Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

7 records were found.

Títulos e registos relativos a constituições de emprazamentos, ou seja, arrendamentos de natureza enfitêutica, entre o convento e outrem. Podem ser de duração definida (por três vidas, geralmente) ou perpétuos (“fateusim”). Designações alternativas: aforamentos, emprazamentos.
Averiguação e registo de revalidação de direitos do convento, geralmente relativos a imóveis aforados. Produzidos por um “juiz do tombo”, nomeado e comissionado por autoridade competente, incluíam fases de “vedoria” (verificação no terreno, com audição de testemunhas) e “medição” (referenciação geográfica do imóvel), culminando na “apegação” ou “reconhecimento” (sentença do juiz do tombo).
Receita e despesa e arrendamento das rendas das igrejas do Mosteiro, ao tempo da sua administração pelo prior geral de Santa Cruz de Coimbra.
Registos relativos a assembleias dos religiosos sobre "matérias de bens e rendas do mosteiro". Neste livro está riscado, de modo a não poder ser lido, o assento desde as linhas finais da fl. 44v até à fl. 47. Na fl. 47v encontra-se um termo assinado pelo Prior Geral Concelário e Reformador, D. Francisco da Anunciação, que mandou fazer a diligência de riscar o dito assento, "tanto por se não achar assinado por algum dos capitulares nem ainda na forma costumada, como por ser matéria que de nenhuma sorte pertencia ao dito livro".
Documentos pontifícios a favor do Mosteiro, provisões episcopais sobre as suas igrejas; tombos do Mosteiro e da Mesa Conventual; privilégios régios, prazos, sentenças e arrendamentos antigos; nomeações de vigários das igrejas do Mosteiro.
Inventários de documentação incluída nos cartórios dos mosteiros de São Simão da Junqueira, São Martinho do Crasto e Santa Maria de Vila Nova de Muía.
Notas do tabelião de Azurara, Francisco Luís de Oliveira.