Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

33 records were found.

Certidão da carta do Rei D. Sebastião para o Cabido da Sé do Porto, autorizando que este possa comprar quinhentos cruzados de bens de raíz para aniversários. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Provisão dada por D. Afonso V para que Afonso Luís, cónego da Sé do Porto e prior da Igreja de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia, pudesse comprar bens de raiz até à quantia de trinta mil réis, contanto que por sua morte esse bens fossem deixados a pessoas leigas. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão da provisão.
Carta de D. João I para que nenhum fidalgo ou outro qualquer tomasse as herdades e casais, foros ou outros direitos que o Bispo e Cabido da Sé do Porto tinham em terras reguengas que o Rei lhes tivesse concedido. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão da carta.
Certidão da doação do casal de Vila Caiz ao Cabido da Sé do Porto e licença régia para que este o pudesse possuir. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Carta de D. Afonso V para o Cabido da Sé do Porto poder comprar e possuir bens de raíz até à quantia de trinta mil réis, desde que esses bens não fossem localizados em reguengos. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão da carta.
Breve do Papa Paulo V para que as Igrejas unidas ao Cabido não fossem providas em concurso e declaração do Papa Clemente XII que especificou as cinco vigairarias de Vila Nova de Gaia, Azurara, Ovar, Válega e Paranhos.
Certidão da compra de certos casais na Maia, Gondomar e Novelhas que fez D. Gonçalo Pereira, Arcebispo de Braga, na qualidade de Padre e não de prelado, licença que houve do Rei para a sua compra e doação que fez ao Cabido da Sé do Porto de dois casais de Novelhas, no julgado de Penafiel. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Certidão da doação que Gonçalo Gonçalves, sua mulher e filhos, fizeram ao Cabido da Sé do Porto, da herdade que tinham na Vila de Ovar. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Certidão da carta de D. Afonso V sobre a permissão dos bens possuídos pelos Mosteiros, Igrejas e Ordens, para que estes não pudessem ser demandados, ainda que possuíssem bens em reguengos e mostrassem certas declarações. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Certidão da provisão para o Cabido da Sé do Porto possuir umas casas situadas no arrabalde da cidade que lhe foram doadas pelo Coronel Bartolomeu Ferraz de Andrade. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Mapa das medidas de trigo, centeio e milho que se pagam ao rendeiro da massa nas Igrejas que este declara e que são: S. Félix da Marinha, Silvalde, Oleiros, Mozelos e Malhadas, Antão e Gandra, Nogueira, Pedroso e Seixezelo.
Carta de sentença cível de força nova a favor do Cabido da Sé do Porto contra João Bernardo, rendeiro da freguesia de Pedroso, pela censoria que este é obrigado a pagar ao dito Cabido e ao rendeiro da massa da Igreja de Seixezelo, anexa de Pedroso. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, libelo, petição, despacho, sentença e custas.
Pontos de composição entre o Bispo da Sé do Porto e o Cabido da mesma cidade sobre os seguintes assuntos: Igreja de Vila Nova de Gaia, lutuosas, celeiros de Guetim, Bula do seminário, música, meirinho da portagem e lugar das rematações das rendas anuais.
Certidão da carta de dispensa dada pelos Capitulares da Sé do Porto ao Cabido da mesma cidade para que este pudesse possuir in perpetuum a 3ª parte de uns moinhos em Vilar de Andorinho e o casal de Bretufe, na freguesia de Avanca. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Carta do Cabido da Sé do Porto ao Bispo da mesma cidade pedindo-lhe licença para usar das mais competências devido ao encargo que queria impor de o Cabido assistir ao Pontifical de Ordens na Sé.
Carta que o Bispo da Sé do Porto escreveu ao Cabido da mesma cidade mostrando a obrigação que este tinha de lhe assistir ao Pontifical de Ordens na Sé e resposta que obteve. Este processo é composto pela carta do Bispo (fl. 186-187) e pela resposta do Cabido (fl. 188-189), sendo ambos os documentos datados de 1743-12-20.
