Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
69 records were found.
Treslado de escritura de venda dumas casas com forno, sitas na Rua de Santo André, que venderam António da Roche e sua mulher, Margarida Rodrigues, a António Rodrigues, trabalhador, e sua mulher, Maria mendes por preço de 20.000 rs.
Treslado de escritura de venda de José Bernardo Bragança e de sua mulher Rosa Jacinta, a Augusto Constancio Nodin, súbdito francês, morador em Portalegre, de umas tapadas no sitio da Penha, coutos da mesma cidade, e da posse de uma tapada, no mesmo local, foreira em 1.200 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 91.200 réis.
Treslado de escritura de venda de André Martins e de sua mulher Isabel Martins a António Gonçalves Broa, ferreiro, e a sua mulher Brites Mendes, da posse de uma vinha, no sitio da Penha, coutos de Portalegre, foreira em 2.250 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 46.000 réis. Original de 21 de Junho de 1701.
Treslado de escritura de venda da Confraria do Santíssimo Sacramento da Sé de Portalegre a Vital António e a sua mulher Maria José, da posse e domínio útil de uma vinha, no sitio do Loureiro, termo de Portalegre, foreira em 2.000 réis anuais ao convento de Santa Clara da mesma cidade, pelo preço de 20.100 réis, quantia que ficou em poder dos compradores à razão de juro de 5%. Contém treslado de procuração da Confraria do Santíssimo Sacramento a José Mariano
Treslado de escritura de venda de Agostinho Constant Nodim e de sua mulher Jacinta Rosa, moradores no sitio das Caronas, coutos de Portalegre, a Fernando de Assunção Ramos, casado, morador na rua de Elvas, em Portalegre, de quatro propriedades no sitio da Penha, coutos da mesma cidade, uma delas foreira ao convento de Santa Clara em 1.200 réis anuais, pelo preço de 250.000 réis. Original de 17 de Outubro de 1882.
Treslado de escritura de venda de Vital António Chaves e de sua mulher Maria José ardosa a José Maria Fossa, da posse de uma vinha, no sitio do Seixo, foreira em 2.000 réis anuais ao convento de Santa Clara de Portalegre, pelo preço de 33.600 réis.
Treslado de escritura de aforamento perpétuo do convento de Santa Clara de Portalegre ao Pe. Manuel Martins, morador no Monte Branco, termo de Cabeço de Vide, de cinco courelas de terra, sitas no termo desta localidade, pelo foro anual de 12 alqueires de trigo. Original de 18 de Setembro de 1821.
Treslado de escritura de venda de Fr. Manuel Gregório Sacoto a Isidoro Rosado, morador no Moinho do Cabral, termo de Fronteira, de duas courelas chamadas do Corpo de Deus, no sitio dos Andorinhos, termo daquela vila, foreiras em 20 alqueires de trigo anuais ao convento de Santa Clara de Portalegre, pelo preço de 100.000 réis. Original de 18 de Outubro de 1799, Fronteira.
Treslado de escritura de venda de Manuel António Barradas de Azevedo Correia e de sua mulher Eugénia Margarida de Vellez ao Pe. Manuel Gregório Sacoto de uma courela no sitio da Azenha da Clamenta e da posse e domínio útil de duas courelas chamadas do Corpo de Deus, no sitio dos Andorinhos, termo de Fronteira, foreiras em 20 alqueires de trigo anuais ao convento de Santa Clara de Portalegre, pelo preço de 106.800 réis. Original de 4 de Fevereiro de 1784, Fronteira.
Treslado de escritura de venda da Confraria do Santíssimo Sacramento da Sé de Portalegre, a João José Mateus e a sua mulher Maria da Luz, da posse e domínio útil de uma vinha, no sitio do Loureiro, coutos de Portalegre, foreira em 2.000 réis ao convento de Santa Clara, pelo preço de 20.000 réis, quantia que ficou em poder dos compradores à razão de juro de 5% ao ano. Contém treslado de procuração da Confraria a José Mariano Falcão, de 6 de Dezembro de 1840.
