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado. No documento a data consta como "Era de" 1423.
Quitação da quantia de quarenta libras. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Gil Anes, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Quitação da quantia de trezentas e dez libras, onze soldos e quatro dinheiros. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Rodrigo Afonso, tabelião de el rei em Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Quitação de Lourenço Gonçalves a Constança Rodrigues de todas as dívidas deixadas por óbito de seu marido, Lourenço Martins de Bornes, à exceção da quantia de cinquenta libras que lhe seriam pagas no primeiro dia de São Martinho. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Gonçalo Afonso, tabelião de el rei em Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Aforamento perpétuo de uma herdade, vinha, casas e suas pertenças em Vila de Rei, termo de Santarém, pelo foro anual de quatro libras e meia, um alqueire de trigo para fogaça e um capão ou cinco soldos por ele. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Gonçalo Afonso, tabelião de el rei em Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Demitimento de um prazo, não mencionado, pertencente ao Convento de Santa Clara de Santarém em que foi primeira pessoa Lourenço Anes e segunda, sua mulher Inês Anes pelo foro de duzentos reais, uma galinha e dois frangos. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Pero Vaz, tabelião de el rei em Santarém e seu termo Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datado de 8 de maio de 1755, lavrado por José Carvalho da Silva, tabelião de Santarém.
Aforamento de dois olivais, um além da horta da Pepia e outro a caminho do Feijoal, termo de Santarém, pelo foro anual de três alqueires e meio de azeite e uma galinha. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Pero Vaz, tabelião de el rei em Santarém e seu termo Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado. Data incompleta dada a deterioração do pergaminho, no topo, impedindo a leitura segura da data em que o documento foi emitido. No documento a data consta: "[...] de majo [...]" No inventário publicado em 1993 consta o ano: 1464
Compra de umas casas na freguesia de São João da Praça, em Lisboa, pelo preço de quinze mil reais brancos. Localidade: Lisboa Sinal de tabelião: Fernão Rodrigues, tabelião de el rei em Lisboa Contém, no reto: 2 de junho de 1478 Instrumento de posse Localidade: Lisboa Sinal de tabelião: Fernão Rodrigues, tabelião de el rei em Lisboa Contém, no verso: 1) 2 de dezembro de 1478 Instrumento de conhecimento de três mil reais brancos. Localidade: Lisboa Sinal de tabelião: Fernão Rodrigues, tabelião de el rei em Lisboa 2) 6 de maio de 1479 Instrumento de conhecimento de mil reais brancos. Localidade: Lisboa Sinal de Tabelião: André Afonso, vassalo de el rei e seu tabelião 3) 2 de abril de 1482 Instrumento de conhecimento de quatro mil e vinte seis reais brancos pagos a Catalina Costa, herdeira por óbito de Beatriz Martins. Localidade: Lisboa Sinal de Tabelião: André Afonso, vassalo de el rei e seu tabelião Em anexo, a respetiva transcrição e capa com sumário, não datado.
Venda de quatro astins de terra na Ponte de Alpiarça, termo de Santarém, que parte com terra de Santa Maria de Marvila, pela quantia de doze mil e quinhentos reais brancos. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Álvaro Dias, escrivão na corte de el rei e notário geral Contém, junto, a quitação da quantia de doze mil e quinhentos reais brancos, datada de 14 de agosto de 1476. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Álvaro Dias, escrivão na corte de el rei e notário geral Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Demitimento de um olival em Valbom, em Santarém, pertencente ao Convento de Santa Clara de Santarém com o foro anual de cinquenta reais e uma galinha. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Antão Gonçalves Correia, tabelião de el rei em Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Dote para o casamento de Isabel Dias com João Álvares constituído por uma vinha no termo de Santarém. Localidade: Almada Sinal de tabelião: João Loução, tabelião da infanta dona Isabel, em Almada Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Dote para o casamento de Leonor Eanes com João de Olivença, escudeiro, constituído por umas casas com quintal no Pereiro, na vila de Santarém, uma herdade de pão em Porto de Muge, termo de Santarém e um olival em Poço do Reto, em Santarém. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Álvaro Dias, escrivão na corte de el rei e notário geral Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Aforamento, em uma vida, de doze astins no Campo de Toxe, à Pereira, sete astins, no dito Campo, nos Arabis e nove astins, dos quais sete, nos Monteiros e dois, nos Rossios, pela renda e foro anual de sete moios de pão meado, por dia de Santa Maria de agosto, duas marrãs "de senhos anos", duas galinhas e dois capões, por dia de Natal. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Pero Vaz, tabelião de el rei em Santarém e seu termo Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datado de 4 de maio de 1781, lavrado por José Freire de Carvalho, tabelião de Santarém.
