Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

37 records were found.

Carta de sentença cível relativa ao domínio do montado da Marinha, situado na freguesia da Madalena, concelho de Gaia, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Afonso Anes e outros moradores da dita freguesia. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, sentença e custas.
Auto de execução de uma sentença da Relação de Braga sobre os dízimos dos covados de S. Cristovão de Mafamude, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réus Manuel de São Paio, abade de S.Cristovão de Mafamude, e moradores. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão do auto de execução.
Carta de sentença cível relativa ao usufruto de umas terras que pertenciam ao casal da Quinta, da freguesia de Avintes, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Lourenço Francisco, morador da mesma freguesia. Este processo é composto pela carta de sentença (fl. 573-591) e por um requerimento (fl. 591v-592).
Carta de sentença cível dada por D. Pedro II relativa ao pagamento da sisa, sendo pedido pelos rendeiros de Santa Maria de Válega e Ovar que esta fosse cobrada pelo preço das rendas e decisão que se tomou de serem pagas pelo ganho que auferiam. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, requerimento, resposta dos louvados, despacho, embargos, sentença e custas.
Carta de sentença cível dada por D. Pedro II relativa ao pagamento dos dízimos dos "munhos" (i.e. moinhos) do rio Febros, em Avintes, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réus António Fernandes de Oliveira e seus irmãos. Este processo é composto pela carta de sentença (fl. 409-433) e por um requerimento (fl. 434), datados, respetivamente, de 1704 e 1706-02-06.
Carta de sentença cível relativa ao pagamentos dos votos de Santiago do casal da Portela de Baixo, em Gulpilhares, sendo autor o Cabido do Sé da Porto e réu Francisco Alves Pereira. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, ação, despacho, embargos, despacho, contrariedades, sentença, apelação, despacho, termo de desistência, artigos de liquidação, despacho, petição, contestação, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa ao pagamento dos votos de Santiado do casal da Goda, freguesia de Mozelos, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Lourenço de Amorim Pereira. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, cota, embargos, contrariedades, sentença, termo de desistência, despacho, embargos, sentença, despacho e custas.
Carta de sentença cível de liquidação relativa aos votos de Santiago do casal de Goda, na freguesia de Mozelos, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Lourenço de Amorim Pereira. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, ação, embargos, sentença, apelação, termo de desistência da apelação, despacho, embargos, contrariedades aos embargos, sentença, apelação, sentença, despacho e custas.
Carta de composição que fez o Cabido da Sé do Porto com a Santa Casa da Misericórdia e D. Francisca Xavier a respeito do que cada um possuía nos munhos (moinhos) do rio Febros, em Vilar de Andorinho.
Carta de sentença cível relativa à venda de um corgo que era pertença do casal de Bertufe, em Santa Maria de Válega. è autor o Cabido da Sé do Porto e réu Diogo Valente, morador da freguesia de Avanca. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial:ação, libelo, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa ao pagamento de dízimos em atraso da Igreja de Mafamude, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu o Abade de S. Cristóvão de Mafamude. Este processo é composto pela carta de sentença cível (fl. 52-65) e por uma procuração do Cabido (fl. 66-71).
Carta de sentença cível relativa ao domínio do casal de Oliveira, em Oliveira do Douro, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Álvaro Chaves. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, termo de confissão, sentença e custas.
Carta de sentença cível dada por D. João III relativa ao corte de um pinheiro no Olival, sendo que esta árvore era considerada real. É autor o Cabido da Sé do Porto e réu Afonso Pires. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa à anulação de um prazo que se tinha feito das casas do vimial na Rua Direita, em Vila Nova de Gaia, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Mateus Veloso de Sequeira. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, libelo, cota, termo de confissão, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa à anulação de um legado imposto em umas casas na Rua Direita, em Vila Nova de Gaia, que foram vimial. É autor o Cabido da Sé do Porto e ré Joana da Fonseca. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, libelo, contrariedades (na qual se encontra citado um prazo), auto de vedoria, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa à renovação do prazo do casal de Beire, na freguesia de S. João de Ver, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réus Domingos Gonçalves e outros moradores da dita freguesia. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: libelo, despacho, termo de confissão, sentença, despacho e custas.
Carta de sentença cível relativa à renovação do prazo do casal de Beire, na freguesia de S. João de Ver, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Gonçalo Fernandes. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: libelo, termo de confissão, sentença, despacho e custas.
Carta de sentença cível relativa ao não pagamento da censoria da Igreja de Avintes, sendo autor António Francisco, rendeiro da Mitra da Sé do Porto, e réu o Abade da dita Igreja. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, libelo, contrariedades, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa ao pagamento das rendas e lutuosas do casal de Beira, na freguesia de S, João de Ver, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réus Miguel Fernandes e outros moradores da dita freguesia. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, libelo, embargo, sentença, despacho e custas.
