Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
26 records were found.
Lembrança do que se há-de ajustar com Luís de Miranda para o emadeiramento da igreja
Petição do convento de Santo Agostinho ao comissário geral da ordem para que o dinheiro que sobrou das missas de Teresa Josefa de Jesus fosse empregue em obras na sacristia do convento, o que foi deferido.
Petição de Joaquim Monteiro de Jesus, ajudante do Regimento de Milícias de Portalegre, solicitando despacho ao juiz de fora da cidade para poder fazer obras nas casas onde vivia, e que pertenciam ao Pe. Francisco Prezado e relação de despesas das obras, de 1 de Maio de 1831.
Quitação de Luís José, serralheiro, ao capitão Francisco Castanho, por ter recebido 520 réis das obras realizadas nas casas do dito capitão.
Conta das obras realizadas nas casas do capitão castanho, apresentadas por Joaquim Caldeira.
Provisão de D. João V, concedendo aos religiosos do convento de Sto. Agostinho de Portalegre o uso de um pedaço de muro velho, desde a porta de Alegrete até ao postigo que vai para Sta. Clara, para nele formarem a parede exterior de um dormitório. Contém petição dos religiosos do convento de Sto. Agostinho. Treslado do original datado de 24 de julho de 1724.
Petição do convento de Sto. Agostinho de Portalegre, solicitando que lhe fosse cedido um pedaço de muro da fortificação, para aí fazerem um dormitório.
Contas das obras realizadas por Filipe Sireira e Manuel Gonçalves nas tapadas do Migateiro. Contém quitação de Filipe Ferreira e Pedro Gonçalves Ferro a João da Silva Maldonado, 6 de Maio de 1727.
Petição do convento de Santo Agostinho de Portalegre ao rei, para que este averigue junto do Vedor Geral de Artilharia, o que se passa em relação ao pedaço de muro da cidade que lhe fora cedido para a construção de um dormitório.
Carta de D. João V ao Vedor Geral de Artilharia do Alentejo, pedindo informação sobre o que se passa relativamente ao pedaço de muro que fora cedido ao convento de Sto. Agostinho de Portalegre.
Sentença a favor do convento de Sto. Agostinho de Portalegre contra Francisco Dias e sua mulher Catarina dos Reis, relativa ao muro que fora cedido ao convento para construção de um dormitório. Insere petição dos religiosos do convento.
Amigável composição entre o convento de Santo Agostinho de Portalegre e José de Almeida Cabral e sua mulher Catarina de Almeida pela qual o convento cedia a José de Almeida Cabral uma parte das casas que foram de António Rodrigues Silveiros. Treslado do original datado de 8 de fevereiro de 1723.
Carta de sentença cível a favor dos religiosos do convento de Sto. Agostinho de Portalegre contra José de Almeida Cabral, relativa ao pedaço de muro da cidade que fora cedido ao convento para construção de um dormitório.
Carta de D. João V ao vedor Geral de Artilharia do Alentejo, confirmando a sua provisão de 9 de Julho de 1717, em que cedia ao convento de Sto. Agostinho de Portalegre, um pedaço de muro da cidade. Treslado do original datado de 1 de fevereiro de 1719, Lisboa.
Carta de D. João V ao Vedor Geral de Artilharia do Alentejo, confirmando a sua provisão de 9 de Julho de 1717, em que dava ao convento de Sto. Agostinho de Portalegre um pedaço de muro da cidade para a construção de um dormitório.
Certidão de petição de José de Almeida Cabral, Tomé Vaz Madeira, António Rodrigues Silveiros, Leonor e Francisco Dias ao Rei, dando-lhe conhecimento dos danos causados pelos religiosos de Sto. Agostinho, nas suas casas, quando derrubaram a muralha para a construção de um dormitório. Insere petição dos religiosos do convento de Santo Agostinho.
Carta dos religiosos do convento de Sto. Agostinho de Portalegre ao rei, respeitante às queixas que contra eles se faziam por derrubarem casas junto ao muro da cidade.
Depoimento que deu José de Almeida Cabral em relação à causa cível que lhe tinham movido os religiosos do convento de Sto. Agostinho de Portalegre.
Certidão de termo de notificação a António Rodrigues, Leonor, Francisco Dias e Catarina Pereira, para que declarem se as suas casas tinham sofrido algum dano com a construção do dormitório do convento de Sto. Agostinho de Portalegre, junto ao muro da cidade. Insere petição do convento de Sto. Agostinho.
Sentença a favor dos padres de S. Paulo de Évora e contra as freiras do Salvador da mesma cidade, relativa às obras de construção de um dormitório que os padres de S. Paulo tinham realizado no seu convento de Nossa Senhora das Mercês. Contém petição dos religiosos do convento de Nª Sra. das Mercês de Évora. Treslado do original datado de 22 de agosto de 1686, produzido em defesa dos religiosos de Santo Agostinho de Portalegre contra a freiras de Santa Clara da mesma cidade.
Carta de sentença a favor dos religiosos do convento de Sto. Agostinho contra as religiosas do convento de Santa Clara, que pretendiam impedir a construção do dormitório do convento de Santo Agostinho, na Rua do Lobato.
Carta de sentença a favor dos religiosos do convento de Sto. Agostinho contra as religiosas do convento de Sta. Clara, que pretendiam impedir a construção do dormitório do convento de Sto. Agostinho, na Rua do Lobato.
Quitação de Manuel Rodrigues ao convento de Sto. Agostinho de Portalegre, por ter sido pago das obras que realizou no dito convento.
Planta de parte do convento com representação do traçado dos canos de abastecimento de água a diversas dependências e estimativa dos materiais necessários.