Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

4 records were found.

Registo que o Cabido fez ao Bispo do Porto sobre os embargos que deu nas Constituições do tempo do Bispo D. João de Sousa e a portaria que ficou em vigor sobre o protesto do Cabido nessas Constituições, para que na próxima visita se definissem os negócios,
Documentos relativos ao sequestro que se fez nos frutos (dízimos, foros, primícias, ...) da Igreja de Santa Maria de Válega que se julgaram pertencer ao pároco da dita Igreja. Este processo é composto por oito documento, sendo que o 1º documento (fl. 3-4) é uma nota prévia sobre a Bula dada em 1586 que confirma ao Cabido a posse de todos os frutos da Igreja de Válega, com exceção dos dízimos e primícias de alguns casais; o 2º documento (fl. 5-7) é uma certidão com o teor do mandado de manutenendo concedido ao Cabido da Sé do Porto e data de 1737-02-14; o 3º documento (fl. 8) é uma lista dos casais que pagam dízimos e primícias aos vigários; o 4º documento (fl. 9) é um auto para que seja admitido ao Cabido a cobrança de dízimos, foros e primícias; o 5º documento (fl. 10) é um rol de testemunhas; o 6º documento (fl. 11-13) é relativo ao levantamento do sequestro dos bens da Igreja; o 7º documento (fl. 14-31) é uma certidão com o teor dos autos de sequestro que se fez nos dízimos e primícias de certos casais e data de 1743-03-12; e o 8º documento (fl. 32) é uma declaração do Bispo do Porto relativa ao facto de a Igreja de Válega se encontrar vaga e data de 1743-01-12.
Documentos relativos à apresentação da Igreja de Santa Maria de Válega, que opõe o Cabido da Sé do Porto à Mitra desta cidade, nomeadamente pelo facto de a dita Igreja se encontrar unida inperpetuum à Mesa Capitular. Este processo é composto por um vasto conjunto de documentos, entre os quais é possível encontrar alegações do Cabido contra a Mitra, embargos e outros recursos, sentença, termo de colação e auto de posse do Padre apresentado pelo Cabido.
Carta enviada pelo Cabido da Sé do Porto ao procurador do Cabido em Lisboa relativa ao padroado da Igreja de Santa Maria de Válega, sobre o qual existia uma contenda com a Mitra do Bispado do Porto.