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1981 -Divisão Financeira com dependência directa do Conselho de Gerência. Subdividia-se em duas áreas: Contabilidade de gestão e Contabilidade financeira e analítica dividindo-se esta ultima em Património e Contabilidade Analítica. 1984 – Subdirecção Económico-Financeira (EC - Financeira) 1988 – Subdirecção de Finanças e Economia (DFE); tendo na sua dependência: Operações Financeiras e Bancárias; Fiscalidade; Tesouraria; Divisão de Contabilidade c/ serviço de contabilidade, serviço de património, serviço de planeamento serviço de contabilidade analítica e orçamental. 1988 – Criada a Divisão do Controle de Gestão (DCG) 1989 - Direcção de Finanças e Economia – DFE. 1991 – A Divisão de Controlo de Gestão é Inserida em DFE 1991 - Direcção de Finanças e Economia tendo na sua dependência: Divisão de Contabilidade Financeira com serviço de contabilidade, serviço de património e seguros; Divisão de Controlo de Gestão com serviço de contabilidade analítica e controlo orçamental. 1998 - Departamento Administrativo e Financeiro
1969 – Criada a Secretaria que reportava directamente do Conselho de Gerência. 1982 – É dada a designação Secretaria-geral. 1991 – É transformada numa “grande área” dirigida por um Secretário-geral. Aqui são inseridas as actividades: Secretariado-geral (c/ funções de secretariar o Conselho de Gerência, elaborar actas das reuniões, elaborar todos os contratos que envolvem a empresa, tratar o expediente geral, arquivo geral, microfilmagem, inutilização de documentos, gestão dos contínuos) Património Fundiário (descrição, inscrição e regulamentação) Actividades Gerais (tipografia, segurança das instalações, vigilância, bares, refeitórios, barbearias, alfaiataria, Lavandaria, limpeza), Contencioso e Seguros (Contencioso, processos de inquérito, sinistros, seguros). 1996 - ainda a designação era Secretário-geral 1997 - Surge pela primeira vez a Direcção Secretaria-geral. 1998 - É criado o Gabinete de Serviços Gerais que fica com parte das funções da extinta Secretaria Geral. As outras funções da Secretaria Geral são repartidas pelo CA e pelo novo Gabinete de Apoio Jurídico, também criado em 1998 nomeadamente o Expediente e Arquivo (EAR).
1988 – Criada a Divisão de Contencioso e Seguros. Reporta directamente ao Presidente do conselho de gerência 1991- A Divisão de Contencioso e Seguros è extinta. Passa para a dependência do Secretário-geral 1998 – É criado o Gabinete de Apoio Jurídico com o serviço de contencioso e sinistros. 2004 – o Gabinete de Apoio Jurídico enquadra o Expediente e Arquivo (EAR) 2007 - O gabinete de apoio juridico fica apenas com função judicial, dexiando as funções de coordenador de Expediente e Arquivo. Gabinete de Apoio Jurídico só pontualmente teve outras funções que não eram de natureza juridica, com o enquadramento organico funcional do Expediente e Arquivo (EAR) entre 2004- 2007. Nesta secção podemos encontrar documentação relativa a contencioso com funcionários e com terceiros; Processos de sinistros e disciplinares; Incidentes, litigios e acordos, pareceres juridicos.
1972 - Sector da Informação e das Relações Públicas (reponsável pelo boletim do STCP 1973 – 1955 -Relações públicas. 1996 - Divisão de Comunicação. 1997 - Não consta na Macro estrutura da empresa. 1998 - Volta à macro estrutura como Gabinete de Relações Públicas até 2004 2003 – O responsável pelos serviços gerais é também responsável pelo gabinete de relações públicas Função Externa: contactos com a comunicação social, com o público; afixação de material informativo; Função interna: apoio a vários sectores idealizando e executando textos e cartazes. Jornal Interno; informações ao público A designação passa a ser Gabinete
1964 - Serviço do Pessoal. 1968 – Divisão do Pessoal e Saúde dependente da Direcção Adjunta de Exploração 1974 – Direcção-adjunta Administrativa (DaA) que compreendia entre outras a divisão do pessoal e saúde que subdividia em Serviço do Pessoal, Medicina e Segurança no Trabalho, Serviço de Saúde, Acção Social 1981/2 – Divisão do Pessoal (DPS) com 3 serviços (Psicologia e Recursos Humanos, Formação e Segurança no Trabalho, Gestão e Prestações Sociais). 1984 – Subdirecção de Pessoal que compreendia: - Planeamento Pessoal, Relações de Trabalho, Formação, Segurança, Psicologia, Saúde. 1988 – A Subdirecção de Pessoal compreende: Divisão de planeamento e tratamento assuntos pessoal; serviço de relações de trabalho, serviço de formação, serviço de segurança no trabalho, serviço de psicologia, serviço de medicina no trabalho, serviço de acidentes de trabalho, serviço de posto clínico, serviço de acção social, serviços administrativos-pessoal, apontadoria, actividades gerais. 1988 – Subdirecção do Pessoal 1989 – As actividades gerais passam a integrar a protecção e vigilância das instalações. 1989 / 1997 – Direcção de Pessoal 1991 - As Actividades Gerais passam para a Secretaria-geral 1991 - A direcção de Pessoal está estruturada da seguinte forma: Divisão de planeamento de pessoal; divisão de relações de trabalho; serviço de formação; serviço de segurança; serviço de psicologia; serviço de medicina do trabalho; serviço de acidentes de trabalho; serviço de posto clínico; 1998/2006 – Recursos Humanos. A direcção de Recursos Humanos subdivide-se em: -Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos - Processamento Administrativo de Pessoal. O Processamento tem na sua dependência o Posto Clínico Nesta secção encontra-se documentação relativa às relações laborais com os empregados que reflecte as suas atribuições na área da: segurança no trabalho, acção social, gestão e prestações sociais, formação, acompanhamento psicologico, planeamento, relações de trabalho, de medicina no trabalho, serviço de acidentes de trabalho, serviços administrativos-pessoal, apontadoria (getão de presenças), actividades gerais, serviço de posto clínico. Esta secção divide-se por sua vez, em duas subsecções que representam a actual estrutura orgánica da empresa: Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos; Processamento Administrativo de Pessoal. O Processamento tem na sua dependência o Posto Clínico. Funções de administração e de gestão de recursos humanos. Gestão de recursos humanos (assalariados, gerentes e, eventualmente, administradores); registo de assiduidade, de pagamento de ordenados.