Doação do direito sobre os moinhos da rainha, situados na Ribeira de Cabanas, termo de Santarém. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Pero Álvares, tabelião de el rei em Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado. No documento consta "Era de" 1459.
Aforamento de uma casa térrea com uma azinhaga, na freguesia de Santa Maria de Marvila, em Santarém, pelo foro e pensão anual de cento e cinquenta reais brancos. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: João Esteves, tabelião em Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Doação de todos os herdamentos, casas e demais bens do Convento de Santa Clara de Santarém que João Eanes Salgado tinha em Moura e seu termo. Localidade: Lisboa Sinal de tabelião: Domingos Martins, tabelião de Lisboa Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado. Data incompleta dada a deterioração do pergaminho, no topo, impedindo a leitura segura do ano em que o documento foi emitido. No documento a data consta como "Era de mil trezentos e sataenta e [...] anos".
Aforamento, em uma vida, de uma herdade de quinze astins e meio de terra de pão e de um talho, no Campo da Golegã, termo de Santarém, pelo foro anual de seis moios de pão meado e quatro pedras de linho alcaneve gramado, por Santa Maria de agosto e um porco de dois anos e dois capões, por Natal. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Álvaro Rodrigues, tabelião de el rei em Santarém Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datado de 4 de maio de 1781, lavrado por José Freire de Carvalho, tabelião de Santarém.
Venda de toda a terça parte dos bens móveis e de raíz de dona Maria à exceção da terça das casas de morada que era de sua filha, Urraca Anes, pelo preço de oitocentas libras. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Estêvão Vicente, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Embargo da execução nos bens de João Domingues para pagamento a Maria Esteves, religiosa do Convento de Santa Clara de Santarém, pelo facto de se mostrar serem propriedade de Constança Peres. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Estêvão Domingues, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Arrendamento de uma quinta em Ariel, termo de Santarém, que tinham vendido a Maria Domingues, mãe de Miguel Domingues, com todas as suas herdades e direitos pela renda de oito medidas de pão meado, metade trigo e metade cevada. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Domingos João, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado. No documento o nome Ordonhez consta: Ordonez e Ordez; No sumário consta: Ordez; No inventário publicado em 1993 consta: Ordonhez.
Venda de uma quinta, além do rio, no lugar de Ariel, termo de Santarém, pelo preço de mil libras. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Domingos João, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado. O nome Ordonhez consta no documento e sumário como Ordonez.
Obrigação de pagamento da quantia de setecentas libras. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: João Martins, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Dote para casamento de Isabel Aguiar com Fernão de Avelar constituído por um olival, além da fonte da Junqueira, termo de Santarém, e umas casas com seu quintal na rua direita. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Pero Vaz, tabelião de el rei em Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Escambo de uma herdade que Maria Martins tinha no lugar de Paradela e uma casa no Lumiar, tudo no termo de Lisboa, por um casal situado em Vale de Figueira, no termo de Santarém e uma casa à Porta de Atamarma, na vila de Santarém. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Francisco Martins, tabelião de Santarém Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datado de 8 de maio de 1755, lavrado por José Carvalho da Silva, tabelião de Santarém.
