Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

33 records were found.

Entre estes documento estão alguns relativos a questões com o Senado da Câmara acerca dos referidos açougues.
Estes papéis dizem respeito às freguesias de Árvore, Eja, Ovar, Paranhos, Santa Marinha (Gaia) e Válega.
Sobre a origem e extinção destes rendimentos, vd. fls. 1-14, e também o n.º 10, fl. 9. As fls. 424-428 contêm diplomas originais de D. Miguel.
Reporta-se a primícias da freguesia de Paranhos. Tem índice no princípio, em 1 fl. inumerada.
Trata-se, na sua maioria, de certidões e por isso os anos indicados são os dos documentos originais respectivos.
Até à fl. 125 repete este volume, sob a forma de certidões, o conteúdo do volume descrito anteriormente. As fls. restantes contêm traslados de diplomas régios sobre o meirinho geral do bispado e o carcereiro do Aljube e o original doutro diploma régio sobre o açougue do bispo. Os anos indicados são, respectivamente, o mais antigo das datas dos diplomas e o das datas dos conhecimentos.
Tem índice no principio, em fls. inumers., reportando-se os conhecimentos da Mesa das Confirmações a bulas, diplomas régios, sentenças e outros documentos relativos à jurisdição da cidade e dos coutos, a questões de padroado, visitações, votos, juros reais, portagem e redízima, direito das colheres, etc. O ano indicado é o da data dos conhecimentos.
Reporta-se aos livros dos Originais e aos das Sentenças e trata de documentos que dizem respeito às freguesias, locais, ruas, etc. de Meinedo, rua das Aldas, rua dos Açougues, sítios de Santo António do Penedo, Calvário e Cancela da Velha, Avioso (Santa Maria), Avintes, Ferreira (Paços de Ferreira), rua da Baïnharia, rua do Buraco, rua Chã (antes, rua das Eiras), rua da Sapataria, rua das Congostas, viela da Cividade, lugar da Eira ou Vale da Areia, campo da Cancela da Velha, Campanhã, Gondomar (S. Cosme), Sousa (Gondomar),Canidelo (Gaia), Canedo (Feira), Coimbra, viela a Santo Elói, rua Francisco, Fonte da Rata, Fonte Arcada, Figueiras (Penafiel?), Fajoses, Fradelos, S. Ildefonso, S. João de Ver, Luzim, Lordelo do Ouro, rua dos Mercadores, rua da Minhota, Miragaia, Massarelos, Mesão, Frio, S. Nicolau (junto a), campo das Hortas (antes, lugar de Paio de Nabais), Oliveira do Douro (Gaia), Ovar, Porta Nova de Miragaia, Porta Nova, Paranhos, Pindelo, rua da Catedral (antes, na ordem descendente, rua do Redemoinho ou de Redemoinhos, rua dos Cónegos e rua de Trás da Sé), rua Nova, praça da Ribeira, Rio Meão, Régua, Resende, Reguenga, rua do Souto, rua de Cima de Vila, Santa Marinha (Gaia), Válega, Negrelos (S. Pedro do Sul), Valadares (Gaia), quinta de Urrô, Pinheiro (Penafiel); e, entre outros assuntos, trata de conflitos entre eclesiásticos; beneficios; convento de S. Bento da Vitória; padres dominicos; direito do nabo; sentença que o reitor do Colégio dos órfãos alcançou contra o Seriado da Câmara; noticia sôbre a entrada na diocese do Porto do bispo D. Frei José Maria da Fonseca e Evora; foral dado pelo bispo D. Hugo aos moradores do Porto; direito das jugadas; questão com oconvento de Moreira sobre a igreja de Labruge; documentos relativos à Misericórdia do Porto; erecção das freguesias de S. Nicolau, Vitória e S. João de Belomonte; questão sobre o condado de Sé, em Oliveira do Douro (Gaia); quindénios; sepulturas da Sé; e votos.
Dos 4 livros a que se refere o título, só existem os 1º e 2º (n.º 679 e 680).