Área designada na origem da mpresa por Movimento e mais tarde Movimento e Tráfego. Em 1959 – subdivide-se em Exploração (Centro de Controle da Rede (C.C.R.), expedições e fiscais de tráfego) e Instrução, Fiscalização, Disciplina e Trabalho. 1966 – È aprovado o novo organograma. O Movimento é dividido em: Exploração e Instrução, Fiscalização, Disciplina e Trabalho. 1966 – é criado o serviço Estudos Do Movimento (estudos, horários e estatística). 1967 - Com a descentralização das funções da Direcção (única), é criada a Direcção - Adjunta de Exploração (DAE). Principais Funções: - Horários, escalamento, expedição, controle de serviço, informações de serviço, fiscalização e cobrança, estudos Estrutura: Direcção, Serviço de Estudos, Serviço de Cobrança e Escalamento, Serviço de Horários, Paragens e estatística., Secretaria de Apoio. Aqui cabia a Formação e Disciplina. De salientar que o Movimento geria todo o pessoal deste sector. 1976 – Na estrutura orgânica contam-se 4 serviços: Estudos; Movimento; Pessoal do Movimento; Estatística, Horários e Paragens; Secretaria de Exploração (Avisos, ordens de serviço, comunicações, ofícios, relatórios, reclamações, alugueres, …). 1977- È criado o Serviço de Estudos da Exploração 1979 - Na estrutura da Direcção Adjunta de Exploração contam-se 4 serviços: Estudos; Movimento; Cobrança e Escalamento; Estatística, Horários e Paragens; Secretaria de Apoio (Avisos, ordens de serviço, comunicações, ofícios, relatórios, reclamações, alugueres, …). 1981 - é designada por Direcção de Exploração com 4 departamentos: Movimento, Material circulante, Tráfego e Cobrança e Receita. As estações de recolha ficam na dependência de um subdirector com funções de apoio ligeiro da frota, enquanto que o apoio pesado fica na dependência Da Sub direcção de Produção Industrial. 1982 – Alteração do organograma de DEP. Passam a existir só 3 serviços: Movimento e Tráfego (Operações, Centro de Controle da Rede, Percursos, Paragens, abrigos, quiosques, horários das linhas e das viaturas); Pessoal Tripulante e Cobrança (Detalhes, escalamento, disciplina, serviços melhorados, casos de P.T., cobrança); Estudos de Exploração (estudos, sondagens, inquéritos, estatística, orçamentos, tarifas, carreiras). 1988 - A Direcção de Exploração é composta por um director e dois subdirectores. Integra o Serviço de Sistemas e Estatísticas, divisão de tráfego, divisão de pessoal tripulante (serviço de pessoal e serviço de cobrança e receita), divisão da estação de S. Roque, divisão da estação da Areosa, divisão da estação da Carcereira, divisão da estação de Francos, Estação de Massarelos, Serviço de apoio geral (inspeção de material, transportes internos, vigilancia das instalações). 1989 - Direcção Geral de Exploração. 1998 - A Direcção de Exploração dá lugar ao Departamento de Operações (DOP).
1981 – Serviço de Informática dependente do Conselho de Gerência. 1988 – Divisão de Sistemas de Informação com dois serviços (Serviço de Informática e Serviço de Infocentros). 01.02.1991 - A Divisão de Sistemas de Informação (Serviço de Informática e Infocentros) depende directamente do Conselho de Gerência (OR 006.91) 01.12.1991 - A Divisão de Sistemas de Informação passa a Serviço de Informática e depende da Direcção de Estudos (O.R .011.91) até 1995. 1991 – É extinto o serviço de Infocentros. 1995 – É criada a Direcção de Telemática (DTL). O seu plano director foi elaborado e aprovado em 1995 para ser guia da evolução dos Sistemas de Informação e das Comunicações/Telecomunicações da Empresa. A Direcção de Telemática é extinta em 1998. 1998 – Criado o Gabinete de Sistemas e Projectos (GSP) que substitui a Telemática. 2002 – Criado o Gabinete de Informática e Comunicações (GIC) que substitui o Gabinete de Sistemas e Projectos.
