Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

45 records were found.

Trata de propriedades nas seguintes ruas, locais, freguesias, etc.: Porta da Vandoma, rua das Eiras (depois, rua Chã), travessa de Santo António do Penedo, rua de Carros, Oliveira do Douro, Beire, Valbom, escadas da Sé, rua de Cima de Vila, Monte (Penedo), rua do Penedo, rua de Santo Ildefonso, Santo Estêvão, rua da Batalha, calçada da Teresa, rua de Santo António (ou rua Nova de Santo António), campo das Hortas, rua Escura, campo da Cancela da Velha, Porta de Carros, Postigo das Virtudes, Fonte de Rapa Colhões (depois, Fonte das Virtudes), calçada da Esperança, rua da Cordoaria, rua da Barreira (Miragaia), rua Direita dos Cobertos (Miragaia), Fonte do Touro e Miragaia.
Trata de propriedades nas seguintes ruas, locais, etc.: Rua das Aldas, rua de Sant'Ana (a que também chamavam do Colégio), rua de Pena Ventosa, rua do Colégio Velho, rua da Lada, rua do Buraco, Barredo, praça da Ribeira, rua dos Mercadores, rua da Ponte de S. Domingos, rua das Congostas, rua de Belomonte, rua da Fonte de Ourina, rua da Ferraria de S. Nicolau, rua de S. Nicolau, rua da Ourivesaria, rua da Ferraria de Baixo (ou da Ferraria de S. Francisco), rua da Reboleira, rua dos Banhos, Fonte da Rata, Porta Nova, rua dos Cidrais, Silvalde e Mancebia (depois Barredo).
Trata de propriedades nas seguintes ruas, locais, freguesias, etc.: Massarelos, Lordelo do Ouro, Jovim, Fânzeres, Nespereira (Lousada), Rebordosa, Aguiar de Sousa, Freamunde, Canelas (Penafiel), Alfena, Labruge, Aveleda (Maia), Vilar de Porcos, Canidelo (Vila do Conde), Unhão, freguesia do mosteiro de Telhes, quinta de Rebordãos, Refóios, Custóias, S. Romão de Paredes, Santa Marinha do Zêzere, S. Lourenço de Romão, Vila Nova de Gaia, Ribeira de Fêveros, Soalhães, Valadares (Gaia), Ponta Delgada, ilha do Faial, ilha de S. Miguel e Valbom.
Contém a fl. 1 uma sentença e as fls. 2-10 várias escrituras, tudo relativo a determinadas propriedades; a fl. 11 uma licença dada pela bispo D. Jerónimo de Meneses para se trasladarem os estatutos da Coraria; e as fls. 12-17 um alvará do bispo D. Rodrigo Pinheiro, datado de 1590, com os capítulos da visita feita pelo mesmo bispo à Coraria e à Confraria de Nossa Senhora do Presépio
Trata de propriedades nas seguintes ruas, locais, etc.: Rua da Senhora de Agosto (Castelo), rua do Redemoínho, rua da Sapataria Velha, rua Escura, Porta do Ferro, rua do Terreiro de S. Sebastião, S. Sebastião, viela dos Gatos, calçada da Relação Velha, Fraga dos Pelames, Fraga do Souto, rua dos Canos, rua de S. Bento das Freiras, rua da Bainharia, rua da Cruz do Souto, rua do Souto, viela da Cividade (Hospital Velho), rua dos Caldeireiros, rua da Ferraria da Porta do Olival, rua da Ferraria de Cima, rua de Santo Elói, rua da Lage, rua de Trás, rua do Olival, rua das Taipas, rua do Penedo, terreiro do mosteiro do Carmo e rua de S. Miguel.
Tem índice no princípio, em fls. inumeradas. Contém, geralmente por certidões ou traslados, várias sentenças, despachos e outros documentos relativos a privilégios, prerrogativas, precedências, etc. da comunidade da Coraria, entre esses documentos uma memória sobre a origem da referida comunidade (fls. 87- 92).
