Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

40 records were found.

Testamento de D. Elvira Madalena de Figueiredo. Treslado do original datado de 26 de novembro de 1731.
Documentos relativos à capela de Manuel de Amaral e Inês Dias.
Escritura de contrato celebrada entre o convento de S. Paulo e a confraria de Nossa Senhora do Carmo. Inclui licença do geral da Ordem, dada em Vila Viçosa, em 23 de julho de 1724.
Documentos relativos ao processo de redução de missas a que o convento de S. Paulo estava obrigado. Insere petição do convento, indulto de graça de redução, do delegado apostólico, beneplácito do príncipe regente e [breve de redução?].
Declaração de renúncia de todos os bens que lhe pudessem vir a caber por herança que fez frei José Maria de Figueiredo a favor de seu tio, frei Luís da Anunciada.
Treslado de escritura de venda de umas casas na Rua de Alcamim que venderam os padres do Colégio de S. Tiago de Elvas, da Companhia de Jesus, a Domingos Rodrigues, por preço de 120.000 rs.
Documentos relativos à denúncia para a Coroa da capela instituída por Joana Pereira.
Escritura de arrendamento de um chão com suas oliveiras, no sítio da Fonte Santa, que fizeram os religiosos de S. Paulo a António Afonso por 5.500 rs. anuais.
Treslado de licença para instituição de uma capela no convento de S. Paulo de Elvas concedida pelo capítulo geral da Ordem, reunido no convento da Serra d`Ossa em 24 de maio de 1722, a Tomé da Silva, mestre de obras de alvenaria e sua mulher, Maria Gomes. Os instituidores vincularam para o efeito 600.000 rs. em dinheiro e uma morada de casas na Rua de Diogo Amado, em Elvas.
Escritura de trespasse de uma vinha, foreira ao convento de S. Paulo em 1.800 rs. anuais, que Inácia Maria fez a Manuel da Silva Monteiro, ourives de ouro.
Treslado da escritura de empréstimo de 150.000 rs. ao juro de 5% que fez António José Ferreira dos Anjos aos religiosos de S. Paulo. Inclui recibo do pagamento de juros e capital.
Treslado da escritura de empréstimo de 150.000 rs. ao juro de 5% que fez a Ordem Terceira de S. Francisco aos religiosos de S. Paulo. Inclui recibo do pagamento de juros e capital.
Treslado da escritura de empréstimo de 200.000 rs. ao juro de 5% que fez a Ordem Terceira de S. Francisco aos religiosos de S. Paulo. Inclui recibo do pagamento de juros e capital.
Treslado da escritura de empréstimo de 150.000 rs. ao juro de 6,25% que fez o doutor Manuel Martins Falcato aos religiosos de S. Paulo. Inclui recibos do pagamento de juros e capital.
Treslado da escritura de empréstimo de 150.000 rs. ao juro de 5% que fizeram os administradores da capela do doutor Manuel Rodrigues Pais à comunidade de S. Paulo. Inclui recibos do pagamento de juros e capital
Treslado da escritura de empréstimo de 100.000 rs. ao juro de 6,25% que fez o prior da igreja de Santa Maria da Alcáçova, frei Manuel Rodrigues Pinheiro, aos religiosos do convento de S. Paulo. Inclui recibos do pagamento de juros e capital.
Sentença de folha de partilhas por morte de Isabel Dias, casada em primeiras núpcias com Manuel Rodrigues Sargaço, pais do reverendo frei Pedro da Anunciação, religioso do convento de S. Paulo.
Petição dos padres de S. Paulo e provisão de D. Filipe IV relativas ao sino que os religiosos trouxeram da igreja de S. Sebastião para o convento novo.
Carta de Rui Dias de Meneses acusando a receção no juízo das confirmações de um um alvará de D. Duarte, dado em Santarém em 26 de fevereiro de 1434 , concedendo ao convento de S. Paulo de Elvas os mesmos privilégios concedidos ao convento da Serra d`Ossa, para efeito de serem confirmados pelo rei.
Escritura de contrato e quitação da quantia de 250.000 rs. para professar no convento de S. Paulo de Elvas o noviço frei António, filho do desembargador Bento Dias Panasco, morador em Vila Viçosa.