Venda de um olival, chamado Cabeça do Jardim, no termo de Santarém, pelo preço de cinquenta e cinco soldos. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Salvador Dias, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Escambo de todos os bens, possessões e herdamentos que Estevainha Lourenço possuía em Arraiolos, Évora, Beja e seus termos e mais mil libras por todos os herdamentos que seu irmão, Gil Lourenço, possuía em Santarém. Localidade: Évora Sinal de tabelião: Durão Martins, tabelião de Évora Carta partida em "ABC" Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Posse por mandado de Vicente Bernardo de todos os direitos que Sancha Martins, filha de Martim de Coruche, tinha numa quinta no termo de Santarém, junto a Moçarria, e numa casa na mesma vila, em Pombal de Montirás, com seu olival e forno de cal. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: João Gonçalves, tabelião de Santarém Em anexo, respetivo translado e capa com sumário, datado de 6 de março de 1781, lavrado por José Freire de Carvalho, tabelião de Santarém.
Avença e amigável composição relativamente a todas as demandas que havia entre Sancha Garcia e seu irmão, Rui Garcia. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: João Sobrinho, tabelião de Santarém Contém, junto, com a mesma data, doação de Sancha Garcia, filha de Garcia Martins do Casal, a seu tio, João Martins, de todos os bens e herdamentos que herdasse de seu pai com a condição destes serem vendidos caso não pudesse pagar a seu irmão as mil libras que lhe devia até ao dia de Santa Maria de agosto e, deste modo, pagar a sua dívida. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: João Sobrinho, tabelião de Santarém
Aforamento de três astins e meio de terra no Campo de Toes, termo de Santarém, pelo foro anual de setenta alqueires de pão meado e duas galinhas. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Bartolomeu Dias, escudeiro de el rei e tabelião em Santarém Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datado de 13 de janeiro de 1781, lavrado por José Freire de Carvalho, tabelião de Santarém.
Avença relativa à passagem de água duma herdade de Pedro Afonso para outra do Convento de Santa Clara, chamada Curutelo, termo de Santarém. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: João Fernandes, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Fronta para cumprimento de uma carta de obrigação e duas de execução nos bens de João Afonso de Benavente e de sua mulher, Margarida Lourenço. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: João Afonso, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Pregão sobre o bagaço de olivas que Senhorinha Esteves tinha no lagar de Catelina Tosse. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Martim Gomes, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Quitação do que Álvaro Esteves, tabelião de Santarém, devia ao Convento de Santa Clara de Santarém por diversas demandas em que tinha servido de procurador. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Álvaro Esteves, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Venda de todas as herdades e reguengos pertencentes ao Convento de Santa Clara de Santarém que ficaram por óbito de dona Maria Esteves, religiosa do mesmo, situados na vila de Santarém e seu termo pela quantia de mil libras. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: João Fernandes, tabelião em Santarém Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datada de 12 de maio de 1781, lavrado por José Freire de Carvalho, tabelião de Santarém.
Composição relativamente a umas demandas sobre os bens que ficaram por óbito de João Martins do Casal, pai de Aldonça Anes e de Constança Anes, religiosas do Convento de Santa Clara de Santarém. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Gonçalo Afonso, tabelião de el rei em Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Aforamento de um casal em Rio Maior, pelo foro anual de sete libras. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Afonso Domingos, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Bens móveis que ficaram a Maria Esteves por óbito de seu pai, Estêvão Anes, constando de casas, vinhas, quintas, servos e gados nos termos de Lisboa, Santarém e Óbidos. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Lourenço Anes, tabelião de Santarém Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datada de 12 de março de 1781, lavrada por José Freire de Carvalho, tabelião de Santarém.
Quitação da quantia de mil libras repartidas em duas partes para Sancha Garcia do Casal e seus irmãos, mandado entregar através dos alvazis, em cumprimentos de disposições testamentárias de sua mãe, dona Maria, mulher que foi de Garcia Martins do Casal. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Vasco Rodrigues, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Aforamento de uma vinha e charneca, em Vale de Mouro, termo de Almada, pelo foro anual de dez soldos e o quarto dos frutos. Localidade: Almada Sinal de tabelião: Gil Anes, tabelião de Almada. Carta partida em "ABC" Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datada de 8 de maio de 1755, lavrado por José Carvalho da Silva, tabelião de Santarém.
