Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

54 records were found.

Carta de sentença e arrematação extraída de uns autos em que foi autor João de Gusmão, administrador da comenda de Loulé, contra João de Sousa Machado, fiador de Manuel Ribeiro, alfaiate e rendeiro dos dízimos da dita comenda, por dívida de 51.176 rs. em que foi penhorada uma courela na Campina de Cima.
Escritura de distrate de 1 moio de trigo de foro na Herdade dos Mosqueiros que fizeram os religiosos de S. Paulo a Estêvão Pegado de Valadares por 130.000 rs. O moio de trigo fora comprado pelo padre Baltasar Silveira de Castelo Branco, tio do vendedor, a Maria de Brito.
Sentença de posse que tomaram os religiosos do convento de S. Paulo das propriedades pertencentes à capela instituída por Domingos Fernandes Gravim e sua mulher, Antónia Rodrigues. Treslado do original datado de 4 de dezembro de 1723.
Escritura de venda de uma tapada, foreira ao convento de S. Paulo em 10 alqueires de trigo, que fizeram o capitão Francisco de Melo Pereira e sua mulher, D. Maria Xavier Narcisa de Ataíde, a João Gonçalves Pires por preço de 55.200 rs. Treslado do original datado de 26 de dezembro de 1793.
Sentença de folha de partilha do reverendo padre geral e mais religiosos da Ordem de S. Paulo Primeiro Ermitão dos bens que lhe couberam por morte de D. Maria da Silva mulher que foi de Francisco Pereira de Negreiros e sobrinha do padre frei João de Pina, da dita Ordem.
Certidão dos bens de raiz que se apartaram para a terça no inventário que se fez por morte de Maria de Brito, mãe de frei João de Pina e dos bens que se apartaram para a terça no inventário e partilhas que se fizeram de D. Mariana da Silva, mulher de Francisco Pereira de Negreiros, passada a requerimento de D. Francisca Maria Corte Real, religiosa do convento de Odivelas.
Petição do convento de S. Paulo para poder comprar à sua Ordem três moios de trigo de renda que esta tinha na Herdade dos Mosqueiros, por preço de 600.000 rs. Inclui despacho favorável.
Escritura de venda de uma courela de terra de pão no sítio da Campina de Cima, pensionária ao convento de Nossa Senhora dos Pobres [de Tavira?] que fizeram o alferes Pedro de Castelo Branco e sua mulher a João de Gusmão, administrador da comenda de Loulé, por preço de 10.000 rs. Treslado do original datado de 25 de maio de 1718.
Escritura de dote que Beatriz Pereira, Mécia de Barbuda e Tomé Soares, moradores na cidade de Elvas, fizeram a Bento Pereira, cavaleiro fidalgo, seu sobrinho, para casar com Leonor de Barbuda, filha de Pero Vaz Sardinha e de Isabel Soares de Barbuda.
Carta de arrematação de uma courela de terra de pão no sítio da Campina, tirada para pagamento de dívidas do inventário por morte do licenciado António da Costa de Andrade, que arrematou João de Gusmão por preço de 9.000 rs.
Escritura de compra de 1 moio de trigo dum foro na Herdade dos Mosqueiros que comprou o padre Belchior Cerveira, prior da igreja de S. Salvador, a Maria de Brito, viúva de Soeiro de Pina, por preço de 130.000 rs.
Escritura de compra de 1 moio de trigo anafil dum foro na Herdade dos Mosqueiros que comprou o padre Belchior Cerveira de Castelo Branco, prior da igreja do Salvador a André Martins das Cabras e sua mulher, Isabel de Azevedo, por preço de 100.000 rs. O foro tinha sido comprado pelo vendedor a Maria de Brito, viúva de Soeiro de Pina da Gama.
Escritura de compra de 1 moio de trigo dum foro na Herdade dos Mosqueiros que comprou o padre Belchior Cerveira de Castelo Branco a Mem Rodrigues de Abreu e sua mulher, D. Constança, por preço de 130.000 rs. O foro tinha sido comprado pelo vendedor a Maria de Brito, viúva de Soeiro de Pina da Gama.
