Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

50 records were found.

Escritura de compra duma fazenda chamada do Gravim, confrontante com o Amoreiral e com a Horta do Salvador, foreira ao convento de S. Paulo em 27.000 rs., que fez Manuel Joaquim de Faria, mercador, a Joaquim José, o Pasteleiro e sua mulher, Leonarda Teresa, por preço de 220.000 rs. Treslado do original datado de 22 de janeiro de 1813.
Escritura de compra de uma fazenda no sítio da Fonte Santa, foreira ao convento de S. Paulo em 10 alqueires de trigo anuais, que fez o doutor Francisco Bernardo Xavier, cirurgião do regimento de Serpa, a D. Vicência Eugénia Travassos da Silveira, por preço de 43.200 rs. Treslado do original datado de 6 de novembro de 1775.
Escritura de compra de umas casas na Rua da Figueira, foreiras ao convento de S. Paulo em 1.400 rs. anuais, que fez José Gonçalves a Manuel Mendes e sua mulher, Joana Eugénia, por preço de 120.000 rs. Treslado do original datado de 6 de junho de 1805.
Escritura de compra de uma azenha e duas casas anexas, no sítio do Moinho do Porto, junto ao lagar dos frades de S. Paulo a quem pagavam o foro de 35 alqueires de farinha, que fez João Lourenço, hortelão da horta de D. Afonso de Aguilar, a José Rodrigues Tinoco e sua mulher Maria Teresa, por preço de 40.000 rs.
Escritura de aforamento de uma morada de casas na Rua de João de Quintal que fizeram os religiosos de S. Paulo a Francisco de Sales, barbeiro, pelo foro anual de 8.000 rs. Treslado do original datado de 16 de novembro de 1802.
Escritura de aforamento perpétuo que fizeram os religiosos do convento de S. Paulo de uma azenha e casa, junto ao seu lagar, no Ribeiro de Chinches, a Joaquim José, pelo foro de 35 alqueires de farinha anuais. Treslado do original datado de 16 de abril de 1766.
Carta de partilhas dos bens e fazenda que ficaram por óbito de Brites de Baião, mulher de Nicolau Pinto Pereira. Treslado do original datado de 13 de junho de 1608.
Escritura de compra de uma vinha no sítio das Longas, foreira ao convento de S. Paulo em 2.400 rs. anuais, que fez João Gonçalves Casão a D. Josefa Bernarda por preço de 400.000 rs. Treslado do original datado de 10 de janeiro de 1810.
Escritura de reforma do aforamento do Gravim que fizeram os religiosos de S. Paulo a Joaquim José e sua mulher, Margarida Inácia, em virtude de se terem demolido as casas da propriedade, reduzindo o foro de 37.000 rs. para 27.000 rs. Treslado do original datado de 31 de janeiro de 1812.
Escritura de aforamento das casas e fazenda do Gravim que fizeram os religiosos de S. Paulo a José Lopes e sua mulher, Margarida Inácia, pelo foro de 37.000 rs. anuais. Tem anexas duas pequenas folhas de observações sobre a redação do contrato. Treslado do original com a mesma data.
Escritura de compra de umas casas sitas na Rua dos Currais que partiam com canto da Rua da Aboboreira, foreiras ao convento de S. Paulo em 3.600 rs. anuais, que fez André Fernandes a José Joaquim Galvão, mestre ferreiro, e sua mulher, Joaquina Inácia, por preço de 16.800 rs. Treslado do original com a mesma data.
Escritura de venda de uma fazenda no sítio do Gravim, composta por casas, olival e duas figueiras, foreira ao convento de S. Paulo em 37.000 rs., que venderam José Lopes, hortelão e sua mulher, Francisca Inácia, a José Joaquim, por alcunha o Pasteleiro, por preço de 52.800 rs. Treslado do original com a mesma data.
Escritura de troca de um olival do convento de S. Paulo, no sítio dos Covões, por outro olival e 2 alqueires de azeite pertencentes ao vínculo instituído pelo padre Pedro Lourenço e administrado pelo doutor Caetano José Vaz de Oliveira. Treslado do original datado de 12 de junho de 1788.
Escritura de desistência do aforamento de umas casas na Rua de Três que fez José Batista ao convento de S. Paulo. Treslado do original com a mesma data.
Escritura de venda de duas moradas de casas foreiras ao concelho em 200 rs., junto às alcaçarias de Gonçalo da Rocha, em frente da Fonte do Gorgolão, que fez Manuel Cordeiro, curtidor, a António Nunes e sua mulher, Maria Ferreira, por preço de 96.000 rs. As casas viriam a ser demolidas na “guerra de 1813”. Treslado do original com a mesma data.
Escritura de venda de uma morada de casas sitas na Rua da Figueira, foreiras ao convento de S. Paulo em 1.400 rs., que vendeu António Raimundo Franco Candeias, de Campo Maior, a Manuel Mendes, por preço de 96.000 rs. Treslado do original com a mesma data.
