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Funções de planeamento e direcção executiva da instituição.
Funções de contabilidade – geral ou sectorial - e de tesouraria - registo dos movimentos de caixa (entrada e saída de valores).
Funções de administração e de gestão de recursos humanos e materiais: registo, elaboração, cópia e arquivo de documentos segundo os procedimentos administrativos adequados; gestão ( incluindo a aquisição e a alienação) de capital fixo (edifícios); gestão de recursos humanos (assalariados, gerentes e, eventualmente, administradores); registo de assiduidade, de pagamento de ordenados.
Funções de registo de aberturas de contas, dos movimentos de depósito e levantamento de dinheiro a haver pelos clientes (via cheque ou outros meios de pagamento) e das operações de compensação com outros bancos (anulação contabilística de dívidas e créditos mútuos, originados por cheques ou outros títulos sacados mutuamente por clientes).
Funções de registo das operações originadas por saída de dinheiro da instituição bancária (IB) por conta dos clientes: concessão de crédito; registo dos devedores; registo das entradas e saídas e do depósito de garantias referentes a operações caucionadas; registo do movimento de letras a receber, incluindo as letras remetidas a correspondentes estrangeiros para cobrança (letras de câmbio).
Funções de registo e processamento de serviços variados prestados a clientes, sem movimentação de capital por parte da instituição: registo e liquidação de créditos a haver sobre terceiros; operações com títulos de crédito: movimentos no mercado financeiro, guarda de valores financeiros e cobrança de cupões; guarda de valores (títulos, objectos...) depositados na IB. Pode incluir o aluguer de cofres; registo da participação da instituição em operações de exportação de mercadorias, em obediência a disposições legislativas.
Funções de registo do relacionamento entre a sede da instituição, as dependências (agências e filiais) e as entidades externas (correspondentes, indivíduos ou sociedades, outras instituições bancárias). Além do registo da correspondência, inclui o registo, geralmente sob ao forma de conta, das operações entre as entidades envolvidas