Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

12 records were found.

Cartas de sentença cível relativas aos dízimos das terras arroteadas da freguesia de Válega, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu o Abade da Igreja de Válega. Este processo é composto por três cartas de sentença, sendo que a 1º sentença (fl. 224-289) data de 1647-09-05; a 2º sentença (fl. 290-365) tem como datas extremas 1646-06-23 a 1646-08-23; e a 3º sentença (fl. 366- 405) tem como datas extremas 1639-04-08 a 1639-08-23.
Certidão relativa à confirmação de um clérigo de prima-tonsura na Igreja de Válega e na Igreja de S. João de Canelas. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Carta de sentença cível dada por D. Pedro II relativa ao cumprimento das melhorias que se solicitou serem feitas no celeiro da Igreja de Válega, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu João da Fonseca de Pinho, vigário da Igreja de Válega. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição inicial, despacho, ação e sentença.
Escritura de obrigação para fazer obras nas casas de residência, no celeiro e na adega da Igreja de Válega.
Certidão relativa à escolha de alguém que possa prover à Igreja de Válega, colocando-se a presente em concurso. Contudo, não poderia ser conferido qualquer direito na sua posse ou propriedade. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Traslado das razões e embargos dados pelo Cabido e sentença proferida sobre a renúncia da Igreja de Válega a favor do Licenciado João de Almeida Pinto.
Sentença cível relativa ao pagamento dos dízimos das terras arroteadas da freguesia de Válega, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu o Abade da Igreja de Válega. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição inicial, despacho, sentença e custas.
Mandado de "manutenendo" a favor do Cabido da Sé do Porto, relativo ao pagamento dos dízimos da Igreja de Válega.
Sentença cível relativa ao pagamento da quarta parte dos ornamentos da Igreja de Válega, sendo autor a Mitra e Cabido da Sé do Porto e réu o Abade da Igreja de Válega. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição inicial, despacho, sentença e custas.
Carta de sentença cível dada por D. Pedro II relativa às chaves do celeiro da Igreja de Válega, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu João da Fonseca de Pinho, vigário da Igreja de Válega. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, libelo, termos de contrariedade, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa à posse dos dízimos e das primícias da freguesia de Válega, por parte do Cabido, de acordo com o estipulado no mandado de manutenendo. É autor o Cabido da Sé do Porto e réu o abade da Igreja de Válega. Este documento contém transcritos na sentença cível os seguintes elementos do processo judicial: despacho, traslado do verbo adverbum, oposição, despacho do Cabido à oposição, 1º sentença, embargos (no qual se encontra transcrito o mandado de manutenendo), concórdia e seus termos, sentença, apelação do Cabido, 2º e 3º sentença e custas.
Certidão e documentos apresentada pelo Cabido da Sé do Porto ao licenciado Diogo Aranha da Rocha, representante da Igreja do Lobão e suas anexas, relativa ao não pagamento das custas da sentença que teve o dito Cabido em confirmação do seu padroado sobre a Igreja do Lobão e igrejas anexas. Este documento contém a transcrição da petição inicial, dos documentos avulsos e da certidão.