Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
11 records were found.
Na 1.ª folha: "Tombo Dos Legados Deste Real Convento de S. Francisco do Porto. Que estão de baixo da administração do Ir. Síndico do mesmo Convento Reformado no anno de 1811. Sendo Guardião o R. P. Fr. Bernardo De Nossa Senhora da Orada, Pregador Jubilado e Ex. Definidor."
Contém o registo dos legados e capelas que se encontravam sob a administração do síndico do Convento de São Francisco do Porto, que devia dar conta de vários deles na Provedoria do Porto, desde 1614 até 1815. Contém originais e traslados de contratos de obrigação de missas, sentenças, emprazamentos, aforamentos, doações e várias notas escritas pelo comissário das capelas do convento sobre a administração destes legados. Alguns documentos originais são precedidos de cópia. Contém uma lista com a situação financeira dos legados referidos (f. 262) e registo de 9 apólices da Companhia, cujos lucros serviam para pagar os legados que o síndico era obrigado a cumprir (f. 265).
Contém no início um índice alfabético instituidores das capelas e legados.
Na 2.ª folha: "Tomo Oitavo Dos titulos Das Capellas, e Legados Do Convento de S. Francisco Da Cidade do Porto. Reformado em 1815".
Contém processos para a administração dos legados, sepulturas e capelas no Convento de São Francisco - Porto, introduzidos por notas do comissário das capelas do convento. Nestes processos incluem-se originais, traslados e certidões de testamentos, de contratos de obrigação de legado e de capela, de dotes para casamento e para herança de propriedade, de contratos de venda, de doação, de emprazamento e de renovação de aforamento, de instrumentos de posse, de termos de declaração, de nomeação de propriedades, de autos de reconhecimento, de sentenças, de procurações e de cartas particulares.
Contém notas laterais remissivas para livros do cartório do convento e das Provedorias do Porto e de Gaia e da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Contém nas primeiras folhas um índice dos instituidores das capela e legados contidos neste tomo.
Na 2.ª folha: "Tomo Setimo Dos Titulos Das capellas, e Legados Deste Convento de S. Francisco Da Cidade do Porto. Reformado em 1813".
Contém processos para a administração dos legados, sepulturas e capelas no Convento de São Francisco - Porto, introduzidos por notas do comissário das capelas do convento. Nestes processos incluem-se originais, traslados e certidões de testamentos, de contratos de venda, de doação, de escambo de terras e de revogação e obrigação de capela, de contrato de dote e casamento, de sentenças e de autos judiciais, de cartas particulares, de declarações, de inventários e representações. Contém notas laterais remissivas para livros do cartório do convento e das Provedorias do Porto e de Gaia e da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Contém nas primeiras folhas um índice dos instituidores das capela e legados contidos neste tomo.
Conjunto de 33 documentos em 44 folhas soltas, contendo notas e apontamentos do comissário das capelas do convento confirmados com informações prestadas pela Provedoria da Comarca do Porto, para a elaboração de processos sobre legados e capelas, com o objectivo de encadernar num tomo de títulos de capelas e legados. Contém também originais e certidões de cartas particulares e de alguns títulos dessas capelas e legados, tais como de testamentos, sentenças e contratos. A maior parte destas folhas soltas pertenciam provavelmente ao "Tomo Nono dos Títulos das Capelas e Legados", desaparecido aquando das invasões francesas entre 1807 e 1811.
Contém uma carta de padrão de D. João V relacionada com os legados de Gaspar Fernandes de Oliveira e de António Pimentel, falecidos no Rio de Janeiro, bem como os registos das obrigações e dos pagamentos efectuados relativos a esses dois legados.
Na 1.ª folha: "Tomo Primeiro Dos Titulos Das Capelas, e Legados Deste Convento de S. Francisco Da cidade do Porto. Reformado em 1811".
Contém os registos originais, traslados e certidões de testamentos e de contratos, pelos quais são instituídos legados, sepulturas e capelas no Convento de São Francisco - Porto.
Contém índice alfabético dos instituidores dos legados no início deste tomo. Possui em anexo um índice alfabético geral de todos os instituidores das capelas, indicando o tomo em que os respectivos processos se encontram.