Reporta-se aos livros dos Originais e aos das Sentenças e é dividido em duas partes, a primeira das quais diz respeito a censorias e lutuosas e a última a legados. Trata, na primeira parte, das igrejas e freguesias de Avintes, Avanca, Bougado (S. Tiago), Santa Cruz do Bispo (antes, Santa Cruz da Maia), Fermedo, S. Félix da Marinha, Guilhabreu, Lamas (Feira), Leça do Balio, Lavra, Lordelo do Ouro, Moreira (Maia), Paranhos e Silvalde. Na última parte trata de legados instituídos por Afonso Dinis, chantre António Gomes de Eça, Afonso Lourenço e sua mulher Teresa Rodrigues, Afonso Anes, cardial D. Antão, Afonso Ferraz e sua mulher Isabel Ferraz, Antónia Pessoa, Ana de Morais, Maria Carneira, Bartolomeu Ferraz de Almeida (trata-se do mesmo legado a que se faz referência sob o número anterior), cardeal D. Luís de Sousa, cónego Domingos Pais, Domingos Pires, Domingos Barreiros Leitão, chantre Gonçalo Gonçalves, Gonçalo Alvares Alvo, bispo D. Frei Gonçalo de Morais, Joana Vasques, cónego Jorge Velho, bispo D. Julião, Martim Anes Barros, cônego Martim Vicente, Martim Pereira, Manuel Carvalho (abade de Fermedo), Pedro Garcia (arcediago de Braga), cónego Pedro Pires da Porta, Pedro Afonso, Pedro de Lemos, mestre-escola Pantaleão Freire, bispo D. Sancho, cónego Simão Gomes Pereira, chanfre D. Vicente e bispo D. Vicente. Contrariamente ao que do título se depreende, este roteiro está completo e, assim, não existe qualquer outro volume a continuá-lo.
Reporta-se aos livros dos Originais e aos das Sentenças e trata das igrejas, freguesias, coutos, etc. de Árvore, Azurara, Abiúl, Lever, Bougado (S. Tiago), Pindelo, Beduído, Soalhais, Canedo (Feira), Ferreira (Paços de Ferreira), Loriz, Gondornar, Régua, Eja, Fânzeres, Paranhos, Meinedo, Ovar, Lamegal, Santa Marinha (Gaia), rua da Ferraria ele Cima, Fonte Arcada, Guidões, Campo das Hortas, S. Pedro da Cova e, entre outros assuntos, trata de censos; censorias; conflitos entre os cidadãos e o bispo; contendas entre o bispo e o rei; açougue do Cabido; ano de morto; questões entre o bispo e o Cabido; questões de padroado; questões com as freiras dos Conventos de Vairão e de S. Bento da Ave Maria e com o abade de Cadofeita sôbre visitações; questões sobre portagem e redízima, jurisdição episcopal e capitular; jurisdição da cidade; questão com a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro sobre o direito das canadas; questões com os padres dominicos, os, franciscanos e os jesuitas sôbre preeminências eclesiasticas; doação e foral do lugar de Gaia e seu reguengo; licença da fundalção do convento de S. João Novo; fôro privativo do Cabido; laudémios; composição entre o bispo, e o Cabido sobre a capela de músico; protecção concebida pelo papa Honório III ao bispo e ao Cabido; diversos privilégios, regalias e isenções eclesiásticas; direito das colheres; cessão do terreno para a edificação do convento de S. Bento da Ave Maria; questão com o Senado da Câmara e sustentação do bispo de Penafiel.
Reporta-se aos livros dos Originais e aos das Sentenças e trata das igrejas e freguesias de Santa Marinha (Gaia), Vila Chã (ou Vila Chã Serrão), Vilar de Paraíso e Válega; e, entre outros assuntos, trata de sepulturas da Sé, subsidio militar (tributo lançado para a sustentação do regimento de infantaria que guarnecia a cidade), licença para que o bispo D. Frei Gonçalo de Morais pudesse sepultar-se na sepultura da capela-mor e sustentação do bispo de Penafiel.
