Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

64 records were found.

Contém o registo dos encargos, das sepulturas, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de João Dias Banhos de Vasconcelos e de sua mulher, D. Brites de Figueiroa e Vasconcelos, bem como algumas notas sobre estes legados. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Instrumento de contrato de venda real de casas na Rua dos Banhos, vinculadas aos legados de Pedro Afonso Paínho e de sua mulher, Catarina Vasques, de 16 de Setembro de 1709. A certidão é passada por José Joaquim de Queiroz Azevedo, tabelião de notas do Porto.
Testamento de João Dias Banhos de Vasconcelos, de 5 de Junho de 1564, pelo qual institui legados no convento. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Testamento de João Gonçalves Caixeiro, administrador do legado de Maria da Paixão, de 18 de Maio de 1674, seguido de aprovação com a mesma data. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto.
Testamento do Dr. João de Figueiroa Pinto e de sua mulher, D. Maria Carneiro de Barros, de 17 de Dezembro de 1697, segundo traslado de 4 de Agosto de 1698. A certidão é passada por Luís Osório de Amorim, tabelião de notas do Porto.
Verbas do testamento de Maria Gonçalves, mulher de João Pires Barba e Meia.
Registo de legado deixado por Maria Gonçalves ao convento, de 9 de Março de 1702, segundo verbas do seu testamento de 14 de Outubro de 1594. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Por estes instrumento, Pedro Afonso Paínho e sua mulher mandam fazer a sua sepultura na Capela de S. Pedro do convento, à qual vinculam os seus legados.
Traslado da certidão, de 28 de Janeiro de 1687, do testamento de Sebastião de Oliveira Vasconcelos e de sua primeira mulher, D. Margarida de Figueiroa Castelo Branco, de 23 de Maio de 1662, e da respectiva aprovação de 1 de Julho de 1662. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Traslado do instrumento de legado perpétuo deixado por Mateus Mendes de Carvalho, segundo verbas do seu testamento de 7 de Junho de 1589 e segundo a escritura de revogação e obrigação feito entre a sua mulher, D. Maria Rangel e o Convento de S. Francisco do Porto de 15 de Julho de 1596. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Verbas do testamento de João Pais de 12 de Março de 1702, pelo qual institui legado do convento. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Traslado das verbas de testamento do Rev. Manuel Álvares Pinto, abade de S. Salvador de Velães e de São Miguel do Monte em Vermoim, de 15 de Março de 1673, pelo qual institui legado perpétuo no convento. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Cédula de testamento de João Pires Barba e Meia, também chamado de João Pires Meiabarba, de 22 de Agosto de 1454, e cédula de testamento do seu irmão, Vasco Pires, de 24 de Agosto de 1454, segundo justificação de 23 de Junho de 1618 e registo na Provedoria da Comarca do Porto de 27 de Junho de 1767. Contém também o registo do legado de Diogo Homem Pinto, pertencente à capela de João Pires Meiabarba, segundo o registo das verbas do seu testamento de 11 de Maio de 1616, trasladado a 10 de Maio de 1639. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Verbas do testamento de Manuel de Beliagoa. A certidão é passada por Francisco Ribeiro da Silva, tabelião de notas do Porto, a pedido de Manuel de Araújo, síndico do convento.
Traslado, de 13 de Março de 1710, de verbas do testamento de Maria Álvares, de 15 de Março de 1548, pelo qual institui legado no convento. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Processo com os autos judiciais cíveis obtidos pelo síndico do Convento de S. Francisco contra Manuel de Araújo Jácome e outros administradores do legado de Adão Gomes, por não pagarem as obrigações relativas a este legado.
Contém a cópia da representação feita pelo síndico do Convento de S. Francisco sobre os legados deixados por António Gomes, Bernardo de Sousa e Diogo de Sousa, administrados pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, por despacho de Fernando António de Sousa Pimentel. Contém também a notificação com que faleceu António Gomes, os pareceres de José Dias de Oliveira, de João Baptista da SIlva, de José Joaquim da Silva Pedrosa, de Manuel dos Sacramento Costa Sampaio e de Manuel Lopes Loureiro sobre a obrigação ou não, segundo o Direito, da Santa Casa satisfazer anualmente as obrigações deste legado, e a nota sobre o resultado desta questão.