Sentença cível de adjudicação de uma vinha no sitio do Loureiro, termo de Portalegre, foreira em 2.000 réis anuais ao convento de Santa Clara, proferida pelo juiz de direito da comarca da mesma cidade a favor da Confraria do Santíssimo Sacramento da Sé, por dívida de João José Mateus, já falecido.
Treslado de escritura de venda de Maria Joaquina Levita a José Bernardo Bragança, da posse e domínio útil de uma vinha, sita na Alto da Penha de S. Tomé, coutos de Portalegre, foreira em 1.200 réis ao convento de Santa Clara, pelo preço de 2.000 réis.
Treslado de escritura de enovação de aforamento perpétuo do convento de Santa Clara de Portalegre ao alferes Francisco de Matos de Brito Flor da Rosa e a sua mulher Joana Maria, de uma fazenda no sitio do Ventoso, coutos de Portalegre, pelo foro anual de 5.000 réis.
Treslado de escritura de venda de Maria José Pereira e de Manuel Maria Tabarra, marceneiro, a José Joaquim Tapadinha, da posse e domínio útil de uma vinha no sitio das Barrocas, Freguesia de S. Tiago da Urra, que compreendia 4 courelas, uma delas foreira em 2.500 réis anuais ao mosteiro de Santa Clara de Portalegre, pelo preço de 500.000 réis.
Treslado de escritura de venda de Maria Serra, viúva de António Fernandes, a André Mendes Casqueiro e a sua mulher Catarina Velez, da posse de metade de uma vinha, no sitio do Carvalhal, termo de Portalegre, foreira em 600 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 3.000 réis. Original de 14 de Janeiro de 1690.
Treslado de escritura de venda de Manuel Fernandes Macedo e de sua mulher a Sebastião Freire, sapateiro, e a sua mulher, da posse de duas vinhas e de um olival no sitio do Ventoso, termo de Portalegre, foreiras em 7.500 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 6.000 réis. Original de 22 de Outubro de 1671.
Treslado de escritura de venda de José Luís Sardinha e de sua mulher Rosa Joana a Francisco Gomes Menino, da posse e domínio útil de uma vinha no sitio do Ventoso, coutos de Portalegre, foreira em 5.000 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 250.000 réis.
Treslado de escritura de venda de Nicolau Lopes, viúvo, a João Manuel Mergulhão Júnior, da posse e domínio útil de uma vinha com olival no sitio do Ventoso, Freg. da Urra, foreira em 5.000 réis anuais ao convento de Santa Clara de Portalegre, pelo preço de 200.000 réis.
Treslado de escritura de venda de José Joaquim de Miranda Júnior e de sua mulher Paulina Rosa, moradores na Freg. do Reguengo, a António Maria Carvalho, morador na Freguesia de Ribeira de Nisa, da posse e domínio útil de uma vinha no sitio da Marrada Alta, Freguesia de S. Lourenço, em Portalegre, foreira em 7.000 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 200.000 réis.
Treslado de escritura de venda do alferes Francisco de Matos Flor da Rosa a Manuel Correia, lavrador, morador no Monte Nogueiro, Freguesia de Fortios, da posse e domínio útil de uma vinha com olival, no sitio do Ventoso, coutos de Portalegre, foreira em 5.000 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 350.000 réis. Original de 24 de Maio de 1796. Contém petição de Manuel Correia.
Treslado de escritura de venda de Joaquim Lourenço, sua mulher Joaquina Libana, Joaquim Barbosa, sua mulher Luisa Rosa e Antónia Josefa, mulher de Francisco Bragança, todos herdeiros de José Pedro Cortezinho, a Leonor Maria, da posse e domínio útil de uma vinha, sita à Maceira, coutos de Portalegre, foreira em 2.400 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 96.000 réis.
Treslado de escritura de venda de Roque Nunes e de sua mulher Josefa Rita a Pedro José Serra Velez, carpinteiro, de duas vinhas no sítio das Barrocas, coutos de Portalegre, uma delas foreira em 2.500 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 160.000 réis. Original de 4 de Maio de 1817. Contém petição de Pedro José Serra de Velez, pedindo treslado de escritura.
