Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

45 records were found.

Regimento relativo aos salários dos oficiais do Conselho da Fazenda em Lisboa.
Requerimento feito ao Juiz da alfândega de Caminha relativo ao pagamento da redízima de uns navios que aí haviam entrado.
Consulta que o Conselho da Fazenda fez relativa ao requerimento feito pelo Bispo e Cabido da Sé do Porto para que lhe fosse paga a redízima respeitante ao açúcar.
Conjunto de perguntas e respostas relativas ao pagamento da redízima do açúcar.
Alvará relativo à utilização, por parte do Bispo e Cabido da Sé do Porto, de todos os privilégios, liberdades, mercês e doações feitas pelos reis a essa Igreja.
Doação feita pela Rainha D. Teresa à Igreja do Porto.
Autos relativos à eventual entrega, ao Bispo e Cabido da Sé do Porto, do treslado das doações e provisões da redízima.
Papéis relativos à arrecadação da redízima, a qual deveria ser paga por uns navios que descarregavam em Viana.
Conjunto de perguntas e respostas relativas aos direitos que recaíam sobre o açúcar.
Sentença dada contra a Mitra e Cabido da Sé do Porto a favor dos comerciantes da cidade relativamente ao pagamento da redízima do açúcar, ficando esse direito sob a tutela da Fazenda Real.
Cópia dos marcos de prata e último padrão que o Bispo e Cabido da Sé do Porto conseguiu obter, Este processo é composto pela cópia de duas certidões relativas ao padrão (fl. 240-264 e 271-282), sendo que a 1ª data de 1722-07-23 e a 2ª de 1764-02-20, e por um traslado do padrão dos marcos mais importantes (fl. 265-270), datado de 1671-01-26.
Certidão relativa à cobrança dos direitos das canadas pagas à Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Este documento contém a transcrição da petição, do despacho e da certidão.
Requerimento e mandado de pagamento à Mitra e Cabido da Sé do Porto relativo a tudo o que se lhe deve na alfândega no ano de 1619.
Declaração relativa ao valor que se paga na alfândega à Mitra e Cabido da Sé do Porto.
Conjunto de certidões relativas ao dinheiro da redízima do tabaco pago à Mitra da Sé do Porto.
Certidão relativa à antiguidade dos juros que se pagam na alfândega à Mitra e Cabido da Sé do Porto,
Declaração do Cabido da Sé do Porto que contraria o mencionado no papel de Manuel Mendes que diz não dever a redízima dos porcos secos que saíram da cidade do Porto.
Minuta relativa ao pagamento da portagem dos bois que se compram a mercadores que não são avençais, fora da cidade do Porto.
Declaração de Manuel Mendes em que diz não dever o pagamento da redízima sobre os porcos secos que saíram da cidade do Porto.
Carta de sentença cível de agravo ordinário dada por D. João V relativa ao pagamento do direito de portagem, sendo autor a Mitra e Cabido da Sé do Porto e réu o Cônsul Inglês. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, libelo, despacho, termo de contrariedade, sentença do Juiz, sentença da Relação, agravos, acórdão, sentença da Relação, embargos, resposta do Procurador da Coroa, subsentença da Relação, petição e despacho.
Carta de sentença cível dada por D. Afonso VI relativamente ao mandado do Conselho da Fazenda para que se pague o direito de portagem de todas as fazendas que os castelhanos levam e trazem para o Porto. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, petição, despacho, certidão, despacho, cota e sentença.
Contrato relativo ao sal de Santa Maria. Este documento contém a transcrição do despacho e do traslado do contrato celebrado em 1448-02-24.
Carta de sentença cível relativa ao pagamento dos direitos de portagem, sendo autor José Maria e Sousa, adminitrador do direitos reais da portagem, e réu Daniel Bull, cônsul da Holanda. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, resposta do administrador, réplica, despacho, embargos, sentença do Juízo Inferior, termo de apelação, petição, despacho, acusação da citação, despacho, sentença da Relação e custas.
Autos do rendeiro da portagem, Manuel Pinto Pereira, contra Manuel Freire relativos ao pagamento dos direitos das colheres.
Documento relativo aos votos de advogados sobre os direitos de portagem que os vinhos deveriam pagar,
Petição relativa ao embargo das mercadorias de um comerciante galego, por este não ter pago os direitos de portagem da cortiça à Igreja do Porto.
Representação das doações régias e bulas que confirmam os direitos da Igreja do Porto para que se continuem a pagar os direitos do pão, independentemente da lei de 4 de fevereiro de 1773. Este documento era dirigido ao Conselho da Fazenda para consulta.
Registo para a memória da Mesa da Administração da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro com o objetivo de lembrar o pagamento dos direitos indicados pelo Foral da cidade do Porto.