Instrumento de contrato de dote e casamento, de 15 de Janeiro de 1630, feito entre Isabel Ferreira, viúva de Gaspar Moreira, com sua filha Catarina Moreira Cabral e Manuel de Araújo Jácome. A certidão é passada por José Joaquim de Queiroz Azevedo, tabelião de notas do Porto. Este documento reporta-se ao legado de Adão Gomes.
Instrumento de venda real de casas na Rua dos Carros, vinculadas ao legado de Pedro da Cunha, de 5 de Janeiro de 1752. A certidão é passada por Manuel José da Cunha Vasconcelos, tabelião de notas do Porto.
Instrumento de contrato de pura e livre venda real de uma morada de casas na Rua dos Mercadores a João Soares e a sua mulher, Maria Gomes, por Mateus Marques, sua mulher, Maria Pinto Garcês, e filha, Maria da Trindade, de 15 de Novembro de 1687. A certidão é passada por Luís Osório de Amorim, tabelião de notas do Porto.
Instrumento de contrato e carta de pura, civil e irrevogável venda de casas na Rua dos Banhos, vinculadas ao legado de Margarida Dias, de 5 de Março de 1625. O registo desta venda encontrava-se na Provedoria do Porto associado ao registo da capela instituída por D. Catarina de Figueiroa. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Contém uma nota sobre a transferência deste legado e registo do seu título de instituição.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores da capela de Fernão Brandão. Contém a transcrição do epitáfio de Fernão Brandão Pereira que se encontra na Capela de S. Brás do convento. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores desta capela e seus legados. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado do Rev. Diogo Gaspar. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Cecília Tomé. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Catarina Rodrigues. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Catarina Alves, bem como algumas notas sobre este legado. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento.
Contém o registo dos encargos, do lugar das sepulturas, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores dos legados de João Pires Meiabarba e de sua mulher, Maria Gonçalves, e de António Pires e de sua mulher, Maria Ferreira, da Casa de Quebrantões. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e do Concelho de Gaia.
Contém um conjunto de notas sobre as obrigações relativas a este legado e seu pagamentos. Contém ainda um mapa dos bens que cada quinhoeiro devia pagar.
Contém o registo dos encargos, das sepulturas, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de João Pais, marido de Maria Carneiro, de Maria Álvares, mulher de António Rodrigues, de D. Brites de Madureira e de D. Isabel de Moura, bem como algumas notas relativas a estes legados. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento.
Instrumento de declaração e diminuição, de 5 de Abril de 1639, feita por D. Brites de Madureira, na qual declara ter feito uma doação de casas na Rua Nova do Porto e obrigação de legado ao Convento de S. Francisco.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores dos legados de João Dias Banhos de Vasconcelos e mulher e de Gaspar Dias e mulher, bem como algumas notas sobre estes legados. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de João Anes. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, das sepulturas, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Isabel Pires e António Gonçalves. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores e dos caseiros das propriedades dos dois legados de Isabel Brandoa, bem como algumas notas sobre estes legados. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Inês Vaz Carvalho. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores dos legados de Francisco Neto de Figueiroa e de João de Figueiroa Pinto. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores dos legados de de Ana Gonçalves, de Baltazar Nogueira e mulher Ana Vieira, de Beatriz Correia, de Cecília de Gaia, de Inês Correia e de Maria Fernandes. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de António Fernandes. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o testamento de Águeda de Sousa e de sua irmã, Isabel Dias de Sousa, de 15 de Fevereiro de 1637, a respectiva aprovação de 9 de Julho de 1637, o codicilo de Águeda de Sousa de 15 de Julho de 1649 e a respectiva aprovação de 18 de Setembro de 1649. Contém também o instrumento de declaração de Gaspar Dias Banhos de Vasconcelos e de seu irmão, Baltasar Dias Banhos de Vasconcelos, de 9 de Fevereiro de 1576, do encargo de administração do testamento de seu pai, João Dias Banhos de Vasconcelos. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Álvaro de Sousa e de Francisca Pinto, bem como algumas notas sobre este legado. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Verba do inventário do bens da casa de José de Melo Pereira Correia Coelho, com referência a um legado que a citada casa é obrigada a pagar ao Convento de S. Francisco. A certidão é passada por José Tomás da Fonseca e Sousa, escrivão da Casa da Relação do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Adão Gomes. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria de Lamego.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Pedro Afonso Paínho e Catarina Vasques. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Carta da sentença cível de destrinça de renda que os caseiros do Casal de Baixo de Canedo devem pagar ao Convento de S. Francisco. Reporta-se ao legado de Lopo Fernandes.