1982 – Criado o Serviço de Auditoria na dependência do Conselho de gerência. 1989 – é criado um serviço autonomo
Em 1950 é criado o Conselho de Administração. Em 1975 – Conselho de Gerência (até 1994). Com um novo estatuto, que em 1994 transforma o SERVIÇO em SOCIEDADE, o Conselho de Gerência passa a Conselho de Administração.
1969 – Criada a Secretaria que reportava directamente do Conselho de Gerência. 1982 – É dada a designação Secretaria-Geral. 1991 – É transformada numa “grande área” dirigida por um Secretário-geral. Aqui são inseridas as actividades: Secretariado-geral (c/ funções de secretariar o Conselho de Gerência, elaborar actas das reuniões, elaborar todos os contratos que envolvem a empresa, tratar o expediente geral, arquivo geral, microfilmagem, inutilização de documentos, gestão dos contínuos) Património Fundiário (descrição, inscrição e regulamentação) Actividades Gerais (tipografia, segurança das instalações, vigilância, bares, refeitórios, barbearias, alfaiataria, Lavandaria, limpeza), Contencioso e Seguros (Contencioso, processos de inquérito, sinistros, seguros). 1996 - ainda a designação era Secretário-geral 1997 - Surge pela primeira vez a Direcção Secretaria-geral. 1998 - É criado o Gabinete de Serviços Gerais que fica com parte das funções da extinta Secretaria Geral. As outras funções da Secretaria Geral são repartidas pelo CA e pelo novo Gabinete de Apoio Jurídico, também criado em 1998 nomeadamente o Expediente e Arquivo (EAR). EAR - EXPEDIENTE E ARQUIVO - SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS Funções de: registo, elaboração, cópia e arquivo de documentos segundo os procedimentos administrativos adequados; gestão ( incluindo a aquisição e a alienação) de capital fixo (edifícios);
Esta direcção é herdeira do Serviço de Oficinas e Depósitos e Oficinas Gerais (até 1946 CCFP) e posteriormente já na fase STCP designada pelo Serviço de Oficinas Gerais dependente da Direcção (única). Abarcava a: secção de metalurgia, subsecção de fundição, subsecção de ferramentaria, subsecção de forjagem, secção eléctrica, secção de pintura e secção de carpintaria. 1967 – É criada a Direcção-Adjunta de Conservação devido à descentralização das funções da Direcção (única), dirigia os serviços de: fundição, oficinas e carroçarias, conservação de autocarros, conservação de troleicarros, inspecção de material, conservação de instalações fixas: Via (obras novas e conservação). Obras (construção e conservação de edifícios), Instalações Eléctricas (rede eléctrica, outras instalações eléctricas) e Aprovisionamentos. 1981 – A Direcção de Equipamento substituiu a Direcção Adjunta de Conservação. 1988 – Subdirecção de Produção Industrial que superintende a Divisão de Grande Manutenção e Divisão da Produção. 1998 - Criada a UGM (Unidade de Gestão e Manutenção) como unidade de gestão autónoma com o objectivo de reorganizar e racionalizar as actividades de manutenção da frota, da via e das instalações existentes. 2004 - a OR 05.04 transforma a UGM em DM (Departamento de Manutenção)
2001 – Criado o Gabinete de Estratégia (GE) . 2002 – Nova Designação: Gabinete de Projectos e Estratégia (GEP) 2003 – O Gabinete de Projectos e Estratégia (GPE) é integrado por quadros superiores da Empresa dos níveis mais elevados, equiparados a Consultores, com responsabilidade individual por projectos específicos, nominalmente atribuídos pelo Conselho de Administração. (CA OR 02.03)
A central de Massarelos inaugurada em 1915 transita da Companhia Carris de Ferro do Porto para o Serviço de Transportes Colectivos do Porto, em 1946. Está activa com toda a sua capacidade produtiva até 1960. Em 1961 a Central é desactivada. Passa a funcionar como Estação de Recolha, Subestação, e oficinas com a designação de Estação de Recolha de Massarelos (EM). O seu enquadramento orgânico é na Direcção Adjunta de Conservação. Em 1992 uma nave é reservada para Museu do Carro Eléctrico. DOP e DM também têm serviços instalados em Massarelos em 2006. Esta secção é composta pela documentação administrativa da Central de Massarelos. Funções de produção de energia eléctrica entre 1915 e 1961. Gestão dos seus recursos humanos (entre as séries documentais podemos encontrar o cadastro de pessoal da central), Controlo de gastos e trabalhos diários (diários da central elaborados pelos chefes de turno, registos de avarias da central e subestações, livros de conta corrente, registos de facturas, orçamentos, projectos e desenho técnico).