Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
22 records were found.
Série constituida pelos processos de primeiras inscrições de jogadores das diferentes modalidades de futebol (futebol de 11, futebol de 7, futebol de 5, futsal), masculinos e/ou femininos.
Os documentos estão organizados por clube desportivo, e podem abarcar mais do que uma época desportiva.
Estas inscrições podem ocorrer desde o início das épocas desportivas até normalmente finais de fevereiro do ano seguinte, e são compostas por: relação de jogadores a inscrever; boletim de 1ª inscrição; verbete de exame médico desportivo e fotografia.
Série constituída por fotografias, tipo passe, a preto e branco e a cores.
Série constituída pelos processos de revalidação de inscrição de jogadores profissionais.
Os documentos estão organizados por clube desportivo.
Os clubes e os seus jogadores podem em qualquer altura da época revalidar a inscrição. As revalidações das inscrições de jogadores profissionais podem ser acordadas por uma ou mais épocas desportivas.
Os processos incluem: relação das inscrições a revalidar, ficha de revalidação individual do profissional, verbete de exame médico desportivo, fotocópia de BI, ou do passaporte se for jogador estrangeiro.
Série constituída pelos processos de transferências de jogadores das diferentes modalidades de futebol (futebol de 11, futebol de 7, futebol de 5, futsal), masculinos e/ou femininos, efetuadas entre clubes da Associação de Futebol de Setúbal e/ou clubes de outras Associações.
Os documentos estão organizados por clube desportivo, e podem abarcar mais do que uma época desportiva.
Com ligeiras variações de ano para ano, as transferências de jogadores podem ser realizadas normalmente entre o início da época desportiva (1 de julho) até 24 de fevereiro do ano seguinte, sendo a validade variável, consoante o acordo entre o clube e jogadores.
Cada processo de transferência é em regra composto por: relação de jogadores a transferir, boletim individual de inscrição com transferência, verbete de exame médico, feito pelos técnicos da medicina desportiva, carta de desvinculação ou dispensa passada pelo clube onde o jogador estava inscrito inicialmente, fotografia.
Série constituída pelos processos de rescisões de contratos entre clubes e jogadores, quer por mútuo acordo quer litigiosas.
Os processos estão organizados por clube e época desportiva. Contém os pedidos de registo enviados pelas partes à federação e declarações assinadas por ambas as partes, com assinaturas reconhecidas notarialmente.
Série constituída pelos processos de revalidação de inscrições de jogadores amadores das diferentes modalidades de futebol (futebol de 11, futebol de 7, futsal), masculinos e/ou femininos.
Os clubes podem, em qualquer altura da época desportiva, em resultado de novos acordos com os seus jogadores, revalidar as inscrições junto da Associação de Futebol de Setúbal.
Os documentos estão organizados por clube desportivo, e podem abarcar mais do que uma época desportiva.
Os processos são compostos por: relação de jogadores a inscrever; ficha de revalidação de inscrições de amadores, verbete de exame médico desportivo, fotocópia de BI.
Série constituída pelos canhotos dos livros de guias de devolução de cartões, em que se passa o documento comprovativo da entrega dos mesmos aos respetivos clubes.
A inscrição de jogadores, dirigentes e outros intervenientes no desporto nas várias modalidades desportivas, obriga à passagem de cartão identificativo pela respetiva Associação. Estes cartões são de apresentação obrigatória nos eventos desportivos. Nos atos de indisciplina, ou outros, de jogadores e dirigentes pode levar os árbitros a reter os cartões, os quais só serão devolvidos pela Associação aos clubes depois dos esclarecimentos ou cumprida a sânção/castigo aplicados, se for esse o caso.
Série constituída pelos atestados médicos passados pelos médicos da medicina desportiva.
O processo de inscrição de jogadores nas várias modalidades desportivas obriga o interessado à demonstração de capacidade e robustez física para a modalidade que pretende praticar, tendo por isso de apresentar atestado médico comprovativo.
Série constituída pela documentação enviada pelos clubes desportivos à Associação de Futebol de Setúbal, com informação relativa aos médicos que prestam apoio aos jogadores dos respetivos clubes.
Inclui pedidos de reconhecimento de assinaturas, informação sobre o médico do clube, fotocópias da carteira profissional e do bilhete de identidade dos médicos.
A participação dos clubes e jogadores nas várias modalidades desportivas, obriga os clubes a apresentar um clínico que acompanhe a atividade desportiva do mesmo.
Série constituída pelos recibos de devolução de exames médicos que são entregues pela Associação de Futebol de Setúbal aos clubes seus associados.
