Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
9 records were found.
Actos de gestão da instituição em contexto de liquidação da sociedade
Funções de contabilidade- geral ou sectorial e de tesouraria- registo dos movimentos de caixa (entrada e saída de valores)
Actos de constituição e regulamentação das instituições bancárias e funções fiscalizadoras e deliberativas sobre a direcção estratégica.
Funções de registo das operações originadas por saída de dinheiro da instituição bancária (IB) por conta dos clientes : concessão de crédito: registo dos devedores; registo das entradas e saídas e do depósito de garantias referentes a operações caucionadas; registo do movimento de letras a receber, incluindo as letras remetidas a correspondentes estrangeiros para cobrança (letras de Câmbio).
Funções de registo das operações no mercado de títulos financeiros e de moeda estrangeira (cambiais) por conta da própria instituição bancária e, em alguns casos, do registo de movimento de títulos por conta de clientes (que noutros casos se incluem na Sc prestação de serviços).
Funções de registo de aberturas de contas, dos movimentos de depósito e levantamento de dinheiro a haver pelos clientes (via cheque ou outros meios de pagamento) e das operações de compensação com outras instituições bancárias (anulação contabilística de dívidas e créditos mútuos, originados por cheques ou outros títulos sacados mutuamente por clientes).
Funções de planeamento e direcção executiva da instituição
Funções de administração e de gestão de recursos humanos e materiais: registo, elaboração, cópia e arquivo de documentos segundo os procedimentos administrativos adequados; gestão (incluindo a aquisação e a alienação) de capital fixo (edifícios); gestão de recursos humanos (assalariados, gerentes e eventualmente, administradores); registo de assiduidade, de pagamentos de ordenados.
Funções de registo do relacionamento entre a sede da instituição, as dependências (agências e filiais) e as entidades externas (correspondentes, indivíduos ou sociedades, outras intituições bancárias). Além do registo da correspondência, inclui o registo, geralmente sob a forma de conta, das operações entre as entidades envolvidas e ainda os contractos efectuados entre a sede e as filiais.