Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

20 records were found.

Escritura de venda de umas casas com seu quintal, no sítio do Coval, que venderam Manuel Barreto e sua mulher, Maria Catela, a Manuel Martins Madeira e sua mulher, Francisca Catela, por preço de 30.000 rs. Treslado do original datado de 25 de agosto de 1632.
Escritura de venda em fateusim de uma vinha de 4 homens de cava, sita aos Bacelos, que venderam Francisco Fernandes Freme e sua mulher, Beatriz de Mures, a João Álvares Barroca e sua mulher, Leonor Figueira, pais de frei Manuel Barroca, por preço de 11.500rs. treslado do original datado de 12 de janeiro de 1646.
Quitações de pagamento de um foro de 1.000 rs. imposto numa estalagem ao Covalinho, pago à Misericórdia de Sousel.
Autos cíveis de administração da capela de Nossa Senhora da Conceição, instituída por João Mendes da Silveira no convento de Santo António, a favor dos religiosos. Inclui testamento do instituidor e autos de posse das propriedades vinculadas.
Auto de arrematação, por 3 anos, das fazendas pertencentes às capelas instituídas pelo padre Gaspar Fernandes, chamada a de Roma, e de João Mendes da Silveira, feita ao capitão Bento Lopes Rodrigues, por preço de 102.000 rs. anuais. Treslado do original lavrado em Évora aos 8 de julho de 1773, feito a requerimento de José Rodrigues Galvão, na condição de herdeiro de António José de Melo, administrador que fora da capela de João Mendes da Silveira.
Carta de D. Maria I fazendo mercê da posse e administração da capela de Nossa Senhora da Conceição, instituída por João Mendes da Silveira, ao convento de Santo António de Sousel, por falecimento dos administradores designados pelo fundador, seus sobrinhos Pedro de Melo e António José de Melo. Treslado incompleto.
Instrumento da tomada de posse, dada ao convento de Santo António, das fazendas da capela da Conceição, instituída por João Mendes da Silveira. Insere carta de mercê da administração da capela, de 15 de julho de 1780 e auto de posse de diversos prédios rústicos e urbanos, com data de 26 de setembro de 1780.
Quitação do pagamento dos direitos da carta de mercê da administração da capela de João Mendes da Silveira.
Petição dos religiosos de Santo António relativa ao sequestro dos bens da capela da Conceição e rendimentos da mesma, no período compreendido entre o falecimento do último administrador, António José de Melo, sobrinho do instituidor e a tomada de posse dos bens pelos religiosos de Santo António.
Treslado de uma escritura de troca de umas casas que pertenciam à capela da Conceição, junto ao lagar do doutor João de Pina Ravasco, que se trocaram com o mesmo por um foro de 10 tostões, imposto num olival no sítio dos Bacelos.
Escritura de foro fateusim perpétuo de umas casas na Rua da Amêndoa, em Sousel, pertencentes à capela de Nossa Senhora da Conceição que aforaram os religiosos do convento de Santo António a Rosa Maria Perdigão pelo foro de 2.000 rs. anuais, garantidos por hipoteca de uma vinha no sítio dos Bacelos de Baixo. Inclui petição da arrendatária. Treslado do original datado de 14 de agosto de 1784.
Autos de medição, confrontação e demarcação dos bens pertencentes à capela instituída por João Mendes da Silveira. Por morte do último administrador designado pelo instituidor, a capela ficou vaga para a Coroa que fez mercê da sua administração aos religiosos do convento de Santo António, por alvará de 5 de setembro de 1780.
Treslado de escritura de aforamento de uma morada de casas na Rua do Freixo, em Sousel, que aforaram os religiosos do convento de Santo António a José Joaquim Silveiro, pelo foro de 2.000 rs. anuais.
Treslado da escritura de troca de uma morada de casas, no sítio da Praça, em Sousel, propriedade do capitão José Mendes da Silva e de sua mulher, D. Josefa Maurícia, por 2 olivais nos coutos da mesma vila, pertencentes a sua filha D. Antónia Cândida Madeira.
Escritura de aforamento de duas moradas de casas, na Rua da Amêndoa, que fizeram os religiosos do convento de Santo António a Maria Correia, viúva de Manuel Cardoso, pelo foro anual de 3600 rs., com hipoteca de uma fazenda ao sítio dos Bacelos. Treslado do original datado do dia anterior.
Escritura de aforamento de 3 olivais no termo de Vila Viçosa, pertencentes à capela de Nossa Senhora da Conceição, que fizeram os religiosos do convento de Santo António a Manuel Gonçalves, de Borba, pela quantia de 10.500 rs. anuais. Treslado do original datado de 11 de outubro de 1776.
Verba dos autos de venda e arrematação em hasta pública de várias propriedades que ficaram por óbito de José de Figueiredo, nomeadamente de uma morada de casas na Rua da Amêndoa, foreiras à capela da Conceição, feita a João da Costa Teles, por 56.000 reis. Treslado do original datado de 20 de dezembro de 1822.
Escritura de foro em fateusim de um pedaço de terra com duas figueiras e algumas estacas de oliveiras, no sítio dos Bacelos de Baixo, que fez o convento de Santo António de Sousel a Joaquim Gonçalves Carujo, pela quantia de 1.600 rs. Treslado do original datado de 12 de junho de 1815.
Escritura de compra de umas casas sitas na Rua da Amêndoa, junto ao celeiro da comenda, foreiras ao convento de Santo António em 2.000 rs. anuais, que fez José de Figueiredo a Constantino José Teixeira e sua mulher, Maria da Conceição, por preço de 55.200 rs.. Treslado do original datado de 25 de maio de 1819.
Bula de Benedito XIV concedendo, entre outras, indulgência plenária e remissão de todos os pecados aos membros presentes e futuros da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição e a todos os que visitassem a igreja do convento de Santo António no dia da festa da padroeira da irmandade; sete anos de perdão aos confrades que fossem à igreja em 4 dias festivos e 60 dias de perdão aos confrades que assistissem às missas e ofícios. Insere treslado da bula.