Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

11 records were found.

Registo ordenado, geralmente cronologicamente ou nominalmente, de termos, designações, títulos ou nomes (onomástico) acompanhados da referência à localização da informação ou dos documentos.
Recibos emitidos pelo banco dos pagamentos efectuados pelos clientes relativamente a operações variadas como por exemplo: empréstimos, comissões, etc.
Registos de despesas gerais ordenadas cronologicamente.
Registo dos inventários e balanços. O balanço consiste numa operação de síntese contabilística que apresenta a situação global da instituição bancária (IB) com valores de síntese por cada conta interna, feito no encerramento de cada ano de actividades. O inventário tem semelhanças com o precedente, mas procede a uma operação analítica e não de síntese; consiste numa descrição exaustiva do activo e passivo da IB num dado momento.
Livro contabilístico de síntese, ordenado cronologicamente, contendo os saldos diários de cada conta interna da instituição bancária. Encontram-se, em documentação de algumas instituições ou empresas, registos quinzenais ou mensais, e não diários, sendo estes efectuados no diário auxiliar. «O Diário servirá para os comerciantes registarem dia a dia, por ordem de datas, em assento separado, cada um dos seus actos que modifiquem ou possam vir a modificar a sua fortuna» (art.º 34º do Código Comercial, 1888).
Registos contabilísticos feitos a partir de sínteses dos movimentos diários do deve e haver, por contas internas da instituição bancária (IB) e destinados à elaboração de mapas quinzenais ou mensais. Os valores das sínteses mensal ou quinzenais transitam para o diário. Em algumas IB é substituído pelas "folhas de resumo diário" que encerram cada sequência diária nos livros de caixa e de memorial.
Livro contabilístico de síntese, ordenado por contas internas da instituição bancária (IB), contendo para cada uma os valores contabilísticos mensais ou quinzenais (deve, haver e saldo do mês). Repete os registos do diário mas agrupados por contas conforme a natureza das operações e não sucessivamente ordenadas apenas pela data como no diário.
Balanços mensais ou quinzenais apurados por contas, a partir de registos diários de operações ou extraídos de livros de síntese.
Registos das operações diárias para fins contabilíticos, contendo contas de clientes (contas pessoais) e contas internas de funcionamento (contas próprias).
Registos auxiliares para a elaboração do razão.
Registos mensais de ganhos e perdas. Trata-se de um registo contabilístico de síntese destinado à contabilidade interna da instituição bancária, sem referir as contas de operações externas (depósitos, créditos, etc.), mas apenas contas específicas de receitas (lucros, juros cobrados, etc.) e de despesas (juros pagos, impostos, vencimentos, etc.).