Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
9 records were found.
A correspondência é constituida por um conjunto de documentos enviados e recebidos respeitantes a assuntos gerais. Estes documentos tinham um caracter essencialmente administrativo.
O caderno de encargos apresenta um conjunto de regras, critérios e condições a que deve respeitar a apresentação das propostas, a realização dos trabalhos e as relações entre o dono da obra e o empreiteiro.
O caderno de encargos pretendia assegurar e garantir todos os aspectos e especificidades técnicas e jurídicas da obra. Divide-se normalmente numa primeira parte em que são descritas as condições jurídicas relativas à adjudicação e construção e numa segunda parte técnica em que são pormenorizadamente descritos requisitos técnicos a que a construção deve obedecer.
O objecto da empreitada era a construção de edifícios pelo Fundo de Fomento da Habitação.
Documento confidencial, ie, ao qual o cliente/dono da obra tem acesso, refere a estimativa orçamental para a execuçao da obra proposta pelo arquitecto. Este documento é comparado com as medições já orçamentadas pelo empreiteiro permitindo assim aferir da justeza dos preços deste último.
Trata-se de uma factura de pagamento ao empreiteiro, ou seja, o dono paga ao empreiteiro segundo os valores e processos de pagamento acordados na adjudicação (caderno de encargos). O pagamento é dividido em fatias do total. O auto de medição é passado mediante a factura apresentada pelo empreiteiro sobre uma ou mais fatias específicas. Antes de se realizar o pagamento o arquitecto ou fiscal tem de confirmar se o trabalho específico na factura foi efectivamente realizado de acordo com o caderno de encargos.
Cabe à Câmara Municipal aprovar os projectos de construção ou de remodelação de habitações elaboradas pelas cooperativas de habitação económicas ou pelas associações de moradores. Os elementos constituintes dos projectos de construção são: as peças escritas (memória descritiva e justificativa, o caderno de encargos, as medições e orçamentos) e as peças desenhadas (implantação, alçados, perfis, pormenores).
Estes elementos do projecto podem não corresponder a uma só fase mas abranger fases sucessivas.
O projecto de construção também se denomina de projecto de execução.
Série constituida por fichas tipo de inquérito dirigidas ao agregado familiar. Incidiam em cada bairro ou ilha objecto de intervenção do SAAL.
Estes inquéritos faziam parte de um processo obrigatório feito pelas brigadas técnicas. Podia integrar-se nos DUO.
A análise destes inquéritos reflectem as condições socio-económicas das familias alvo.
Fazem parte desta série _ peças desenhadas _ todo o tipo de desenhos que o arquitecto cria e que não fazem directamente parte dos projectos de arquitectura das habitações a construir, ou seja, que não apresentam associação a qualquer processo.
Para se iniciar qualquer tipo de construção abrangida pelo processo SAAL era fundamental a organização do processo de Declaração de Utilidade Pública (DUP). Este processo destinava-se a formalizar a superfície necessária para a realização da operação de recuperação e/ou construção.
Os documentos constituintes são:
Uma memória descritiva e justificativa da operação onde se descreve a situação encontrada no terreno. A justificação das áreas necessárias. A planta de localização das zonas a expropriar que se destinava a localizar a operação em relação ao envolvente com indicação da freguesia, concelho e distrito. Uma planta cadastral que continha a indicação dos diversos talhões em que estava dividida a propriedade.
Os processos de DUP deviam ser entregues à Comissão Coordenadora do SAAL Norte, à Associação de Moradores, à Câmara Municipal e ao Fundo de Fomento da Habitação.
Processos que sintetizam, das actividades globais do SAAL, aspectos relacionados com questões técnicas como análise de preços, síntese de actividades, estudos comparativos dos custos de construção e tabelas de rendimentos