Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
19 records were found.
Declaração de venda de uma morada de casas sitas na Rua de S. Pedro, em Sousel, que fez António Borralho a Simão Martins Penalvo, por preço de 12.000 rs e certidão de pagamento da sisa respetiva
Treslados de certidão da posse de várias courelas, aforadas pela câmara de Sousel a Simão Martins Penalvo; quitações de pagamento de foros e propriedades, certidões de pagamento de sisa
Declaração de venda de uma courela que fez António Rebocho a Simão Martins Penalvo. Inclui certidão do pagamento da sisa e declaração de Maria Carujo de como recebera, do mesmo Simão Penalvo, 629 rs. do distrate de 7,5 alqueires de trigo que António Rebocho lhe pagava de pensão naquela propriedade.
Treslado de escritura de distrate de 4 alqueires de azeite a retro aberto, impostos num olival à Madalena, termo de Sousel, que compraram Afonso Lopes Cid e sua mulher, Beatriz Dias Boroa, do Assumar, a Manuel Rodrigues e sua mulher, Maria Cardoso, moradores na Herdade dos Pedregais da freguesia de Santa Vitória do Ameixial, por preço de 16.000 rs. O foro foi, posteriormente, vendido por Afonso Lopes Cid a Simão Martins Penalvo por 18.220 rs. Treslado do original datado de 26 de janeiro de 1695.
Escrito de venda de um pedaço de terra com 2 zambujeiros e uma oliveira pequena, cordovil, que fizeram Domingos Goutel e sua mulher, Isabel Rodrigues a António Galego e sua mulher, Ana Fernandes
Treslados de um provimento do livro de receita e despesa da capela que instituiu Simão Martins Penalvo, extraído do cartório da provedoria da comarca de Estremoz, relativo à compra de umas casas na Rua de S. Pedro, em Sousel, penhoradas a António Barreiros, feita pelo instituidor e de uma escritura de compra de outras casas, na mesma rua, feita pela viúva do mesmo instituidor, Maria Dias Catela, a António Figueira e Beatriz Gonçalves, por preço de 40.000 rs.
Carta de arrematação de duas courelas de vinha no sítio dos Bacelos que fez Simão Martins Penalvo, como procurador de Maria Dias Catela
Certidão do pagamento da sisa que pagou o convento de Santo António pela compra de 5 alqueires de azeite a retro aberto, a Manuel Lopes Arisco, por 50.000 rs.
Escritura de distrate de 10 alqueires de trigo, impostos numa courela pertencente à capela de Fernando Martins, que fez Simão Martins Penalva a António Serrão de Frias, Álvaro Serrão de Frias, filho do anterior, e Manuel de Sousa Freire, por preço de 16.666 rs. O foro tinha sido adquirido pelos atuais vendedores a António Gonçalves Canhão e sua mulher, Maria Carreiras. Treslado do original datado de 21 de setembro de 1697.
Declaração de venda e certidão de pagamento da sisa de uma courela sita nos coutos de Sousel, no porto dos Lentiscais, que fez Manuel Carreiras a Simão Martins Penalvo, por preço de 17.000 rs.
Escritura de compra de um olival, sito nos coutos de Sousel, no sítio dos Bugalhos, que fez José Martins, morador na vila de Fronteira, a João Rodrigues e sua mulher, Paula Maria, moradores na Herdade da Torre, no termo de Avis, por preço de 28.000 rs. Treslado do original datado de30 de setembro de 1757.
Escritura de aforamento em fateusim de um pedaço de terra junto aos Bacelos de Baixo que fazem o reitor do convento de Santo António e o administrador e clavários da capela das Chagas a Vicente José Durão, por preço de 3 alqueires de trigo em cada ano. Treslado do original datado de 27 de novembro de 1787.
Escritura de compra de um olival, no sítio da Serra, que fez o administrador da capela das Santas Chagas, frei Duarte de S. João Batista, a frei João Pazes da Silveira, beneficiado na matriz de Fronteira, por preço de 19.200 rs. Treslado do original datado de 19 de abril de 1764.
Escritura de compra de um olival nos Bacelos de Cima, foreiro à capela das Chagas, que fez João Rodrigues Moreira a Manuel Alves e sua mulher, por 57.000 reis. Treslado do original datado de 21 de março de 1816
Quitações de pagamento de foros da capela das Chagas pertencentes ao concelho de Sousel
Registo da tomada de contas da capela instituída por Simão Martins Penalvo
Escritura de compra e venda de duas moradas de casas na Rua da Amêndoa, foreiras ao convento de Santo António em 3.600 rs. anuais, e de um olival com suas figueiras, sito aos Bacelos de Baixo, que comprou José Fernandes a Manuel Leitão e sua mulher pela quantia de 96.000 rs. Treslado do original datado de 5 de setembro de 1800.
Testamento de Simão Martins Penalvo. Certidão do original datado de 29 de setembro de 1702, passada a requerimento da Irmandade das Chagas
Escritura de desistência e trespassação da administração da capela das Chagas que fizeram o reitor e mais irmãos da confraria ao convento de Santo António. Treslado do original datado de 19 de agosto de 1712.