Obrigação da quantia de cento e dez libras, para que Clara Anes pudesse professar no Convento de Santa Clara de Santarém. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: João Afonso, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Sobre bens e heranças em Azoia, Santarém que foram de Soeiro Mendes, de Santarém e de sua mulher Maria Peres e sobre entrega de casamento que houve Roi Mendes, das Frieiras com Teresa Soares, já falecida, a qual entrega fizeram os filhos desse Roi Mendes, Constança Rodrigues, Lourenço Rodrigues e Berengueira Rodrigues, a Maria Pais, mulher de Pedro Soares e a seus filhos, Maria Peres, Soeiro e Afonso, a Dórdia Martins, filha de Martim Mendes da Silveira e de Mor Soares, e a Maria Lourenço, mulher que foi de Martim Mendes da Silveira e seus filhos, e a todos os filhos de Martim Mendes da Silveira. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: 2 sinais; Domingos Martins, tabelião de el rei em Santarém Em anexo, o respetivo translado, datado de 13 de janeiro de 1781, lavrado por José Freire de Carvalho, tabelião de Santarém.
Compra de uma morada de casas em Lisboa, na Rua Direita da Cutelaria, junto a Santa Justa, pelo preço de sessenta mil reais a descontar nos oitenta e quatro mil e duzentos e vinte e cinco reais que deviam Caterina da Alemanha e seus filhos menores ao Convento de Santa Clara de Santarém. Localidade: Lisboa Sinal de tabelião: Crisóstomo Dias, tabelião geral de el rei em Lisboa Contém, junto, respetiva posse datada de 9 de maio de 1524. Localidade: Lisboa Sinal de tabelião: Crisóstomo Dias, tabelião geral de el rei em Lisboa Em anexo, as respetivas transcrições e capa com sumários, não datados.
Aforamento, em três vidas, de umas courelas nos esparagais da Azinhaga, pelo foro anual de dois moios de pão meado e duas galinhas. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Pero Vaz, tabelião de el rei em Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado. Data em dúvida, dada a deterioração do pergaminho impedindo a leitura segura do ano em que o documento foi emitido.
Aforamento, em três vidas, de um casal, em Cinco Outeiros, no termo de Santarém, com suas terras, horta e duas courelas de terra pelo foro anual de cento e dez alqueires de trigo macho, por Santa Maria de agosto, duas galinhas, um alqueire de azeite e duas dúzias de ovos, pelo Natal. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Manuel Fernandes Em anexo, respetivo translado e capa com sumário, datado de 12 de fevereiro de 1781, lavrado por José Freire de Carvalho, tabelião de Santarém.
Venda de um casal que o Convento de Santa Clara de Santarém tinha encabeçado, onde chamam Ponte Pedrinha, termo de Lisboa, pela quantia de sessenta mil reais brancos. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Álvaro Rodrigues, tabelião de el rei em Santarém Contém, junto, licença do mestre Fernando de Figueiredo à abadessa do Convento de Santa Clara para vender o dito casal à viúva de Moussem Palaçano, datada de 12 de outubro de 1487. Localidade: Sem menção. Sinal: Frei Fernando de Figueiredo, vigário e comissário Contém, junto, a posse do dito casal, datada de 10 de janeiro de 1488. Localidade: Lisboa. Sinal de tabelião: Luís Vaz, notário da Casa do Cível. Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.
Partilha de casas na rua de Santo Estêvão, da vila de Santarém que ficaram, por óbito de Pero Esteves do Casal, sogro de Gomes Eanes e pai de Teresa Peres e Constança Peres, representada pelo seu tutor, Gonçalo Esteves do Casal. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Vasco Martins, tabelião de Santarém Em anexo, o respetivo translado e capa com sumário, datada de 7 de maio de 1755, lavrado por José Carvalho da Silva, tabelião de Santarém.
Aforamento perpétuo de quatro astins de herdade, em Valada, uma vinha e oliveiras à Ponte Nova, também em Valada, e um olival em Monte de Corvos, tudo no termo de Santarém, pelo foro anual de quarenta libras no primeiro ano e de quarenta libras nos seguintes. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Estêvão Vicente, tabelião de Santarém
Concessão de passagem a Lourenço Lobo, mercador, dos seus criados e animais pelo caminho que ia pela abegoaria de Gil Ordonhez. Localidade: Santarém Sinal de tabelião: Miguel Martins, tabelião de Santarém Em anexo, a respetiva capa com sumário, não datado.