Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
62 records were found.
Carta régia de sentença cível de D. Maria I obtida por António Barbosa de Barros, síndico do Convento de S. Francisco, contra Manuel da Mota, suas irmãs e outros, devido aos seus embargos relativos ao pagamento das obrigações do legado de Lopo Fernandes.
Carta régia de sobre-sentença cível de D. Maria I obtida por António Barbosa de Barros, síndico do Convento de S. Francisco, contra Manuel da Mota, suas irmãs e outros, devido aos seus embargos relativos ao pagamento das obrigações do legado de Lopo Fernandes.
Contém a carta régia de provisão de D. João IV, de 2 de Outubro de 1656, obtida por D. Ana de Almeida sobre os encargos e obrigações relativos ao legado de D. Brites de Almeida, sua irmã, no Convento de S. Francisco - Porto. Este traslado inclui também as petições feitas por António Carvalho, síndico do Convento de S. Francisco - Porto, e por D. Ana de Almeida ao Tribunal dos Três Estados para passar o traslado dessa provisão, bem como os despachos, réplicas e respostas correspondentes. O traslado é passado por Manuel de Madureira Montarojo, tabelião de notas do Porto.
Contém o traslado, datado de 15 de Fevereiro de 1596, das verbas do testamento de Maria Carneiro de 25 de Outubro de 1593, e o traslado, datado de 2 de Março de 1600, do testamento de seu marido, João Cardoso de Miranda, de 16 de Dezembro de 1597. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Contém o traslado dos seguintes documentos: testamento de Vasco Carneiro e de sua mulher, Brites de Figueiró, de 13 de Fevereiro de 1541, pelo qual instituem um legado de cinco aniversários e cinco missas no Convento de S. Francisco - Porto (a partir de um traslado de 28 de Fevereiro de 1603); instrumento de sub-rogação de pensões feita por Gonçalo de Almeida e Sousa, administrador do legado de Francisco Carneiro, vinculado à Capela de S. João Baptista, a 31 de Julho de 1749; e o instrumento de instituição de capela por Ana Brava e Manuel Carneiro, seu marido, de 3 de Novembro de 1558, contendo o codicilo do testamento de Manuel Carneiro de 4 de Julho de 1557. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do Convento de S. Francisco.
Instrumento de mando e testamento e derradeira vontade de Fernão Pires, serrralheiro e mestre de espingardas, pelo qual institui legado no Convento de S. Francisco.
Contém a cédula de testamento de Lopo Fernandes de 14 de Janeiro de 1540, seguida do instrumento de aprovação com a mesma data e do termo de abertura do testamento de 3 de Novembro de 1540. A certidão é passada por António Cerqueira Pinto, escrivão do Juízo das Acções Novas da Relação do Porto, a pedido do guardião do Convento de S. Francisco.
Instrumento de instituição de capela ou morgado por Ana Bravo, viúva de Manuel Carneiro, contendo a cédula e codicilo do testamento de Manuel Carneiro, de 4 de Julho de 1557.
Certidão de um traslado, pedido por Domingos de Vasconcelos Pereira a 17 de Setembro de 1725, da sentença de Simão da Fonseca Freire, juíz de fora dos Órfãos do Porto, de 25 de Janeiro de 1624, para cumprimento do testamento de Diogo Homem Carneiro, de 9 de Fevereiro de 1622, a pedido de D. Ana de Calvos, sua viúva. Inclui o traslado deste testamento.
A certidão é passada por José Joaquim de Queiroz Azevedo, tabelião de notas do Porto.
Contém o traslado dos seguintes documentos: do termo de perguntas sobre a instituição deste morgado, de 6 de Dezembro de 1704, feito por Agostinho Barbosa, juíz, a António de Azevedo Portugal, procurador de Aires de Almeida e Sousa e da sua mulher, D. Margarida Antónia Sarmento de Sotomaior, administradores do legado do Rev. João Carneiro; do termo da declaração do procurador dos administradores do morgado, de 6 de Detembro de 1704, sobre as obrigações e encargos relativas a este legado; e do termo de medição da Capela de S. João Baptista. A certidão é passada por Jerónimo Pereira da Silva, escrivão do Juízo da Correição do Cível do Porto, a pedido de Manuel de Almeida de Sousa e Sá.
