Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
13 records were found.
Comunicações, autorizações e orientações, provenientes do superior hiérarquico a cujo cargo estava a administração do convento.
Contratos celebrados entre o convento e os progenitores das religiosas. Contêm indicação dos bens ou direitos atribuidos ao convento com a entrada das religiosas.
Registos relativos a operações de receita e de despesa de natureza diversa.
Registos relativos a direitos de natureza diversa, dos quais o convento era proprietário ou usufrutuário (p. ex., capelas ou legados pios). Podem incluir registos de cobrança ou de pagamento de contrapartidas (p. ex., celebrações de missas decorrentes de capelas instituídas ou legados pios).
Documentos e processos de natureza judicial, relativa a processos de contencioso sobre direitos do convento.
Colecções de títulos de natureza diversa (sentenças, emprazamentos, doações etc.) relativos a direitos do convento.
Instrumentos de pesquisa do cartório do convento, geralmente por critério geográfico.
Títulos e registos relativos a constituições de emprazamentos, ou seja, arrendamentos de natureza enfitêutica, entre o convento e outrem. Podem ser de duração definida (por três vidas, geralmente) ou perpétuos (“fateusim”). Designações alternativas: aforamentos, emprazamentos.
Processos de revalidação de direitos do convento, geralmente relativos a imóveis aforados. Produzidos por um “juiz do tombo”, nomeado e comissionado por autoridade competente, incluíam fases de “vedoria” (verificação no terreno, com audição de testemunhas) e “medição” (referenciação geográfica do imóvel), culminando na “apegação” (sentença do juiz do tombo).
Autorizações e alvarás de licença (relativas a hipotecas, subemprazamentos, compra, venda e doação de prazos, etc.), concedidas pelo convento. Os documentos são relativos a bens e direitos do convento nos seguintes locais: Santa Clara de Torrão; Rua, Entre-Os-Rios; Santiago ou S. Tiago de Amorim; Paredes de Viadores; Gandra (Paredes); Jugueiros (Santa Clara de Torrão); Melres; São Martinho do Campo; Sampaio ou S. Paio de Arcos; Vilar de Andorinho; São Pedro de Sobreira; Vila do Monte (Torrão); Guilhabreu; Rua dos Mercadores, Calçada do Corpo da Guarda, Cordoaria Velha, Rua Formosa e Póvoa de Cima (Porto); Sardoura (Castelo de Paiva); Blens (sic), Britiande (Lamego); Sobrado; Ramalde; Sequeiró (Santo Tirso); Bairral (Britiande); Rio Mau, Rio de Moinhos e Croca (Penafiel); Paços de Gaiolo (Marco de Canaveses); Santa Cristina de Nogueira; Crespos; São Romão do Coronado e Santa Maria de Avioso.
Levantamentos feitos pelo convento em cumprimento de " Quesitos" pedidos por Provisões Régias, que visavam apurar o estado dos conventos do distrito. Contém relações de respostas, mapas de rendimentos eclesiásticos, mapas de coleta, despesas e dívidas, mapas de religiosas que viviam no convento, respetivos dotes e tenças, mapas de vendas anuais, relações de rendimentos e outros. Alguns documentos são cópias.
Comprovativos de obrigações de missas e de outras deliberações, constantes no testamento de Ana Joaquina Augusta, religiosa do convento.
Registos de entrada e de óbitos das religiosas do convento.