Treslado de escritura de venda de Francisco Gonçalves Patacão, mercador, sua mulher Vitória Francisca de Assis, e seu irmão Bernardo Jerónimo Patacão, madeireiro, a Roque Nunes, da posse e domínio útil de uma vinha no sitio de Barrocas, coutos de Portalegre, foreira em 2.500 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 100.000 réis, e de outra vinha no mesmo local por idêntico preço. Original de 10 de Dezembro de 1799.. Contém petição de Roque Nunes, pedindo certidão de escritura.
Treslado de escritura de venda de José Joaquim Serra Sénior ao Dr. António Maria Sampaio, médico, de uma propriedade no sitio das Barrocas, Freguesia da Urra, concelho de Portalegre, sendo metade da dita propriedade foreira em 2.500 réis anuais ao convento de Santa Clara de Portalegre, pelo preço de 600.000 réis.
Treslado de escritura de venda de João Augusto Alves e sua mulher Catarina Maria Cardoso a Teresa de Jesus Lagarto, solteira, da posse e domínio útil de uma morada de casas, sita na Rua de Santa Clara em Portalegre, foreira em 5.500 réis anuais ao convento de Santa Clara e em 100 réis anuais a Francisco Artur Delicado, residente em Alegrete, pelo preço de 450.000 réis. Original de 17 de Dezembro de 1888.
Treslado de escritura de venda de José Bento e mulher Francisca Victória, Fernando Juzarte e mulher Maria José e Luisa Rita, todos moradores em Monforte, a Maria José Pinto, solteira, moradora em Portalegre, da posse e domínio útil de uma morada de casas , que lhes pertenciam por herança de Rita Margarida, sitas na Rua do Canto de la Rana (travessa da rua do Cano), em Portalegre, foreiras em 250 réis ao convento de Santa Clara, pelo preço de 24.000 réis. Original de 4 de Maio de 1849.
Treslado de escritura de venda do Dr. Domingos Nunes Ramos a Matias Xavier Monteiro, ferrador, da posse e domínio útil de uma vinha no sitio da Cabeça do Mouro, coutos de Portalegre, foreira em 2.250 réis anuais ao convento de Santa Clara da mesma cidade, pelo preço de 40.000 réis. Contém petição de Matias Xavier Monteiro. Original de 3 de Novembro de 1787.
Treslado de escritura de venda de José de Oliveira Saquete a Francisco Meira, da posse e domínio útil de uma morada de casas, sitas na travessa da Rua do Cano, em Portalegre, foreiras em 200 réis anuais ao convento de Santa Clara da mesma cidade, pelo preço de 9.600 réis.
Original de 10 de Outubro de 1844.
Treslado de escritura de venda de Justina Rosa Cardoso, solteira, e António Alberto Ramalhete e sua mulher Rosa Joana Mourato a Joaquim Silvestre de Carvalho, solteiro, veterinário de cavalaria, da posse e domínio útil de uma morada de casas na rua de Santo André, em Portalegre, foreiras em 2.400 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 250.000 réis.
Treslado de escritura de venda de Catarina Teresa, viúva de João António Chaves, a Maria Catarina Lacoa, solteira, da posse e domínio útil de duas moradas de casas na Rua do Cano, em Portalegre, que possui por herança se seu filho Vital António Chaves, viúvo de Maria José, sendo uma das moradas de casas foreira em 300 réis anuais ao convento de Santa Clara e vendida por 28.800 réis, e a segunda foreira em 3.400 réis anuais à Ordem Terceira de S. Francisco da mesma cidade, vendida por 67.200 réis.
Treslado de escritura de venda de Rita Maria, Viúva de Francisco das Neves, a Joaquim António Casqueiro, da posse e domínio útil de uma morada de casas na rua da Oliveira ou Monte de Santo António, em Portalegre, foreiras em 1.200 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 14.400 réis.
