Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

23 records were found.

Sínteses diárias de movimento em várias moedas estrangeiras, em relação a clientes (síntese) e vários correspondentes estrangeiros. Corresponde a uma espécie de devedores e credores de câmbios.
Caderno com rascunhos de contas, relativos aos mapas de operações cambiais diárias a apresentar à Inspecção de Câmbios, no âmbito do decreto nº 8.524 e, depois, do 8.864 (que substituiu aquela instituição pela Inspecção do Comércio Bancário). Para além das entradas e saídas diárias, contém outras indicações relativas a este tipo de operações.
Auxiliar de diário relativo a movimentos em moeda estrangeira. Consiste em resumos diários de movimento por moeda, em deve e haver, ordenados em mapas mensais.
Registo de agências e comissões liquidadas (Deve) e a haver (Haver), por efeito de operações não especificadas nem referenciadas.
Livro de rascunhos, para conferência de contas relativas a câmbios, saques e cupões. Não tem referências cronológicas (excepto ocasionais referências ao mês). Parece ser da empresa "José Augusto Dias" (que em Fevereiro de 1906 deu origem à "José Augusto Dias, Filho & C.ª").
Fichas com formulário destinadas a registar cada operação efectuada por correspondência. Contêm menção ao livo de memorial que registou originariamente a operação, e de onde foram extraídos estes lançamentos. As fichas correspondentes a 1924 estão em ordem cronológica diária (ainda que com irregularidade), enquanto as de 1925 aparecem dispersas e correspondendo a dias isolados e sem continuidade. Incluem várias folhas de rascunho de operações aritméticas. Uma destas está no verso de uma carta recebida, em inglês, parcialmente rasgada. Incluem algumas fichas de recepção de depósitos, provavelmente também efectuadas por correspondência (apesar de trazerem a assinatura do depositante).
Conjunto de letras protestadas, adossadas aos respectivos actos notariais de protesto. Um dos processos contém outra documentação anexa: um extracto de conta corrente do devedor e uma carta sobre o mesmo assunto.
Contas de devedores por operações de redesconto de letras. Livro da fase de liquidação da JA.
Contas de rascunho (?), relativas à Agência de Lisboa, a "António Serrão Franco" e à "Empresa Comercial do Minho, Lda." (apenas uma fl.).
Folhas com contabilidade para apuramento do imposto sobre aplicação de capitais a pagar pela JA (por "juros pagos sobre depósitos à ordem", como se vê na guia para pagamento incluída entre as folhas). Não há referência a legislação.
Razão ou auxiliar de razão, contendo as contas analíticas de Correspondentes Estrangeiros e de Caixa. Consiste em cadernos de folhas cosidas, talvez extraídas de um livro (antes de preenchidas?). Os diversos cadernos de cada conta estão numerados (14 CE e 17 Caixa), numa ordem aparentemente aleatória e que não corresponde à ordenação cronológica.
Mapas com sínteses diárias de movimentos cambiais de natureza variada, "a debitar" (remessas, comissões, letras a receber e letras de câmbio, etc.) e "a creditar" (transferências, remessas, despesas, saques vencidos, etc). Documentos de trabalho (contêm rasuras e anotações à margem).
Registo de contabilidade de depósitos a prazo: indica as entradas e saídas de depósitos em ordem a números de série de depósito, sem identificar os clientes depositantes.
Conta corrente em "fólio aberto", relativa às contas a prestar à Inspecção de Câmbios.
Balanços mensais ou quinzenais apurados por contas, a partir de registos diários de operações ou extraídos de livros de síntese.
Conjunto de letras protestadas, adossadas aos respectivos actos notariais de protesto. Alguns processos contêm documentação anexa: entre outros, uma apólice de seguros de transportes marítimos (de 18/06/1920) com as condições de cobertura, nomeadamente uma acta adicional cobrindo risco de guerra; facturas de liquidação de contas com "Banque D'Orient" e da empresa "Egyptian Bonded Warehouses Company, Limited" do Cairo, de 25/01/1922, ou Certificados de Seguros, com a empresa "The Globe & Rutgers Fire Insurance Company" de Nova York, de 23/06/1920.
Saldos de depósitos a prazo, ordenados por ano (maioritariamente de 1923, alguns de 1913 e de 1917 a 1922), e seguidamente por número de conta.
Inventário de papéis de crédito, à data de 1913-12-13. Não é clara a titularidade desses títulos, que tanto podem pertencer à JA como a clientes. Cada uma das entradas reporta-se a um número de fólio de um livro desconhecido.
Balancetes diversos reportados a 1921-12-31 (incluindo uma sequência de cálculo de juros, e outra de valores em ouro).