Escritura de compra de 2 moios de trigo anafil dum foro na Herdade dos Mosqueiros que compraram Mem Rodrigues de Abreu e sua mulher, D. Constança, a Maria de Brito, viúva de Soeiro de Pina da Gama, por preço de 260.000 rs.
Carta de sentença tirada de uns autos de petição de André Martins das Cabras sobre a venda de um moio de trigo dum foro na Herdade dos Mosqueiros que tinha feito ao padre Belchior Cerveira de Castelo Branco.
Escritura de distrate de um moio de trigo de foro na Herdade dos Mosqueiros que fez o padre reitor do convento de S. Paulo a Estêvão Pegado de Valadares, por preço de 130.000 rs.
Petição dos religiosos de S. Paulo incluindo verba do testamento de Joana Pereira por que lhes ficou a Herdade de Redemoinhos e auto de posse da mesma herdade datado de 6 de junho de 1596.
Escritura de distrate de 30 alqueires de trigo dum foro na Herdade da Fonte Branca que fizeram os religiosos de S. Paulo a Filipa Duarte, viúva de Manuel Nunes Reimão, por preço de 40.000 rs. Metade da herdade pertencia ao convento de S. Paulo e a outra metade a Maria Freire de Mendonça, casada com Nicolau Pinto Pereira, anteriormente casado com Beatriz de Baião que a vinculara.
Escritura de compra da Quinta das Longas, foreira ao convento de S. Paulo em 30.000 rs. que comprou o capitão Francisco José Gonçalves ao padre Venâncio José de Carvalho por preço de 6.400$000 rs. Treslado do original datado de 9 de outubro de 1805.
Escritura de compra da herdade e horta da Provença, foreira ao convento de S. Paulo em 28.800 rs., Matias José Orvalho ao tenente João Caetano de Abreu e a sua mulher, D. Ana Maria, por preço de 72.000 rs. Treslado do original com a mesma data.
Escritura de compra da herdade e quinta das Longas, foreira ao convento de S. Paulo em 36.160 rs., que comprou o capitão João Martins das Torres ao doutor Fernando Madeira Garcia por preço de 10.000 cruzados (4.000$000 rs.).
Escritura de compra da herdade e horta da Provença, foreira ao convento de S. Paulo em 28.800 rs., que comprou José Álvares Casacas a Matias José Orvalho por preço de 100.000 rs. Treslado do original datado de 18 de fevereiro de 1779.
Escritura de distrate de um foro de 20 alqueires de trigo, na Herdade da Fonte Branca que pertencera a Mécia de Baião, que fizeram os religiosos do convento de S. Paulo, por preço de 28.535 rs., a João da Ponte da Costa, cavaleiro fidalgo e sua mulher, Maria Calaça de Castelo Branco, que o tinham comprado a Constança de Gôngora.
Escritura de distrate de um moio de trigo de foro que fizeram os padres de S. Paulo e João Soares Galhardo, morador em Avis, possuidores da Herdade da Fonte Branca, aos padres do convento de S. Domingos de Elvas, a quem ficara da legítima de frei Diogo de Ataíde, por preço de 90.000 rs.
Sentença da relação extraída de uns autos em que foi autor António de Castro, lavrador da Herdade Fonte Branca para poder trazer os seus gados na dita herdade, sem ser encoimado.
Escritura de arrendamento das herdades da Fonte Branca e Poços que fez João de Mesquita Pimentel Pavia, da cidade de Évora a António Lopes do Couto. A Herdade dos Poços foi arrendada por 11,5 moios de trigo, 2 de cevada e duas carradas de palha de pitança; a da Fonte Branca por 160 alqueires de trigo e 80 de cevada. Treslado do original datado de 23 de fevereiro de 1799.
Escritura de doação e posse da estrada que passava entre a igreja de S. Sebastião e o chão de Vasco Fangueiro e de uma manga de terra para horta que doaram os oficiais da câmara de Elvas aos religiosos de S. Paulo, recolhidos naquela igreja, para fundação do mosteiro.
Escritura de aforamento da Horta da Provença e terras anexas que fizeram os religiosos de S. Paulo ao tenente João Caetano de Abreu e sua mulher, D. Ana Maria, pelo foro de 26.000 rs. anuais mais 1 alqueire de feijão e 1 alqueire de grãos de pitanças.
