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Quadros, de periodicidade semanal e/ou mensal, contendo listas de pessoas falecidas, indicando-se nome, filiação, profissão e causas de óbito.
Apresentação escrita dos fatos ocorridos e das decisões tomadas em reunião.
Mapas de inventário dos cemitérios existentes no distrito do Porto, organizados por concelhos, com a indicação se o cemitério é municipal ou paroquial, se tem regulamento e o local onde se fazem os enterramentos.
Comunicações escritas trocadas entre pessoas singulares ou coletivas. Inicialmente, a ordenação da correspondência do Governo Civil era cronológica, por proveniência de entidade remetente. Posteriormente, já se começa a verificar alguma separação por assuntos tratados. Inclui a documentação do Gabinete do Governador.
A partir de 1948, a organização da correspondência do Governo Civil, referente à secretaria privativa, passa a ser efetuada segundo um plano de classificação, ordenada cronologicamente, por anos e geograficamente, por concelhos. Apesar de ser tratada como correspondência no organismo, verifica-se que, a partir desta data, a série documental é constituída por processos, contendo toda a tramitação própria relativa à resolução da ação administrativa. Ver série n.º 137 a 144.
Projetos de construção de diversas instituições de assistência e beneficência.
Documentos preenchidos normalmente pelo cônjuge ou parente mais próximo, reconhecidos pelo notário, solicitando a autorização ao Governo Civil do Porto para que o cadáver possa ser trasladado para o local desejado. Alguns requerimentos poderão ter em anexo a certidão de óbito.
Documentos emitidos pelo Governo Civil do Porto, com o fim de conceder autorização para que possa ser trasladado o cadáver de um local para outro.
Os alvarás servem também de guia de condução e devem ser apresentados à Autoridade Administrativa.
De 1892 a 1927, os alvarás encontram-se registados em livro na íntegra ou de forma resumida. A partir de 1931, verifica-se a existência de impresso próprio para a emissão do alvará.
Documentos preenchidos por entidades médicas de instituições, ou por médicos independentes, validados, neste último caso, por regedores de paróquia, com o fim de se proceder ao enterramento de cadáveres.
Documentos preenchidos por médicos e validados pelos regedores das freguesias, atestando da morte de determinado indivíduo, bem como as causas que levaram ao falecimento.
Regulamentos dos cemitérios referentes às freguesias dos concelhos do distrito do Porto.
Registos de títulos pelo qual se dá forma externa e publicidade a resoluções de entidades públicas, com eficácia temporária ou permanente, conferindo direitos ou permitindo a quem satisfaça determinados requisitos, uma situação ou atividades vedadas. O alvará titula direitos, legitima o exercício de diversos poderes sendo concedido pelo órgão ou agente da Administração aos quais a lei conferiu essa competência. A emissão de alvarás pertence à orgânica da 1ª repartição. Emitem-se alvarás para abertura de estabelecimentos, de agências de viagem, certas atividades industriais, nomeação para exercício de funções públicas entre outras.