Treslado de escritura de venda do capitão António José de Faria e sua mulher Francisca Romana, da vila de Montalvão, e Joaquim Manuel da Silva e sua mulher Maria Catarina, a José António Fratel Mergulhão, da posse e domínio útil de uma morada de casas, na rua de S. Martinho em Portalegre, foreiras em 1.700 réis anuais ao convento de santa Clara, pelo preço de 48.000 réis. Contém treslado de procuração do capitão António José de Faria e sua mulher Francisca Romana a Joaquim Manuel da Silva, de 22 de Agosto de 1813, Montalvão.
Treslado de escritura de venda de António da Rocha e sua mulher Margarida Rodrigues a António Luís e a sua mulher Maria Mendes, da posse de umas casas e forno na rua de Santo André, em Portalegre, foreiras em 4.000 réis anuais a Maria de Belém, freira no convento de Santa Clara, pelo preço de 15.000 réis. Original de 19 de Fevereiro de 1675.
Declaração de venda de Catarina Rita a Vital António Chaves, de uma morada de casas na Rua do Cano em Portalegre, foreira em 300 réis anuais ao convento de Santa Clara da mesma cidade, pelo preço de 48.000 réis.
Treslado de escritura de venda de José Maria Serra e sua mulher Joana da Conceição Malato e João José de Carvalho, da posse e domínio útil de uma morada de casas, no sitio do Outeiro, Freguesia da Sé, em Portalegre, foreiras em 6.500 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 168.000 réis.
Treslado de escritura de arrematação de Manuel Maria Lagarto, de uma morada de casas na Rua de Santa Clara em Portalegre, foreiras em 5.500 réis ao convento de Santa Clara, e de um bocado da muralha da antiga fortificação da cidade, foreira em 100 réis anuais a Ana dos réis, filha de Inês Maria e de António dos réis, pelo preço de 92.200 réis as casas e 1.000 réis o pedaço da muralha, na sequência da execução que moveram as religiosas de Santa Clara contra Joaquim Maria Cabecinha e sua mulher Francisca Clara.
Treslado de escritura de venda de Maria José Meira, solteira, a Francisco António Rolo, pedreiro, da posse de uma morada de casas na Rua do Canto de la Rana, Freg. da Sé, em Portalegre, foreiras em 200 réis anuais ao convento de Santa Clara da mesma cidade, pelo preço de 19.200 réis.
Treslado de escritura de aforamento perpétuo do convento de Santa Clara de Portalegre a José Joaquim Fraguilho, capitão-mor na vila de Cabeção, da herdade do Carvalhoso, sita no termo da vila de Cabeção, pelo foro anual de 57.400 réis. Contém petição das religiosas do convento de Santa Clara. Original de 7 de Agosto de 1800.
Treslado de escritura de venda de Manuel Joaquim Rosado Júnior, solteiro, a Francisco Velez Caldeira, negociante, da posse e domínio útil de uma morada de casas na Rua da Capela em Portalegre, foreiras em 2.000 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 57.600 réis.
Certidão do tombo das fazendas do convento de Santa Clara de Portalegre, com menção a umas courelas de terra, no sitio da Abrunheira, termo de Portalegre, que pertenciam ao convento por dote de Maria de Vasconcelos. O tombo é de 1681. Insere certidão de dote entregue por Luís da Costa Juzarte de Vasconcelos e Sousa e sua mulher Isabel Barreto de Simas ao convento de Santa Clara de Portalegre, consistindo em duas courelas de terra no sitio da Abrunheira, termo de Portalegre, para sua filha Maria da Costa Vasconcelos professar no dito convento.
Original de 21 de Outubro de 1673. Contém petição das religiosas do convento de Santa Clara, de 15 de Março de 1855. A certidão de escritura contém treslado de procuração de Isabel Barreto de Simas a seu marido Luís da Costa Juzarte de Vasconcelos e Sousa.
Treslado de escritura de venda de Guiomar Velez, viúva de João Rodrigues, a António Mendes, lavrador, e a sua mulher Maria de Abreu, de um souto e tapada no sitio do Reguengo, termo de Portalegre, pelo preço de 25.000 réis. Original de 1 de Maio de 1669.
