Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

7 records were found.

Treslado de verba do testamento de Catarina Ribeiro e sua irmã Joana Dias, deixando ao sobrinho João Ribeiro, filho de Francisco Ribeiro Cachão, uma tapada de olival, abaixo de Santa Ana, e uma vinha no sitio da Ribeira de Seda, devendo entregar um alqueire de azeite ao convento de Sto. António de Portalegre, com obrigação, por parte do convento, de 2 missas anuais por cada uma das testadoras.
Treslado do codicilo cerrado de Maria de Abreu, da vila de Nisa, deixando a Ana, filha de sua prima Maria Miguéns, umas casas na rua das Leideiras, com encargo de 2 missas por ano, e instituindo como sua herdeira Maria Miguéns. Original datado de 21 de agosto de 1701.
Certidão de verba do testamento de Maria de Abreu, viúva de Manuel Fernandes Rollo, deixando aos religiosos do convento de Sto. António de Portalegre um escravo, de nome Manuel, e instituindo como sua herdeira Maria Miguéns, mulher de Fernão de Figueiredo, com a obrigação de dar, do que receber, 20.000 réis aos ditos religiosos se estes ainda tivessem o escravo; e se os religiosos o não aceitassem, que ficasse livre e recebesse os 20.000 réis. Contém petição do guardião do convento de Sto. António pedindo a certidão da verba de testamento de Maria de Abreu.
Treslado do testamento de Catarina Nogueira Freire, mulher de António Martins Vinagre, deixando a Ana Freire umas casas na rua Direita, outras na rua das Alcasarias e uma courela de vinha no Carvalhal, com pensão de 8 missas anuais; ao vigário Fr. Gregório Pegado de Sequeira uma fazenda no sitio do Reguengo com obrigação de 13 missas por ano; à Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de S. Lourenço 7.300 réis de foro de 3 courelas de vinha no sitio do Carvoeiro e 6.000 réis do foro de uma vinha no sitio do Reguengo, ambas termo de Portalegre; e aos religiosos do convento de Sto. António de Portalegre um alqueire de azeite, cada ano, com obrigação de 5 trintários de missas, de um morgado cujo primeiro administrador é o Pe. António Vaz Freire. Contém treslado de aprovação de testamento de 26 de Outubro de 1714. Original datado de 22 de outubro de 1714.
Treslado do testamento de Francisco Rodrigues, ourives, deixando a seu irmão, padre, e por morte deste a seus sobrinhos, filhos de outro irmão, os bens que herdara de seus pais, em Évora. Contém treslado de aprovação de testamento de 9 de Março de 1735. Original datado de 9 de março de 1735
Certidão de verba do testamento de João da Fonseca Castelo Branco, deixando aos religiosos do convento de Sto. António de Portalegre, após a morte de sua mulher, Teresa Caldeira de Vellez um escravo de nome António. Contém petição dos religiosos do convento de Sto. António, pedindo a certidão.
Treslado do testamento cerrado de Domingos Fernandes da Coreta, deixando a seu irmão Manuel um olival no sitio da Cruz da Pedra, com obrigação de dar 2 alqueires de azeite, por ano, para a lâmpada do convento de Sto. António de Portalegre. Contém treslado de aprovação de testamento de 1 de Novembro de 1648. Original datado de 31 de outubro de 1648.