Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
11 records were found.
Registo constituído pela coleção de cópias integrais ou parciais de atas, ordenadas cronologicamente.
Relatórios enviados ao Governador Civil pelas Câmaras Municipais, nomeadamente sobre as situações económica, social e política de cada concelho.
Sinopse do número de eleitores e elegíveis do Distrito do Porto, conforme refere o 19º artigo da Carta de Lei de 23 de Novembro de 1859.
Processos para obtenção de patente de privilégio de invenção, de acordo com o artigo 21.º do decreto de 31 de dezembro de 1852.
Contém: requerimento ou declaração de depósito comprovativa do invento, declaração de conhecimento desse depósito por parte do Governo Civil.
Registos do que se recebe em dinheiro ou em valores, e das despesas pagas e a pagar. As receitas podem resultar do rendimento de um Estado, de uma corporação administrativa, de uma sociedade, de um indivíduo, da venda de mercadorias numa loja, de entrada numa casa de diversões, etc.; as despesas consistem em dispender, gastar empregando o dinheiro em dádivas ou compras. Das despesas fazem parte os documentos de despesa paga e a pagar como, as faturas de despesas efetuadas, os recibos de fornecedores ou credores pagos pelos créditos permanentes e notas de despesas pagas pelos empregados menores ou funcionários encarregados da realização de pequenas despesas em que não se possa cobrar recibo ou outro documento equivalente, tais como as de correios, telégrafos, carros elétricos ou táxis e outras similares circunstâncias.
Processos constituídos ao abrigo da Lei Régia de 16 de dezembro de 1852 e Regulamento de 2 de março de 1854. Em 1844 deu-se desenvolvimento às disposições do Cod. Adm. art. 224, n.º 13 e art. 89 do Decreto de 20 de setembro, que mandava estabelecer nas capitais dos distritos as Sociedades Agrícolas, (regulamento de 23 de novembro de 1854) com o objetivo de modernizar e desenvolver a agricultura em Portugal. Competia ao Governador Civil a marcação do local e dia da exposição (nomeadamente de gado, agricultura, sericultura), bem como a eventual atribuição de prémios.
Contém: questionários; guias de expedição; correspondência; programas; regulamentos; listas de expositores; atas e recibos.
Comunicações escritas trocadas entre pessoas singulares ou coletivas no âmbito das competências atribuídas ao Governador Civil pela Lei Régia de 16 de dezembro de 1852 e Regulamento de 2 de março de 1854.
Coleção de guias de expedição de animais e plantas com vista à sua exposição de acordo com o disposto na Lei Régia de 16 de dezembro de 1852 e Regulamento de 2 de março de 1854.
Contém:no caso da exposição de animais, dados do expositor; espécie e naturalidade do animal; idade; raça; características fisicas; preço; método de criação; sustento de verão e de inverno e historial clínico.
No caso da exposição de produtos agrícolas, dados relativos ao número de volumes; nome do objeto; local e dimensão do espaço de produção; natureza do terreno; produção anual; preço médio dos objetos; mercados onde costumavam ser levados; prémios que tivessem obtido.
Mapas estatísticos referentes a diversas atividades económicas e da população.
Censos da população de Portugal.
Registos dos documentos relacionados com transmissões de bens sujeitas a imposto.