Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
37 records were found.
Carta de sentença cível relativa ao domínio do montado da Marinha, situado na freguesia da Madalena, concelho de Gaia, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Afonso Anes e outros moradores da dita freguesia.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, sentença e custas.
Auto de execução de uma sentença da Relação de Braga sobre os dízimos dos covados de S. Cristovão de Mafamude, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réus Manuel de São Paio, abade de S.Cristovão de Mafamude, e moradores.
Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão do auto de execução.
Carta de sentença cível relativa ao usufruto de umas terras que pertenciam ao casal da Quinta, da freguesia de Avintes, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Lourenço Francisco, morador da mesma freguesia.
Este processo é composto pela carta de sentença (fl. 573-591) e por um requerimento (fl. 591v-592).
Carta de sentença cível dada por D. Pedro II relativa ao pagamento da sisa, sendo pedido pelos rendeiros de Santa Maria de Válega e Ovar que esta fosse cobrada pelo preço das rendas e decisão que se tomou de serem pagas pelo ganho que auferiam.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, requerimento, resposta dos louvados, despacho, embargos, sentença e custas.
Carta de sentença cível dada por D. Pedro II relativa ao pagamento dos dízimos dos "munhos" (i.e. moinhos) do rio Febros, em Avintes, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réus António Fernandes de Oliveira e seus irmãos.
Este processo é composto pela carta de sentença (fl. 409-433) e por um requerimento (fl. 434), datados, respetivamente, de 1704 e 1706-02-06.
Carta de sentença cível relativa ao pagamentos dos votos de Santiago do casal da Portela de Baixo, em Gulpilhares, sendo autor o Cabido do Sé da Porto e réu Francisco Alves Pereira.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, ação, despacho, embargos, despacho, contrariedades, sentença, apelação, despacho, termo de desistência, artigos de liquidação, despacho, petição, contestação, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa ao pagamento dos votos de Santiado do casal da Goda, freguesia de Mozelos, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Lourenço de Amorim Pereira.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, cota, embargos, contrariedades, sentença, termo de desistência, despacho, embargos, sentença, despacho e custas.
Carta de sentença cível de liquidação relativa aos votos de Santiago do casal de Goda, na freguesia de Mozelos, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Lourenço de Amorim Pereira.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, ação, embargos, sentença, apelação, termo de desistência da apelação, despacho, embargos, contrariedades aos embargos, sentença, apelação, sentença, despacho e custas.
Carta de composição que fez o Cabido da Sé do Porto com a Santa Casa da Misericórdia e D. Francisca Xavier a respeito do que cada um possuía nos munhos (moinhos) do rio Febros, em Vilar de Andorinho.
Carta de sentença cível relativa à venda de um corgo que era pertença do casal de Bertufe, em Santa Maria de Válega. è autor o Cabido da Sé do Porto e réu Diogo Valente, morador da freguesia de Avanca.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial:ação, libelo, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa ao pagamento de dízimos em atraso da Igreja de Mafamude, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu o Abade de S. Cristóvão de Mafamude.
Este processo é composto pela carta de sentença cível (fl. 52-65) e por uma procuração do Cabido (fl. 66-71).
Carta de sentença cível relativa ao domínio do casal de Oliveira, em Oliveira do Douro, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Álvaro Chaves.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, termo de confissão, sentença e custas.
Carta de sentença cível dada por D. João III relativa ao corte de um pinheiro no Olival, sendo que esta árvore era considerada real. É autor o Cabido da Sé do Porto e réu Afonso Pires.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa à anulação de um prazo que se tinha feito das casas do vimial na Rua Direita, em Vila Nova de Gaia, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Mateus Veloso de Sequeira.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, libelo, cota, termo de confissão, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa à anulação de um legado imposto em umas casas na Rua Direita, em Vila Nova de Gaia, que foram vimial. É autor o Cabido da Sé do Porto e ré Joana da Fonseca.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, libelo, contrariedades (na qual se encontra citado um prazo), auto de vedoria, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa à renovação do prazo do casal de Beire, na freguesia de S. João de Ver, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réus Domingos Gonçalves e outros moradores da dita freguesia.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: libelo, despacho, termo de confissão, sentença, despacho e custas.
Carta de sentença cível relativa à renovação do prazo do casal de Beire, na freguesia de S. João de Ver, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Gonçalo Fernandes.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: libelo, termo de confissão, sentença, despacho e custas.
