Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

41 records were found.

Livro de contabilidade de despesas gerais da JA, na fase de liquidação.
Folhas com resumo dos livros de Credores Comuns, em contexto de liquidação. Contém elementos de síntese contabilística nas primeiras folhas: síntese geral, com pagamentos das 8 prestações previstas, e depois sínteses por cada um dos 6 livros de credores comuns. As folhas seguintes contêm os elementos analíticos, com a lista dos credores (nomes e moradas) e os sucessivos lançamentos de pagamento de prestações nas suas contas.
Contas de liquidação de débitos a depositantes (a prazo e à ordem). Inclui depositantes na agência de Lisboa. Todas as contas abrem com a transferência das contas de depósito para a conta de Liquidação de Créditos Comuns e, simultaneamente, com o pagamento de 40% do crédito sobre a JA. Os lançamentos subsequentes registam outros pagamentos, ficando algumas destas contas com "importâncias não reclamadas" à data de encerramento da liquidação.
Contas de liquidação de débitos a depositantes (a prazo e à ordem). Inclui depositantes na agência de Lisboa. Todas as contas abrem com a transferência das contas de depósito para a conta de Liquidação de Créditos Comuns e, simultaneamente, com o pagamento de 40% do crédito sobre a JA. Os lançamentos subsequentes registam outros pagamentos, ficando algumas destas contas com "importâncias não reclamadas" à data de encerramento da liquidação. Contém procurações inseridas entre algumas páginas.
Contas de liquidação de débitos a depositantes (a prazo e à ordem). Inclui depositantes na agência de Lisboa. Todas as contas abrem com a transferência das contas de depósito para a conta de Liquidação de Créditos Comuns e, simultaneamente, com o pagamento de 40% do crédito sobre a JA. Os lançamentos subsequentes registam outros pagamentos, ficando todas estas contas com "importâncias não reclamadas" à data de encerramento da liquidação. Inclui algumas procurações inseridas entre as folhas.
Contas de liquidação de débitos a depositantes (a prazo e à ordem). Inclui depositantes na agência de Lisboa. Todas as contas abrem com a transferência das contas de depósito para a conta de Liquidação de Créditos Comuns e, simultaneamente, com o pagamento de 40% do crédito sobre a JA. Os lançamentos subsequentes registam outros pagamentos, ficando algumas destas contas com "importâncias não reclamadas" à data de encerramento da liquidação.
Contas de liquidação de débitos a depositantes (a prazo e à ordem). Inclui depositantes na agência de Lisboa. Todas as contas abrem com a transferência das contas de depósito para a conta de Liquidação de Créditos Comuns e, simultaneamente, com o pagamento de 40% do crédito sobre a JA. Os lançamentos subsequentes registam o pagamento dos restantes 60%, geralmente em 10 prestações. Inclui algumas procurações inseridas entre as folhas.
Contas de liquidação de débitos a depositantes (a prazo e à ordem). Inclui depositantes na agência de Lisboa. Todas as contas abrem com a transferência das contas de depósito para a conta de Liquidação de Créditos Comuns e, simultaneamente, com o pagamento de 40% do crédito sobre a JA. Os lançamentos subsequentes registam o pagamento dos restantes 60%, geralmente em 10 prestações. Inclui exemplares de cheques e algumas procurações inseridas entre as folhas.
Contas de liquidação de débitos a depositantes (a prazo e à ordem). Inclui depositantes na agência de Lisboa. Todas as contas abrem com a transferência das contas de depósito para a conta de Liquidação de Créditos Comuns e, simultaneamente, com o pagamento de 40% do crédito sobre a JA. Os lançamentos subsequentes registam o pagamento dos restantes 60%, geralmente em prestações. Inclui algumas procurações inseridas entre as folhas.
Contas de liquidação de débitos a depositantes (a prazo e à ordem). Inclui depositantes na agência de Lisboa. Todas as contas abrem com a transferência das contas de depósito para a conta de Liquidação de Créditos Comuns e, simultaneamente, com o pagamento de 40% do crédito sobre a JA. Os lançamentos subsequentes registam outros pagamentos, ficando todas estas contas com "importâncias não reclamadas" à data de encerramento da liquidação. Inclui algumas procurações inseridas entre as folhas.
Cadernos de folhas soltas contendo sínteses mensais de caixa (mas contendo lançamentos diários), em contexto de liquidação.
Sínteses de caixa em contexto de liquidação. Elaborados mensalmente, mas contendo lançamentos diários. Abrange Janeiro de 1932 e Julho desse ano a Fevereiro de 1933. Escriturado no Porto.