Cópia da ordem do Bispo do Porto que mandou prender um cónego por este não assisitr aos Pontificais, e cópia da sua libertação.
Carta do Cabido da Sé do Porto ao Bispo da mesma cidade sobre a necessidade de ir buscá-lo ao Palácio por ser o dia da sua sagração, protestando não lhe prejudicar este acto facultativo por estar o negócio afeto a sua Magestade, e outros protestos e quesitos que houveram a respeito dos presentes que o Bispo mandava nos Pontificais, aos assistentes e a outras partes. Este processo é composto pela carta de protesto do Cabido (fl. 184) e pelos protestos e litígios que houveram sobre o assunto (fl. 289-292).
Sentenças cíveis apostólicas a favor do Cabido da Sé do Porto contra a Mitra da mesma cidade relativas às lutuosas das comarcas da Feira e da Maia. Este processo é composto por três cartas de sentença (fl. 91-98, fl. 99-148, fl. 149-181) datadas, respetivamente, de 1699-05-02, 1750-06-30 e 1750-02-05.
Exposição à medição que se fez no Campos das Hortas devido à demanda que o Cabido da Sé do Porto tinha com um morador do dito campo, José Vicente. Este processo é composto pela exposição da medição dos campos (fl. 182-188); pela certidão da escritura do prazo e embargos (fl. 196-213) que data de 1750-07-08; por informações várias (fl. 214-217); e pela sentença (fl. 218-235).
Parecer do Cabido da Sé do Porto para que não fosse contado um cónego que se encontrava a exercer o cargo de deputado da Mesa de Consciência e Ordem.
Carta de sentença cível que obteve o Cabido por si e com representante do Clero contra o rendeiro do usual da carne e do vinho, para os embargadores não pagarem semelhante direito. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, procuração, despacho, notificação, razão de embargos, sentença, petição, despacho e custas, terminando com um termo de requerimento.
Certidão de uma renúncia sobre a Sé de Faro, em que se julgou a Bula justificada, não obstante a impetra que tinha havido. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Breve do Papa Bonifácio que aprova o facto de o Cabido de Lisboa ter um Juíz com conhecimentos sobre as causas da dízima e outros assuntos pertencentes à sua Mesa.
Parecer do Cabido da Sé do Porto para não ser contado um cónego que vai a Roma tratar negócios do Príncipe (futuro D. José I).
Documento em que são expostos os votos da Feira, para que sirvam de exemplo e conhecimento aos capitulares, relativamente ao modo de como se fazer a sua arrecadação.
Declaração de obrigação de Maria da Conceição para dar casas aos rendeiros do Cabido da Sé do Porto em Ovar pela renda de 24 mil reis anuais.
Breve do Papa Urbano IV relativa à divisão das duas primeiras prebendas que vagarem, divisão essa que deverá ser feita em quatro beneficios, de forma a melhorar o serviço da Catedral.
Composição, desistência e quitação relativa a uma demanda existente entre o Cabido da Sé do Porto e o Dr. João Geraldes, como herdeiro de seu pai Domingos Geraldes, prebendeiro que foi do dito Cabido.
Breve do Papa Paulo V onde declara serem isentas de concurso as Igrejas que se encontram unidas ao Cabido, bastando que seja feito o exame pelo Bispo.
Certidões e papéis pertencentes à causa que houve com o Abade de Silvalde, pelo não pagamento das censorias, as quais era obrigado a pagar à Mitra, ao Cabido e ao rendeiro da massa. Este processo é composto por três certidões (fl. 12-18; fl. 19-32; e fl. 47-90) datadas, respetivamente, de 1760-07-30, 1763-12-20 e 1743-09-23; e por um conjunto de papéis (fl. 33-36) datado de 1763-03-02.
Parecer para serem contados os cónegos de Braga exterminados por ordem do Príncipe (futuro D. José I).
Original da provisão dada pelo Bispo do Porto D. Jerónimo sobre o modo de cumprir as obrigações do Arcediagado do Porto, extinto.