Carta de sentença cível relativa ao não pagamento da censoria da Igreja de Avintes, sendo autor António Francisco, rendeiro da Mitra da Sé do Porto, e réu o Abade da dita Igreja.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, libelo, contrariedades, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa ao pagamento das rendas e lutuosas do casal de Beira, na freguesia de S, João de Ver, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réus Miguel Fernandes e outros moradores da dita freguesia.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, libelo, embargo, sentença, despacho e custas.
Certidão da carta de sentença cível relativa a umas casas sobradadas situadas nas barrocas (escarpa) da Fervença, em Santa Marinha, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Manuel de Sousa.
Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão da carta de sentença (a qual inclui, por sua vez, os seguintes elementos do processo judicial: ação, requerimento, determinações dos louvados, requerimento, embargos, despacho, contrariedades, despacho, auto de vistoria, sentença e custas).
Carta de sentença cível relativa às rendas que devia Diogo Leite do casal de Mira, em Arcozelo, sendo autor o Cabido do Sé do Porto e réu Rodrigo Homem Carneiro, como fiador do dito Diogo Leite.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, contrariedades, despacho, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa ao usufruto do casal de Arcozelo, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e ré a Madre Abadessa do convento de S. Bento da mesma cidade.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: libelo, cota, despacho, sentença e custas.
Autos de execução de sentença relativa ao pagamento dos dízimos dos "munhos" (i.e. moinhos) do rio Febros, em Avintes, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu João Francisco.
Este processo é composto por dois autos de execução (fl. 230-236 e 237-245), ambos datados do ano de 1633.
Carta de sentença cível relativa ao domínio do campo chamado da Igreja, em Vila Nova de Gaia, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réus António Francisco e o vigário de Santa Marinha
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, sentença e custas.
Licença dada pelo Cabido da Sé do Porto para que na Quinta do Bonjardim fosse edificado um imóvel, o qual deveria ser de natureza de prazo fateusim.
Carta de sentença cível relativa ao pagamento dos dízimos dos "munhos" (i.e. moinhos) da freguesia de Crestuma, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réus Aleixo Francisco e outros moradores da dita freguesia.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, sentença, determinação do louvado, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa ao pagamento dos dízimos dos munhos (moinhos) do rio Febros, em Avintes, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu João de Valadares .
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: libelo, despacho, sentença e custas.
Cartas de sentença cível relativas à propriedade de um campo e quintal junto à Igreja de Santa Marinha, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu o vigário da dita Igreja de Vila Nova de Gaia.
Este processo é composto por duas cartas de sentença cível (fl. 163-176 e 177-188) datadas, respetivamente, de 1609 e 1630-02-17.
Carta de sentença cível relativa a uma casas situadas em Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Belchior Fernandes.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa a uma medidas impostas sobre casais da freguesia de S. João de Ver, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Diogo Alves Leite.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: libelo, réplica, sentença, apelação, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa à utilização da água da Quinta de Matosinhos, em S. Félix da Marinha, que era propriedade do Cabido. É autor o dito Cabido da Sé do Porto e réus António Dias e outros moradores.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, sentença e custas.
Auto de posse e sentença relativa a terça parte do casal de Campelinho, situado em Canelas da Feira, que era pertença do Cabido da Sé do Porto.
Este processo é composto pelo auto de posse (fl. 125-128) e pela carta de sentença cível (fl. 129-138).
Auto de posse e sentença relativa ao usufruto da metade do casal do Alho e do casal de Quebrada de Vilar, em Vilar do Paraíso, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu André Alves.
Este processo é composto pela carta de sentença cível (fl. 73-96), por uma procuração do Cabido (fl. 97) e pelo auto de posse (fl. 98-124).
Carta de sentença cível relativa ao usufruto de um pardieiro, em Vila Nova de Gaia, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Gonçalo Dias.
Este processo é composto por uma carta de sentença civel (fl. 151-154) e por uma procuração do Cabido (fl. 155-158).
Carta de sentença cível relativa ao usufruto da metade de uma devesa pertencente ao casal do Bispo, em Vilar do Paraíso, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Pedro André.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa ao não pagamento da mesada do dízimo à Igreja de Santa Marinha, concelho de Gaia, sendo autor o Cabido da Sé do Porto, representado pelo rendeiro João Pais de Santa Marinha, e réus Gonçalo Anes e sua mulher e outros moradores de S. Cristovão de Mafamude.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, contestação, réplica, tréplica, sentença, despacho de execução e custas.
Carta de sentença cívil dada por D. Pedro II relativa à liquidação de vários dízimos, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Faustino de Oliveira, de Ovar.
Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, sentença (contendo esta a transcrição da ação), custas, petição, embargo, despacho, contestação, sentença, agravantes, avaliação, despacho, sentença e custas.