Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
286 records were found.
Inicialmente, consiste no registo de cobrança anual de anais devidos à irmandade, entre 1776 e 1790, organizado sucessivamente, por ruas da cidade do Porto, e por respectivos moradores (até ao fl. 33). Título completo no fl. 1: "livro dos anais da Venerável Irmandade da Gloriosa Senhora Santa Ana cita no real convento das religiosas monacais do Patriarca São Bento em o qual se copiaram todos os irmãos que no livro antigo se acharam vivos que principia na cobrança dos ditos anais do ano de 1776 por diante". Inclui um "índice das ruas e dos irmãos que pagam anais a esta irmandade etc." nos fls. 2 e 2v.
Na primeira fl. não numerada e nos fls. 34-101 (e também em fls. anteriores, intercalados com o registo dos anais) contém diversas sequências de registos e apontamentos diversos, informais e com correcções e rasuras, relativos a laudémios devidos ao mosteiro nos anos 1875-1887: "apontamentos sobre vendas de que se deva pagar laudémio a este mosteiro etc.".
Nos fls. 112 a 113 contém "mapas do rendimento anual" dos celeiros de Tarouquela e de Pindelo, sem datação (1870s?).
Contém apenas recibos do pagamento da pensão que o mosteiro devia pagar anualmente a Leonor Ludovina Ferraz.
Registo de cobrança de direitos devidos ao convento por emprazamentos; contém a caracterização dos termos estipulados para cada emprazamento, referência dos seus títulos originais, descargas dos pagamentos anuais e ainda actualizações diversas (renovações de vidas etc.). Índice geográfico na 2ª e 3ª fl. não numeradas. Refere-se a diversas ruas da cidade do Porto, e ainda às seguintes freguesias ou lugares: Gaia, Rio Tinto, Gião, Tuías, Espadanedo, Vila Pouca de Aguiar, Canelas (quinta), Carregosela (Seia), Refojos, Santa Maria de Avioso, Alvarelhos, Muro, Bougado, Guilhabréu, Mosteiró, Retorta, Argivai, Vilar, Aveleda, Custóias, Guifões, Matosinhos, Valbom, Jovim, Areias, Mogege, Rendufinho, Santo André de Frades, Frascainha, Creixomil, Farelães, Gondifelos, Rates, S. Martinho do Outeiro, Gulpilhares, Anta, Silvalde, Esmoriz, Oliveira do Douro, Candal, Serra, Magrelos, Vilar do Pinheiro, S. Martinho da Barca, Codeços e Valongo. De acordo com nota no verso da 3ª fl., o livro foi produzido em 1876, embora reporte cobranças recebidas em anos anteriores (desde 1831) e até 1891. Em branco a partir do fl. 143.