Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

13 records were found.

Registo dos inventários e balanços. O balanço consiste numa operação de síntese contabilística que apresenta a situação global da instituição bancária (IB) com valores de síntese por cada conta interna, feito no encerramento de cada ano de actividades. O inventário tem semelhanças com o precedente, mas procede a uma operação analítica e não de síntese; consiste numa descrição exaustiva do activo e passivo da IB num dado momento.
Livro contabilístico de síntese, ordenado cronologicamente, contendo os saldos diários de cada conta interna da instituição bancária. Encontram-se, em documentação de algumas instituições ou empresas, registos quinzenais ou mensais, e não diários, sendo estes efectuados no diário auxiliar. «O Diário servirá para os comerciantes registarem dia a dia, por ordem de datas, em assento separado, cada um dos seus actos que modifiquem ou possam vir a modificar a sua fortuna» (art.º 34º do Código Comercial, 1888). Diário da agência de Guimarães, da fase de liquidação. Escriturados em Braga.
Registo ordenado, geralmente cronologicamente ou nominalmente, de termos, designações, títulos ou nomes (onomástico) acompanhados da referência à localização da informação ou dos documentos.
Registo diário de toda a entrada e saída de valores, ao balcão da instituição bancária. Geralmente são registados em fichas soltas, capeadas ao fim de cada quinzena ou em livros de registo.Neste caso, o registo pode ser de movimentos entre contas internas ou em sequência cronológica corrida (borrão ou caixa-borrão). Apresentam, habitualmente, uma folha com o resumo diário dos saldos credores e devedores de cada conta interna
Balanços mensais ou quinzenais apurados por contas, a partir de registos diários de operações ou extraídos de livros de síntese.
Documentos que constituem ordens de pagamento à vista.
Correspondência recebida. pela Comissão Liquidatária e Comissão Administrativa do BM, na sede e nas filiais. Inclui algumas cópias de correspondência expedida.
Cópias da correspondência expedida agrupadas cronologicamente em pastas ou livros.
Documentação variada relativa à liquidação de créditos sobre a IB (em liquidação), constituindo um processo.
Contas de credores com créditos privilegiados sobre a instituição bancária, nos termos do decreto nº 18946.
Relações de credores e respectivos créditos sobre a IB (em liquidação), ordenados pela natureza dos seus créditos.
Registos de pagamentos a credores da instituição bancária, por contas individuais ou por listagem.
Registo diário de toda a entrada e saída de valores por conta (isto é, sem haver movimento físico de valores). Consiste em fichas soltas capeadas ao fim de cada quinzena ou em livros de registo; neste caso o registo pode ser de movimentos entre contas internas ou em sequência cronológica corrida (memorial-borrão). Existe uma folha de resumo para cada dia, com os saldos credores e devedores em cada conta interna.