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Balanços mensais ou quinzenais apurados por contas, a partir de registos diários de operações ou extraídos de livros de síntese.
Registos auxiliares para a elaboração do razão.
Livro contabilístico de síntese, ordenado por contas internas da instituição bancária (IB), contendo para cada uma os valores contabilísticos mensais ou quinzenais (deve, haver e saldo do mês). Repete os registos do diário mas agrupados por contas conforme a natureza das operações e não sucessivamente ordenadas apenas pela data como no diário.
Livro contabilístico de síntese, ordenado cronologicamente, contendo os saldos diários de cada conta interna da instituição bancária. Encontram-se, em documentação de algumas instituições ou empresas, registos quinzenais ou mensais, e não diários, sendo estes efectuados no diário auxiliar. » O Diário servirá para os comerciantes registarem dia a dia, por ordem de datas, em assento separado, cada um dos seus actos que modifiquem ou possam vir a modificar a sua fortuna» (artº 34º do Código Comercial, 1888).
Registo dos inventários e balanços.O balanço consiste numa operação de síntese contabilística que apresenta a situação global da instituição bancária IB) com valores de síntese por cada conta interna, feito no encerramento de cada ano de actividades.O inventário tem semelhanças com o precedente, mas procede a uma operação analítica e não de síntese ; consiste numa descrição exaustiva do activo e passivo da IB num dado momento.
Documentação relativa a despesas gerais ordenadas cronológicamente.
Registos contabilísticos feitos a partir de sínteses dos movimentos díarios do deve e haver, por contas internas da instituição bancária (IB) e destinados à elaboração de mapas quinzenais ou mensais. Os valores das sínteses mensal ou quinzenais transitam para o diário. Em algumas IB é substituído pelas "folhas de resumo diário" que encerram cada sequência diária nos livros de caixa e de memorial.
Recibos de pagamentos de despesas efectuadas pelo banco. Inclui despesas de caracter geral e pagamentos de dividendos, anuncios, procuradorias, seguros, etc.
Talões referentes a despachos de mercadorias na Alfandega do Porto. Recibos dos despachos de armazenagem e facturas dos géneros embarcados.(71)
Documentos de despesa relativos a diversos pagamentos