Reporta-se aos livros das Sentenças e, por vezes, aos dos Prazos. Entre outros legados trata dum (fls. 4) instituído por Bartolomeu Ferraz de Almeida para a reedificação da igreja de Santa Marinha (Gaia).
Reporta-se aos livros dos Originais e aos das Sentenças e diz respeito às igrejas e freguesias de Rosém, Soalhães, Canedo (Feira), Tuías, Olival (Gaia), Vila Chã Serrão, Fornos (Feira), Pereira (Ovar), Valbom, Santa Marinha (Gaia), Ovar e Válega.
Reporta-se, aos livros dos Originais e aos das Sentenças e diz respeito às igrejas e freguesias da Avanca, Árvore, Azurara, Paranhos, Beduído, Soalhães, Bougado (S, Tiago), Canidelo (Gaia), Campanhã, Santa Cruz do Bispo (antes, Santa Cruz da Mala), Gondomar (S. Cosme), Canedo (Feira), Valbom, Lobão (Feira), Eja, Fânzeres, Guidões, Guilhabreu, Ovil, Santo Ildefonso, Miragaia, Madalena (Gaia?), Meinedo, Ovar, Santa Marinha (Gaia), Lamegal, Olival (Gaia), Queimadela (S. Vicente) e Rosém.
Nota a seguir ao título: "nele se mostrão seus tittulos, a forma das Procuraçõens para os receber, e o dia, e Més, e Anno do que deles se recebem, e como, e quando se repartio".
Na lombada: a Rotr.° / 3.° / das 1 snn.cas", isto é, Roteiro 3.° das sentenças. Reporta-se aos livros dos Originais e aos das Sentenças. Na parte relativa à portagem, que é a conclusão de idêntica parte do roteiro anterior, trata, além doutros assuntos, dos direitos das colheres, das canadas e do pescado. Na parte relativa a papéis de particulares trata, entre outros, de documentos respeitantes a propriedades nas freguesias de Paranhos e Valadares (Gaia), ruas da Bainharia, S. Miguel e S. Nicolau, campo das Hortas e praça da Ribeira; de documentos respeitantes à Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro e à Junta do Subsídio Militar; e de documentos respeitantes às sepulturas da Sé, aos quindénios votos.Na parte relativa a votos, trata de propriedades voteiras nas seguintes freguesias e concelho: Arcozelo (Gaia), Avintes, Canidelo (Gaia), Canelas (Gaia), Espargo, Fornelo, vila da Feira, S. Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia, Gulpilhares, S. João de Ver, Grilo, Lever, I.oivos da Ribeira, Mindelo, Maia (concelho da), Moselos (Feira), Maceda, Oleiros (Feira), Oliveira do Douro (Gaia), Pedroso, Perozinho, Refoios de Riba de Ave, Seixezelo, Sandim, Teixeira (Baião), Tresouras, Vâlega, Valadares (Baião), Viariz e Vilar de Paraíso.