Treslado de escritura de venda do Pe. Justino José de Almeida Pantão a Ana Rita do Carmo da posse e domínio útil de uma fazenda no sitio do Loureiro, coutos de Portalegre, foreira em 8.000 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 200.000 réis.
Treslado de escritura de doação do sargento-mor Pedro Pestana Pais e seu irmão, o sargento-mor José Carneiro da Gama Castelo Branco, morador no Crato, ao Pe. José Roberto de Pina Salgado, da posse e domínio útil de uma tapada sita no Reguengo, termo de Portalegre, foreira em 4 moedas de ouro anuais ao convento de Santa Clara. Contém treslado de procuração de José Carneiro da Gama Castelo Branco a seu irmão Pedro Pestana Pais.
treslado de escritura de venda de José Basilio de Morais e sua mulher Maria Isabel da Cunha Morais a Matias Gomes Ponces, da Herdade do Sanchinho, sita em Arronches, metade da qual é foreira em 31.750 réis anuais ao convento de Santa Clara de Portalegre, pelo preço de 4 contos e 365.000 réis. Original de 9 de março de 1882, Arronches. Contém treslado de procuração de Maria Isabel da Cunha Morais a seu marido José Basilio de Morais, de 2 de março de 1882.
Autos de agravo a favor das religiosas do convento de Santa Clara de Portalegre e contra o juiz dos órfãos desta comarca, relativamente à posse da Herdade do Sanchinho, sita no termo de Arronches, pertencente em metade ao convento e na outra metade aos filhos de D. João Henriques de Sousa Romo. Contém petição das religiosas do convento de Santa Clara; procuração das religiosas ao Dr. José Calisto e José Gonçalves, de 1 de Janeiro de 1771; certidão de auto de arrematação da Herdade do Sanchinho de 18 de Dezembro de 1770; petição das religiosas do convento de Santa Clara pedindo treslado de escritura de arrendamento do convento de Santa Clara a Manuel Rodrigues Crato e a António Mexia, da Herdade do Sanchinho, sita no termo de Arronches, de 12 de Dezembro de 1692, Arronches, e respectiva escritura.
Treslado de escritura de venda do Dr. António Lopes Lobato, como testamenteiro de Matias Mendes de Carvalho, ao Dr. João Gonçalves Branco, da posse e domínio útil de uma fazenda no sitio do Loureiro, coutos de Portalegre, foreira em 8.000 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 288.000 réis. Original de 2 de novembro de 1799. Contém petição das religiosas do convento da Santa Clara, e treslado de procuração do Dr. João Gonçalves Branco a João Dias Rolo, de 27 de outubro de 1799.
Treslado de escritura de aforamento em três vidas feito pelo convento de Santa Clara de Portalegre ao Pe. Joaquim Lopes Poupino, prior em Vila Boim, de uma fazenda no sitio do Loureiro, termo de Portalegre, pelo foro anual de 8.500 réis e 2 alqueires de azeitona. Original de 21 de Outubro de 1725.
Treslado de auto de arrematação por Manuel Vaz de Casa Nova, morador na Herdade do Falcão, Freguesia de S. Tiago de Caiola, termo de Portalegre, do pisão, souto e casas que foram de Manuel Rodrigues, sitos na Ribeira de Arronches, pelo preço de 100.000 réis.
Original de 20 de Maio de 1686.
Treslado de escritura de venda de Tomás Joaquim, sua mulher Maria Rosa e seu filho António Maria ao Pe. Justino José de Almeida Pantão, da posse e domínio útil de uma fazenda no sitio do Loureiro, coutos de Portalegre, foreira em 8.000 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 192.000 réis.
Treslado de escritura de aforamento feito pelo convento de Santa Clara de Portalegre a Pedro Alvares Pizueiro e a sua mulher Maria Dias, de uma terra em Ribeira de Nisa, termo de Portalegre, pelo foro anual de 3 alqueires e meio de trigo. Original de 8 de Março de 1659. Contém treslado de patente de licença de 23 de Outubro de 1659.