Contém o registo dos encargos, dos bens vinculados, dos títulos de instituição e dos administradores da capela de Mateus Mendes de Carvalho e de Maria Rangel. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria do Porto.
Verbas do testamento de Beatriz Correia e do seu filho Francisco Correia Montenegro, de15 de Janeiro de 1557, pelo qual instituem legado no convento, segundo traslado de 24 de Julho de 1600. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Verbas do testamento de António Gonçalves e de Isabel Pires, sua mulher, de 1 de Setembro de 1565, pelo qual instituem legado no convento. A certidão é passada por António Craesbeque de Melo, escrivão da Provedoria do Porto, a pedido do síndico do convento.
Registo, de 10 de Março de 1702, do traslado do legado de António Fernandes, ourives, e de sua mulher, Isabel Vaz, deixado em testamento a 14 de Agosto de 1557. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Traslado de verbas do testamento de Inês Correia, filha de Gomes Pais, de 3 de Novembro de 1564, pelo qual deixa legado ao convento. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Registo do legado de Gaspar Gonçalves Ferros, administrador do legado do Rev. Diogo Gaspar, seu irmão, de 8 de Janeiro de 1621, segundo verbas do seu testamento de 7 de Dezembro de 1617. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Traslado do registo de obrigação de legado contendo o testamento de Francisco Correia de 21 de Julho de 1626. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Registo do legado que Cecília Tomé deixou ao convento, de 21 de Janeiro de 1604, segundo as verbas do seu testamento de 4 de Janeiro de 1567. A certidão é passada por Caetano José Gomes, escrivão do Juízo da Provedoria da Comarca do Porto, a pedido de Vicente Cosme Pereira de Carvalho, síndico do convento.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores destes legados. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Maria da Paixão. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria do Porto.
Contém o traslado do instrumento de doação perpétua, de 10 de Outubro de 1513, de foros das casas na Rua da Arménia, feita por Isabel Brandoa ao Convento de S. Francisco de Assis, e do assento de capela. A certidão é passada por Pedro da Cruz, escrivão dos Órfãos do Porto, a pedido de Geraldo Belens, síndico do convento.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores deste legado. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Contém o registo dos encargos, dos bens hipotecados, dos títulos de instituição e dos administradores do legado de Margarida Dias. Inclui remissivas para outros livros do cartório do convento e da Provedoria da Comarca do Porto.
Traslado do instrumento de doação e obrigação e cessação e rescisão de capela, pelo qual o Convento de S. Francisco doa a Capela de Nossa Senhora da Conceição a Duarte Carneiro Rangel, filho de Mateus Mendes de Carvalho e de D. Maria Rangel, e a seus descendentes.
Instrumento de contrato de permutação de terras, subrogações e obrigações, de 2 de Agosto de 1677, feito entre Mateus Mendes de Carvalho, filho de Duarte Carneiro Rangel e neto do instituidor da capela, juntamente com sua mulher, Isabel Pereira de Sotomaior, e seu filho, Duarte Carneiro de Carvalho e Meneses, e o Reverendo António Leite de Albuquerque. A certidão é passada por José Joaquim de Queiroz Azevedo, tabelião de notas do Porto.