Escritura de venda que fizeram os religiosos de S. Paulo a João Antunes e sua mulher, Maria dos Anjos, da posse e domínio útil da sua herdade e horta de Chaves, pelo preço de 96.000 rs. e o foro de 90 alqueires de trigo, 60 de cevada, 1 carrada de palha, 6 galinhas, 6 frangos, 1 carneiro, 2 alqueires de feijão fradinho, uma carga de ervas de pendurar e 12.000 rs. em dinheiro. Treslado do original datado de 4 de junho de 1808.
Escritura de compra de uma azenha e duas casas anexas, foreiras em 35 alqueires de farinha ao convento de S. Paulo, que fez José Rodrigues, tendeiro, a Fernando dos Santos e sua mulher, Teodora Maria, por preço de 30.000 rs. Treslado do original com a mesma data.
Escritura de venda de um foro perpétuo de 1.000 rs. anuais numas casas sitas no adro de S. Domingos que fizeram Gaspar Tinoco, alfaiate, e sua mulher aos religiosos do convento de S. Paulo por preço de 20.000 rs
Escritura de venda que fizeram João António Teixeira, sargento do regimento de cavalaria nº 3 e sua mulher, Luísa Rosa, a João Rodrigues Pereira, de uma tapada de olival com sua morada de casas e quinchoso no sítio da Fonte Santa, nos coutos de Elvas por preço de 150.000 rs. Treslado do original datado de 10 de julho de 1820.
Escritura de distrate de 200.000 rs. ao juro de 5% ao ano que devia o convento de S. Paulo de Elvas ao convento de Santa Catarina de Sena, de Évora.
Escritura de distrate da quantia de 300.000 rs. de um empréstimo feito por Dinis de Melo de Castro, senhor das Galveias e mestre de campo general da província do Alentejo ao convento de S. Paulo de Elvas, em 20 de julho de 1683.
Autos de arrematação da Herdade das Chaves que era do órfão Manuel Antunes, filho de João Antunes e de Maria dos Anjos, arrematada ao capitão Diogo Germano da Silva Rafael por 400.000 rs. Treslado dos originais conclusos em 30 de janeiro de 1819.
Autos de arrematação de uma morada de casas com o número 20, situadas no Largo de S. Domingos em frente da Rua do Padrão, constituídas por 20 casas altas e baixas, com seu patim, cisterna e latrina, pertencentes ao casal de Cipriano José Velez, arrematadas por José Joaquim da Guerra, por preço de 3.210.000 rs. Treslado dos originais conclusos em 5 de maio de 1818.
Escritura de doação de uma morada de casas no adro de S. Domingos que fez o padre Miguel Tinoco a seu sobrinho Gaspar Tinoco, alfaiate, e sua mulher.
Escritura de empréstimo de 100.000 rs. ao juro de 5% ao ano que fez Maria de Jesus, criada da princesa, ao convento de S. Paulo de Elvas que deu como garantia a Herdade de Rio de Moinhos. O empréstimo, juntamente com outros dois de igual importância, contraídos junto dos conventos de Resende e de Lisboa, destinavam-se ao pagamento de outro empréstimo de igual montante, ao juro de 6%, contraído para financiamento das obras de construção do novo convento de Elvas. Inclui distrate da credora datado de 20 de março de 1689.
Escritura de distrate, quitação e obrigação que fizeram os religiosos de S. Paulo de Elvas com Tomé Vaz de Faria, de um empréstimo de 240.000 rs. ao juro de 6,25% ao ano, contraído para compra da Herdade das Longas
Escritura de empréstimo de 110.000 rs. ao juro de 5% ao ano que fez o doutor Jorge Freire de Andrade, corregedor e provedor da comarca de Elvas, ao convento de S. Paulo da mesma cidade.
Declaração que António Carlos da Silva Zagalo, como herdeiro de António Rodrigues, fez com D. Ana Bernarda da Silva sobre a venda de uma morada de casas na Rua das Alcoutinas, por escritura lavrada mo dia 24 de outubro de 1796.
Escritura de compra de uma morada de casas na Rua das Alcoutinas, foreiras em 12.000 rs. ao convento de S. Paulo, que fez D. Ana Cândida Bernarda da Silva, viúva do doutor José Caetano Salgado, a António Carlos da Silva Zagalo pela quantia de 144.000 rs. Treslado do original datado de 24 de outubro de 1796.
Escritura de venda do foro de umas casas na Rua da Aboboreira, junto aos currais, que fizeram Domingos Mateus, tecelão e sua mulher, Isabel Lourenço, a Álvaro Pegado e sua mulher, Violante Nunes, por preço de 8.000 rs.
Escritura de desistência do aforamento da Herdade da Espadaneira, pertencente ao convento de S. Paulo de Elvas, sita no termo de Estremoz na freguesia de S. Bento de Anha Loura, que fez Leonor Vaz, viúva de João Francisco. O aforamento fora feito por noventa anos.
Escritura de desistência da posse da Herdade da Espadaneira, do património do convento de S. Paulo de Elvas, que fizeram Domingos Rodrigues e Maria Álvares.
Escritura de compra de uma morada de casas térreas, sitas na Rua dos Currais, foreiras ao convento de S. Paulo em 3.600 rs. anuais, que fez José Gomes a Inácia Joaquina, viúva. Treslado do original datado de 12 de março de 1807.