Carta de Damião Dias de Meneses acusando a receção no juízo das confirmações de um pergaminho contendo um alvará de D. Afonso V, dado em Santarém em 27 de fevereiro de 1434 [sic], concedendo ao convento de S. Paulo de Elvas os mesmos privilégios concedidos ao convento da Serra d`Ossa, para efeito de serem confirmados pelo rei.
Escritura de arrendamento da Herdade de Chaves pela renda de 1,5 moios de trigo , 45 alqueires de cevada e 12 queijos de ovelha que fizeram os religiosos de S. Paulo a João Martins das Torres.
Treslado de escritura de arrendamento de uma fazenda denominada do Gravim que fez o convento de S. Paulo a Domingos Reboxo, por tempo de três anos, pela renda de 36.000 rs. anuais.
Escritura de venda de um chão junto ao rossio de Elvas que venderam Miguel Fernandes e sua mulher, Isabel Álvares, ao convento de S. Paulo por preço de 70.000 rs. brancos.
Cópia de uma sentença que se deu nuns autos em que foi autor Jorge Pereira Pegado e réu Fernão Pegado Pereira, seu irmão, casado com Mécia Colaço, filhos de Rui Pegado Mesurado, sobre um foro de 30 alqueires de trigo imposto na Herdade das Arengosas, nos termos de Juromenha e Vila Viçosa. Treslado do original datado de 9 de março de 1598.
Cópia de cópia de uma sentença que se deu nuns autos em que foi autor Jorge Pereira Pegado e réu Fernão Pegado Pereira, seu irmão, casado com Mécia Colaço, filhos de Rui Pegado Mesurado, sobre um foro de 30 alqueires de trigo imposto na Herdade das Arengosas, nos termos de Juromenha e Vila Viçosa.
Autos de tomada de contas das obrigações das capelas pelo provedor da comarca
Certidão atestando a ocupação dos dormitórios e de parte das celas do convento de S. Paulo pelo hospital militar, entre outubro de 1808 e o fim de janeiro de 1809.
Escrito de empréstimo de 50.000 rs. ao juro de 6,25% que feza senhora Maria Josefa da Costa, de Loulé, por seu procurador frei Francisco de Santa Rita, ao convento de S. Paulo de Elvas. Insere nota de pagamento de juros e capital.
Procuração passada pelo convento de S. Paulo a frei Manuel de Santa Teresa para poder contrair um empréstimo de 300.000 rs. a Manuel Rodrigues de Ataíde, vedor geral de Artilharia da província do Alentejo.
Quitação da quantia de 50.000 rs. e respetivos juros que deram as religiosas do convento de Santa Clara de Elvas a frei Luís da Anunciada.
Distrate da quantia de 66.525 rs. de um empréstimo que tomaram os religiosos de S. Paulo à capela de Manuel de Oliveira cigano
Justificação de testemunhas que se perguntaram no juízo do geral de Elvas a favor de João Mendes Soares relativamente ao pagamento de 6.000 rs. que o mesmo entregara ao padre frei Luís da Anunciação. Treslado do original datado de 7 de agosto de 1743.
Alvará de D. Afonso VI ordenando ao juiz de fora de Elvas que medisse, demarcasse e tombasse os bens, terras, censos, foros e pensões pertencentes ao convento de S. Paulo, em virtude de muitos desses bens andarem sonegados. Insere petição dos religiosos.
Sumário de testemunhas para fazer prova que o convento de S. Paulo, extramuros da cidade, tinha sido demolido por Ordem e mandado das chefias militares da praça durante o cerco posto à cidade, em 1658. Inclui petição dos religiosos.
Atestado da ocupação de oito armazens do convento de S. Paulo pelo exército que aí instalou o hospital militar e outros serviços desde o dia 31 de outubro de 1807.
Documentos relativos aos bens da capela de S. Jorge erigida pelos militares no convento de S. Paulo, com dinheiros provenientes das presas feitas em Castela.
Escritura de contrato de sociedade para exploração do lagar no sítio do Porto, celebrado entre o convento de S. Paulo e Joaquim José, lavrador da Herdade de Rui de Abreu. Treslado do original datado de 12 de junho de 1820.
Treslado da sentença de adjudicação de duas moradas de casas no Largo dos Terceiros, números 10 e 11, que serviam de hipoteca do capital de 78.800 rs. emprestado pelo convento de S. Paulo a Francisca Luísa, ao juro de 5% ao ano.