Na lombada: "Roteiro / 2.º / das snn.cas", isto é, Roteiro 2.º das sentenças. Reporta-se aos livros dos Originais e aos das Sentenças. Na parte relativa a privilégios e regalias, que é a conclusão de idêntica parte do roteiro anterior, trata, entre outros assuntos, de preeminências entre o Cabido e o convento de S. Francisco, de quindénios, de sepulturas da Sé e de visitações à igreja de Cedofeita e aos conventos de Vairão e de S. Bento da Ave Maria. Na parte relativa a prazos trata de propriedades nas seguintes freguesias, ruas, locais, etc. Aguiar de Sousa, Arcozelo (Gaia), Avintes, Aveleda (Vila do Conde), rua da Bainharia, rua dos Banhos, Piãis, Porta de Vandoma, rua Chá, rua das Eiras, rua da Sapataria, rua dos Canos, rua do Calvário, rua da Fábrica do Tabaco, Rio Tinto, Campanhã, Canidelo (Gaia), Canelas (Gaia), rua Escura, Eja, Entre-os-Rios, rua das Flores, rua da Font' Aurina, S. Félix da Marinha, Freixo de Baixo (Amarante), Gulpilhares, Gondomar (S. Cosme), Folhada, S. João de Ver, Jovim, rua da Lada, S. Martinho do Campo (Valongo?), Novelas, campo das Hortas, Paranhos, Santa Marinha (Gaia), rua dos Mercadores, Forno da Pedra, Madalena (Gala), Melres, Silva Escura (Sever do Vouga), Macieira de Cambra, rua de S. Nicolau, Ovar, Olival (Gaia), Oliveira do Douro (Gaia), rua dos Palhais, Sé (defronte da portaprincipal da), Poços de Gaiolo, rua da Catedral (antes, da ordem descendente, rua do Redemoinho ou de Redemoinhos, rua dos Cónegos e rua de Trás da Sé), Ponte das Tábuas, rua do Souto, rua de Cirna de Vila, Arco de S. Sebastião, Sinfãis, rua das Taipas, rua das Tendas, Capela, viela dos Gatos, viela dos Intrevados, viela do Correio, Vermoim (Mala), Valongo, Valadares (Gaia), Vilar de Paraíso, Vilar de Andorinha e Valega. A última parte dêste roteiro, relativa à portagem, termina no roteiro seguinte.
Na lombada: "Ro teyr / I / das sant / q nao vao / regist / nos rot / dos p", isto é , Roteiro I das sentenças que não vão registadas nos roteiros dos prazos. Reporta-se aos livros das sentenças e, por vezes, também aos dos Originais. Trata, além dos assuntos que o titulo expressamente indica, de censorias, lutuosas, legados, açougues, preeminências e isenções de que gozavam os membros do Cabido e outros clérigos. Na parte respeitante a beneficios, trata das igrejas de Arvore, Azurara, Campanhã, Canedo (Feira), Valbom, Lobão (Feira), Eja, Ovil, Ovar, Valega, Rio Meão, Olival (Gaia), Paranhos, Santa Marinha (Gaia); trata de questões relativas ao ano de morto e às sepulturas da Sé e doutras questões havidas entre o cabido e os Convento de S. Domingos e S. Francisco, estas sôbre preeminências eclesiásticas, e além doutros assuntos dá noticia (fls. 26 v.) duma sentença alcançada pelo Cabido contra o respectivo deão "que o obriga a ter prompta huma Cavalgadura Mosso e sustento p.ª qualq.r Cap.ar quando sahir a Negocios de Cabido [...]". Na parte respeitante a censoria, trata das igrejas de Avintes, Anta, Bougado (S. Martinho ou S. Tiago?), Canedo (Feira), Guetim, Guilhabreu, Leça do Balio, Paranhos, Seixezelo e Silvalde. Na parte respeitante a lutuosas, refere-se às igrejas de Fermedo, das comarcas de Feira e da Maia em geral, de Lamas (Feira) e às anexas do mosteiro do Moreira. Na parte respeitante a legados, trata de propriedades na freguesia de Paranhos, na rua da Catedral (antes, na ordem descendente, rua do Redemoinho ou de Redemoinhos, rua dos Cónegos e rua de Trás da Sé) e na praça da Ribeira, e refere-se à igreja do convento das Donas de S. Domingos de Vila Nova de Gaia e à confraria do Santíssimo Sacramento da mesma vila. A última parte deste roteiro, intitulada dos "Privilegios e regalias da Meza Capitular", termina no roteiro seguinte.
Tem índice a fls. 3-4 e contém a doação de D. Teresa ao bispo D. Hugo, o foral dado por este bispo aos moradores da cidade, instrumentos sobre a jurisdição dos coutos da Régua, Godim, Loriz ("julgado de Aguiar da Sousa"), S. Doado de Cabanões, Meinedo, Campanhã, Crestuma, Paranhos, S. Pedro da Cova, sobre jurisdição da cidade do Porto e outros documentos. Os anos indicados são os dos documentos originais respectivos.