Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
317 records were found.
Refutação ao relatório da comissão de inquérito, nomeada por decreto patriarcal em 22 de Julho de 1856, para conhecer do exercício da Câmara Eclesiástica de Lisboa.
Representação no Bispo do Porto, assinada por dezenas de pessoas, que lhe manifestam a sua submissão e se revoltam contra uns habitantes da Comarca de Penafiel que negaram a obediência devida a Sua Ex.ª Reverendíssima, e lhe não reconhecem a jurisdição.
Autos de sentença contra Vaz Guedes por não ter obedecido ao seu vigário, que o mandou para o seu lugar, junto ao clero, na procissão do Corpus Christi, na vila de Mesão Frio.
Prazo que o Mosteiro de Santo Tirso fez a Manuel de Almeida, do meio casal da Praça, sito no lugar de Cabeça, freguesia de São Vicente de Alfena.
Algumas cartas não têm assinatura.
Cartas do Corregedor Francisco de Almada e Mendonça para o Bispo do Porto, e de Pina Manique para o dito Corregedor, acerca do Recolhimento do Ferro.
Carta (muito extensa) de José Ferreira Borges ao Comendador Sebastião Drago Valente de Brito Cabreira, sobre acontecimentos políticos.
Censual do que as igrejas do Porto, Vila do Conde, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Matosinhos, Penafiel, Gondomar, Maia e Gaia pagavam ao Bispo do Porto.
Prazo que as Religiosas do Mosteiro de São Bento da Ave-Maria do Porto fazem do meio casal chamado de Cima, no lugar de Vilar, freguesia de São Cosme, concelho de Gondomar.
A referida questão dizia respeito ao direito de assinar horas para enterramentos e ofícios.
Certidão dumas cartas pertencentes à Mitra do Porto, sobre a jurisdição do couto chamado da Régua nos julgados de Penaguião e Godim, e do couto de Loris, no julgado de Aguiar de Sousa.
Certidão duns autos de apelação cível, em que são apelantes o padre António Pereira e outros, da Comarca de Penafiel, e apelada a Justiça
Certidão da provisão do Doutor Francisco Lemos de Faria Pereira, Bispo de Coimbra e Conde de Arganil, expulsando o padre José António Freire, da injusta posse da igreja de São João de Almedina.
Certidão das censuras movidas pelo Bispo do Porto contra o juiz, mordomo e mais irmãos da Confraria do Santíssimo Sacramento da freguesia de São Martinho de Penafiel por ter Sua Excelência Reverendíssima, achado fechada a porta da sacristia, no dia em que fez a sua visita.
Certidão duns autos cíveis de agravo de recurso, que interpuseram os Reverendos Caetano Luís Pereira e outros, da cidade de Penafiel, ao Reverendo Doutor Vigário Geral da cidade do Porto.
Protesto sobre uma provisão vitalícia que faz o capitão António Nunes Ferreira da freguesia de Rio de Moinhos, Penafiel; e provisão da propriedade do ofício de carcereiro do Aljube, e sentença que obteve contra três serventuários.
Provisão régia acerca das enormes despesas que faziam os fabriqueiros das igrejas e comendas da Província de Entre-Douro-e-Minho; e das visitas do Excelentíssimo Ordinário.
Certidão do teor dos autos em que são apelantes, o padre António Pereira e outros, por terem sido obrigados a se habilitarem para confessores no prazo de dois meses, sob pena de suspensão.