Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

44 records were found.

Verbas do testamento e aditamento de João de Figueiró, o Velho, escrivão dos Órfãos do Porto, marido de Catarina Anes de Madureira e pai de Gaspar de Figueiró, de 5 de Fevereiro de 1525.
Instrumento de mando e testamento pelo qual João Anes e sua mulher, Maria Anes da Rua, instituem uma capela no Convento de São Francisco e a ele doam a sua quinta do Paço de Valadares e o Casal do Rego em São Salvador de Valadares.
Testamento de João Carneiro e de sua mulher, Isabel de França, de 10 de Dezembro de 1477.
Verbas do testamento de João de Figueiró, neto de Martim de Figueiró, e de sua mulher, Catarina Afonso, de 7 de Abril de 1529.
Testamento de João da Ponte, mercador, de 13 de Setembro de 1463.
Contém os traslados dos testamentos de Catarina Anes de 3 de Junho de 1426 e de Lopo Fernandes de 17 de Junho de 1461.
Verbas do testamento de Maria Aranha, mulher de Heitor Moreira, de 21 de Abril de 1533.
Instrumento de contrato e doação que institui o legado em nome de João Domingues e de sua mulher, Maria Anes da Rua, no convento.
Instrumento de contrato e obrigação entre os religiosos de S. Francisco e Gonçalo Álvares de Pamplona, pelo qual instituem uma capela dedicada a Santo António na igreja do convento para seu jazigo, da sua mulher Leonor Gomes de Miranda e dos seus herdeiros.
Trata-se de um instrumento e contrato de transacção e composição entre os religiosos do Convento de São Francisco e Jerónimo de Tovar, que pretendia construir umas janelas viradas para a Viela de São Domingos, onde se encontrava uma arca de água do convento. Este contrato estabelece normas para a construção dessas janelas de modo a que não fossem atiradas águas para a viela que pudesse contaminar a água da dita arca.
Faz menção de uma procuração de Braz Francisco de 3 de Junho de 1512 e de uma escritura de Braz Alves.
Instrumento de declaração de mando de instituição de capela.
Contém o traslado de um instrumento de aprovação de 23 de Setembro de 1528, escrito no verso de uma cédula apresentada por Diogo Brandão, filho de Isabel Brandoa, pelo qual Isabel Brandoa institui uma capela.
Verbas do testamento de João Anes e de sua mulher, Maria Anes da Rua, de 2 de Dezembro de 1525, pelo qual instituem uma capela no Convento de São Francisco e a ele doam a sua quinta do Paço de Valadares e o Casal do Castanheiro e o Casal do Rego em São Salvador de Valadares.
Inventário dos bens de João de Figueiró, mercador, primo de João de Figueiró, escrivão, de 22 de Setembro de 1487.
Inventário dos bens de Lourenço Pires, tabelião, falecido em 1481.
Instrumento de traslado das verbas do testamento de Catarina Afonso, mulher de João Barbosa, escudeiro, vassalo e tabelião do Porto.
Confirmação do legado de Vasco Salvadores e de Maria Lourenço, sua mulher por altura da partição dos bens de João Fernandes Moutinho, ao qual tinham sido emprazadas a 5 de Novembro de 1453 as casas que eram para satisfação das obrigações do legado.
Verbas do testamento de Catarina Anes da Maia de 8 de Fevereiro de 1522. Faz menção de um instrumento de declaração do legado que Inês Anes da Maia, filha de Catarina Anes da Maia, era obrigada a pagar.
Testamento de Catarina Vaz, mulher de Pedro Afonso Painho, de 22 de Fevereiro de 1484.
Testamento de Catarina Rodrigues, mulher de Luís Afonso, picheleiro, de 24 de Novembro de 1513.
Verbas do testamento de André Esteves de 6 de Setembro de 1529.
Testamento de Álvaro Dinis de 31 de Julho de 1477.
Instrumento do testamento de Gonçalo de Sá de 30 de Junho de 1469 aprovado a 12 de Fevereiro de 1471.
Testamento de Guiomar Dias de 9 de Agosto de 1475.
Verbas do testamento de Inês Anes da Maia de 23 de Junho de 1523.
Testamento de Inês Eanes, mulher de João de Figueiró.
Testamento de Inês Vaz Carvalha, mulher de João Rodrigues, pedreiro, de 15 de Dezembro de 1506.
Testamento de Estêvão Lourenço, alcaide da cidade do Porto, e do respectivo instrumento de aprovação de 15 de Dezembro de 1439.
Testamento de Fiipa Rodrigues, mulher de Juzarte Afonso, de 1 de Julho de 1512.
Duas cláusulas do testamento de Fernão Anes de Póvoas, pelo qual institui um legado em seu nome.
Cédula de mando, e testamento, e postumeira vontade de João Anes, mercador, de 20 de março de 1488 e respectivo instrumento de aprovação e autoridade de justiça dada por João Barbosa, tabelião, a 31 de Março de 1488.
Testamento de Isabel Anes de 31 de Julho de 1469.
Contém o instrumento de doação perpétua de Afonso Pimenta a Alvaro Eanes e seus herdeiros de umas casas com o encargo de oferecer seis canadas de azeite ao Convento de São Francisco do Porto.
Instrumento de doação perpétua com cópia de uma carta de João Rodrigues de Sá de Meneses, filho de Henrique de Sá, alcaide-mor do Porto, para Manuel de Abreu, tesoureiro e alcaide da moeda do Porto, de 21 de Abril de 1512, pedindo que este mandasse passar esta escritura de doação.
Contrato de escambo de um chão, junto ao adro do convento, por um casal de herdade em Barcelos, feito entre o convento e João Brandão em 1515.