Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
6 records were found.
Maço de "folhas de movimento diário", registam os saldos diários por contas internas, provavelmente a partir dos livros de caixa e de memorial.
Livro contabilístico de síntese, ordenado cronologicamente, contendo os saldos diários de cada conta interna da instituição bancária. Encontram-se, em documentação de algumas instituições ou empresas, registos quinzenais ou mensais, e não diários, sendo estes efectuados no diário auxiliar. «O Diário servirá para os comerciantes registarem dia a dia, por ordem de datas, em assento separado, cada um dos seus actos que modifiquem ou possam vir a modificar a sua fortuna» (art.º 34º do Código Comercial, 1888).
Registos das operações diárias para fins contabilíticos, contendo contas de clientes (contas pessoais) e contas internas de funcionamento (contas próprias).
Registo diário de toda a entrada e saída de valores, ao balcão da instituição bancária. Geralmente são registados em fichas soltas, capeadas ao fim de cada quinzena ou em livros de registo.Neste caso, o registo pode ser de movimentos entre contas internas ou em sequência cronológica corrida (borrão ou caixa-borrão). Apresentam, habitualmente, uma folha com o resumo diário dos saldos credores e devedores de cada conta interna
Registo diário de toda a entrada e saída de valores por conta (isto é, sem haver movimento físico de valores). Consiste em fichas soltas capeadas ao fim de cada quinzena ou em livros de registo; neste caso o registo pode ser de movimentos entre contas internas ou em sequência cronológica corrida (memorial-borrão). Existe uma folha de resumo para cada dia, com os saldos credores e devedores em cada conta interna.
Livro contabilístico de síntese, ordenado por contas internas da instituição bancária (IB), contendo para cada uma os valores contabilísticos mensais ou quinzenais (deve, haver e saldo do mês). Repete os registos do diário mas agrupados por contas conforme a natureza das operações e não sucessivamente ordenadas apenas pela data como no diário.