Pareceres de advogados relativos a um pedido de João Gabe, hamburguês, casado na cidade do Porto, para ser considerado vizinho e usufruir dos privilégios dessa condição, nomeadamente, não pagar o direito de portagem. Este processo é composto por dois pareceres (fl. 109 e 110-111), sendo o primeiro datado de 1777-05-14 e o segundo de 1777-05-15.
Acórdão relativo aos privilégios do direito de vizinho na cidade do Porto.
Carta régia de D. Maria relativa à cobrança, por parte da Igreja do Porto, do direito de vizinho imposto à Junta da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, o qual direito só fora pago entre 1758 e 1772.
Carta régia dada por D. Maria relativa ao procedimento de penhora feito sobre os dinheiros da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, advertindo o juiz e os oficiais que fossem achados a cometer excessos.
Certidão relativa a uma citação, pedida por José Inácio da Cunha, para que fossem chamados ao processo judicial o Provedor e Deputados da Junta da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão, a qual contém transcritos, por sua vez, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, réplica, despacho, resposta, acordão, publicação, petição, embargos e conclusão.
Razões relativas ao direito de portagem apresentadas pelos moradores de Vila Nova de Gaia como justificação para a isenção desse pagamento.
Proposta de resposta relativa ao arrendamento e arrematação do direito de consulado.
Registo do Cabido da Sé do Porto ao Conselho da Fazenda relativo às fazendas vindas num navio de Pernanbuco que estavam na alfândega do Porto e sobre as quais deveria ser paga a redízima à Mitra e Cabido do Porto,
Registo feito no Conselho da Fazenda relativo a um arrendamento e arrematação do direito de consulado, com a duração de três anos, feito a André de Barros e António Pereira.
Carta de sentença cível dada por D. Maria relativa aos embargos feitos à forma de pagamento da parte relativa à renda em géneros animais (galinhas) do casal da Vila Meã, em Campanhã, que fora de Domingos José Nogueira. É autor o Cabido da Sé do Porto e réus os herdeiros de Domingos José Nogueira. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, mandado, auto de penhora, citação, ação (composta por embargos, despacho e termo de contrariedade), réplica por negação, despacho, termo de confissão, sentença e custas.
Carta de sentença cível dada por D. Pedro II relativa ao pagamento do direito da terça das colheres do pão, sendo autor Manuel Pinto Pereira, rendeiro da portagem, e réu Ventura de Figueiredo. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, contestação, sentença do Juiz, desembargo, resposta do Procurador da Coroa, sentença e custas.
Certidão relativa a uma carta testemunhável dada por D. João I, em 8 de agosto de 1414, sobre os judeus terem de pagar o direito de portagem, independentemente de mostrarem as cartas de privilégio de vizinho dadas pelo Rei.
Carta de sentença cível relativa ao pagamento dos direitos que recaiam sobre o pão, sendo autor Manuel Pinto Pereira, rendeiro da portagem, e réu Manuel Domingues Couto. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, libelo, despacho, sentença e custas, terminando com uma declaração de pagamento da quantia estipulada na sentença.
Carta de sentença cível de penhora relativa ao pagamento do direito de portagem, sendo autor a Mitra e Cabido da Sé do Porto e réu Simão Balancarte. Este processo é composto por declarações iniciais da Mitra e Cabido da Sé do Porto (fl. 39-40); pela carta de sentença cível (fl. 41-46), na qual está transcrita a petição, a sentença e as custas, e que tem como datas extremas 1670-06-06 a 1670-06-07; por um requerimento (fl. 47) datado de 1670-07-22; e por um auto de penhora (fl. 48-50) datado de 1670-07-23.
Carta de sentença cível dada por D. João V relativa a um pedido de fiança da alfândega de Aveiro para se entregar a redízima, sendo autor António Ferreira, procurador da Mitra e Cabido da Sé do Porto, e réu o Juiz da alfândega de Aveiro. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, resposta e sentença.
Carta de subsentença cível de penhora dada por D. Maria relativa à venda do casal de Vila Meã, em Campanhã, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réus os herdeiros de Domingos José Nogueira, D. Antónia Micaela de Sousa Abreu de Lima e seus filhos. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: sentença, embargos, despacho, termo de contrariedade, sentença e custas.
Requerimento feito por José Maria e Sousa, procurador das rendas do Colégio Patriarcal, relativo a uma intimação feita aos tabeliães e escrivães para que observassem os bens da Mitra e Cabido e os benefícios que pagavam ao Colégio Patriarcal. Este documento contém a transcrição do despacho, do adverbum, do alvará régio de D. João V e de declarações de intimação aos tabeliães e escrivães.