Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

58 records were found.

Mendo Dias e Elvira Fernandes vendem a D. Gualteiro e sua mulher uma “levada” de moinhos em Campanhã por 1 “vas” de prata.
Annuere consuevit - Honório III confirma ao bispo e cabido do Porto a posse das igrejas de S. Pedro da Cova, Meinedo e Régua.
Justis petentium - Honório III confirma ao bispo e cabido do Porto a posse das igrejas de Paranhos, Fânzeres e Guidões.
Pedro “Goesteiz” doa ao bispo D. Pedro Sénior e ao cabido da Sé do Porto a igreja de Canidelo e uma herdade, com a condição de seu filho Furtado ser feito cónego e do governo da igreja lhe ser entregue, embora não tivesse idade de reger a dita igreja, mas tendo-a, lha dariam, pagando ele os direitos que devesse à catedral.
Gomes Osório e sua mulher Gontina doam ao bispo D. Hugo e à Sé do Porto metade de uma herdade em Valbom.
Certidão das inquirições de D. Afonso III na parte dos Artigos "Igreja de Santa Cruz de Madia", e "Portus". O original não está datado.
Provisão do Desembargo do Paço passada em 29 de Novembro de 1723 (???) que ressalvava a antiga de Agosto 23 de 1734, e em virtude desta fez nomeação o Cabido em 7 de Julho de 1808 em José da Costa Lobo, que requereu ao Senado da Câmara juramento na conformidade da mesma provisão, e com ele se acha exercitando o ofício de escrivão.
Nuno Soares, prelado de Cedofeita e cónego do Porto, doa ao bispo D. Martinho Rodrigues e à Sé do Porto o direito de padroado da igreja de Sta. Maria de Campanhã (informação referente apenas à fl. 19).
Os irmãos Soeiro Martins e Pedro Martins, e Petrolim Martins e irmãos, vendem ao deão Mendo e ao cabido do Porto duas partes de um casal em “Guear”, Gondomar, por 30 morabitinos.
Paio Gonçalves Verba, sua mulher e vários particulares vendem ao deão Mendo Pais e ao cabido do Porto uma herdade em Quintana e Quintanela, no termo de Gondomar, por 12 morabitinos.
Elvira Peres vende ao deão e ao cabido do Porto um casal em Quintanela, termo de Gondomar, por 50 morabitinos.
Maria Mendes e seus filhos vendem a Mendo Estrema e a sua mulher herdades em Quintana e Quintanela, terra de Gondomar, por 60 morabitinos.
Domingos Sueiro e sua mulher Osenda Peres vendem a Mendo Peres, a sua mulher e a outros particulares uma herdade em Gondomar (Valbom e “Pignarii”) por um morabitino.
Sancho Viegas e sua mulher Elvira “Haymerini” vendem ao bispo D. Pedro Sénior e ao cabido da Sé do Porto uma herdade em Gondomar, por 10 morabitinos de ouro e um moio de milho.
Sentença que o Cabido alcançou contra João André da freguesia de Campanhã para restituir a água que tirou da fonte do Covelo, em prejuízo das terras que o mesmo Cabido tem no lugar da Espadaneira, com o auto da posse.