Sentença cível de adjudicação a favor de Francisco da Costa Amaral, bacharel, comendador da Ordem de Cristo, residente em Lisboa, e contra João Zacarias Rol de Sousa Tavares, relativa ao domínio útil da tapada denominado do Bexiga, sita na Freg. dos Fortios, termo de Portalegre, foreira em 2.000 réis anuais ao convento de Santa Clara.
Treslado de escritura de Venda de Mariana Xavier Reixa da Costa a Manuel de Almeida Campos, de duas tapadas de mato, junto ao Porto da Bouga, termo de Alegrete, uma delas foreira em 3.000 réis anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 60.000 réis.
Treslado de escritura dedivisão de foro pelas religiosas do convento de Santa Clara de Portalegre do foro de 9.000 réis anuais das tapadas da Penha e do Bexiga, ambas no termo de Portalegre, que estão na posse e domínio útil de Antónia Isabel Caldeira e seu marido Francisco Nere Caldeira, passando os foreiros a pagar da primeira tapada, 2.600 réis de foro e da segunda 6.400 réis, em vez de um foro único.
Original de 30 de Janeiro de 1829. Contém treslado de procuração de Francisco Nere Caldeira a sua mulher Antónia Isabel de Andrade Caldeira, de 11 de Outubro de 1826.
Certidão de venda de Manuel Dias e sua mulher Inês da Fonseca a João Vaz e a sua mulher Beatriz Caldeira, moradores no Monte Novo, termo de Portalegre, de uma tapada no sitio da Monte Novo, termo de Portalegre, foreira em 15 alqueires e meio de trigo anuais ao convento de Santa Clara, pelo preço de 35.000 réis. Original de 6 de Outubro de 1628.
Treslado de escritura de venda de João da Costa Calado Júnior a João António de Azevedo Coutinho, da posse e domínio útil de um talho de terra, sito à estrada de Abrantes, termo de Alter do Chão, foreiro em 20 alqueires de trigo, trianualmente, ao convento de Santa Clara de Portalegre, pelo preço de 24.000 réis. Original de 16 de Outubro de 1858, Alter do Chão.
Treslado de escritura de desistência de Francisca Rosa, viúva de Teodoro Cordeiro, e de seu filho Francisco Cordeiro, a favor do convento de Santa Clara de Portalegre, da posse e domínio útil de uma courela situada ao Borrazeiro, termo de Alter do Chão; e novo aforamento feito pelo dito convento a João da Costa Calado Júnior da posse da mesma propriedade, pelo foro trienal de 20 alqueires de trigo.
Original de 30 de Novembro de 1853, Alter do Chão. Contém treslado de procuração das religiosas do convento de Santa Clara a José Martinho Gomes, de 17 de Novembro de 1853.
Sentença cível de encabeçamento de foro a favor das religiosas do convento de Santa Clara de Portalegre e contra João Rodrigues Galhofa, sua mulher Maria Cecília e Teodoro Cordeiro, todos de Alter do Chão, relativamente a uma dívida de 60 alqueires de trigo de dois foros trianuais de uma courela de terra, no sitio do Borrazeiro, termo de Alter do Chão e passando Teodoro Cordeiro à condição de responsável pelo pagamento do foro em dívida e dos foros seguintes.
Treslado de escritura de venda de Vicência Maria Pimenta, viúva, a João Evangelista Ralha, da posse e domínio útil de uma morada de casas na Rua de S. Brás, em Alter do Chão, foreiras em 2.000 réis anuais ao convento de Santa Clara de Portalegre, pelo preço de 48.000 réis.
Original de 1 de Julho de 1850, Alter do Chão.
Certidão das matrizes prediais das freguesias do concelho de Alter do Chão, relativa ás propriedades foreiras ao convento de Santa Clara de Portalegre.
Treslado de escritura de aforamento perpétuo do convento de Santa Clara de Portalegre a Joaquim José da Silva, de Fronteira, da Herdade do Barrinho, no termo de Fronteira, pelo foro anual de 2 moios e 6 alqueires de trigo.
