Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

66 records were found.

António Alves pede que lhe sejam apresentadas as certidões das missas na forma requerida pelo Promotor dos Resíduos antes de pagar as obrigações relativas ao legado de Antónia Barbosa Campela, segundo sentenças de D. Maria I obtidas por António Barbosa Barros, síndico do convento.
Em resposta à certidão de terem sido rezadas quinhentas e vinte missas e treze ternos de missas do Natal, por alma de Antónia Barbosa Campela e de Manuel de Andrade Meireles, o Doutor Amaral, Promotor de Resíduos, manda passar um despacho de mandado de levantamento de todo o dinheiro que se achava depositado.
Instrumento de trespassação de duas missas quotidianas do legado de Bento da Costa e de sua mulher Luísa Marques pelo Convento de S. Francisco ao Convento de S. Paio do Monte.
Certidão da escritura da compra que fizeram Manuel Lopes e António Pinto, moradores na Vila de Ovar, a Francisco Fernandes Giesta e sua mulher, Marinha Pereira, moradores na Quinta da Barroqua da freguesia de Santa Marinha de Vila Nova, de uma pensão para sempre de seis mil réis, impostos sobre umas casas e quintal na Rua dos Marinheiros de Vila Nova. A pensão é relativa ao legado de Domingos André, Saboleiro.
Contém um conjunto de notas sobre as obrigações do convento em relação à Capela da Relação, bem como sobre notícias e documentos desta capela e remissivas para outros livros do cartório do convento.
Declaração de D. Vitória de Meneses, viúva de Gaspar Andaia de Meneses e moradora na Vila de Viana, primeira administradora do legado de D. Isabel de Sousa, sua cunhada, de quem era testamenteira, em que explica a esmola e encargos relativos a esse legado. A declaração é certificada por João Pinto, escrivão do Judicial e Notas na Vila de Viana.
Certidão do assento do desembargador do Passo e chanceler da Casa da Relação do Porto, com data de 8 de Fevereiro de 1783, passada por José Luís Ferreira Nobre, guarda-mor da Casa da Relação do Porto a pedido de Fr. Tomás de Sta. Margarida de Cortona, religioso do Convento de S. Francisco e capelão na mesma Casa da Relação. A quantia da esmola para o hábito e outras despesas do celebrante das missas celebradas na Casa da Relação do Porto foi aumentada para seis mil e quatrocentos reis anuais.
Certidão da carta de padrão de D. João V de cento e vinte mil reis de juro comprado por Geraldo Belens, síndico do Convento de São Francisco, com data de 12 de Fevereiro de 1716. A certidão é passada por José Pereira e Silva, tabelião de Notas do Porto, a pedido do guardião do Convento.
Carta régia de sentença cível de D. Maria I obtida por António Barbosa Barros, síndico do Convento de São Francisco do Porto, contra António Alves Ferreira, comerciante, sobre a sua obrigação de pagar ao Comissário das Capelas do convento a satisfação do legado de Antónia Barbosa Campela, de cujas casas era proprietário.
Contém um conjunto de notas sobre a esmola anual de uma arroba de cera dada pelo rei ou rainha para o culto divino do convento. Apresenta valores monetários relativos ao custo da cera.
Auto de arrematação, com data de de 2 de Junho de 1775, que fez António Alves, morador na Rua da Fonte Taurina, das casas de João da Silva, religioso noviço no Convento de Jesus de Lisboa. A certidão foi passada por Germano António Wever, escrivão do Juízo de Fora do Cível do Porto, a pedido da Confraria de Nossa Senhora da Conceição do Convento de S. Francisco do Porto.
A carta dirigida por Frei Luís de S. José Amarante declara que parte das receitas para satisfazer as obrigações relativas à Capela do Beleza (João Beleza de Andrade?) pertencem ao Convento de S. Paio do Monte e pede que a satisfação dessa parte seja cumprida. A carta é seguida de uma clareza do Livro das Capelas relativa à mesma capela, mencionando um hiato na satisfação das obrigações desta capela de 1774 a 1784, e de uma certidão de Fr. António dos Querubins sobre a satisfação das obrigações do legado de Luísa Marques, com data de 27 de Fevereiro de 1782.
Após a carta de Frei Rodrigo da Soledade, que faz referência à desistência da capela de Luísa Marques e Bento da Costa, segue-se um relatório de contas provavelmente escrito pelo Fr. Inácio de S. Carlos, Padre Ex-Definidor e Comissário das Capelas do convento. O Beleza mencionado pode referir-se a João Beleza de Andrade.
Petição de António Barbosa Barros, síndico do Convento de S. Francisco, por ter alcançado sentença no Senado da Relação que confirmou a do Juizo Ordinário contra António Alves Pereira, por legados que devia ao dito Convento.
Sobre o pagamento de custas acrescidas dos autos da contenda do Convento de S. Francisco com Antonio Alves, relativamente ao legado de Antónia Barbosa Campela.
Contém o registo dos encargos, bem como das hipotecas e rendas, dos administradores e dos títulos de instituição relativos ao legado de Domingos André, o Saboleiro. Inclui remissivas para outros livros.