Minutas de actas de reuniões da Comissão Liquidatária (actas nº 89 -?- a 179, com lacunas). Os suportes consistem em folhas de serviço da JA, por preencher ou inutilizadas (correspondência, folhetos, folhas de serviço variadas). Nem todas as actas estão numeradas. A ordenação original é tendencialmente cronológica mas altamente irregular. As actas incluídas são: 4 actas sem número, seguidas das actas 94-163 (estando a 95 -?- incompleta e faltando as 109, 115, 116 e 127), e ainda as actas 170, 176, 178 e 179. Inclui uma carta recebida e uma apólice de seguros, adossadas a actas.
Registo de acordos com devedores da JA, relativos à amortização dos respectivos débitos. Regista o calendário de pagamentos, e inclui alguns registos de pagamentos efectuados.
Conjunto de folhas soltas de contabilidade, da fase de pré-liquidação. É possível que não tenham unidade entre si, e sejam partes perdidas de outros conjuntos. Existência: um conjunto de 3,5 folhas de conta com o título "saldos prescritos a favor do Estado", contendo uma relação de nomes e respectivos saldos, por ordem alfabética; todos com data de 1926-01-01; uma folha solta contendo uma relação de nomes associados a uma seriação numérica (de 1642 a 1707), todos com um visto à frente; um balancete de letras de câmbio em 1926-03-19 (data da suspensão de pagamentos da JA), com outra folha solta associada; uma folha dobrada com existência de cupões e de ouro e prata, em 1926-05-26.
Contas de liquidação de passivo perante credores privilegiados. A maioria dos lançamentos ocorreu entre 1927-12-31 e inícios de 1930.
Cartas de citação, minutas e cópias de alegações, contestações, réplicas etc., pareceres, cópias de sentenças, correspondência e outros documentos, relativos a dois processos judiciais, aparentemente relacionados entre si: um, movido por Ângelo A. Frederico d'Oliveira contra a firma JAD, no Tribunal do Comércio do Porto; outro, movido pela JAD contra o seu antigo sócio, Raul Mendes de Carvalho.
Contém correspondência recebida e cópia de correspondência enviada, entre a a Comissão Liquidatária da firma JA e "Armazéns Reunidos, Lda". Alguma da correspondência recebida é de carácter "particular", sendo assinada por Jaime Bramão. O conteúdo relaciona-se com a liquidação de um crédito da JA.
Processo relativo à liquidação da participação da firma JA na empresa "Renova", no que toca aos bens móveis. As operações foram realizadas por intermédio de "Leopoldo Alonso". Contém correspondência recebida e cópia de correspondência enviada. Inclui um inventário das vendas efectuadas entre 1931-10 e 1933-01.
Processo relativo à liquidação da participação da firma JA na empresa "Renova", no que toca aos bens imóveis. A operação foi executada pela Comissão Liquidatária da JA, sendo o comprador a firma "Guimarães Limitada", de Lisboa. Contém correspondência recebida e cópia de correspondência enviada.
A unidade de instalação (livro) contém o carimbo da "Fábrica Portuguesa de Lápis, Lda.". As informações do conteúdo parecem referir-se exclusivamente à Casa Bancária, na fase de Liquidação, tendo sido utilizado o presente suporte para o registo de "deve" e "haver", com visto à frente.
Processo de correspondência, relativo à liquidação do débito do falecido José Sales.
Documentos diversos (certidões notariais, resumo de balanço, e correspondência) relativos à liquidação da quota da JA, assim como a cobrança do seu crédito, sobre a sociedade em referência.
Processos relativos a cobrança de valores a haver, relativos a diversas sociedades: C. Maldonado Freitas, Fábrica de Papel Renova, Sociedade Agrícola do Gambiel, Garage Americana Lda., Sociedade de Moagem Portugália Lda. Consiste em correspondência e documentos de contabilidade.
Nomeação de Manuel Maria de d'Araújo Rangel Pamplona como membro da Comissão Liquidatária. Constituição pela Comissão Liquidatária de Joaquim Mendes Correia Junior como procurador, para a venda do prédio e todo o seu recheio, onde se encontrava instalada a "Fábrica Cerâmica da Fonte Salgada", em Tavira. Citação da firma José Augusto Dias, filho e Cª, na pessoa da Comissão Liquidatária, para a arrematação da quota de Augusto José de Carvalho, na "Sociedade Mármores e Alabastros de Vimioso, Lda." e o Guia da arrematação. Um agradecimento, abaixo-assinado em nome da Comissão Organizadora da "Sopa Economica de S.José", garantindo a libertação das dependências por estes usadas, no caso de surgir alugador ou comprador para as mesmas.
