Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
17 records were found.
Escritura de arrendamento de um olival chamado de Maria Godinho, propriedade do convento de S. Paulo de Sousel, feito a José Gouveia, por tempo de 9 anos, pela renda de 7,5 alqueires de azeite, sendo a azeitona moída no lagar do convento.
Treslado do original com a mesma data.
Quitações de pagamento de um foro de 5 alqueires de trigo imposto na Herdade do Monte Branco, à Misericórdia de Sousel.
Caderno de registo da tomada de contas da capela instituída por Maria Godinho Barreiros
Caderno de registo da tomada de contas da capela instituída por Maria Godinho Barreiros.
Certidão de distrate de 15 alqueires de trigo, na Herdade do Monte Branco, que se pagavam à capela de Fernão Martins. 2 fl.
Quitações de pagamentos de foros, rendas e pitanças impostos na Herdade do Monte Branco.
Escritura de doação de diversas propriedades que fez Maria Godinho Barreiros, filha de Manuel Godinho Barreiros e Isabel Barreiros, ao convento de Santo António. Treslado do original datado de 26 de janeiro de 1682.
Escrito de venda de 5 oliveiras com sua terra, no sítio e posto do Barreiro que fez Manuel Freire Barreiros ao convento de Santo António, por preço de 2.000 rs. Insere certidão de pagamento da sisa.
Auto de demarcação das terras da Herdade do Monte Branco e dos coutos de Sousel, feita a requerimento do padre Manuel Godinho Barreiros, deferido pelo ouvidor da comarca de Vila Viçosa, doutor Domingos Lobato Quinteiro, em correição de 22 de dezembro de 1657. Inclui informação sobre o início dos anos no dia de Natal. Treslado do original datado de 30 de dezembro de 1658.
Testamento de Catarina Martins, mãe de Maria Barreiros, já falecida, casada com Manuel Godinho e avó de Maria Barreiros, filha dos anteriores. Treslado do original datado de 17 de dezembro de 1651.
Escritura de venda de uma propriedade no termo de Fronteira que fez Maria Farinha ao licenciado Manuel Barreiros, por preço de 30.000 rs. e auto de penhora. Treslado da escritura original datada de 30 de julho de 1609.
Escritura de venda de uma tapada de terra de pão, no posto do Campo, que fizeram Gonçalo Soeiro de Azevedo e sua mulher, D. Brites Serrão, a Maria Godinho Barreiros, moça donzela, por preço de 30.000 rs. Treslado do original datado de 16 de setembro de 1683.
Petição dos religiosos de Santo António e auto de inquirição de testemunhas para reconhecimento do direito do convento a receber 1,5 moios de renda de trigo da Herdade do Monte Branco, pertencente à capela instituída por Maria Godinho Barreiros. Treslado do original datado de 13 de agosto de 1688.
Escritura de distrate de um foro de 30 alqueires de trigo, imposto na Herdade do Monte Branco, termo de Sousel, que fez Maria Godinho Barreiros a Manuel Barradas, do Cano e sua mulher, Catarina de Sousa, que o herdaram de seu sogro e pai Gonçalo Soeiro de Azevedo, por preço de 52.312 rs. Treslado do original datado de 7 de agosto de 1685.
Escritura de compra e posse de um quinhão da Herdade do Monte Branco que comprou Maria Godinho Barreiros a Manuel Barreiros Farinha, morador na vila do Cano e sua mulher, Catarina de Sousa que a tinham herdado de seu pai e sogro, Gonçalo Soeiro de Azevedo, por preço de 52.000 rs. Inclui petição dos vendedores, recém casados e menores de 25 anos, para poderem efetuar a venda. Treslado do original datado de 23 de julho de 1685.
Auto de posse para o convento de Santo António das propriedades legadas por Maria Godinho Barreiros, mulher que foi de Simão Martins Penalvo. Insere petição dos religiosos e inquirições de testemunhas. Treslado do original datado de 13 de julho de 1688.
Escrito de doação das suas propriedades, para instituição de capela, que fez Maria Godinho Barreiros, mulher de Simão Dias Penalvo, ao convento de Santo António. Insere a autorização do marido.