Carta de sentença cível do Dr. Manuel Marques de Oliveira, juíz de fora dos órfãos do Porto, obtida pelo Convento de S. Francisco contra D. Catarina Josefa Pinto de Azevedo, viúva de Pedro Correia de Azevedo, por causa das obrigações relativas ao legado de Pedro Vaz Moutinho.
Contém uma lista das propriedades e rendas vinculadas à Capela de S. joão Baptista, pelas quais eram satisfeitas as obrigações relativas aos encargos desta capela e respectivos legados.
Instrumento de venda real, de 25 de Julho de 1787, de umas casas na Rua Nova, freguesia de S. Nicolau da cidade do Porto, feita a António Ferreira da Silva pelo Pe. António José da Silva. A Confraria de Nossa Senhora da Silva da Sé era foreira em fateusim destas casas, vinculadas ao legado de Ana André. A certidão é passada por José Joaquim de Queiroz Azevedo, tabelião.
Instrumento de contrato, obrigação e instituição de capela e morgado feito pelo Reverendo Baltazar Leite, Abade da Igreja de Santiago da Carreira do Arcebispado de Braga, pelo qual vincula os seus bens à Capela de S. Brás no Convento de S. Francisco, onde se encontra a sepultura do seu pai, Diogo Leite.
Certidão do contrato e concerto, transacção e amigável composição entre o Convento de S. Francisco e João Rodrigues de Sá de Meneses, alcaide-mor do Porto, de 21 de Agosto de 1576, relativo à capela-mor do convento, capela instituída por D. Filipa da Cunha. A certidão é passada por Luís Osório de Amorim, tabelião de notas do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Carta de sentença de Diogo Borges, juíz contador de resíduos, alcançada pelo Convento de S. Francisco contra Aivão Rodrigues, ourives, e sua mulher, para cumprirem as obrigações do legado de Pedro Vaz Moutinho.
Contém o traslado do registo do instrumento de contrato e obrigação feito entre Antónia de Correia, viúva de Gaspar Lopes, sapateiro, e os provedores do Hospital de S. Crispim e S. Crispiniano dos Palmeiros, pertencente à Confraria dos Sapateiros, com data de 9 de Fevereiro de 1621, confirmando esses provedores como administradores da sua capela instituída no Convento de S. Francisco. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Instrumento de mudança de capela e obrigação perpétua feita entre Jerónimo Brandão, morgado de Campanhã e contador do Porto, e o Convento de S. Francisco, de 23 de Abril de 1539, pelo qual é instituída a Capela de S. Jerónimo na igreja do convento, segundo o desejo de Diogo Brandão e de sua mulher expresso no seu testamento.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores da capela de D. Filipa da Cunha, bem como a localização da sua sepultura e algumas notas sobre esta capela. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Fernão Pires. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Estêvão Lourenço. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados e respectivas rendas, dos títulos de instituição e dos administradores relativos ao legado de D. Brites de Almeida, viúva de Brás Pereira de Miranda. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores da capela do Rev. Baltasar Leite e de D. Francisca de Sousa, bem como algumas notas sobre esta capela. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Certidão passada por Vicente Serrão de Brito, tabelião do Judicial do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados e respectivas rendas, dos títulos de instituição e dos administradores relativos ao legado do Reverendo João Carneiro, vinculado à Capela de S. João Baptista. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém notas sobre a Capela de S. Jerónimo, instituída por Jerónimo Brandão, e o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores e caseiros dos legados de Jerónimo Brandão, de Gonçalo Alves Alvo e de sua mulher, Francisca Nogueira, e de Nuno Alves e de sua mulher, Maria Dias. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores dos legados de Isabel Borges e de Duarte Vieira. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados e respectivas rendas, dos títulos de instituição e dos administradores relativos ao legado de António Carneiro e de sua mulher Isabel Pinta. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Carta de sentença cível executória com caminheiro do Dr. Sebastião Pereira Godinho, provedor de Aveiro, obtida pelo Convento de S. Francisco contra a Santa Casa da Misericórdia do Porto e contra António Francisco, José da Mota e outros caseiros do Casal do Salgueiro em Canedo, vinculado ao legado de Lopo Fernandes, para serem pagas as obrigações relativas a este legado.
