Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
25 records were found.
Maço com folhas impressas, destinadas a resumo diário de valores movimentados por caixa ("cópias do caixa"). Algumas folhas contêm no verso lançamentos relativos a despesas gerais desse dia, manuscritas. Compreende o ano de 1923 (completo) e fragmentos dos anos 1921 (Agosto a Outubro) e 1919 (13 a 29 de Outubro, parcialmente em folhas manuscritas ou dactilografada, e contendo folhas de rascunho e notas variadas).
Folhas de resumos diários de caixa, com valores divididos por contas internas, abrangendo Março a Setembro de 1927. Contém ainda folhas de rascunho com saldos diários de caixa e de memorial, entre Fevereiro e Outubro do mesmo ano.
Conjunto de resumos diários de movimento de caixa (entradas e saídas). Contém folhas com valores por contas internas ("devedores e credores", "letras descontadas", etc.), lançados diariamente, e ainda uma folha de síntese. Abrange os meses de Janeiro a Outubro de 1928.
Folhas de síntese mensal extraídas dos livros de memorial (ano de 1921) e de caixa (apenas Dezembro desse ano), em folhas de débitos e de créditos. Contém ainda um balancete geral da JA em 1921-12-31.
Diversas contas correntes sob o título de "apontamentos diversos" (com a agência de Lisboa, "títulos a receber", António Franco Serrão e outros indivíduos). Deve tratar-se de um livro de rascunho, dada a falta de coerência de conjunto e o facto de a maior parte das folhas estar traçada (o que quer dizer que foi lançada noutros livros, não identificados).
Sínteses mensais extraídas dos livros de caixa e dos memoriais, ordenando os lançamentos por contas do Razão, em duas sequências cada: "caixa a diversos/créditos do memorial" e "diversos a caixa/débitos do memorial". Escriturado no Porto. Verifica-se uma lacuna entre Dezembro de 1923 e Junho de 1924.
Cadernos de apontamentos diários para elaboração dos livros de caixa e de memorial. Consistem num borrão dos ditos livros. Falta o caderno relativo ao memorial de Junho.
Contém rascunhos de contas não referenciadas, de contas correntes de clientes e de registos de transacções de amêndoas. Após algumas folhas em branco, contém uma breve sequência de rascunhos relativos a registos de descontos de letras.
Registo contabilístico (movimentos entre contas) relativo a várias contas internas da JA: contas de participação em lucros de sociedades e ainda "empréstimos sobre penhores", "contas cancionadas" e "agência de Lisboa - contas câmbiais".
Livro contabilístico de síntese, ordenado por contas internas da instituição bancária (IB), contendo para cada uma os valores contabilísticos mensais ou quinzenais (deve, haver e saldo do mês). Repete os registos do diário mas agrupados por contas conforme a natureza das operações e não sucessivamente ordenadas apenas pela data como no diário.
Registos das operações diárias para fins contabilíticos, contendo contas de clientes (contas pessoais) e contas internas de funcionamento (contas próprias).
Registo diário de toda a entrada e saída de valores por conta (isto é, sem haver movimento físico de valores). Consiste em fichas soltas capeadas ao fim de cada quinzena ou em livros de registo; neste caso o registo pode ser de movimentos entre contas internas ou em sequência cronológica corrida (memorial-borrão). Existe uma folha de resumo para cada dia, com os saldos credores e devedores em cada conta interna.
Registo diário de toda a entrada e saída de valores, ao balcão da instituição bancária. Geralmente são registados em fichas soltas, capeadas ao fim de cada quinzena ou em livros de registo. Neste caso, o registo pode ser de movimentos entre contas internas ou em sequência cronológica corrida (borrão ou caixa-borrão). Apresentam, habitualmente, uma folha com o resumo diário dos saldos credores e devedores de cada conta interna.
Balanços mensais ou quinzenais apurados por contas, a partir de registos diários de operações ou extraídos de livros de síntese.
Registo auxiliar para elaboração do livro Memorial (registo de entrada e saída de valores por correspondência).
Verbetes relativos a lançamentos no livro memorial (cada verbete reporta-se a um lançamento). Inclui alguns documentos relativos à Agência de Lisboa.
Síntese de movimentos diários entre diversas contas. elaborados com periodicidade mensal entre Novembro de 1930 (a partir de 24) e Junho de 1932 (excepto Janeiro de 1932).
Cópias dos resumos diários do livro Caixa da Agência de Lisboa, remetidos à Sede.
Registo diário, informal, de entrada e saída de títulos de crédito, compra e venda de títulos financeiros e cambiais, assim como outras operações bancárias ("exportações", "guias ouro", etc.). Trata-se de uma sociedade bancária não identificada. Menciona algumas operações em ordem à "agência", pelo que, a tratar-se da JA, será proveniente da Sede.
Verbetes relativos a lançamentos no livro memorial (cada verbete reporta-se a um lançamento). Inclui alguns documentos relativos à Agência de Lisboa. Os macetes respeitantes a Junho de 1929 está muito incompleto, estando integrados no macete de Maio desse ano; os verbetes relativos ao período Junho-Agosto de 1930 parecem estar também incompletos, constituindo actualmente um único macete (o qual inclui o verbete único de Fevereiro de 1931); outros macetes aparentam lacunas pontuais. Os restantes macetes foram numerados e organizados no ADP.
9 macetes:
Maio e Junho 1929: 509 verbetes
Agosto de 1929: 336
Dezembro 1929: 504
Março 1930: 252
Abril 1930: 321
Junho, Julho e Agosto 1930 (inclui um verbete de Fevereiro de 1931): 108
Abril-Dezembro 1931: 266
Janeiro-Dezembro 1932: 192
Janeiro-Dezembro 1935: 156.