Carta de partilha dos bens que ficaram por morte de Elvira Madalena, viúva de Jerónimo de Figueiredo.
Escritura de compra de uma morada de casas sitas na Rua dos Sapateiros, foreira ao convento de S. Paulo em 1.500 rs., que fez Manuel Inácio, mestre sapateiro, a António José Calado e a sua mulher, Mariana Teresa. Treslado do original datado de 18 de janeiro de 1779.
Escritura de venda de umas casas na rua que vai da igreja das Almas para a de S. Domingos, sitas defronte da boca da Rua do Padrão, foreiras ao convento de S. Paulo em 5.460 rs., que fizeram Luís José, sua mulher Eugénia Maria, Francisco Verdelho e sua mulher Catarina de Sena Cordeiro, moradores na Herdade de Sancha Garcia no termo de Vila Viçosa e Ana Maria Lobo, moradora na Herdade da Fortaleza, termo de Elvas, todos herdeiros do padre Lourenço Lobo, a Francisco Xavier da Costa, ourives, por preço de 390.000 rs. Treslado feito a requerimento dos religiosos, a partir de original datado de 30 de junho de 1758.
Escritura de aforamento de umas casas na Rua da Aboboreira ou dos Currais que fizeram Domingos Mateus, tecelão de mantas e sua mulher, Isabel Lourenço, a Pedro Afonso, filho de Manuel Fernandes telheiro e de Filipa Gonçalves, sua mulher, pelo foro de 700 rs. anuais. Treslado do original datado de 10 de fevereiro de 1552.
Escritura de aforamento de umas casas na Rua da Aboboreira ou dos Currais que fizeram Domingos Mateus, tecelão de mantas e sua mulher, Isabel Lourenço, a Pedro Afonso, filho de Manuel Fernandes telheiro e de Filipa Gonçalves, sua mulher, pelo foro de 700 rs. anuais.
Apontamento sobre as casas da Rua da Aboboreira ou dos Currais com indicação dos sucessivos contratos relativos à propriedade.
Instrumento de justificação de posse de umas casas na Rua do Padrão e de metade da Herdade dos Mosqueiros que ficaram ao convento de S. Paulo por óbito de frei João de Pina. Inclui autos de inquirição de testemunhas.
Testamento de Vasco Pires, lavrador, por que ficaram ao convento de S. Paulo 20.000 rs. com que se comprou um foro de 1.000 rs. anuais que pagava Gaspar Tinoco, dumas casas no adro de S. Domingos. Treslado do original datado de 3 de abril de 1613.
Escritura de posse dada ao padre frei Bernardino da Natividade, da Ordem de S. Paulo, dos bens de raiz que ficaram no inventário por morte de Soeiro de Pina da Gama, marido de Maria de Brito da Silva, moradores em Elvas, na Rua do Padrão. Foram herdeiros, além da mulher, Vasco de Pina, Luís de Brito e frei João, religioso no convento de S. Paulo, filhos do casal. Reúne o original e treslado do séc. 18.
Contrato de arrendamento de umas casas na Rua dos Cavaleiros celebrado entre o convento de S. Paulo e José Cordeiro da Trindade, sargento reformado, pela renda de 20.000 rs. anuais, comprometendo-se o rendeiro a continuar com as obras de reparo e beneficiação das casas. Treslado do original datado de 25 de novembro de 1800. Inclui petição de Rita Maria Inácia e Maria Cordeiro da Glória, viúva e filha de José Cordeiro.
Escritura de aforamento de um chão com oliveiras no sítio de Esquenta Diabos que fizeram os religiosos do convento de S. Paulo a Miguel Fernandes e sua mulher, Beatriz Gonçalves, pelo foro anual de 2 alqueires de azeite e 1 alqueire de azeitonas verdes.
Sentença do doutor Manuel Álvares Tavares, desembargador e vigário-geral do arcebispado de Évora, numa causa cível que correu entre os religiosos de S. Paulo, como autores, e o padre Gil Lourenço, como réu, relativa à posse de meia mão de terra junto a uma azenha do convento. Inclui auto de posse da propriedade pelo convento, certidão da não existência de bens pertencentes ao padre Gil Lourenço e requerimento para pagamento das custas pelo réu condenado. 12 fl.
Auto de avaliação de uma horta sita junto à Fonte do Poço, por mandado do doutor Domingos Peixoto de Magalhães.
Escritura de revogação e ratificação de foro de 1.000 rs. imposto numas casas junto do adro de S. Domingos, foreiras ao convento de S. Paulo, que fizeram Simão Antunes, curtidor, e sua mulher, Maria Nunes. Treslado do original com a mesma data.
Escritura de compra de um foro de 1.200 rs. a retro, imposto numas casas junto à Porta Nova de S. Vicente que fizeram os religiosos do convento de S. Paulo a André Rodrigues, carpinteiro, por preço de 19.000 rs.
Sentença sobre a provença ou herdade da Espadaneira e auto de tomada de posse da propriedade dada ao reitor da provença de Rio Torto, de Elvas, pelo alcaide de Estremoz, António Gomes.