Escritura de aforamento de um assento de terra de uma azenha na Ribeira de Chinches, no sítio da Fonte Santa, por baixo da azenha de Bento Romão, que aforaram os religiosos de S. Paulo a Manuel Gomes, hortelão, e sua mulher, Maria Garcia, pelo foro de 10 alqueires de trigo anuais.
Escritura de instituição da capela de Maria Gaga. A instituidora fez doação entre vivos de um pomar em Redemoinhos a seu sobrinho, frei João Garro, religioso do convento de S. Domingos de Elvas, por morte do qual a propriedade passou a Escolástica da Gama. Por falecimento desta foi o pomar vinculado em capela e entregue a sua administração ao convento de S. Paulo. Treslado do original datado de 27 de agosto de 1615.
Escritura pela qual os religiosos do convento de S. Paulo aceitaram os encargos pios impostos na capela instituída por Fernão de Sousa de Abreu e sua mulher, D. Isabel Henriques, filha de Rodrigo Aires, ficando o convento com a Herdade da Provença de Rio Torto, até aí na posse de Francisco da Silva, irmão de D. Isabel, vinculada para esse fim.
Sentença de posse de um pomar, no sítio das Longas ou Redemoinhos, doado ao convento por Maria Gaga.
Carta de arrematação da Herdade das Longas para pagamento das dívidas do inventário por óbito de Leonor Coelho, mulher de Miguel Moutoso, que fez Tomé Vaz de Faria, por preço de 160.000 rs.
Escritura de aforamento da Herdade dos Mosqueiros que fizeram os religiosos do convento de S. Paulo a António Martins Carrasqueiro pelo foro anual de 240 alqueires de trigo, 60 alqueires de cevada, 12 galinhas e 12 queijos de 2 arráteis para cima. Treslado do original datado de 19 de outubro de 1812.
Escritura de compra da posse e domínio útil da Herdade dos Mosqueiros, foreira à comunidade de S. Paulo, seu direto senhorio, em 4 moios de trigo, 1 moio de cevada, 12 galinhas pela Páscoa e 12 queijos de ovelha, em Maio, que comprou Joaquim José Ferreira a António Martins Carrasqueiro por preço de 600.000 rs. Treslado do original datado de 6 de setembro de 1817.
Escritura de distrate e desobrigação de um foro de 4 alqueires de azeite imposto num olival à Terra Branca que fizeram os religiosos do convento de S. Paulo a Maria, órfã de Gonçalo Lopes, por preço de 12.000 rs.
Escritura de arrendamento da Herdade da Espadaneira, sita no termo de Estremoz, na freguesia de S. Bento da Alhanoura, que fez o convento de S. Paulo de Elvas a Anselmo Gonçalves pela renda anual de 24.000 rs. e 6 galinhas e 6 queijos de ovelha, de pitanças. Treslado do original datado de 17 de abril de 1770.
Escritura de repasse de uma vinha à Quinta do Calçador que Inácia Maria, viúva de Manuel da Silva Monteiro, ourives de ouro, fez a Daniel dos Santos e sua mulher, Ana Joaquina, pelo foro somente de 1.800 rs. ao convento de S. Paulo.
Escritura de compra de 4 quarteirões de vinha, na Herdade das Longas, foreiros ao capitão Francisco José Gonçalves em 3.000 rs. anuais, que comprou João Gonçalves Casão a Joaquina de Almeida, viúva de António de Oliveira Delgado, por preço de 420.000 rs. Treslado do original datado de 20 de janeiro de 1814.
Escritura de cessão e trespasse de duas vinhas sitas na herdade da Algaravanha, foreiras em 1.500 e 750 rs., respetivamente, a D. Francisco de Almeida Melo e Castro que fizeram Antónia Micaela, viúva de Manuel Cordeiro e seu filho, António Cordeiro a Eusébio António, oficial de serralheiro e sua mulher, Teresa de Jesus, por 5.000 rs. anuais.
Carta de arrematação feita a João de Gusmão de uma vinha e mais árvores no sítio da Serra, em Loulé, penhoradas a Francisco de Sousa Machado, fiador de Manuel Ribeiro, alfaiate e arrematante dos dízimos da comenda daquela vila, por falta de pagamento de 50.700 rs.
