Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
14 records were found.
Registos de recibo dos foros do mosteiro. Foros relativos ao seguintes locais: Grijó, Mozelos, Ovar, Argoncilhe, Perosinho, Serzedo, entre outros. Inclui um índice inicial das freguesias e lugares.
Registos de recibo dos foros que se pagavam ao mosteiro e o nome dos caseiros. Relativos a vários locais na freguesia de Grijó, Sezedo, Perosinho, Mozelos, Argoncilhe, Ovar, entre outras. Inclui uma listagem com indicação do preço dos géneros em cada ano. Inclui índice inicial das freguesias e lugares.
Registos de recibo dos foros que se pagavam ao mosteiro e o nome dos caseiros. Inclui uma listagem com indicação do preço dos géneros em cada ano.
Registos de recibos dos foros que se pagavam ao mosteiro e o nome dos caseiros. Inclui uma listagem com indicação do preço dos géneros em cada ano.
Registos de recibo dos foros do mosteiro. Foros relativos aos seguintes locais: Serzedo, Grijó, Ovar, Entre os Rios, Póvoa, Sermonde, Coimbra, Porto, Duas Igrejas, Argoncilhe, Santa Maria da Feira, São João da Maddeira, Válega, Cortegaça, Paços de Brandão, entre outros. Inclui uma listagem com indicação do preço dos géneros em cada ano.
Registos de recibo dos foros que se pagavam ao mosteiro e o nome dos caseiros. Inclui uma listagem com o total anual recebido em géneros. Relativos às freguesias de Grijó, Perosinho, Serzedo, Mozelos, São Martinho de Argoncilhe, Ovar, entre outros. Inclui um índice das freguesias e lugares.
Registos de recibos dos foros do mosteiro. Foros relativos aos seguintes locais: Serzedo, Grijó, Ovar, Arada, Argoncilhe, Arcozelo, Canedo, Coimbra, Cortegaça, Duas Igrejas, Espargo, Escapães, Esmoriz, Gandra, Vila Nova de Gaia, Oliveira de Azeméis, Passos de Brandão, Perosinho, Porto, Romariz, Sandim, Sanguedo, Vilar do Paraíso, Válega, Vila Maior, Santa Maria da Feira, entre outros. Inclui uma listagem com indicação do preço dos géneros, em cada ano. Inclui um índice das freguesias no final.
Inventário e sequestro dos bens do Mosteiro de Grijó por ocasião da sua extinção no ano de 1770. Inclui um índice inicial "dos inventários de todas as peças de ouro e prata, ornamentos e alfaias de igreja, roupas, móveis, semoventes, frutos pendentes e recolhidos, bens de raiz, dinheiro em ser, direitos, ações, cartório, botica e clarezas dos Títulos e antiguidades do extinto Mosteiro...". Contém menção dos arrendamentos das rendas do Mosteiro, 1770 (fls. 54, 58 e 64); o inventário de todas as terras, rendas e foros sabidos, e títulos das suas aquisições; um antetítulo e lembrança da fundação do Mosteiro pelos fidalgos da Beira, Gutierres, abade, e seu irmão Ausindo, no ano 922 (fl. 128), um "inventário da Botica com declaração dos remédios corruptíveis que se venderam" (fl. 274), entre outros.
Índice dos caseiros foreiros do mosteiro, agrupados por local ou freguesia, com a respetiva correspondência ao livro e folha.
Índice de prazos de Grijó lavrados em quatro livros de notas. Na 1ª fl. está escrito a lápis: "Veio do 5.º cartório notarial da Comarca do Porto". Este livro não tem data. Sendo os prazos nele registados dos anos 1799 a 1807, será provavelmente este último ano o da data da sua realização.
Contém um índice dos prazos e rendas pertencentes ao celeiro de Travassô em Alquerubim, Cacia, Eixo, Lamas do Vouga, Óis da Ribeira, Requeixo, Segadães, Travassô, Trofa (Águeda) e Valongo do Vouga. Uma longa advertência, a fls. 1, diz: "Memória dos prazos e terras que custumão pagar reção ao nosso seleiro de Travaçô de cujas terras nunca se cobre as raçoins pelas portas no tempo que se cobrão os dízimos por si não confundia hua cousa com a outra como custumão do que resultão grande prejuízo a este Mosteiro direito senhorio e também as almas dos mesmos lavradores como a experiência mostra [...]". Em anotações marginais que parecem posteriores à realização do livro, aparece a data 1762.
Inclui um índice do livro. No livro 1º das Notas, este índice é designado "Índice novo de todos os prazos de Grijó" e aquele mesmo livro diz também que estes ditos prazos se fizeram "desde o princípio das notas (ano de 1665) athé que estas acabarão no anno de 1768" (sic), donde se conclui ser este índice, que aparece sem data, realizado por volta deste dito ano de 1768.
Contém índice das freguesias e lugares. Indicação no título de que se trata das freguesias e lugares da "Estrada de Baixo". Os livros dos prazos a que se refere este índice e o seguinte não figuram no fundo actual. As datas extremas dos prazos registados neste livro são 1220 e 1726.
Inclui índice das freguesias e lugares e indicação no título do livro de que são as freguesias e lugares da "Estrada de Cima".