Na 1.ª folha : " Tomo Quarto Dos Títulos Das Capellas, e Legados Deste Convento de S. Francisco Da Cidade do Porto. Reformado em 1812."
Contém processos para a instituição e administração dos legados, sepulturas e capelas no Convento de São Francisco - Porto, introduzidos por notas do comissário das capelas do convento. Nestes processos incluem-se originais, traslados e certidões de sentenças e sobre-sentenças cíveis, provisões, petições, declarações, contratos - entre os quais contratos de obrigação e de instituição de capelas e morgados - emprazamentos, vendas, doações e confirmações de doações, testamentos, uma nota de contas, uma sub-rogação de pensões, um termo de perguntas e um termo de medição.
Contém no início um índice dos instituidores dos legados e capelas contidos neste tomo.
Na primeira folha : " Tomo Quinto Dos Títulos Das Capellas, e Legados Deste Convento de S. Francisco Da Cidade do Porto Reformado em 1813."
Contém processos para a administração dos legados, sepulturas e capelas no Convento de São Francisco - Porto, introduzidos por notas do comissário das capelas do convento. Nestes processos incluem-se originais, traslados e certidões de testamentos, de contratos de instituição, de aceitação e de obrigação de legados e de capelas, contratos de trespasse, de sub-rogação e de permutação de propriedades, de emprazamentos, dotes e doações, de autos, petições e despachos, de inventários de bens e de cartas particulares. Contém notas laterais remissivas para livros do cartório do convento e das Provedorias do Porto e de Aveiro e da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Contém no início um índice dos instituidores dos legados e capelas contidos neste tomo.
Na 1.ª folha: "Tomo segundo Dos Titulos Das Capellas, e Legados Deste Convento de S. Francisco Da Cidade do Porto Reformado em 1811".
Contém processos com títulos de instituição e outros documentos para a administração dos vários legados, sepulturas e capelas no Convento de São Francisco - Porto, introduzidos por notas do comissário das capelas do convento. Nestes processos incluem-se originais, traslados e certidões de alvarás, sentenças, testamentos, inventários de bens, contratos e obrigações, termos de trespasse e de desistência, emprazamentos, escrituras de compra e venda, autos de rematação, petições, despachos, acórdãos, notas, de uma carta de padrão e de cartas particulares.
Contém índice alfabético dos instituidores dos legados no início deste tomo.
Na 1.ª folha: " Tomo Terceiro Dos Titulos Das Capellas, e Legados Deste Convento de S. Francisco Da Cidade do Porto. Reformado em 1812".
Contém processos para a instituição e administração dos legados, sepulturas e capelas no Convento de São Francisco - Porto, introduzidos por notas do comissário das capelas do convento. Nestes processos incluem-se originais, traslados e certidões de sentenças, decretos, licenças, autos diversos, embargos, testamentos, doações, escrituras de compra e venda, renúncias e trespasses de bens, inventários de bens, termos de obrigação e de emprazamentos. Em anexo encontra-se o traslado do testamento de Maria de Araújo e do auto de posse de casas por Catarina Rebelo.
Contém no início um índice dos instituidores dos legados e capelas contidos neste tomo.
Na 1.ª folha: "Tomo Sexto Dos Titulos Das Capellas, e Legados Deste Convento de S. Francisco Da Cidade do Porto. Reformado em 1813."
Contém processos para a administração dos legados, sepulturas e capelas no Convento de São Francisco - Porto, introduzidos por notas do comissário das capelas do convento. Nestes processos incluem-se originais, traslados e certidões de testamentos, de emprazamentos, de contratos de instituição de legados, morgadios ou capelas e de obrigação de missas, de doações e vendas, de abonação, trespasse e rectificação, de petições, despachos, sentenças, provisões régias, cartas régias e cartas particulares, de termos de embargo, de acusação e de requerimento, de mandados de penhora, de autos de penhora, de posse e de execução de penhora. Contém notas laterais remissivas para livros do cartório do convento e das Provedorias do Porto e de Gaia e da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Contém nas primeiras folhas um índice dos instituidores das capela e legados contidos neste tomo.