Escritura de aforamento de uma courela de terra para meter vinha que aforou Manuel Mourato, sapateiro, como procurador do padre José Henriques dos Reis, morador em Coimbra, a Manuel Mendes Cordeiro e sua mulher, Margarida Dias, pelo foro de 600 rs. anuais. Treslado do original datado de 31 de outubro de 1727.
Escritura de compra de uma vinha no sítio de vale de Sapos, foreira ao convento de S. Paulo em 480 rs anuais, que comprou João de Deus, oficial de ferreiro, ao reverendo padre frei António da Anunciada, por preço de 15.000 rs. Treslado do original datado de 19 de novembro de 1784.
Escritura de compra de uma courela de terra, principiada a pôr de bacelo, no sítio de Vale de Cães, foreira a Diogo Fernandes Gordilho em 500 rs., que comprou António Gomes, barbeiro, a Manuel Rodrigues, alfaiate, por 23.000 rs.
Escritura de compra de uma vinha com suas oliveira e terra de pousio, no sítio chamado das Longas, que compraram Maria Jacinta de Ataíde e sua irmã Quitéria Joaquina de Ataíde, moças solteiras, com assistência de seu pai, José Lopes de Leão, ao padre Manuel Martins Robertes, por preço de 280.000 rs. Treslado do original datado de 25 de abril de 1789.
Escritura de aforamento de uma courela para meter vinha, sita na herdade chamada do Vale, que fez o padre José Henriques dos Reis, morador em Coimbra, por seu procurador Manuel Mourato, sapateiro, a João Rodrigues, sapateiro, e sua mulher, Mariana Teresa, pelo foro de 750 rs. anuais. A courela era uma das courelas em que parte da herdade tinha sido dividida para a rentabilizar com o plantio de vinhas. Treslado do original datado de 9 de novembro de 1726.
Escritura de aforamento de duas vinhas nos sítios de Ferache e do Menino d`Ouro que aforaram os religiosos de S. Paulo a Manuel Rodrigues Nobre, por tempo de 27 anos, pelo foro anual de 4.000 rs. para a comunidade e 1.750 rs. para o senhorio direto.
Petição do convento de S. Paulo para lhe ser concedida metade da renda da Herdade do Carvalhal que a Ordem possuía, em virtude do grande número de religiosos da comunidade e despacho do capítulo reunido na Serra d`Ossa.
Escritura de compra de uma vinha no sítio das Longas de que era senhorio direto o convento de S. Paulo, foreira ao doutor Fernando Madeira Garcia em 2.400 rs. anuais, que comprou Manuel do Nascimento, tenente quartel mestre de cavalaria, a Manuel Gomes de Almeida e sua mulher, Cecília Máxima da Silva, por preço de 260.000 rs.
Escritura de venda de uma vinha sita no sítio dos Vales de S. Lourenço que fizeram João Rodrigues Delgado e sua mulher, Maria Pinta, a João Cordeiro, por preço de 34.000 rs.
Escritura de aceitação e posse da Herdade da Provença de Rio Torto, vinculada por Fernão de Sousa de Abreu e sua mulher D. Isabel Henriques, e dos encargos pios impostos na propriedade que fizeram os religiosos de S. Paulo com Francisco da Silva e seus irmãos, filhos e herdeiros de Rodrigo Aires, já defunto, morador que fora em Coimbra
Escritura de compra da Herdade das Longas que comprou o convento de S. Paulo a Tomé Vaz de Faria e sua Mulher, D. Inês Ferreira por preço de 240.000 rs. Inclui procuração do reitor e religiosos do convento e auto de tomada de posse da herdade. 12 fl.
Certidão do testamento com que faleceu D. Filipa de Matos e Noronha. Inclui descrição de peças de joalharia, ourivesaria e tapeçarias.
Treslado da escritura de doação de um pedaço de chão no termo de Elvas, no sítio de Rio Torto, no lugar das Fartas, que fizeram Lourenço Anes Reguengo e sua mulher, Margarida Domingues, moradores em Elvas, na Rua da Feira, a João Lopes e Lourenço Mateus, ermitães. Trata-se da doação do sítio da primeira fundação de S. Paulo em Elvas. Treslado do original datado de 3 de junho de 1380.