Treslado de escritura de renovação de prazo por três vidas feito pelo convento de Santa Clara de Portalegre ao Dr. Manuel Vellez Barbudo e a sua mulher Isabel Maria, moradores em Fronteira, de 3 meias courelas de terra, situadas nos Andorinhos, termo da mesma vila, pelo foro anual de 20 alqueires de trigo. Original de 2 de Novembro de 1758. Contém treslado de procuração de Isabel Maria a seu marido Manuel Velez Barbudo, de 30 de Outubro de 1758.
Treslado de escritura de venda do cónego João Pedro da Silva, de suas irmãs Rosa Joana da Silva e Luísa Rita da Silva, e de Jacinta Amália Escolástica, todos de Portalegre, a Henrique Prates, morador na herdade da Madalena, termo de Veiros, da posse e domínio útil da Herdade do Barrinho, sita no termo de Fronteira, foreira ao convento de Santa Clara de Portalegre em 126 alqueires de trigo por ano, pelo preço de 120.000 réis. Original de 13 de Novembro de 1822, Fronteira. Contém treslado de procuração de Rosa Joana da Sila e Luísa Rita da Silva a seu irmão o cónego João Pedro da Silva, de 11 de Novembro de 1822, Portalegre.
Treslado de escritura de reforma de prazo do convento de Santa Clara de Portalegre a Manuel António Barradas, morador em Fronteira, relativamente a duas courelas nos Andorinhos, termo de Fronteira, mantendo o mesmo foro do primeiro emprazamento.
Treslado de escritura de venda de Alberto Carlos Carmona e sua mulher Francisca Rita Mergulhão Carmona ao Dr. António Maria Dinis Sampaio, cirurgião-mor do Exército, da posse e domínio útil de uma vinha, com oliveiras e casa de habitação, no sitio do Ventoso, Freguesia da Urra, foreira ao convento de Santa Clara de Portalegre em 5.000 réis anuais, pelo preço de 400.000 réis. Original de 19 de Janeiro de 1895.
Treslado de escritura de venda de Carlos António Gomes e sua mulher Maria Tomásia Gomes a Francisco António Carvalho, viúvo, da posse e domínio útil de uma morada de casas na Rua do Cano em Portalegre, foreiras ao convento de Santa Clara de Portalegre em 1.800 réis anuais, pelo preço de 250.000 réis. Original de 9 de Julho de 1884.
Treslado de escritura de venda de Maria José Pereira, solteira, a Vasco José Martins, alfaiate, da posse e domínio útil de uma morada de casas na rua da Misericórdia, em Portalegre, foreiras em 2.000 réis anuais à Misericórdia e em 4.500 réis ao convento de Santa Clara, pelo preço de 40.000 réis. Original de 21 de Outubro de 1881.
Treslado de escritura de venda de Augusto Maria Dinis Sampaio e sua mulher Francisca Maria Rosa de Campos Sampaio a George Robinson, industrial, da posse e domínio útil de um olival chamado a Malaca, foreiro ao convento de Santa Clara de Portalegre em 3.200 réis anuais, da horta da Mouta, de um olival chamado de D. Justina, de um olival denominado das Latadas e do olival do Canoco, todos no sitio da Mouta, Freg. de S. Lourenço de Portalegre, pelo preço de 3 contos e 420.000 réis. Original de 17 de Novembro de 1894. Contém procuração de Francisca Maria Rosa de Campos Sampaio a seu marido Augusto Maria Dinis Sampaio.
Treslado de escritura de venda de Joaquina Rosa, solteira, residente em Bragança, a Francisco António Rollo, da posse e domínio útil de uma morada de casas na rua de S. Martinho em Portalegre, foreiras ao convento de Santa Clara da mesma cidade, em 500 réis anuais, pelo preço de 48.000 réis. Contém treslado de procuração de Joaquina Rosa, natural da Ribeira de Nisa, Portalegre, e residente em Bragança, ao Pe. Estanislau Xavier Bagulho, de 30 de Junho de 1877, Bragança. Original de 6 de Agosto de 1877.