Carta de sentença cível de execução de sentença do Dr. Nicolau da Costa Preto de Magalhães, juíz de fora da Vila da Feira, obtida pelo síndico apostólico do Convento de S. Francisco contra José da Mota e herdeiros de António Francisco, moradores no Casal de Cima do Salgueiro em Canedo, sobre o pagamento das obrigações relativas ao legado de Lopo Fernandes.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Pedro Vaz Moutinho. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Ana André. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados e respectivas rendas, dos títulos de instituição e dos administradores relativos ao legado de Ana Brava, ou Branca, e do seu marido, Manuel Carneiro, vinculado à Capela de S. João Baptista. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados e dos seus títulos de instituição, seus caseiros e administradores, relativos à Capela do Morgado de Atães, e dos quatro legados de Diogo Homem Carneiro, que instituiu esta capela. Contém também um conjunto de notas sobre esta capela. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento.
Carta régia de sobre-sentença cível de D. João V obtida pelo Convento de S. Francisco contra Manuel Dias e outros caseiros do Casal do Salgueiro em Canedo, vinculado ao legado de Lopo Fernandes, para pagarem as obrigações relativas a este legado.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados e respectivas rendas, dos títulos de instituição e dos administradores relativos ao legado de D. Melícia de Novais Carneiro, mulher de António Lopes de Carvalho e filha de António de Carneiro. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o traslado de uma das verbas do testamento de D. Brites de Almeida, mulher de Brás Pereira de Miranda, relativa a encargos e obrigações da Capela de S. João Baptista. A certidão é passada por Manuel Carvalho de Sequeira, escrivão da Correição do Cível.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados e respectivas rendas, dos títulos de instituição e dos administradores relativos ao legado de Vasco Carneiro e sua mulher Brites de Figueiró. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Instrumento de obrigação e instituição de capela feito por D. Francisca de Sousa, viúva de Diogo de Moura Coutinho, moradora na Quinta do Paço de Borba de Godim na Vila de Basto, pelo qual vincula os seus bens à capela instituída pelo Rev. Baltasar Leite.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados e respectivas rendas, dos títulos de instituição e dos administradores relativos ao legado de D. Vitória Carneiro. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Rodrigo Carvalho. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Testamento de António Carneiro, de 23 de Abril de 1575, pelo qual vincula os seus bens à Capela de S. João Baptista e aos legados a ela associados. A certidão é passada por José Ferreira Ribeiro, escrivão do Juízo da Provedoria do Porto, a pedido de António Barros Barbosa, síndico do Convento de S. Francisco.
Contém um conjunto de notas relativas à Capela de S. João Baptista no Convento de S. Francisco, instituída pelo Rev. João Carneiro. Contém também o registo dos encargos, dos bens hipotecados e respectivas rendas, dos títulos de instituição e dos administradores relativos aos legados vinculados a esta capela: Legados de João Domingues e de sua mulher, Maria Anes da Rua; Legado de Ana Brava, ou Branca, e do seu marido, Manuel Carneiro; Legado do Rev. João Carneiro; Legado de Vasco Carneiro e de sua mulher, Brites de Figueiró, pais do Rev. João Carneiro; Legado Luís Carneiro e de sua mulher; Legado de António Carneiro e de sua mulher, Isabel Pinto; Legado de D. Melícia de Novaes Carneiro, mulher de António Lopes de Carvalho; Legado de D. Vitória Carneiro; e Legado de D. Brites de Almeida, mulher de Brás Pereira de Miranda. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e das Provedorias de Gaia e do Porto. Inclui ainda um inventário dos bens vinculados a esta capela.
Contém o registo dos encargos, das esmolas, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Lopo Fernades de Canedo, bem como algumas notas sobre este legado. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria de Aveiro.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados e respectivas rendas, dos títulos de instituição e dos administradores relativos ao legado de Luís Carneiro e sua mulher. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Encontra-se uma certidão deste mesmo legado, de 21 de Junho de 1779, a f. 96 v. do mesmo tomo.
Testamento de Estevão Lourenço, alcaide do Porto, de 15 de Dezembro de 1439, a partir de uma certidão de 20 de Maio de 1440.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores dos legados de Maria Carneiro e de Antónia Correia e várias notas sobre estes legados. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o traslado de algumas verbas do do testamento de Isabel Borges, pelo qual ela deixa um legado ao Convento de S. Francisco. A certidão é passada por Henrique Dias Teixeira, tabelião de notas do Porto, a pedido de Geraldo Belens, síndico do convento.