Contém um conjunto de notas referentes ao legado de Bento da Costa, e de sua mulher Luísa Marques, que tinham sido síndicos do convento.
Contém o registo dos encargos, bem como das hipotecas e rendas, dos administradores e dos títulos de instituição relativos ao legado de D. Isabel de Sousa e Menezes, que foi regente do Recolhimento do Anjo do Porto. Inclui remissivas para outros livros do cartório.
Instrumento de contrato e obrigação de trinta missas pela alma de Ana Baptista, que fizeram os religiosos do Convento de S. Francisco com o Pe. Manuel da Costa Teixeira, testamenteiro de Ana Baptista.
Certidão do instrumento de escritura de contrato e obrigação entre D. Helena Pereira, fundadora e regente do Real Recolhimento da Rainha Santa Isabel do Anjo do Porto, e D. Vitória de Meneses, primeira administradora do legado de D. Isabel de Sousa e Meneses, com data de 19 de Junho de 1683, acerca das esmolas para satisfação de legados, entre os quais se encontra o legado de D. Isabel de Sousa e Meneses. A certidão é passada por Luís Osório de Amorim, tabelião de Notas do Porto.
Instrumento de contrato e obrigação de duas missas quotidianas que fez o Pe. Guardião, Frei Francisco da Trindade, e Pedro da Rocha Bezerra, e o síndico, em nome do Convento de S. Francisco, com a Luísa Marques, viúva de Bento da Costa.
Contém o registo dos encargos, bem como das hipotecas e respectivas rendas, e dos títulos de instituição relativos ao legado de Gaspar Fernandes de Oliveira. Inclui remissivas para outros livros do cartório.
Contém uma crónica do cumprimento de obrigações de legados do Convento de S. Paio do Monte, trespassados a este pelo Convento de S. Francisco - entre os quais se encontra o legado de Bento da Costa, e sua mulher Luísa Marques - bem como os montantes das receitas respectivas. Os dados para esta crónica foram retirados das notas do Pe. Fr. Tomás, comissário das capelas.
Traslado do instrumento de obrigação de uma missa quotidiana por alma de Gaspar Fernandes de Oliveira, que fez o Convento de S. Francisco com o Capitão Manuel Nogueira Duarte, procurador de Francisco de Seixas da Fonseca, testamenteiro de Gaspar Fernandes de Oliveira, falecido no Rio de Janeiro.
Contém o registo dos encargos, bem como das hipotecas e respectivas rendas, e dos títulos de instituição relativos ao legado de António Pimentel. Inclui remissivas para outros livros do cartório.
Carta régia de sobre-sentença cível de libelo móvel de D. José I sobre uma contenda entre a Confraria de Nossa Senhora da Conceição de São Francisco e João da Silva relacionada com as casas do legado de Antónia Barbosa Campela.
Carta de sentença cível de D. Maria I a favor de António Barbosa Barros, síndico do Convento de São Francisco do Porto, contra Francisco Homem Carneiro de Vasconcelos e António Alves, e respectivas mulheres, acerca do legado de Antónia Barbosa Campelo.
Carta régia de sobre-sentença cível de D. Maria I a favor de António Barbosa Barros, síndico do Convento de São Francisco do Porto contra Francisco Homem Carneiro de Vasconcelos e sua mulher, moradores na Quinta da Fazendinha em Vila Nova de Gaia, e contra António Alves e sua mulher, moradores na Rua Taurina no Porto, em relação ao pagamento da pensão por prazo fatiosim relativa às propriedades do legado de Antónia Barbosa Campela.
Carta de sentença apostólica de D. José Maria de Melo, juíz executor das Letras Apostólicas, de redução das obrigações de missas relativas a duas capelas instituídas por Luísa Marques, viúva de Bento da Costa, no Convento de S. Francisco do Porto.
Carta de João de Almeida Coutinho Vieira, corregedor e provedor da raínha em Penafiel, de sentença cível de requerimentos para título, obtida pelo Convento de S. Francisco do Porto contra António José Barbosa, de Santo Estevão de Oldrões de Penafiel, sobre o cumprimento do legado de Senhorinha Soares.
Carta régia de sentença cível de D. Maria I obtida por António Barbosa Barros, síndico do Convento de S. Francisco, contra Francisco Homem Carneiro de Vasconcelos, sua mulher, moradores na Quinta da Fazendinha, em Vila Nova de Gaia, e António Alves e mulher, moradores na Rua da Fonte Taurina no Porto, acerca do pagamento das obrigações do legado de Antónia Barbosa Campela.
Termo de desistência e trespasse feito pelo Convento de São Paio do Monte ao Convento de S. Francisco do Porto, de todo o direito de acção que este tem com uma sentença alcançada contra João Beleza de Andrade, de Matosinhos, sobre o legado de duas missas quotidianas instituído por Bento da Costa e sua mulher Luísa Marques.
Refere-se ao legado instituído por Luísa Marques e Bento da Costa, que foram síndicos do convento, com a obrigação de duas missas quotidianas.
