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O inventário é a descrição e enumeração de um conjunto de bens patrimoniais (móveis ou imóveis) para controlo das existências, sendo realizada também uma descrição exaustiva do passivo e ativo num dado momento.
Processos de constituição de associações civis e religiosas. Contem os estatutos de constituição e as respetivas alterações aos estatutos, caso existam.
Registos diários da entrada e saída de valores. Efetuam-se em fichas soltas capeadas ao fim de cada quinzena ou em livros de registo: neste caso o registo pode ser de movimentos entre contas internas ou em sequência cronológica corrida (borrão ou caixa-borrão).
Registos de comprovativos de entrega ou declaração escrita de que se recebeu alguma coisa que podem ser do ordenado de funcionários ou recibos passados pelos credores das importâncias pagas pelas câmaras municipais. Nestes registos devem constar a data, o montante recebido, o nome e o selo.
Registos contabilísticos de síntese, ordenados cronologicamente, contendo os saldos mensais de cada conta.
Cópias da correspondência expedida, agrupadas cronologicamente em pastas ou livros.
Resumos das reuniões das assembleias gerais devendo cada um deles mencionar a hora em que se declarou aberta a sessão, a leitura e aprovação da ata da sessão anterior, o expediente, as conclusões das moções, a integra dos requisitos apresentados pelos sócios, o nome dos sócios que usaram da palavra, o resultado das votações, as declarações de voto, os incidentes que tenham ocorrido e a hora de encerramento da sessão.
Atos lavrados que constituem o registo oficial da ocupação de um cargo e que marca o início jurídico do exercício das funções de uma pessoa.
Resumos das reuniões da direção, devendo cada um deles expressar a data em que foi celebrada a reunião, os nomes dos diretores presentes, os votos emitidos, as deliberações tomadas e a assinatura dos presentes.
Resumos das reuniões da comissão, devendo cada um deles expressar a data em que foi celebrada a reunião, os nomes dos diretores presentes, os votos emitidos, as deliberações tomadas e a assinatura dos presentes.
Registos diários de todos os documentos de despesa paga e a pagar, fazendo parte destes as faturas de despesas efetuadas, os recibos de fornecedores ou credores pagos pelos créditos permanentes e notas de despesas pagas pelos empregados menores ou funcionários encarregados da realização de pequenas despesas em que não se possa cobrar recibo ou outro documento equivalente, tais como as de correios, telégrafos, carros ou táxis e outras similares circunstâncias.
Conjunto de elementos que identificam os sócios e respetivas quotizações.
Registos de contabilidade, onde as operações são lançadas por rúbricas separadas, ordenadas por débito e crédito, para dar a conhecer o estado de uma ou mais contas neles incluídas.