Contém traslados do instrumento de contrato, obrigação e instituição de capela e morgado feito pelo Reverendo Baltazar Leite, Abade da Igreja de Santiago da Carreira do Arcebispado de Braga, pelo qual vincula os seus bens à Capela de S. Brás no Convento de S. Francisco, com data de 19 de Maio de 1585, e do instrumento de obrigação e instituição de capela feito por D. Francisca de Sousa, viúva de Diogo de Moura Coutinho, moradora na Quinta do Paço de Borba de Godim na Vila de Basto, pelo qual vincula os seus bens à capela instituída pelo Rev. Baltasar Leite, com data de 5 de Junho de 1626. A certidão é passada por Joaquim Manuel da Cunha Vale, tabelião de notas do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Instrumento de confirmação da doação da capela-mor pelo Convento de S. Francisco a João Rodrigues de Sá de Meneses, alcaide-mor do Porto e bisneto de D. Filipa da Cunha, representado por João de Avelar, seu procurador, e D. Catarina de Noronha, sua mulher, a 30 de Outubro de 1550. O traslado foi passado por Pantaleão Moreira de Lemos, escrivão da Correição do Cível da Relação do Porto, para o guardião do convento.
Instrumento de confirmação da doação da capela-mor pelo Convento de S. Francisco a João Rodrigues de Sá de Meneses, alcaide-mor do Porto e bisneto de D. Filipa da Cunha, representado por João de Avelar, seu procurador, e D. Catarina de Noronha, sua mulher.
Contém o instrumento de contrato e emprazamento em vida de três pessoas, de 7 de Dezembro de 1686, de herdades na freguesia de Santiago de Valadares, feito pela Confraria de Nossa Senhora do Rosário de Santa Marinha do Zézere. Este instrumento de emprazamento, por sua vez, cita um outro instrumento de emprazamento de 26 de Fevereiro de 1675, no qual está inserido o testamento de Rodrigo de Carvalho, de 24 de Fevereiro de 1624.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados e respectivas rendas, dos títulos de instituição e dos administradores relativos ao legado de João Domingues e de sua mulher, Maria Anes da Rua. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e das Provedorias de Gaia e do Porto.
Contém o traslado dos seguintes documentos: contratos feitos com o Convento de S. Francisco - Porto por Roque Martins Cerqueira, procurador de Antónia Correia, mulher de Gaspar Lopes, e por João Domingues e sua mulher, Maria Anes da Rua; testamentos de Lopo Fernandes, Fernão Pires, Estêvão Lourenço, Inês Anes de Figueiró, João Domingues e Maria Anes da Rua e de Inês Anes da Maia; instituição de capela e sepultura de Nuno Álvares e de sua mulher, Maria Dias. O traslado é passado por António de Paiva Aguiar, tabelião de notas do Porto, a pedido do guardião do Convento de S. Francisco - Porto.
Instrumento de contrato e aceitação de legado e obrigação, de 5 de Julho de 1656, feito entre o Convento de S. Francisco e D. Ana de Almeida, mulher de Manuel de Brito de Almeida, através do seu procurador, Francisco de Sousa Alfaiate, sobre os encargos e obrigações relativos ao legado de D. Brites de Almeida, sua irmã e mulher de Brás Pereira de Miranda. Contém o traslado de verbas do testamento de D. Brites de Almeida. A certidão é passada por Manuel José de Oliveira, tabelião de notas do Porto.
Contém o instrumento de contrato entre João Domingues e sua mulher, Maria Anes da Rua, e o Convento de S. Francisco - Porto, de 16 de Junho de 1523, o testamento dos dois, de 2 de Dezembro de 1525, pelos quais é instituído um legado com os seus nomes no convento. A certidão é passada por Joaquim Manuel da Cunha Vale, tabelião de notas do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do Convento de S. Francisco - Porto.
Instrumento de emprazamento em três vidas de uma morada de casas na Fonte Taurina, freguesia de S. Nicolau, a 28 de Março de 1759, feito pela Santa Casa da Misericórdia do Porto a Marcelino Carneiro Geraldes, homem de negócios, com a respectiva obrigação de cumprimento dos legados de Isabel Borges e de seu marido Duarte Vieira. A certidão é passada por João Pedro Gomes de Abreu, escrivão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do Convento.