Diversos documentos, maioritariamente certidões notariais, possivelmente coligidos no contexto da liquidação da sociedade: créditos sobre a JA, motivados por constituição de depósitos ou entragas de títulos; aquisição e gestão de património imóvel; gestão de créditos da JA; liquidação do activo de sociedade de exploração mineira; abertura da Agência de Lisboa; actos de modificação de designação e pacto social, ou d ecessão de quota, de diversas sociedades participadas pela JA (Fábrica Portuguesa de Lápis Lda., Serração de Vila do Conde, A. da Fonseca Severino, Augusto Primavera em Comandita, Sociedade Agrícola Portuguesa de Exploração de Terrenos Incultos Lda., Alfredo Moreira da Silva & Filhos). Inclui certidão da escritura de dissolução da sociedade JA (1930-11-24).
Processo relativo à elaboração da concordata com os credores, incluindo peças dos embargos movidos por alguns dos credores (Banco de Portugal, e outros). Contém correspondência, documentos notariais e judiciais, e diversas minutas. Inclui certidão do inventário orfanológico por morte de José Augusto Dias.
Diversos documentos, maioritariamente certidões notariais, possivelmente coligidos no contexto da liquidação da sociedade. Processos de aquisição e gestão de património imóvel. Diversos actos de actos notariais relativos a cedências de quotas. Inclui duplicado do contrato de cessão de bens particulares de sócios a favor da firma José Augusto Dias.
Diversos documentos, maioritariamente certidões notariais, possivelmente coligidos no contexto da liquidação da sociedade. Processos de aquisição e gestão de património imóvel. Inclui autos de arrematação. Diversos actos de actos notariais relativos a cedências de quotas. Inclui duplicado do contrato de cessão de bens particulares de sócios a favor da firma JA.
Desenho de arquitectura contendo uma planta topográfica na escala 1:1000, e desenhos variados na escala 1:200 (plantas, fachadas e cortes), com legenda. Escrito a outra tinta: "Porto 8/5/1913 / Santos & Amaral / José Augusto Dias Filho & Cia".
Circular emitida pelo governo turco, e remetida à JAD pelo Westminster Bank. Inclui tradução da carta (1 fl.) do Westminster Bank e do preâmbulo da circular, em 4 fls. dactilografadas.
Diversos documentos: - minutas de actas de reuniões (de direcção da JA?); - processo de correspondência relativo à execução da concordata de pagamento aos credores; - 4 apólices de seguro relativas a imóveis da sociedade JA e dos seus sócios gerentes; - cópia da tréplica apresentada no Tribunal da Relação de Lisboa, no âmbito de um processo judicial contra José Gomes da Costa Russell; - cópia dos termos de uma acção judicial movida pela JA contra um comerciante da praça de Lisboa; - cópia dactilografada de um relatório sobre exportação de vinhos do Porto para a Alemanha (1921); - processo de correspondência (inclui rascunhos de contabilidade) com o Banco de Portugal, a respeito da fiscalização das contas da sociedade e da negociação com os seus credores; - macete de letras datadas de 1888, 1897 e 1898; - documento de fiscalização municipal a uma obra efectuada pela sociedade no edifício da sociedade, incluindo planta da obra (1902; trata-se da transformação de uma janela em portal); - documento entregue por um credor, inserido num envelope almofadado da sociedade JA; - processo de correspondência relativo à devolução de uma remessa de cupões da Junta do Crédito Público, proveniente do Incasso Bank, de Amsterdão, destinada à JA-AL, que fora apreendida pela censura militar francesa durante a Grande Guerra; - processo de correspondência com a Junta do Crédito Público, a respeito do pagamento dos cupões referidos no ponto anterior; - sistematização do activo da sociedade em 1931-12-31, incluindo relação das participações noutras sociedades; - processo de correspondência relativo à aquisição de folhas de ferro à Stahlunion-Export GmbH, de Dusseldorf, representada pela sociedade J. Wimmer & C., de Lisboa (a sociedade JA, já em liquidação, actuou na qualidade de representante do comprador, Eugénio de Aguiar, de Lisboa); - extracto de conta corrente entre a Sociedade Adolfo Höfle e a Fábrica Portuguesa de Lápis (1929-01-31 a 1933-11-30); - "Balanço de 1934" da JA, em liquidação (constituída por balanços sectoriais; rascunho); - macete de talões de depósitos recebidos na JA; - balanço relativo a 1937-06-21 (rascunho).
