Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
11 records were found.
Documentos e processos de natureza judicial, relativa a processos de contencioso sobre direitos do convento.
Registos relativos a direitos de natureza diversa, dos quais o convento era proprietário ou usufrutuário (p. ex., capelas ou legados pios). Podem incluir registos de cobrança ou de pagamento de contrapartidas (p. ex., celebrações de missas decorrentes de capelas instituídas ou legados pios).
Instrumentos de pesquisa do cartório do convento, geralmente por critério geográfico.
Registos relativos a operações de receita e de despesa de natureza diversa.
Colecções de títulos de natureza diversa (sentenças, emprazamentos, doações etc.) relativos a direitos do convento.
Processos de revalidação de direitos do convento, geralmente relativos a imóveis aforados. Produzidos por um “juiz do tombo”, nomeado e comissionado por autoridade competente, incluíam fases de “vedoria” (verificação no terreno, com audição de testemunhas) e “medição” (referenciação geográfica do imóvel), culminando na “apegação” (sentença do juiz do tombo).
Títulos e registos relativos a constituições de emprazamentos, ou seja, arrendamentos de natureza enfitêutica, entre o convento e outrem. Podem ser de duração definida (por três vidas, geralmente) ou perpétuos (“fateusim”). Designações alternativas: aforamentos, emprazamentos.
Cópias de correspondência enviada e correspondência recebida.
Documentos diversos descontextualizados, alguns retirados de diversas UI's deste fundo. Documentos de foro judiciais e notarial, provisões régias, registos de administração, entre outros. Destaca-se: "Relação de Mordomas" (1883); documentos referentes a obras no "armazém (propridade do convento) em cima de um aqueduto de água"; documentos alusivos a direitos sobre o prazo de Santa Maria de Salto (1846); "Memórias" (sem data); documentos relativos a entradas no convento; listagem intitulada "Declaração das celas das Religiosas...", (sem data); apontamentos relativos a contas; documentos alusivos às condições de vida das religiosas (depois de 1834) cujos bens tinham passado para a Administração da Fazenda Pública; um documento sem data, alusivo a obras. Inclui fragmentos de papel.