O processo de inscrição de jogadores na modalidade desportiva de futebol nas suas várias vertentes, obriga o interessado à demonstração de capacidade e robustez física, tendo por isso de apresentar exames médicos comprovativos.
Série constituída pelos processos de transferência de jogadores profissionais entre clubes.
A transferência efetua-se com o acordo dos clubes, jogadores e o aval da Federação de Futebol do país do jogador a transferir, obrigando à celebração de um contrato de trabalho, reconhecido notarialmente. As transferências têm duas fases em cada época desportiva, normalmente entre o dia 1 de julho e 16 de setembro, e depois entre 2 e 31 de janeiro do ano civil seguinte.
Os documentos estão organizados por clube desportivo contratante, e podem abarcar mais do que uma época desportiva.
Os processos são compostos por: contrato de trabalho, comunicações entre a Associação de Futebol a que o clube pertence e a Federação de Futebol, exame médico desportivo e fotocópia do passaporte se for um jogador estrangeiro.
Série constituída pelos processos de transferência de jogadores a nível internacional, sejam jogadores portugueses transferidos para clubes estrangeiros, sejam jogadores estrangeiros transferidos para clubes portugueses.
O processo é conduzido pelos clubes, pelos jogadores ou por ambos, com o aval das respetivas federações.
Os documentos estão organizados por clube desportivo, e podem abarcar mais do que uma época desportiva.
Os processos são compostos por: correspondência entre clubes e federações, certificado internacional de transferência, boletim de inscrição de transferência internacional, exame médico, fotocópia do passaporte e, por vezes, curriculum desportivo.
Série composta por cópias de contratos de trabalho de jogadores profissionais de diversos clubes e respetivas alterações.
Inclui comunicações dos clubes à Associação de Futebol de Setúbal, em que são enviados os contratos de trabalho, e as comunicações da Associação à Federação Portuguesa de Futebol.
Série constituída pelos processos de anulação ou desistência de inscrições de clubes ou jogadores.
Os clubes e os jogadores amadores podem a qualquer momento solicitar a anulação de inscrições na Associação de Futebol de Setúbal, assim como esta pode devolver, por razões várias, os mesmos pedidos de inscrição aos clubes.
Os documentos estão organizados por clube desportivo.
Do processo consta normalmente: envio do pedido de desistência ou anulação que o clube faz à Associação com as justificações adequadas a cada uma das situações e devolução do cartão de jogador, se for o caso. Se for um jogador profissional a Associação fará o envio do mesmo para a Federação Portuguesa de Futebol.
Série constituída pelos processos de convocatórias de jogadores pelas suas federações para jogos das respetivas seleções nacionais.
A cedência de jogadores à seleção do seu país é obrigatória por parte dos clubes, e o incumprimento desta obrigação pode levar a punições pecuníarias e desportivas.
As convocatórias dos jogadores a jogarem em clubes estrangeiros, são feitas entre as federações dos diferentes países, que depois oficializam aos clubes dos jogadores selecionados.
Os processos são compostos pelos pedidos oficiais das federações, onde constam o nome do jogador, a data em que deve ser cedido e a data em que será libertado dos compromissos da seleção.
Série constituída pelos processos de cedências ou trocas temporárias de jogadors entre clubes.
Os documentos estão organizados por clube que cede os jogadores.
Os processos incluem comunicações entre a Associação de Futebol de Setúbal e a Federação Portuguesa de Futebol e o contrato de cedência entre clubes e jogador.
Série constituída pelos processos de inscrições de jogadores ainda não concluídas por falta de documentação obrigatória.
O jogador só tem autorização para jogar em representação de um clube de futebol, quando a inscrição é considerada concluída, sendo-lhe passada a respetiva licença.
Série constituída pelas cartas de dispensa de jogadores pelos seus clubes.
A dispensa de jogadores obriga os clubes à passagem de uma carta de dispensa, na qual, os jogadores são desobrigados dos seus deveres para com o clube, e cuja comunicação tem que ser feita à respetiva associação de futebol.
Série constituída por livros de registos de participações dos clubes nos diversos campeonatos taças e torneios.
Série constituída pelas de exames médicos desportivos, solicitados pela Associação de Futebol de Setúbal aos centros de medicina desportiva. Os exames médicos são realizados pelos jogadores quando iniciam uma modalidade, ou pelos jogadores cujos exames médicos tenham atingido o limite de validade.
Série constituída por relações de transferências de jogadores amadores de futebol de cinco, enviadas à Federação Portuguesa de Futebol, pela Associação de Futebol de Setúbal.
Série constituída por registos de transferências de jogadores, autorizadas por despacho da Federação Portuguesa de Futebol.