Certidão do testamento do Capitão Agostinho de Barros Araújo, de 18 de Dezembro de 1761, passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Contém o registo dos encargos, bem como das hipotecas e rendas, dos títulos de instituição e administradores relativos aos legados de Afonso Pires Borreco e de António de Azevedo. Inclui remissivas para outros livros do cartório e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, bem como das hipotecas e rendas, dos títulos de instituição e administradores relativos ao legado de Ana Baptista. Inclui remissivas para outros livros do cartório e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém notas e registo das obrigações, das hipotecas e dos títulos de instituição do legado e capela da Ordem Terceira, instituido por Pe. Frei Luís de S. Francisco, comissário da mesma Ordem. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento.
Carta régia de sobre-sentença cível de D. Maria I obtida por António Barbosa Barros, síndico do Convento de São Francisco do Porto, e pelo Doutor Promotor dos Rezidos do Porto contra António Alves Ferreira, comerciante, sobre a sua obrigação de pagar ao Comissário das Capelas do convento a satisfação do legado de Antónia Barbosa Campela, de cujas casas era proprietário.
Inventário de D. Leonarda Maria Massa, viúva de José Francisco Monteiro Massa, administradora dos legados de Afonso Pires Borreco e de António de Azevedo, com data de 30 de Julho de 1795. O inventário foi feito por seu filho José Francisco Massa. A certidão foi passada por José Dias Freire de Lima, escrivão do Juízo de Fora dos Órfãos do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do Convento de São Francisco do Porto.
Testamentos de Antónia Barbosa Campela, de 14 de Abril de 1704, e de seu marido, Manuel de Andrade e Meireles, de 11 de Abril de 1721. A certidão foi passada por Manuel da Cunha Vale, tabelião público de notas, a pedido da Confraria de Nossa Senhora da Conceição.
Contém notas e registo dos encargos, bem como das rendas, das propriedades hipotecadas, dos administradores e dos títulos de instituição relativos à Capela de Senhorinha Soares. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento.
Certidão do testamento de D. Isabel de Sousa, que foi Madre Regente do Real Recolhimento da Rainha Santa Isabel do Anjo - Porto, também chamado Convento das Recolhidas, a favor do Convento de S. Francisco, feito a 21 de Junho de 1682. A certidão foi passada por António Monteiro Castelo Branco, tabelião de Notas do Porto, a pedido do guardião do Convento de S. Francisco do Porto.
Certidão do alvará de Dom João V pelo qual é dada ao Convento de S. Francisco a esmola de vinte mil réis pelas missas ditas na Casa da Relação e de três mil e duzentos e quarenta réis para um hábito do religioso celebrante e para outras despesas necessárias. A certidão é passada por Pedro Pinto Ribeiro, escrivão da Receita e Despesa da Casa da Relação do Porto a pedido do padre guardião do convento.
Alvará de D. Filipe I de 5 de Julho de 1585. A certidão é passada por Francisco Monteiro Ferreira, guarda-mor da Casa da Relação do Porto a pedido do guardião do Convento de S. Francisco do Porto.
Contém o alvará de mercê de D. Maria I com data de 28 de Novembro de 1778, em que renova a esmola anual de uma arroba de cera ao Convento de S. Francisco, após se ter perdido o título desta esmola no incêndio sucessivo ao terramoto. Este traslado foi escrito por Joaquim Manuel da Cunha Vale, tabelião de Notas a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Instrumento de contrato de emprazamento de casas na Rua da Fonte Aurina, feito por Antónia Barbosa Campela e seu marido, Manuel de Andrade Meireles, da freguesia de Fonte Arcada de Penafiel, a Domingos Ferreira Torres, com data de 28 de Fevereiro de 1685. A certidão foi passada por João José de Almeida, tabelião do Porto, a pedido da Confraria de Nossa Senhora da Conceição.
Instrumento de obrigação de uma missa quotidiana por alma de António Pimentel, que fez o Convento de S. Francisco com o Capitão Manuel Nogueira Duarte, procurador de Francisco de Seixas da Fonseca, testamenteiro de António Pimentel, falecido no Rio de Janeiro.
Certidão do contrato entre o Convento de S. Francisco e a Ordem Terceira, com data de 4 de Maio de 1676, sobre as obrigações relativas ao legado desta no convento. A certidão foi passada por Rafael de Matos Godinho, secretário da Ordem Terceira no Convento de São Francisco, a pedido do Pe. Frei Luís de São Francisco, comissário visitador da mesma Ordem.
Instrumento de contrato de emprazamento em perpétuo fateusim que fez João Lopes e sua mulher, Maria da Costa, a Manuel Ribeiro e a sua mulher, Margarida Antónia, das casas na Rua da Banharia, sobre as quais estava imposta uma pensão para satisfazer o legado de Ana Baptista.
Instrumento de doação de Senhorinha Soares, viúva de Afonso Vieira, com data de 5 de Julho de 1541, pelo qual ela institui uma capela com o seu nome no Convento de São Francisco - Porto. A certidão é passada por João de Almeida Litta, escrivão da Provedoria do Porto a pedido do guardião do Convento de S. Francisco.