Certidão da carta de sentença cível relativa a umas casas sobradadas situadas nas barrocas (escarpa) da Fervença, em Santa Marinha, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Manuel de Sousa. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão da carta de sentença (a qual inclui, por sua vez, os seguintes elementos do processo judicial: ação, requerimento, determinações dos louvados, requerimento, embargos, despacho, contrariedades, despacho, auto de vistoria, sentença e custas).
Carta de sentença cível relativa às rendas que devia Diogo Leite do casal de Mira, em Arcozelo, sendo autor o Cabido do Sé do Porto e réu Rodrigo Homem Carneiro, como fiador do dito Diogo Leite. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, contrariedades, despacho, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa ao usufruto do casal de Arcozelo, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e ré a Madre Abadessa do convento de S. Bento da mesma cidade. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: libelo, cota, despacho, sentença e custas.
Autos de execução de sentença relativa ao pagamento dos dízimos dos "munhos" (i.e. moinhos) do rio Febros, em Avintes, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu João Francisco. Este processo é composto por dois autos de execução (fl. 230-236 e 237-245), ambos datados do ano de 1633.
Carta de sentença cível relativa ao domínio do campo chamado da Igreja, em Vila Nova de Gaia, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réus António Francisco e o vigário de Santa Marinha Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, sentença e custas.
Licença dada pelo Cabido da Sé do Porto para que na Quinta do Bonjardim fosse edificado um imóvel, o qual deveria ser de natureza de prazo fateusim.
Carta de sentença cível relativa ao pagamento dos dízimos dos "munhos" (i.e. moinhos) da freguesia de Crestuma, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réus Aleixo Francisco e outros moradores da dita freguesia. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, sentença, determinação do louvado, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa ao pagamento dos dízimos dos munhos (moinhos) do rio Febros, em Avintes, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu João de Valadares . Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: libelo, despacho, sentença e custas.
Cartas de sentença cível relativas à propriedade de um campo e quintal junto à Igreja de Santa Marinha, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu o vigário da dita Igreja de Vila Nova de Gaia. Este processo é composto por duas cartas de sentença cível (fl. 163-176 e 177-188) datadas, respetivamente, de 1609 e 1630-02-17.
Carta de sentença cível relativa a uma casas situadas em Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Belchior Fernandes. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa a uma medidas impostas sobre casais da freguesia de S. João de Ver, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Diogo Alves Leite. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: libelo, réplica, sentença, apelação, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa à utilização da água da Quinta de Matosinhos, em S. Félix da Marinha, que era propriedade do Cabido. É autor o dito Cabido da Sé do Porto e réus António Dias e outros moradores. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, sentença e custas.
Auto de posse e sentença relativa a terça parte do casal de Campelinho, situado em Canelas da Feira, que era pertença do Cabido da Sé do Porto. Este processo é composto pelo auto de posse (fl. 125-128) e pela carta de sentença cível (fl. 129-138).
Auto de posse e sentença relativa ao usufruto da metade do casal do Alho e do casal de Quebrada de Vilar, em Vilar do Paraíso, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu André Alves. Este processo é composto pela carta de sentença cível (fl. 73-96), por uma procuração do Cabido (fl. 97) e pelo auto de posse (fl. 98-124).
Carta de sentença cível relativa ao usufruto de um pardieiro, em Vila Nova de Gaia, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Gonçalo Dias. Este processo é composto por uma carta de sentença civel (fl. 151-154) e por uma procuração do Cabido (fl. 155-158).
Carta de sentença cível relativa ao usufruto da metade de uma devesa pertencente ao casal do Bispo, em Vilar do Paraíso, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Pedro André. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, sentença e custas.
Carta de sentença cível relativa ao não pagamento da mesada do dízimo à Igreja de Santa Marinha, concelho de Gaia, sendo autor o Cabido da Sé do Porto, representado pelo rendeiro João Pais de Santa Marinha, e réus Gonçalo Anes e sua mulher e outros moradores de S. Cristovão de Mafamude. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, contestação, réplica, tréplica, sentença, despacho de execução e custas.
Carta de sentença cívil dada por D. Pedro II relativa à liquidação de vários dízimos, sendo autor o Cabido da Sé do Porto e réu Faustino de Oliveira, de Ovar. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, sentença (contendo esta a transcrição da ação), custas, petição, embargo, despacho, contestação, sentença, agravantes, avaliação, despacho, sentença e custas.