Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

17 records were found.

Memorial que se fez à Relação do Porto sobre a história e as doações feitas à Igreja de Santa Marinha, quando se pediu o auxílio do braço secular na dita causa da apresentação da Igreja de Vila Nova de Gaia (ver documento 00002 deste livro).
Certidão que contém o teor dos seguintes documentos: Breve de Paulo V, doação de el-rei D. Dinis, demissão do Bispo D. Vicente, união do Cabido à Igreja de Santa Marinha em Vila Nova de Gaia, confirmação do Arcebispo de Braga, atestado de Roma e colação do Padre Manuel Pinheiro Chaves apresentado pelo Cabido. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Memórias que expõem o estado da Igreja de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, na contenda de que houve a sentença alcançada pelo Cabido da Sé do Porto contra a Mitra relativamente à apresentação da dita Igreja (ver documento 00002 deste livro). Este processo é composto pelas memórias retiradas dos Autos Beneficiais (fl. 359-366) e por dois documentos do Papa Paulo V (fl. 367-368).
Sentença cível do Cabido da Sé do Porto contra a Mitra da mesma cidade em que se admitiu à dita Mitra a apresentação da Igreja de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, no Reverendo Manuel Pinheiro Chaves. Este processo é composto pelo acordão da Relação de Braga (fl. 350); e pela carta de sentença cível (fl. 351-358) datada de 1683-10-07, a qual contém transcritos os seguintes documentos: petição, despacho, sentença, petição, despacho, termo de exame, despacho, apelação e acordão.
Papéis pertencentes à Igreja de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia, sobre o acrescento da capela-mor e requerimento dos mordomos da Confraria do Santíssimo Sacramento para os visitadores não levantarem do cepo o dinheiro das condenações. Este processo é composto por uma apresentação do estado da capela-mor (fl. 345), datada de 1669-08-31; pelo requerimento dos mordomos da Confraria (fl. 346), datado de 1676-03-01; por uma declaração do vigário da Igreja de Santa Marinha, em que se compromete a terminar as obras apenas com a ajuda monetária da Confraria (fl. 347), que data de 1670-03-03; por uma declaração dos pedreiros, em que se comprometem a fazer as ditas obras de acrescento (fl. 348), datada de 1670-02-18; e por uns apontamentos da obra (fl. 349), não datados.
Sentença que o Cabido da Sé do Porto alcançou contra a Mitra da mesma cidade relativamente à apresentação da Igreja de Santa Marinha, situada em Vila Nova de Gaia. Este processo é composto pelo Índex do que contém a dita sentença (fl. 48-49) e pela carta de sentença (fl. 126-277), a qual contém transcritos todos os documentos indicados no índex, e data de 1750-06-07.
Carta de sentença cível a favor do Cabido da Sé do Porto contra o Porocurador da Mitra da mesma cidade por causa da apresentação da Igreja de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia. Este documento contém transcritos, na sentença cível, vários elementos do processo judicial, entre os quais: autuação, petição, despacho, carta de apresentação, embargos, registo de apelação da Mitra e do Cabido, suplicação, artigos de atentado, cota, acrescento à execução, razões de embargo, notificação, suplicação, termo de desistência, sentença, custas, etc.
Requerimento que fez Cristovão Pereira de Melo, vigário da Igreja de Santa Marinha (Vila Nova de Gaia), ao Cabido da Sé do Porto para justificar as premissas do Breve que obteve com o intuito de emprazar um pedaço de terra pertencente à dita Igreja. Este processo é composto pelo requerimento (fl. 278), datado de 1715-10-23; e pela cópia das premissas do Breve (fl. 279), datada de 1709-08-31.
Certidão do traslado do Apenso 6 dos Autos Beneficiais da Igreja de Santa Marinha que contém a carta de encomendação da dita Igreja de Vila Nova de Gaia a favor do Padre Manuel Rodrigues, o qual foi confirmado por seis meses. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Interrogações feitas pela Mitra e Cabido da Sé do Porto e respostas dadas pelas Mesa da Fazenda a respeito dos direitos do acúcar.
Carta de sentença cível a favor do Cabido da Sé do Porto contra Joana da Silva Carneiro Vieira, filha Maria Josefa e genro Marcos Pinto Pereira, por causa do prazo da Quinta de Valverde ou Monteiro em Vila Nova de Gaia. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, libelo, oferta, cota e custas.
Certidão do testamento de Bartolomeu Ferraz de Almeida que instituiu um legado anual para uma merceeria na Igreja de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia, e designou 10 mil cruzados para se reedificar a dita Igreja.
Emprazamento do lugar da Fervença, em Vila Nova de Gaia, que fez o Cabido da Sé do Porto a Francisco Anes com a pensão de seis maravedis pagos anualmente ao mesmo Cabido ou a quem trouxer arrematada a Igreja de Santa Marinha.
Emprazamento e renovação de prazo em três vidas de umas casas junto à Igreja de Santa Marinha que Simão Antunes, vigário da dita Igreja, fez a Joana de Araújo, viúva de Cosme Luís Pinto.
Certidão do teor da colação do Reverendo Manuel Pinheiro Chaves na Igreja de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia.
Certidão da Bula de provimento da Igreja de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia, dada no ano de 1553, a favor do Reverendo Simão Antunes. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Título e posse da Igreja de Santa Marinha, de Vila Nova de Gaia, a favor de D. António do Rosário Gouveia apresentado pelo Cabido da Sé do Porto. Este processo é composto pela cópia do título da Igreja de Santa Marinha (fl. 1-30), datado de 1749-06-12; pela procuração de D. António do Rosário Gouveia a nomear o seu Procurador (fl. 31); pela declaração de apresentação do referido Padre pelo Cabido (fl. 32-33), datada de 1749-03-19; pelo auto de posse da dita Igreja (fl. 34-37), que data de 1749-06-10; pela cópia do mesmo auto de posse lançado nas notas do tabelião (fl. 38-42), datada de 1749-06-14; e por três documentos apostólicos (fl. 43-47), também datados do ano de 1749.