Documentos relativos a hipotecas efectuadas pelos sócios da firma, no contexto da negociação com credores (que antecedeu a liquidação): - "documentos da casa da rua do Corpo da Guarda": documentos diversos sobre o imóvel hipotecado pelo sócio Manuel Joaquim de Oliveira, e certidão relativa ao cancelamento dessa hipoteca; - "registos de penhores" (emitidos pela Conservatória do Registo Comercial do Porto) prestados por sócios da JA (José Augusto Dias Jr., Manuel Joaquim de Oliveira e Manuel José Dias), em garantia dos encargos e responsabilidades da firma (trata-se de quotas no capital de diversas sociedades); - certidão notarial da "renúncia de hipoteca" que pendia sobre um dos sócios da JA (Raul Mendes de Carvalho).
Macete contendo balancetes de diversas contas internas (devedores gerais, credores por efeitos depositados, correspondentes estrangeiros etc.), reportados a 1935-12-31. Inclui uma carta recebida de um particular e endereçada à Comissão Liquidatária da JAD, datada de 1934-11-14, cuja relação com os restantes documentos não é líquida.
Diversos documentos contabilísticos de síntese, provavelmente fragmentários e descontextualizados, relativos maioritariamente às fases de pré- e liquidação da sociedade:1924, 1926, 1927 e 1930 (estes reportados a 1930-11-22, data da concordata com os credores). Contém ainda um macete com o título "Diversos devedores por recâmbios" (s/ data, c. 1920-26), e diversos balanços ou afins, relativos a contas especiais e reportados aos finais de ano de 1931, 1932, 1933 e 1936. Inclui: certidão da escritura notarial de prorrogação do prazo para liquidação da sociedade JAD (1934-11-23); minuta de uma proposta para compra da Fábrica de Lápis de Vila do Conde (1934-09-25), assim como outros documentos relativos à liquidação Fábrica Portuguesa de Lápis (ou alienação da participação no seu capital); uma caderneta relativa à conta de depósito da JAD no Banco Nacional Ultramarino, relativa a 1922-1926; exemplar de "O educador" de 1934-05-15, o qual contém um anúncio publicitário à Fábrica Portuguesa de Lápis.
Processo de correspondência entre a Comissão Liquidatária e diversos, relativo à liquidação de activos (nomeadamente, participações no capital de outras sociedades), e à cobrança de créditos diversos. Inclui fichas de informações comerciais.
Processo de correspondência com a sociedade União Reseguradora, relativo a uma operação gorada de compra de acções desta última, com envolvimento da JAD. A fase final do processo envolve já as comissões liquidatárias da JAD e da própria UR.
Diversos documentos: - minutas de actas de reuniões (de direcção da JA?); - processo de correspondência relativo à execução da concordata de pagamento aos credores; - 4 apólices de seguro relativas a imóveis da sociedade JA e dos seus sócios gerentes; - cópia da tréplica apresentada no Tribunal da Relação de Lisboa, no âmbito de um processo judicial contra José Gomes da Costa Russell; - cópia dos termos de uma acção judicial movida pela JA contra um comerciante da praça de Lisboa; - cópia dactilografada de um relatório sobre exportação de vinhos do Porto para a Alemanha (1921); - processo de correspondência (inclui rascunhos de contabilidade) com o Banco de Portugal, a respeito da fiscalização das contas da sociedade e da negociação com os seus credores; - macete de letras datadas de 1888, 1897 e 1898; - documento de fiscalização municipal a uma obra efectuada pela sociedade no edifício da sociedade, incluindo planta da obra (1902; trata-se da transformação de uma janela em portal); - documento entregue por um credor, inserido num envelope almofadado da sociedade JA; - processo de correspondência relativo à devolução de uma remessa de cupões da Junta do Crédito Público, proveniente do Incasso Bank, de Amsterdão, destinada à JA-AL, que fora apreendida pela censura militar francesa durante a Grande Guerra; - processo de correspondência com a Junta do Crédito Público, a respeito do pagamento dos cupões referidos no ponto anterior; - sistematização do activo da sociedade em 1931-12-31, incluindo relação das participações noutras sociedades; - processo de correspondência relativo à aquisição de folhas de ferro à Stahlunion-Export GmbH, de Dusseldorf, representada pela sociedade J. Wimmer & C., de Lisboa (a sociedade JA, já em liquidação, actuou na qualidade de representante do comprador, Eugénio de Aguiar, de Lisboa); - extracto de conta corrente entre a Sociedade Adolfo Höfle e a Fábrica Portuguesa de Lápis (1929-01-31 a 1933-11-30); - "Balanço de 1934" da JA, em liquidação (constituída por balanços sectoriais; rascunho); - macete de talões de depósitos recebidos na JA; - balanço relativo a 1937-06-21 (rascunho).