Trata de propriedades nas seguintes ruas, locais, freguesias, etc.: Viela da Cividade (Hospital Velho), Monte (Penedo), Miragaia, rua das Congostas, Unhão, rua Escura, Vandoma, rua Chã, Aguiar de Sousa, terra de Basto, Vila Nova de Gaia, Porta Nova, rua da Reboleira, rua do Souto, rua da Fonte de Ourina, Refoios, rua de Cima de Vila, rua da Cordoaria, Custóias, Cruz do Souto, rua do Olival, Celorico de Basto (termo de), freguesia do mosteiro de Telões, Porta do Olival, Nespereira (Lousada), rua das Aldas, campo das Hortas, Valadares, ilha do Faial.
Este livro trata também da cobrança de censos e abrange regularmente os anos de 1871-1913, reportando-se, por vezes, a anos anteriores aquele.
Trata-se dum livro da cobrança de foros e censos que abrange regularmente os anos de 1871-1913, reportando-se algumas vezes também a anos anteriores àquele.
Parece tratar-se dum livro destinado à cobrança dos foros, lutuosas, etc, e que não chegou a ser utilizado para esse efeito.
Título original completo: «Rezumo dos Legados, / que tem a Reverenda Comu / nidade da Coraria da S.ª / Se do Porto conforme o estado / em que se acha neste anno de 1791 / e o modo como se satisfazem pela mesma Comunidade».
Título original: «Obrigação das Mis / sas Anniversarios q. o Mordomo da cõ / fraria de N. S.ª do pre / sépe tem obrigação de / mandar dizer, e com / prir cada anno pellas / almas dos defuntos de / clarados na Taboa adi / ante».
Título original: «Livro das missas reduzidas por / Snn.ª Apostollica de que foi / Juiz Subdelegado o Reveren / do Joseph Rodrigues Porto De / zembargador deste Bispado / por Breve Apostollico ; que sir / vará p.ª governo do Reveren / do Thezr.° que for da Comonida / de da choraria da Sé desta Cida / de para dár comprimento a to / dos os legados nelle decla / rados em os dias nelle asina / llados [...]».
Contém escrituras de fiança, ternos de eleições, termos de deliberações, etc.
Contém este vol. dois livros com os títulos acima; começa um desses livros num dos extremos do vol. e começa o outro livro no outro extremo. Corresponde ao primeiro livro (Acompanhamentos) a primeira série de fls. indicada e ao último livro (Legados satisfeitos) a última série de fls. O livro de Acompanhamentos servia «para nelle se ascentarem todos os Beneces da R.ª Comunidade da Coraria da Se do Porto; e a sua devida repartiçaõ» e servia o de Legados satisfeitos «para nelle se ascentarem os legados satisfeitos, sua despeza e outras mais».
Também este vol. contém dois livros que continuam os livros anteriores e que foram organizados do mesmo modo.
O livro de Acompanhamentos servia «para nelle se ascentarem todos os Beneces da R.ª Comunidade da Coraria da Se do Porto; e a sua devida repartiçaõ» e servia o de Legados satisfeitos «para nelle se ascentarem os legados satisfeitos, sua despeza e outras mais» (extraído do livro 1799).
Título original: «Livro para o R.º Thi / zoureiro p.ª o ano / de 1782 p.ª o de 1783 [...]». Diz o termo de abertura que este livro servia «p.ª o Rd.° Apontador asentar todos os menezes [benesses] q. esta Comunidade da Coraria asestir [...]».
Título original: «Livro dos Legados / Pertencentes á Senhora de Prezepe reduzidos / na forma da Snn.ª e Bre / ve da Sé Apostollica».
Título original: «Livro da Confraria de Nª Sª do presepe/desta presente anno de 646[...]/onde estão asentadas amisas da obri/guasão dos legados E universarios da/dita Confraria».